Centenas de dados de RPG com diferentes faces.
Ultima atualização: 11 de outubro de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

45Comentários coletados

Boas-vindas ao ReviewBox Brasil. Você na batalha com certo dragão. Só um resultado nos dados de RPG pode definir seu futuro no jogo. Emoções do tipo estão nas mais diferentes aventuras de Role Playing Game.

Desde os primórdios do D&D dados de RPG são tendências em diversos sistemas. De longe estes produtos parecem iguais. Mas, antes de comprar, você precisa ler o presente texto para aprender pontos importantes sobre as versões e optar pela melhor escolha.




Primeiro, o mais importante

  • Dados de RPG podem ter de 2 a até 100 faces.
  • Os melhores dados de RPG são de metal.
  • Opções personalizadas às vezes atrapalham para você enxergar os números.

Você também pode gostar:

Melhores dados de RPG: Nossas recomendações

A equipe ReviewBox foi fundo nas pesquisas para montar um ranking especial. Leia sobre os detalhes técnicos de cada escolha popular pela excelente qualidade:

Menos custos e mais benefícios

Aproveite os baixos custos para levar este kit que possui 6 conjuntos com 6 dados de RPG. Cada set possui uma cor para todas as unidades, de modo que há 6 cores diferentes no total. O principal material da produção é pergolado. Também tem tinta e verniz. Produto leve, resistente e que pode durar a vida inteira!

Para revender aos montes

Se você busca comprar os dados de RPG a fim de realizar revendas aos amigos é uma excelente dica levar esta promoção com 42 unidades. Encontre modelos pergolados que podem ir do D4 a até ao D20. Esta promoção se destaca pelo acabamento um pouco manchado junto a cores como: Branco, azul, preto, vermelho, entre outras tonalidades.

Para jogadores profissionais

No products found.

Este é um conjunto de metal resistente no acabamento. A produção apresenta efeito que fornece a aparência de ouro antigo, gerando mais luxo em detalhes visuais. Uma caixa para guardar os dados acompanha esta oferta importada. Experimente a excelência gravitacional nos modelos que não ficam viciados com o tempo. Esse produto é vendido pela Amazon americana, mas pode ser enviado para o Brasil.

O metal que faz a diferença

No products found.

Este set possui menos chances de desgastes que tiram a exatidão da porcentagem de cada uma das faces. A produção vem com 7 dados de RPG metálicos: D4, D6, D8, D10 (dezena), D10 (unidade), D12 e D20. Os modelos são roxos com as numerações em prata brilhante. A beleza envolvente no acabamento faz o conjunto ser procurado por colecionadores. Esse produto é vendido pela Amazon americana, mas pode ser enviado para o Brasil.

Guia de Compra

Algumas pessoas preferem sempre algo mais barato. Já outros perfis gostam mesmo é de dados de RPG repletos de personalização. Existe um modelo para cada preferência, conforme você acompanha no guia de compras abaixo:

 Uma mão de uma pessoa segura 4 dados de RPG.

Dados de RPG leves desgastam as quinas rapidamente. Isto interfere nos resultados. (Fonte: EsaRiutta / Pixabay)

O que são os dados de RPG?

Desde a década de 70 do século XX a indústria começou a lançar diversas dados de diferentes faces, especialmente aos jogos de RPG que começavam com a popularização na época.

Estas produções são compostas por diversos tipos de materiais: Vidro, pergolado, plástico, metal, entre outras escolhas. É um ótimo presente para o namorado nerd.

Cristiano S. Siqueiraautor de livros de RPG

“Para existir imparcialidade alguns jogos de RPG são definidos por um lançar de dados.”

Quais os formatos dos dados de RPG?

Dados de RPG possuem diversos lados para tornar os jogos mais agradáveis, repletos de variáveis de estatísticas e detalhes que tornam vivas as histórias.

Estes dados são nomeados com o número 1 seguido pela letra “d” e o número de lados. Principais exemplos:

  • 1d4: No formato de tetraedro (ou, pirâmide), esta versão possui 4 lados. Os resultados devem ser lidos por baixo, ao contrário dos outros dados que mostram a numeração sorteada na parte de cima.
  • 1d6: Na forma quadrada é um dado comum também em outros jogos.
  • 1d8: Possui 8 lados e está no formato de octaedro. Na prática são duas pirâmides.
  • 1d10: Este é o trapézioedro com 5 lados em cima e 5 lados abaixo.
  • 1d12: O dodecaedro de 12 faces é usado por egípcios desde a antiguidade.
  • 1d20: Popular como sistema D20. Produção no formato de icosaedro, uma referência ao termo “Icosa” que em grego significa “20”.

Como jogar os dados de RPG?

De acordo com a ação de cada personagem é preciso fazer um lançamento de dados para tirar certo número maior ou menor do que a numeração indicada pelo mestre depois de realizar uma simples aritmética.

Exemplificando: Um guerreiro pretende atacar o dragão Tiamath. Para isto o mestre subtrai o taco do guerreiro (por exemplo, 18) com a classe de armadura do dragão (exemplo: 1).

Desta forma é preciso tirar mais de 17 ou mais no dado d20 para acertar o ataque.

Supondo que você tire um 18 no dado e acerte o ataque com sua espada longa que possui dano de 3d8. Assim se lança o dado d8, 3 vezes, contabiliza o resultado e depois subtrai dos pontos de vida do dragão.

