Notebook com fone de ouvido conectado, caderno, lápis e livros com título "HTML & CSS".
Ultima atualização: 27 de maio de 2021

Se você acessa um site que é rápido e permite que você encontre tudo o que deseja de forma simples, o grande responsável por isso é o profissional de web designer. E se você quer se tornar um, fazer um curso de web design, ainda que não seja obrigatório, vai te fazer sair na frente na hora de encontrar um bom emprego.

No artigo a seguir, nós vamos ajudar você a encontrar o melhor curso, de acordo com seu nível de conhecimento e objetivo, e sem cair em ciladas. Além disso, você vai descobrir o que, de fato, faz um web designer, o que é preciso aprender para iniciar na profissão e porque escolher um curso online pode ser bem mais vantajoso.




Primeiro, o mais importante

  • O web designer é um profissional que cria e desenvolve interfaces em websites e plataformas digitais.
  • Antes de se matricular em um curso de web design, analise bem o conteúdo a ser ensinado, o formato das aulas, a duração e a reputação entre os alunos.
  • Para realizar seu trabalho, o web designer precisa entender de design, usabilidade, acessibilidade, linguagens de programação e técnicas que otimizam o desempenho de páginas e sites nos mecanismos de busca.

Melhores cursos de web design: nossas recomendações

Com tantos cursos, com temáticas e formatos diferentes, escolher o melhor pode não ser tão simples assim. Pensando nisso, nós fomos atrás de uma seleção de cursos de web design para diferentes perfis. Confira:

Guia de Escolha: tudo o que você precisa saber sobre curso de web design

Qual é o melhor curso para mim? Online, presencial, curto, completo? Qual conteúdo eu preciso aprender? São muitas as dúvidas que podem surgir na hora de se matricular em um curso de web design. Mas nós vamos ajudá-lo a responder todas elas a seguir.

Homem trabalhando com dois monitores de computador.

O curso de web design é fundamental para quem quer trabalhar na área de criação de websites.
(Fonte: Campaign Creators/ Unsplash)

O que faz um profissional de web design?

O web designer é um profissional que atua na criação, desenvolvimento e manutenção de websites, interfaces para sistemas web e páginas na internet de todo o tipo, desde as presentes em redes sociais até as lojas online de e-commerce.

Mas esse profissional não cria apenas a parte estética dos sites e das páginas. O web designer também precisa considerar aspectos que interferem na experiência do usuário.

Assim, ao criar projetos de sites e páginas na internet, o web designer considera a navegabilidade e a interação que os usuários terão com cada mecanismo e botão.

Mãos de homem escrevendo, com celular e monitor ao lado.

O profissional de web design cria páginas na internet que são criativas e fáceis de navegar. (Fonte: Firmbee.com/ Unsplash)

Dessa forma, ele precisa trabalhar com um conjunto de fatores como cores, tipos de fontes e lógica de programação sempre tendo em mente um projeto intuitivo e fácil para o internauta navegar.

O web designer também costuma ter habilidades para realizar outros tipos de trabalhos como a criação de artes, tratamento de imagens e social advertising.

Qual é o perfil de um web designer?

Para se destacar no mercado de trabalho, o web designer deve possuir algumas habilidades. A principal delas é saber como as pessoas se compartam no mundo online e o que elas buscam.

Mas também é preciso ter uma visão criativa e artística para conferir um design exclusivo ao projeto.

Além disso, um bom profissional dessa área pode se destacar se souber linguagens como HTML, XML, XHTML, CSS, XSL, PHP, Javascript e ASP. Além disso, é importante também saber trabalhar com bancos de dados, como MySQL e PostgreSQL.

Ou seja, o perfil ideal desse profissional mistura um pouco de arte, conhecimento humano e informática.

Web designer e desenvolvedor web: Qual a diferença?

Como vimos, é vantajoso que um web designer entenda as linguagens da programação, daí também a importância de fazer um curso de web design. No entanto, o programador ou desenvolvedor web não faz o mesmo trabalho que um web designer.

O programador trabalha, basicamente, com códigos de programação e é o responsável por manter o seu site ou aplicativo em pleno funcionamento. Já o web designer foca mais no visual, na estética e na navegação.

O que se aprende no curso de web design?

Como vimos, o profissional dessa área deve gostar de artes e de tecnologia, e de resolver problemas. Mas é no curso de web design que ele vai aprender alguns conceitos teóricos que precisam ser colocados em prática como:

  • Teoria das cores;
  • Tipografia;
  • Semiótica;
  • Arquitetura de informação e usabilidade;
  • Linguagens de estruturação e formatação, como XHTML e CSS;
  • Softwares de edição de imagens, formatação de texto e codificadores, como Photoshop, Fireworks, Illustrator, Corel Draw e etc.

Critérios de Escolha: O que considerar ao se matricular no curso de web design

Para garantir que o curso é bom mesmo, você vai precisar saber avaliar alguns componentes que nem sempre são os mesmos em todos os cursos. Para facilitar, nós sugerimos que você observe os seguintes critérios:

Online ou presencial

Um dos fatores mais importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor curso de web design é se as aulas serão ministradas pela internet ou presencialmente.

Como se trata de um curso que envolve tecnologia é natural que ele seja online. Além disso, aulas pela internet garantem uma maior flexibilidade e mobilidade para os alunos. Com ela, você pode assistir aos conteúdos no horário e dia de sua preferência.

Mais do que isso, com as aulas virtuais, você só preciso ter acesso à internet e um dispositivo que pode ser o smartphone, computador ou um tablet.

Mulher trabalhando no computador.

O curso de web design online permite uma maior flexibilidade de horários. (Fonte: Tran Mau Tri Tam/ Unsplash)

Vale destacar também que a oferta de cursos para web designers online é muito maior do que os disponíveis de forma presencial. Ainda sim, é preciso que se diga, o curso online vai demandar mais organização do aluno, já que é você quem controla o seu horário de estudo.

Diferentemente do curso presencial, no qual as aulas possuem dias e horários definidos. Além disso, um curso realizado na instituição de ensino tem como ponto negativo o fato de demandar mais tempo, já que é preciso considerar o tempo gasto no deslocamento.

Sem contar que, de modo geral, aulas presenciais costumam ser mais caras do que os cursos virtuais. Para resumir, e convencer você de que o curso online pode ser mais vantajoso, confira a tabela a seguir:

Curso online Curso presencial
Vantagens Mais flexível, permite ao aluno estudar a qualquer momento, oferece mais opções de cursos e temas e é mais barato A presença do professor é um diferencial
Desvantagens Demanda mais organização e dedicação parte do aluno para estudar sozinho Demanda mais tempo para o deslocamento até a instituição de ensino, as aulas têm horários e dias fixados e o curso costuma ser mais caro

Carga horária

Outro aspecto que varia de um curso de web design para outro é o tempo de duração para que se conclua. Quando consideramos os cursos técnicos, por exemplo, esse período pode variar de um a 3 anos.

Mas se a ideia é fazer um curso livre online, você vai encontrar opções ainda mais atrativas. Nesse quesito, o curso de web design pode ter entre 24 e 1000 horas de carga horária.

Aulas gravadas ou ao vivo

Não deixe também de verificar se as aulas serão exibidas de forma ao vivo ou gravadas. As aulas gravadas costumam trazer mais benefícios, já que permitem que você acesse o conteúdo a qualquer momento e sempre que precisar tirar dúvidas.

Por outro lado, é preciso que o conteúdo esteja realmente atualizado, o que é garantia nas aulas ao vivo. Vale verificar também por quanto tempo você poderá ter acesso ao conteúdo após o fim do curso.

Extras

Por último, verifique alguns outros critérios que podem definir a qualidade de um curso online de web design. Entre eles, os mais importantes são:

  • Canal de comunicação para tirar dúvidas com o professor;
  • Plataforma utilizada para exibição das aulas;
  • Conteúdo teórico em arquivo PDF;
  • Atividades extras;
  • Certificado.

Resumo

Um curso de web design é fundamental para quem deseja criar sites e páginas da internet de forma criativa e intuitiva. O profissional formado em curso como esse é responsável por levar em conta, durante a criação do projeto, a forma como o internauta acessa e interage com o website, as redes sociais ou a plataforma de vendas de e-commerce.

Como existe uma grande variedade de cursos, é preciso atenção para escolher o que vai ser mais produtivo para você. Para valer o investimento, considere qual a forma de exibição das aulas e quanto tempo leva para concluir o curso.

(Fonte da imagem destacada: vanmarciano/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas