Imagem de um cutelo.
Ultima atualização: 14 de abril de 2020

A faca é um dos utensílios mais utilizados na cozinha, pois serve para cortar, fatiar e descascar os alimentos. Mas você sabia que existem diversos modelos de facas, indicadas para diferentes finalidades? Uma dessas facas é o cutelo.

A variedade de modelos de cutelo permite que essa faca seja utilizada em qualquer receita. O cutelo é usado para cortar de ervas à carnes com ossos. Quer saber mais sobre o utensílio que não pode faltar em sua cozinha? Continue a leitura.




O mais importante

  • Com lâmina em formato retangular, tamanho grande e pesada, o cutelo é extremamente resistente, ideal para quebrar e separar ossos de bovinos, aves, ovinos e suínos.
  • Você encontra duas versões de cutelo. O cutelo chinês é mais leve, ideal para cortar ervas, legumes, vegetais e alguns cortes de carne. O cutelo europeu é mais robusto, ideal para cortar carnes com ossos.
  • Embora seja uma faca própria para churrasco – o cutelo serviu de inspiração para cutelaria, nome dado ao hobbie de preparar churrasco artesanalmente – o cutelo também pode ser utilizado na cozinha.

Você também pode gostar:

Cutelos: nossa recomendação dos melhores produtos

Quem gosta de cozinhar sabe que é fundamental investir em uma boa faca de carne. Nos ranqueamos os melhores modelos de cutelo do mercado para ajudá-lo a encontrar o utensílio certo para a sua cozinha. Vamos lá?

Um cutelo resistente

Desenvolvido especialmente para uso intenso, o cutelo da linha Century da Tramontina possui tratamento térmico que garante a afiação por mais tempo. Para simplificar o manuseio e garantir a segurança, o cabo de policarbonato com fibra de vidro possui formato anatômico e ergonômico.

O cutelo mais afiado

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Para quem valoriza a capacidade de corte de uma faca, o cutelo da KitchenAid é uma excelente opção, pois é confeccionado em aço inoxidável alemão que garante uma afiação duradoura – esse cutelo é afiado à mão e vem pronto para uso. O cabo é confeccionado em polímero fixado com rebites de aço inox.

O cutelo com melhor custo-benefício

Precisa de um cutelo para usar no cotidiano? Então compre este modelo da linha Plenus da Tramontina. A lâmina é de aço inoxidável e o cabo é de polipropileno, um material resistente e que oferece conforto ao manuseio. Pode ir a lava-louças.

Uma opção para presentear

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Deseja presentear uma pessoa que adora cutelaria? Compre o cutelo da marca alemã Zwilling J A Henckels. A lâmina é confeccionada em aço inoxidável, material que permanece afiado por mais tempo. O cabo é ergonômico, simples de manusear e possui design sofisticado.

Guia de Compra

Quem aprecia a culinária, sabe da importância de investir num bom jogo de facas para preparar os alimentos. Algumas são específicas para pães, outras são ideais para queijos e outras são perfeitas para frutas e vegetais.

Entre os diferentes modelos de faca, encontramos o cutelo, ferramenta muito útil para o preparo de carnes com ossos. Conheça as características, aplicações e diferentes modelos de cutelo neste guia de compra.

Imagem de um casal cozinhando.

O cutelo é muito utilizado na cozinha. (Fonte: Becca Tapert/ Unsplash.com)

O que é um cutelo?

Conhecido como faca de açougueiro, o cutelo é um instrumento de corte que possui lâmina em formato retangular com fio de corte em apenas um dos lados, cabo ergonômico, dimensões robustas e inúmeras funcionalidades.

Imagem de um jogo de facas.

O cutelo é um utensílio muito utilizado na cozinha. (Fonte: Kitz Corner/ 123RF.com)

Você encontra diferentes modelos de cutelo. A faca mais leve serve para cortar e fatiar vegetais e alimentos delicados. O modelo de peso médio serve para cortar carnes, legumes e queijos maiores. Já a faca pesada serve para cortar alimentos congelados e peças com ossos.

O cutelo é um utensilio muito utilizado na cozinha – por quem conhece suas funcionalidades – além de ser uma peça resistente a impactos e deformações. A faca se desgasta menos por causa do tamanho e peso da lâmina.

Conheça todas as vantagens e desvantagens do cutelo na tabela abaixo:

Vantagens
  • É o único tipo de faca que corta carnes com ossos
  • Também pode ser utilizado para cortar verduras, frutas, legumes, ervas e queijos
  • Bastante variedade de modelos e marcas
  • Preços variados
Desvantagens
  • O cutelo europeu exige certa habilidade do cozinheiro
  • Pode causar sérios acidentes se não for manuseado com atenção

Quais alimentos posso cortar com o cutelo?

Embora seja utilizada por açougueiros para cortar carnes com ossos ou congeladas, engana-se quem pensa que o cutelo só possui essa finalidade.

Essa faca é muito utilizada para quebrar ou separar ossos de frango, costelas bovinas ou suínas – nem pense em utilizar outro modelo de faca, pois você removerá toda a afiação da lâmina.

O cutelo serve para diversos tipos de cortes, principalmente os que exigem precisão de movimentos. Além disso, é muito útil para fatiar legumes à julienne (em tiras finas), para cortar ervas, moer temperos, fatiar queijos maiores e legumes duros.

Imagem de um homem cortando uma peça de carne.

O cutelo é a faca que você precisa para cortar carnes com ossos. (Fonte: Lightfieldstudios/ 123RF.com)

Como usar um cutelo?

Utilizar um cutelo é muito fácil. Em primeiro lugar posicione a carne em cima de uma tábua de madeira ou material sintético – nunca corte em tábua de cerâmica ou vidro, pois esses materiais causam atrito com a lâmina e removem a afiação - depois segure no cabo do cutelo com firmeza e realize o movimento de golpear com bastante precisão e cuidado.

Imagem de uma carne fatiada.

“Golpeie” a carne com o cutelo para cortá-la. (Fonte: Lucas Vinicius Peixoto/ Unsplash.com)

Como afiar um cutelo?

Não basta comprar um cutelo de boa qualidade se você não mantiver a lâmina bastante afiada. Recomendamos que você envie o cutelo e as demais facas para um afiador profissional a cada seis meses ou quando sentir que a lâmina está cega.

Entre as afiações, você pode manter o cutelo com um bom fio de corte passando uma chaira algumas vezes de cada lado antes de utilizar o utensílio. Você pode realizar esse procedimento em qualquer tipo de faca.

Por que o cutelo possui um furo na lâmina?

O cutelo possui um orifício na lâmina para que a faca possa ficar pendurada em um porta facas na parede ou no cinto do açougueiro.

Mas porque o orifício é na lâmina ao invés de ser no cabo do cutelo? Para não deixar a lâmina pendurada livremente, pois ela poderia machucar alguém ou bater na parede – isso danificaria o cutelo.

Imagem de uma carne fatiada.

O cutelo tradicional possui um orifício na lâmina. (Fonte: José Ignacio Pompé/ Unsplash.com)

Quais são os diferentes tipos de faca cutelo?

Existem duas versões de cutelo, o europeu e o chinês. Explicamos as similaridades e diferenças entre esses modelos abaixo:

O cutelo chinês, ou cutelo de vegetais, é um instrumento bastante versátil, pois serve para cortar e fatiar ervas, temperos, legumes, frutas, verduras ou carnes. É mais leve, fácil de manusear e a lâmina pode ser bastante afiada.

Pode ser utilizado como um substituto para a faca do chef, pois todas as partes da faca apresentam funcionalidades – cortar, fatiar, espremer, coletar, entre outros.

Imagem de um casal preparando uma refeição.

O cutelo chinês é bastante versátil. (Fonte: 089photoshootings/ Pixabay.com)

O cutelo europeu, ou cutelo de carne, é mais robusto e pesado, por isso se limita às carnes com ossos ou alimentos congelados. Como só desempenha essa função, é pouco útil na maioria das cozinhas.

A principal diferença desse modelo é que a parte de trás da lâmina é espessa e pesada. O peso extra facilita o trabalho de cortar ossos e articulações das peças de carne. Também simplifica o corte de vegetais, frutas e queijos grandes e duros.

Geralmente, o cutelo europeu não é muito afiado – nem precisa ser. Por esse motivo não é necessário comprar um modelo muito caro ou sofisticado. Ainda em dúvida? Compare os dois modelos na tabela abaixo:

Cutelo europeu Cutelo chinês
Indicação de uso Corta carnes com ossos, alimentos congelados ou frutas, legumes e queijos duros Cortar e fatiar vegetais, frutas, carnes, ervas e temperos
Características Faca pesada, lâmina espessa e com pouca afiação Faca leve e afiada
Preço Mais cara Mais barata

Critérios de compra: Encontre o melhor cutelo para seu churrasco

Comprar uma faca é um investimento. É importante escolher um modelo de boa qualidade, fácil de manusear, resistente e durável. Para ajudar as pessoas leigas no assunto, selecionamos algumas dicas de como escolher um cutelo:

Vamos detalhar tais critérios ao longo desta seção. Deixe um comentário contando se você sabia todas as possibilidades de uso do cutelo.

Material da lâmina

Sem dúvidas, a lâmina é a parte mais importante em uma faca. Você encontra modelos de cutelo confeccionados em três tipos de aço: Carbono, Damasco e Aço inoxidável.

O modelo tradicional e preferido dos colecionadores é o cutelo em aço carbono, pois a liga metálica é simples de forjar, temperar e dar o acabamento. Essa lâmina possui um bom fio de corte e é fácil de afiar, mas você deve manter cuidados redobrados para que a lâmina não enferruje.

Imagem de um cutelo ao lado de outros utensílios de cozinha.

O cutelo de aço carbono pode enferrujar. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

O cutelo de aço inoxidável tem como principal característica a presença de cromo na liga, que forma uma película que torna a faca mais resistente à oxidação – mas isso não significa que o aço inox não enferruja.

Além disso, o risco de contaminação dos alimentos é baixo. Outra vantagem é que é o cutelo de inox é mais barato, excelente escolha para preparar refeições simples e elaboradas na cozinha da sua casa.

Os pontos negativos são que o cutelo de aço inox não é indicado para tarefas pesadas e perde o fio de corte facilmente.

Você também encontra modelos de cutelo em aço damasco. A faca é confeccionada com materiais nobres, de alto valor agregado e muita beleza – são os preferidos dos colecionadores.

Material do cabo

Outra característica que você deve levar em consideração quando for comprar um cutelo é o material utilizado no revestimento do cabo da faca. Você encontra opções em aço, madeira e plástico.

Sugerimos que você dê preferência aos modelos em que o material do cabo é o mesmo da lâmina, pois são mais resistentes.

Imagem de um cutelo ao lado de uma peça de carne.

O cabo do cutelo pode ser do mesmo material da lâmina. (Fonte: foodandmore/ 123RF.com)

Também é importante que o cabo seja sólido e sem muitas emendas, pois essas fissuras acumulam sujeira e aumentam as chances de a faca quebrar. Também é importante que o cabo permita firmeza e facilidade no manuseio.

Tamanho e peso

Você encontra modelos de cutelo em diferentes tamanhos e pesos:

  • Cutelo leve costuma ser um pouco menor e mais leve. Pode ser utilizado para cortar e fatiar alimentos delicados como alguns tipos de queijos e hortaliças. Confere velocidade ao trabalho.
  • Cutelo de peso médio possui lâmina um pouco mais rígida, portanto é perfeito para cortar e fatiar algumas peças de carnes e queijos densos. Também pode ser utilizado para picar ervas.
  • Cutelo pesado é indicado para tarefas mais pesadas na cozinha, como cortar carnes com ossos ou congeladas. É mais difícil de manusear e exige certa experiência e habilidade do cozinheiro.

De qualquer modo, deve ser usado com bastante atenção.

Marca e preço

Você encontra opções de faca cutelo de diversas marcas e em faixas de preço variadas. As opções mais em conta são da Tramontina, por exemplo, os modelos da linha Plenus custam entre R$15 e R$30. A marca também oferece opções mais sofisticadas que chegam a custar até R$200.

Outra marca bastante popular no segmento da cutelaria é a Bestfer, que oferece opções a partir de R$60. Quem pode investir num cutelo mais robusto, pode apostar nos modelos da marca KitchenAid que custam cerca de R$200.

(Fonte da imagem destacada: Marian Vejcik/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas