Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

68Comentários coletados

Geralmente acontece de forma inesperada: Você é ultrapassado negligentemente por trás ou constantemente perseguido. Você descobre um arranhão ou amolgadela na lateral do seu carro estacionado.

Outro usuário da estrada negligenciou o direito de passagem e houve uma colisão. Em acidentes de trânsito, geralmente é sua palavra contra a deles, e é difícil provar sua inocência. Com um painel você pode registrar cada viagem e se proteger, mas nem sempre.

Com nosso grande teste de painel 2020, nós queremos ajudá-lo a encontrar a câmera certa para você. Nós examinamos diferentes câmeras, suas funções e características, e nós escolhemos os fatos mais importantes para você.

Nós também mostramos o que você precisa saber legalmente ao usar uma câmara de controle e como anexá-la. Aproveite a leitura.




Os fatos mais importantes em resumo

  • Uma câmera de traço é uma câmera de carro que registra tudo enquanto dirige (dianteira ou dianteira e traseira). Essas câmeras geralmente são instaladas no painel de instrumentos. Outra opção é montá-los no pára-brisas. Os suportes de ventosas ou almofadas adesivas são freqüentemente usados como técnicas de montagem. Um painel de controle geralmente grava em modo loop.
  • Essas câmeras são vantajosas para monitorar seu carro tanto por dentro quanto por fora. Além disso, você pode provar sua inocência no tribunal no caso de um acidente de carro. Infelizmente, as gravações também servem como prova se você estiver em falta. O uso de câmeras de carro é controverso na Alemanha, pois freqüentemente violam as leis de proteção de dados, o que pode levar a grandes multas.
  • Alternativamente, você pode fazer o download de aplicativos dashcam móveis para o seu smartphone. Estes são mais adequados para gravações espontâneas, já que a qualidade da imagem nem sempre é garantida. Câmeras de ação móveis que você pode usar em qualquer lugar também são uma solução ideal.

Dashcam: as melhores bem quentes

Critérios de compra e avaliação para dashcams

Para ajudá-lo a decidir qual dashcam é o mais adequado para você, nós mostramos vários aspectos abaixo que o ajudarão a fazer sua escolha.

Os critérios que você pode usar para comparar dashcams incluem:

Carregamento

As modernas dashcams podem funcionar por até 20 horas sem energia quando totalmente carregadas. Para ter certeza de que seu painel funciona quando você precisar dele, certifique-se de que ele esteja sempre carregado.

A melhor maneira de fazer isso é montar seu painel de instrumentos em seu carro. Aqui estão duas maneiras de você fazer isso

  1. Carregue seu painel de instrumentos com um cabo de carro. A maioria das câmeras de carro já vem com um cabo externo que permite conectar a câmera à bateria do carro e manter o dispositivo constantemente carregado. O princípio é sempre o mesmo: você está procurando por uma maneira de obter um positivo permanente.
    O princípio é alcançar um positivo constante.

    Isto pode ser feito diretamente na bateria ou no consumidor de energia do veículo.
    Por um lado, esta variante é particularmente barata e economiza espaço. Por outro lado, a instalação do cabo é relativamente complexa e você precisará de conhecimentos técnicos básicos de eletrônica veicular para não cometer um erro. Você também deve considerar a capacidade da bateria do seu carro. Se tiver muito pouca energia, o painel de controle se desligará constantemente automaticamente.

  2. Carga com Powerbank. Powerbank é uma bateria de reposição com uma grande capacidade que pode carregar vários dispositivos eletrônicos. No passado, os bancos de energia vazios tinham que ser retirados e carregados em casa. Hoje, você pode ligá-los diretamente no acendedor de cigarros e conectá-los ao painel de instrumentos. Alternativamente, graças à porta USB, qualquer banco de força poderia ser carregado com um cabo USB apropriado e conectado ao painel de instrumentos ao mesmo tempo.
    Alternativamente, você pode carregar um painel de controle com um cabo USB ou um banco de energia.

    Normalmente, o isqueiro ou a porta USB não fornece energia quando o carro é parado. Na verdade, o banco de energia continuará a fornecer energia até que ela se esgote. Embora estes métodos sejam muito fáceis de instalar e não exijam nenhum conhecimento técnico, eles podem rapidamente se tornar caros.

Qualidade da imagem (resolução)

A resolução de vídeo está relacionada à qualidade da imagem: Quase todas as câmeras gravam com resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels. Na maioria dos casos, isto é suficiente para identificar a placa de matrícula ou outras informações relevantes.

Os melhores modelos podem até mesmo armazenar material em resolução QHD ou Ultra HD - estas técnicas podem tornar a imagem muito mais clara.

Além disso, o vídeo ainda oferece a possibilidade de ampliar mais detalhes sobre a imagem. As câmeras capacitadas para HDR também têm uma gama dinâmica mais ampla e podem até mesmo fornecer imagens de maior contraste.

Este é um recurso muito prático, especialmente quando a luz muda rapidamente, por exemplo, antes ou depois do túnel.

Ao comprar uma câmara de controle, considere também a taxa de quadros. Por exemplo, se a câmera gravar a 60 quadros por segundo (fps), você pode obter uma imagem estática com placas numéricas claras mesmo quando o carro está se movendo muito rápido, como um carro em sentido contrário.

Padrão Resolução Taxa de moldura
SD 720 x 480p 59,94 / 60 Hz
HD 1920 x 1080p 50 / 59,95 / 60 Hz
UHD-1 3840 x 2160p 24 / 25 / 30 / 48 / 50 / 60 Hz

Display

Para evitar que o painel de controle distraia, a tela deve ser regulável e/ou alternável. Isto é especialmente importante no escuro para não ofuscar o motorista. No melhor dos casos, o dispositivo pode automaticamente escurecer e desligar o visor dependendo das condições de iluminação.

Colocação

Há duas opções de montagem para o painel de instrumentos: com uma ventosa ou colada. A montagem em ventosa é a mais flexível, pois a ventosa também pode ser usada em outros veículos e removida a qualquer momento.

No entanto, às vezes as ventosas não seguram o suficiente, o que pode afetar a qualidade da imagem. Por favor, certifique-se também de que o vidro não esteja oleoso e que não tenha revestimento de filme.

Dashcams devem ser instaladas de forma estável e inconspícua.

As fixações adesivas são frequentemente difíceis de remover e muitas vezes deixam resíduos que têm que ser removidos com agentes especiais de limpeza.

Por esta razão, a câmera fica particularmente firme aqui sem tremer.

Além disso, você precisará de um cabo de carregamento de 12 volts se o seu carro não tiver uma porta USB para carregar. Por um lado, a câmera deve ter uma visão frontal completa, mas ao mesmo tempo ela não deve bloquear a visão da estrada.

Modos

Atualmente, as câmeras de traços vêm com uma grande variedade de recursos adicionais, como assistência de manutenção de pistas, lembretes de pausa, controle de voz, etc. Alguns são úteis, outros não. Alguns são úteis, outros não. Aqui está uma visão geral dos modos mais importantes:

Mode Descrição
Emergency recording Esta é a função mais importante nas câmaras de traço. A gravação de emergência é feita por um chamado sensor G. Ele é ligado automaticamente durante as curvas ou freadas bruscas e protege os dados contra possíveis perdas.
GPS Algumas câmaras de traço têm uma antena GPS integrada, que também pode ser adquirida como um acessório. O local pode então ser exibido no vídeo como um selo de gravação. Isto torna a câmara de traço mais confiável como prova judicial.
gravação em loop as câmaras de traço gravam imagens em um chamado loop. Quando a memória está cheia, o registro é sobregravado - exceto para arquivos bloqueados. Com muitas câmeras de vídeo, o comprimento do loop de vídeo pode ser ajustado e algumas podem ser gravadas permanentemente. Entretanto, existem aqui problemas legais, pois gravações permanentes e inadequadas violam as leis de proteção de dados.
Modo de estacionamento Acionado pela detecção de movimento, o painel registra automaticamente o veículo ou a pessoa na frente do painel. (Requer uma fonte de alimentação contínua)

Importante: Não se distraia com o dashcam. Ligue apenas aqueles modos que você realmente precisa.

Grande angular

A câmera é a parte mais importante de um painel de controle. O ângulo de visão (a área coberta pela lente) também desempenha um papel importante: quanto maior o ângulo de visão, mais tráfego na estrada é registrado pelo painel de instrumentos.

Por favor note, no entanto: As distorções na imagem aumentam com o aumento do ângulo. Isto leva a uma distorção das linhas, especialmente nas bordas.

Seu painel de instrumentos deve ter um ângulo de gravação de pelo menos 140 graus a fim de também gravar a beira da estrada.

Além disso, há câmeras com funções panorâmicas que têm uma lente grande angular que permite cobrir até 180 graus.

Essas câmeras se estendem para ambos os lados da frente do veículo e registram a condução sem pontos cegos. Geralmente, no entanto, 140 graus também serão suficientes.

Guia: Perguntas freqüentes sobre dashcams respondidas em detalhes

Antes de comprar uma dashcam, alguns fatores devem ser considerados. Nas seções seguintes, nós resumimos alguns desses fatores e os explicamos com mais detalhes.

O que é um dashcam?

Dashcam é uma pequena câmera no painel de instrumentos ou no pára-brisa que registra estradas, lados de estradas e outros usuários da estrada enquanto dirige.

Muitos usuários usam esses dispositivos para sua própria segurança, para provar sua inocência ou para ser capazes de relatar comportamentos contrários às regras de trânsito.

Dashcam-1

Dashcams gravam tudo o que acontece de cabeça para baixo. Isto pode provar sua inocência ou ter um efeito negativo se você for culpado, pois a polícia geralmente tem o direito de apreender os dados.
(Fonte de imagem: Boonpong/ 123rf.com)

No passado, foi um testemunho contra o testemunho em um acidente de trânsito. Desde que a Corte Federal aprovou as gravações das câmeras como prova, as câmeras de carro têm se tornado cada vez mais atraentes para os usuários.

Como eu instalo uma câmara de controle?

Você pode montar uma câmera de carro no pára-brisa de duas maneiras diferentes. A maioria dos fabricantes usa suportes auto-adesivos. Outra opção é a montagem em ventosa.

Algumas empresas também oferecem opções de montagem e fornecem todos os suportes necessários junto com o dashcam.

Independentemente de como você monta sua câmera de carro, o dispositivo deve estar centralizado na borda superior do pára-brisa. Isto lhe dará a melhor qualidade de gravação. Além disso, a visão do tráfego não é obstruída.

Em alguns modelos, você também pode anexar a câmera ao espelho retrovisor.

Por favor, note que você só deve usar suportes auto-adesivos se você souber que seu painel de controle ficará lá para sempre. É muito difícil remover o adesivo de montagem e às vezes não é possível de todo.

Entretanto, se você usar a câmera em diferentes veículos e trocá-la com freqüência, você deve definitivamente usar um suporte de ventosa.

Ao usar um painel de controle, você deve certificar-se de que ele esteja sempre conectado à fonte de alimentação. Você precisará passar um cabo em seu carro, o que requer conhecimentos técnicos básicos de elétrica.

Abaixo você encontrará um vídeo sobre como você pode facilmente e invisivelmente colocar o cabo de energia no seu carro. Divirta-se assistindo!

As dashcams são legais na Alemanha?

Na Alemanha, o uso de dashcams no tráfego público é legalmente controverso. Deve-se notar que o registro e armazenamento ininterrupto de gravações ainda viola os regulamentos de proteção de dados e pode possivelmente ser punido com multas.

Para evitar isso, você deve considerar qual método de gravação o dashcam deve usar antes de comprá-lo. Normalmente, as câmeras de vídeo gravam em loop, o que significa que elas gravam por um certo tempo e depois sobrescrevem as filmagens.

Se a gravação só for apagada quando o cartão de memória estiver cheio, há um risco legal.

Nós recomendamos que você use uma câmera que apague suas gravações em intervalos curtos ou apenas registros em caso de acidente. As câmeras modernas possuem sensores especiais que só começam a gravar em caso de frenagem repentina ou vibrações.

Certifique-se de que seu painel de instrumentos esteja configurado corretamente, caso contrário o sensor será ativado por uma condução acidentada.

Se a filmagem é realmente aprovada como prova no futuro depende do caso individual e do tribunal competente.

No vídeo abaixo você saberá se também é permitido apresentar filmagens ilegais do painel de controle como prova em um caso civil. Trata-se de danos após um acidente de carro, o que é um caso muito comum na prática.

Quanto custam as câmeras de vídeo?

O mercado oferece uma ampla gama de dashcams que diferem com inúmeras funcionalidades e detalhes. A câmera de carro mais barata começa em 50 euros e depois o preço sobe rapidamente. Durante nossa pesquisa, nós descobrimos que a mais cara está em torno de 900 euros.

Também é importante dar uma olhada mais de perto nas características ao comprar. A partir de 100 euros, a maioria das câmaras de traço tem GPS, que não só registra sua localização exata, mas também sua velocidade.

Também, a iluminação e a visibilidade são muito diferentes à noite e no inverno, portanto não sacrifique uma sensibilidade decente à luz. Finalmente, considere a compra de câmeras dianteiras e traseiras.

Desta forma, se alguém o empurrar por trás ou ultrapassá-lo negligentemente, você estará coberto.

Como posso ver as filmagens gravadas?

Normalmente, o material gravado é armazenado em um cartão de memória SD e em um cartão microSD. Como regra, as câmeras geralmente podem armazenar até 32 GB de dados no SDHC. entretanto,

dashcams de última geração têm a opção de gravar até mesmo até 64 GB. Os dados são armazenados de acordo com o padrão H.264.

Isso garante que você possa visualizar suas gravações na maioria dos computadores, laptops ou tablets comuns.

Quais são as alternativas para dashcams?

Embora um bom painel de controle possa rapidamente se tornar bastante caro, existem outras alternativas que podem lhe oferecer paz de espírito na estrada.

Dashcam-2

Se você não quer investir em um dashcam agora, ou se você ainda não está totalmente convencido sobre estes dispositivos, você também pode considerar algumas alternativas. Aplicações baratas ou parcialmente gratuitas de câmeras de controle e câmeras de ação móveis são uma boa solução.
(Fonte de imagem: Soongkitboon/ 123rf.com)
  • Aplicações Dashcam: Esta é uma solução de software para telefones celulares na forma de um aplicativo. Estas aplicações têm funções de câmera, acelerômetro e navegação por satélite. Você encontrará um grande número de aplicativos populares para ambos os sistemas operacionais iOS e Android. Outra vantagem é o baixo custo de compra, às vezes alguns aplicativos de dashcam são até gratuitos. Uma vez que as câmeras de traço são frequentemente instaladas permanentemente em comparação com os aplicativos de traço e não precisam ser configuradas novamente antes de cada viagem, estes dispositivos também oferecem uma operação mais conveniente. Além disso, a qualidade das fotos noturnas ou o amplo ângulo das câmeras smartphone não podem ser comparados com os de uma câmera de traço.
    Em nossa opinião, os aplicativos dashcam são mais adequados para gravações espontâneas.
  • Câmera de vídeo de ação: Uma câmera de vídeo de ação é uma pequena câmera de vídeo digital, móvel, que é usada para gravar imagens em movimento e é protegida de influências ambientais tais como vibração, umidade, poeira ou os efeitos adversos de altas ou baixas temperaturas. O termo "câmera de ação" é frequentemente usado ao invés de "câmera de vídeo de ação". Eles podem ser facilmente presos a vários objetos e são usados, por exemplo, por ciclistas, esquiadores, surfistas, paraquedistas, mergulhadores ou atletas extremos para que eles possam ter as mãos livres enquanto gravam. Dispositivos mais novos também podem filmar filmes com time-lapse ou um grande número de fotos em pouco tempo (com modo de disparo contínuo).

Fonte da imagem: Kiatdumrong/ 123rf.com

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas