Imagem de um cutelo.
Ultima atualização: 14 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

A faca é um dos utensílios mais utilizados na cozinha, pois serve para cortar, fatiar e descascar os alimentos. Mas você sabia que existem diversos modelos de facas, indicadas para diferentes finalidades? Uma dessas facas é o cutelo.

A variedade de modelos de cutelo permite que essa faca seja utilizada em qualquer receita. O cutelo é usado para cortar de ervas à carnes com ossos. Quer saber mais sobre o utensílio que não pode faltar em sua cozinha? Continue a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • Com lâmina em formato retangular, tamanho grande e pesada, o cutelo é extremamente resistente, ideal para quebrar e separar ossos de bovinos, aves, ovinos e suínos.
  • Você encontra duas versões de cutelo. O cutelo chinês é mais leve, ideal para cortar ervas, legumes, vegetais e alguns cortes de carne. O cutelo europeu é mais robusto, ideal para cortar carnes com ossos.
  • Embora seja uma faca própria para churrasco – o cutelo serviu de inspiração para cutelaria, nome dado ao hobbie de preparar churrasco artesanalmente – o cutelo também pode ser utilizado na cozinha.

Você também pode gostar:

Os melhores cutelos: Nossas recomendações de compra

Quem gosta de cozinhar sabe que é fundamental investir em uma boa faca de carne. Nos ranqueamos os melhores modelos de cutelo do mercado para ajudá-lo a encontrar o utensílio certo para a sua cozinha. Vamos lá?

Um cutelo resistente

Desenvolvido especialmente para uso intenso, o cutelo da linha Century da Tramontina possui tratamento térmico que garante a afiação por mais tempo. Para simplificar o manuseio e garantir a segurança, o cabo de policarbonato com fibra de vidro possui formato anatômico e ergonômico.

O cutelo mais afiado

Para quem valoriza a capacidade de corte de uma faca, o cutelo da KitchenAid é uma excelente opção, pois é confeccionado em aço inoxidável alemão que garante uma afiação duradoura – esse cutelo é afiado à mão e vem pronto para uso. O cabo é confeccionado em polímero fixado com rebites de aço inox.

O cutelo com melhor custo-benefício

Precisa de um cutelo para usar no cotidiano? Então compre este modelo da linha Plenus da Tramontina. A lâmina é de aço inoxidável e o cabo é de polipropileno, um material resistente e que oferece conforto ao manuseio. Pode ir a lava-louças.

Uma opção para presentear

Deseja presentear uma pessoa que adora cutelaria? Compre o cutelo da marca alemã Zwilling J A Henckels. A lâmina é confeccionada em aço inoxidável, material que permanece afiado por mais tempo. O cabo é ergonômico, simples de manusear e possui design sofisticado.

Guia de Compra

Quem aprecia a culinária, sabe da importância de investir num bom jogo de facas para preparar os alimentos. Algumas são específicas para pães, outras são ideais para queijos e outras são perfeitas para frutas e vegetais.

Entre os diferentes modelos de faca, encontramos o cutelo, ferramenta muito útil para o preparo de carnes com ossos. Conheça as características, aplicações e diferentes modelos de cutelo neste guia de compra.

Imagem de um casal cozinhando.

O cutelo é muito utilizado na cozinha. (Fonte: Becca Tapert/ Unsplash.com)

O que é um cutelo?

Conhecido como faca de açougueiro, o cutelo é um instrumento de corte que possui lâmina em formato retangular com fio de corte em apenas um dos lados, cabo ergonômico, dimensões robustas e inúmeras funcionalidades.

Imagem de um jogo de facas.

O cutelo é um utensílio muito utilizado na cozinha. (Fonte: Kitz Corner/ 123RF.com)

Você encontra diferentes modelos de cutelo. A faca mais leve serve para cortar e fatiar vegetais e alimentos delicados. O modelo de peso médio serve para cortar carnes, legumes e queijos maiores. Já a faca pesada serve para cortar alimentos congelados e peças com ossos.

O cutelo é um utensilio muito utilizado na cozinha – por quem conhece suas funcionalidades – além de ser uma peça resistente a impactos e deformações. A faca se desgasta menos por causa do tamanho e peso da lâmina.

Conheça todas as vantagens e desvantagens do cutelo na tabela abaixo:

Vantagens
  • É o único tipo de faca que corta carnes com ossos
  • Também pode ser utilizado para cortar verduras, frutas, legumes, ervas e queijos
  • Bastante variedade de modelos e marcas
  • Preços variados
Desvantagens
  • O cutelo europeu exige certa habilidade do cozinheiro
  • Pode causar sérios acidentes se não for manuseado com atenção

Quais alimentos posso cortar com o cutelo?

Embora seja utilizada por açougueiros para cortar carnes com ossos ou congeladas, engana-se quem pensa que o cutelo só possui essa finalidade.

Essa faca é muito utilizada para quebrar ou separar ossos de frango, costelas bovinas ou suínas – nem pense em utilizar outro modelo de faca, pois você removerá toda a afiação da lâmina.

O cutelo serve para diversos tipos de cortes, principalmente os que exigem precisão de movimentos. Além disso, é muito útil para fatiar legumes à julienne (em tiras finas), para cortar ervas, moer temperos, fatiar queijos maiores e legumes duros.

Imagem de um homem cortando uma peça de carne.

O cutelo é a faca que você precisa para cortar carnes com ossos. (Fonte: Lightfieldstudios/ 123RF.com)

Como usar um cutelo?

Utilizar um cutelo é muito fácil. Em primeiro lugar posicione a carne em cima de uma tábua de madeira ou material sintético – nunca corte em tábua de cerâmica ou vidro, pois esses materiais causam atrito com a lâmina e removem a afiação - depois segure no cabo do cutelo com firmeza e realize o movimento de golpear com bastante precisão e cuidado.

Imagem de uma carne fatiada.

“Golpeie” a carne com o cutelo para cortá-la. (Fonte: Lucas Vinicius Peixoto/ Unsplash.com)

Como afiar um cutelo?

Não basta comprar um cutelo de boa qualidade se você não mantiver a lâmina bastante afiada. Recomendamos que você envie o cutelo e as demais facas para um afiador profissional a cada seis meses ou quando sentir que a lâmina está cega.

Entre as afiações, você pode manter o cutelo com um bom fio de corte passando uma chaira algumas vezes de cada lado antes de utilizar o utensílio. Você pode realizar esse procedimento em qualquer tipo de faca.

Por que o cutelo possui um furo na lâmina?

O cutelo possui um orifício na lâmina para que a faca possa ficar pendurada em um porta facas na parede ou no cinto do açougueiro.

Mas porque o orifício é na lâmina ao invés de ser no cabo do cutelo? Para não deixar a lâmina pendurada livremente, pois ela poderia machucar alguém ou bater na parede – isso danificaria o cutelo.

Imagem de uma carne fatiada.

O cutelo tradicional possui um orifício na lâmina. (Fonte: José Ignacio Pompé/ Unsplash.com)

Quais são os diferentes tipos de faca cutelo?

Existem duas versões de cutelo, o europeu e o chinês. Explicamos as similaridades e diferenças entre esses modelos abaixo:

O cutelo chinês, ou cutelo de vegetais, é um instrumento bastante versátil, pois serve para cortar e fatiar ervas, temperos, legumes, frutas, verduras ou carnes. É mais leve, fácil de manusear e a lâmina pode ser bastante afiada.

Pode ser utilizado como um substituto para a faca do chef, pois todas as partes da faca apresentam funcionalidades – cortar, fatiar, espremer, coletar, entre outros.

Imagem de um casal preparando uma refeição.

O cutelo chinês é bastante versátil. (Fonte: 089photoshootings/ Pixabay.com)

O cutelo europeu, ou cutelo de carne, é mais robusto e pesado, por isso se limita às carnes com ossos ou alimentos congelados. Como só desempenha essa função, é pouco útil na maioria das cozinhas.

A principal diferença desse modelo é que a parte de trás da lâmina é espessa e pesada. O peso extra facilita o trabalho de cortar ossos e articulações das peças de carne. Também simplifica o corte de vegetais, frutas e queijos grandes e duros.

Geralmente, o cutelo europeu não é muito afiado – nem precisa ser. Por esse motivo não é necessário comprar um modelo muito caro ou sofisticado. Ainda em dúvida? Compare os dois modelos na tabela abaixo:

Cutelo europeu Cutelo chinês
Indicação de uso Corta carnes com ossos, alimentos congelados ou frutas, legumes e queijos duros Cortar e fatiar vegetais, frutas, carnes, ervas e temperos
Características Faca pesada, lâmina espessa e com pouca afiação Faca leve e afiada
Preço Mais cara Mais barata

Critérios de compra: Encontre o melhor cutelo para seu churrasco

Comprar uma faca é um investimento. É importante escolher um modelo de boa qualidade, fácil de manusear, resistente e durável. Para ajudar as pessoas leigas no assunto, selecionamos algumas dicas de como escolher um cutelo:

Vamos detalhar tais critérios ao longo desta seção. Deixe um comentário contando se você sabia todas as possibilidades de uso do cutelo.

Material da lâmina

Sem dúvidas, a lâmina é a parte mais importante em uma faca. Você encontra modelos de cutelo confeccionados em três tipos de aço: Carbono, Damasco e Aço inoxidável.

O modelo tradicional e preferido dos colecionadores é o cutelo em aço carbono, pois a liga metálica é simples de forjar, temperar e dar o acabamento. Essa lâmina possui um bom fio de corte e é fácil de afiar, mas você deve manter cuidados redobrados para que a lâmina não enferruje.

Imagem de um cutelo ao lado de outros utensílios de cozinha.

O cutelo de aço carbono pode enferrujar. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

O cutelo de aço inoxidável tem como principal característica a presença de cromo na liga, que forma uma película que torna a faca mais resistente à oxidação – mas isso não significa que o aço inox não enferruja.

Além disso, o risco de contaminação dos alimentos é baixo. Outra vantagem é que é o cutelo de inox é mais barato, excelente escolha para preparar refeições simples e elaboradas na cozinha da sua casa.

Os pontos negativos são que o cutelo de aço inox não é indicado para tarefas pesadas e perde o fio de corte facilmente.

Você também encontra modelos de cutelo em aço damasco. A faca é confeccionada com materiais nobres, de alto valor agregado e muita beleza – são os preferidos dos colecionadores.

Material do cabo

Outra característica que você deve levar em consideração quando for comprar um cutelo é o material utilizado no revestimento do cabo da faca. Você encontra opções em aço, madeira e plástico.

Sugerimos que você dê preferência aos modelos em que o material do cabo é o mesmo da lâmina, pois são mais resistentes.

Imagem de um cutelo ao lado de uma peça de carne.

O cabo do cutelo pode ser do mesmo material da lâmina. (Fonte: foodandmore/ 123RF.com)

Também é importante que o cabo seja sólido e sem muitas emendas, pois essas fissuras acumulam sujeira e aumentam as chances de a faca quebrar. Também é importante que o cabo permita firmeza e facilidade no manuseio.

Tamanho e peso

Você encontra modelos de cutelo em diferentes tamanhos e pesos:

  • Cutelo leve costuma ser um pouco menor e mais leve. Pode ser utilizado para cortar e fatiar alimentos delicados como alguns tipos de queijos e hortaliças. Confere velocidade ao trabalho.
  • Cutelo de peso médio possui lâmina um pouco mais rígida, portanto é perfeito para cortar e fatiar algumas peças de carnes e queijos densos. Também pode ser utilizado para picar ervas.
  • Cutelo pesado é indicado para tarefas mais pesadas na cozinha, como cortar carnes com ossos ou congeladas. É mais difícil de manusear e exige certa experiência e habilidade do cozinheiro.

De qualquer modo, deve ser usado com bastante atenção.

Marca e preço

Você encontra opções de faca cutelo de diversas marcas e em faixas de preço variadas. As opções mais em conta são da Tramontina, por exemplo, os modelos da linha Plenus custam entre R$15 e R$30. A marca também oferece opções mais sofisticadas que chegam a custar até R$200.

Outra marca bastante popular no segmento da cutelaria é a Bestfer, que oferece opções a partir de R$60. Quem pode investir num cutelo mais robusto, pode apostar nos modelos da marca KitchenAid que custam cerca de R$200.

(Fonte da imagem destacada: Marian Vejcik/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.