Atacar, correr, esconder, voar, lançar magias, enfim, qualquer decisão no jogo envolve o lançamento de dados de RPG para saber se existiu êxito ou não na ação.

Centenas de dados de RPG com diferente cores e faces.

Embora sejam menos convencionais também existem os dados de RPG 1d2, 1d100, entre outros números de faces. (Fonte: adriano7492 / Pixabay)

Quais são as vantagens de jogar com os dados de RPG?

Graças aos dados de RPG com suas diferentes faces você pode jogar um jogo mais próximo do real. Considere que a ciência da estatística e probabilidade aparece na medida correta para as aventuras não serem muito fáceis ou difíceis excessivamente.

Mas, tome cuidado ao comprar as produções com excesso de personalização. Em edições do gênero às vezes é difícil ver as numerações. Descubra na tabela mais prós e contras dos dados de RPG:

Vantagens
  • Diferentes faces
  • Materiais distintos
  • Para variados tipos aquisitivos
  • Torna mais real os jogos do RPG
  • Treina a mente com raciocínio aritmético
  • Objetos de decoração
Desvantagens
  • Produções de preços baixos desgastam rápido
  • Dados de RPG podem ficar viciados rapidamente
  • Excesso de personalização atrapalha para visualizar os números

Dados de RPG de metal ou pergolado: Quais você deve escolher?

Os dados de RPG de metal possuem mais acabamento estético e são pesados. Excessos de lançamentos quase não estragam as pontas destes produtos. Sendo assim, mesmo após longos anos de uso as chances de resultados para cada face permanecem iguais.

Por outro lado, dados de RPG com pergolado, plástico ou outros materiais leves são menos resistentes. Após alguns meses de utilização estes modelos se viciam, ou seja, geram quase sempre os mesmos resultados em cada lance.

Compreenda mais a fundo as diferenças dos dados de RPG:

Dados de RPG de metal Dados de RPG de pergolado
Resistência Resistente até nas pontas As pontas desgastam facilmente
Personalização Tons mais duradouros Aos poucos some do dado
Facilidade de encontrar no mercado Difícil achar no Brasil Está à venda até em hipermercados
Preços Caro Barato
Peso Mais Menos

Quanto custam e onde comprar os dados de RPG?

Os dados de RPG podem custar de R$ 2 a até R$ 50 ou mais por unidade. Tudo depende de aspectos como composição, personalização e ponto de venda.

Devir Livraria e Wizards são lojas físicas que vendem diversas versões. As produções mais leves de plástico estão no hipermercado. Compre online na Amazon sem sair de casa os dados metálicos de primeira qualidade. No Mercado Livre também há ofertas.

foco

Os dados de RPG ficaram populares após surgir Dungeons & Dragons em 1974.

Critérios de Compra: Como comparar as ofertas de dados de RPG

Ao lançar o seu D20 os resultados quase sempre são 1, 7 e 19? Então, você precisa comprar outros dados de RPG, que estejam com lados novos, sem desgastes, favoráveis para não prejudicar a probabilidade.

Só que ao comprar um produto sem qualidade você pode acabar levando dados de RPG que são ainda piores! Evite isso ao seguir os mandamentos da comparação de modelos:

  • Personalização
  • Acabamento
  • Peso
  • Interno

Descubra o significado de cada ponto ao continuar a leitura:

Personalização

O seu objetivo é comprar dados de RPG apenas para decorar? Então, não há problemas se os números estiverem pouco visíveis. Por outro lado, compre itens de numerações bastante aparentes para jogar mais facilmente.

Use a cor do produto conforme o cenário da busca. Por exemplo, os dados brancos combinam com aventuras no gelo. Já modelos vermelhos servem à combinação nas cavernas ou até nas buscas medievais.

Alguns dados de RPG em cima de algumas fichas de personagens.

As aventuras mais divertidas começam com a escolha dos melhores dados de RPG. (Fonte: Mitaukano / Pixabay)

Acabamento

Um dado apenas é perfeito quando está bem-esculpido. Isto quer dizer que além de terem as pontas perfeitas, os modelos devem possuir o mesmo peso em cada lado.

Quando você comprar um dado de metal é quase certo que o 1d20 tenha 5% de chances de gerar cada resultado.

Modelos de plástico ou pergolados muitas vezes estão desequilibrados, de modo que vale a pena testar antes de comprar. Para evitar desgastes você pode guardar estas versões em estojos apropriados.

Peso

Uma regra não muda realmente: Quanto mais pesado melhor é o dado de RPG. Isto quer dizer que a composição interna tem resistência ao ponto de não gerar desgastes fáceis nos lançamentos dos produtos em estruturas duras ou macias.

Interno

O dado não pode ter má formação interna. Alguns modelos de plástico apresentam a bolha dentro que gera problemas no equilíbrio de peso, e, portanto, certos números aparecem com mais frequência.

Evite dados com a bolha que tende a permanecer no topo porque a gravidade puxa o lado mais pesado para baixo.

(Fonte da imagem destacada: cocozi / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Júlia Pedroso Jornalista
Como todo jornalista que se preze, Júlia é apaixonada pelos livros. E se interessa por todos os gêneros, ainda que seus favoritos sejam os livros de história e as biografias. Além das páginas, sua outra paixão é um pouco incomum: Júlia ama presentear. E ama falar sobre presentes. No ReviewBox, ela une as duas paixões ao conversar com os leitores.