10 montes de cartas de deck Yugioh estão em cima do que parece ser uma cama.

Baseada em um rico universo multimídia, a franquia japonesa Yugioh (ou Yu-Gi-Oh!) conta com mangás, séries animadas, filmes e diversos jogos. O seu principal jogo, talvez, seja o Yugioh Estampas Ilustradas, um jogo de cartas que é sucesso no mundo inteiro.

Se você é jogador há anos, é apenas um nostálgico ou pretende presentear alguma criança com um deck Yugioh, nós da ReviewBox Brasil oferecemos nesta leitura todos os detalhes que você precisa saber sobre o jogo e suas cartas.

Primeiro, o mais importante

  • Existem dois decks Yugioh, os iniciais e os estruturais.
  • Você também pode completar seu deck comprando pacotes avulsos, caixas, entre outras edições especiais.
  • No Brasil, os decks Yugioh começaram a ser vendidos em 2002.

Você também pode gostar:

Os melhores decks Yugioh: recomendamos os principais modelos do mercado

Quais são os melhores decks Yugioh à disposição no mercado? Trazemos para você uma lista especial para você com as opções mais interessantes do momento.

O deck para iniciantes

Este deck Yugioh é especial para iniciantes, que querem começar ou recém iniciaram o jogo. O baralho conta com 40 cartas, um guia para inicial e um tapete de duelo de papel.

A opção para quem tem mais experiência no jogo

O deck estrutural Yugioh é direcionado para quem já tem mais experiência com o jogo, com cartas que precisam de maior conhecimento sobre estratégias para utilizá-las. O deck vem com 40 cartas.

A opção com mais cartas

Este box reúne uma coleção de 100 cartas ultra raros, incluindo 40 inéditas, acompanhada de novas artes variantes dos monstros principais, desde o Mago Negro ao Decodificador Transmissor. Acompanha também tabuleiro de duelo dupla face.

Guia de Compra

São milhares e milhares de cartas, dezenas de packs Yugioh, várias coleções. Mas, afinal, para que servem os decks? Como faço para jogar com eles? Quais ainda consigo comprar? Trazemos a resposta dessas e outras perguntas nos próximos parágrafos.

Um homem está segurando um baralho de cartas enquanto joga.

Os decks Yugioh começaram a ser vendidos primeiro no Japão em 1999. (Fonte: Sergei Babenko/ 123RF)

Do que se trata o deck Yugioh?

Assim como o de Pokémon, o deck de cartas Yugioh também se chama Estampas Ilustradas ou Trading Card Game (TCG). Com ele, os duelistas usam as cartas para construir seus próprios decks compostos por 40 ou mais.

Com os decks formados, poderão se enfrentar em um jogo que mistura estratégia, sorte e habilidade.

Existem milhares cartas do jogo. Elas são divididas em 10 estampas diferentes, que exemplificamos na tabela abaixo.

Estampas Características
Comuns São mais fáceis de encontrar, básicas e não possuem aspecto metalizado
Raras Nome em relevo com brilho metalizado prateado, ainda que sua arte não tenha acabamento holográfico das estampas de maior raridade
Super raras Não têm nome metalizado, mas têm acabamento holográfico na arte
Ultra raras Têm brilho metalizado dourado no nome e no acabamento holográfico de sua arte
Raras Ultimate Apresentam brilho metalizado em seu nome e efeitos metalizados em relevo na arte, na borda e em outras partes da carta
Raras secretas Têm brilho multicolorido no nome e acabamento holográfico brilhante na arte
Raras fantasma Têm brilho multicolorido no nome e efeito holográfico exclusivo de 3 dimensões que compões a arte
Raras Starfoil Possuem pequenas estrelas espalhadas na parte da frente
Raras mosaico Têm diversos quadrados metalizados espalhados na parte da frente
Duelist League Têm seus nomes impressos em cores. Não estão à venda, podendo ser obtidos em participação de uma Duelist League

O legal é que você nunca sabe exatamente o que vai encontrar em pacotes e decks, fazendo com que cada nova aquisição seja cercada de surpresa e diversão.

Vale citar também que cada carda possui uma senha numérica localizada no canto inferior esquerdo. Além disso, conta com um selo de segurança metalizado no canto inferior direito da estampa.

O selo de segurança metalizado em uma primeira edição/impressão ou em uma edição limitada será sempre dourado. O selo de segurança nas edições ilimitadas é prateado. Os selos possuem uma imagem do Olho do Milênio junto ao texto Yu-Gi-Oh!.

Quais os decks Yugioh disponíveis?

Existem dois decks Yugioh principais que você pode comprar. São eles os iniciais e os estruturais.

Os decks iniciais, conforme o nome já antecipa, é feito para os jogadores iniciantes. Cada deck inicial com o mesmo nome sempre terá as mesmas cartas, assim você sempre saberá quais estampas irá adquirir.

Esses decks iniciais costumam contar com cartas que funcionam bem em conjunta, o que ajuda o jogador iniciante. Cada um desses decks contam com um guia para inicial e um tapete de duelo de papel.

Enquanto isso, os decks estruturais também contam com tudo o que você precisa para duelar. Do mesmo modo, cada deck desse tipo com mesmo nome terá as mesmas cartas.

A principal diferença aqui é que os decks estruturais são recomendados para quem já tem mais experiência. As cartas desse deck têm efeitos mais complicados que as presentes no deck inicial.

A sinergia entre as cartas de um deck estrutural também são mais complexas do que as do deck inicial.

Posso comprar todos os decks já lançados?

Infelizmente, não é possível. Os decks de Yugioh são lançados desde 2002 no Brasil (desde 1999 no Japão) e são milhares de cartas diferentes, e naturalmente eles saíram do mercado ou simplesmente esgotaram-se com o tempo.

Claro, você pode procurar na internet colecionadores que possuem alguns decks mais antigos, porém conseguir comprar todos, além de tarefa árdua (podemos dizer até que impossível), pode ter um preço bastante salgado.

Pacotes novos de cartas são liberados com o passar dos meses e todo ano conta com pelo menos um lançamento de deck estrutural e de deck inicial, então se você pretende colecionar, é bom agilizar e ficar de olho nos lançamentos.

foco

Em abril de 2016, a Estação de Shinjuku, em Tóquio, no Japão, expôs todas as cartas vendidas de Yugioh Estampas Ilustradas. Para ser mais exato, eram 7649 cartas expostas. A exposição foi realizada para celebrar o lançamento do longa-metragem animado Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões

Quantas cartas compõem cada deck Yugioh?

Cada deck inicial, por exemplo, conta com 40 cartas. O deck estrutural, por sua vez, conta com pelo menos 40 estampas, podendo ter algumas a mais.

Vale citar que os dois decks não são os únicos modos de ter acesso às cartas de Yugioh. O mais comum são os pacotes avulsos, que contam com nove cartas.

Há também os pacotes duelistas, cujas cartas são um nível de experiência acima das cartas do deck estrutural Yugioh. Geralmente, esses pacotes trazem cinco cartas.

Existem também pacotes de edição especial e latas, em que a quantidade de cartas varia de produto para produto.

Vários montes de cartas de deck Yugioh estão espalhados em cima de uma mesa de madeira.

Um deck Yugioh inicial conta com 40 cartas. (Fonte: Divulgação/ Amazon)

Critérios de Compra: o que devo saber antes de adquirir um deck Yugioh

Se você quer mesmo comprar um deck Yugioh, temos ainda alguns itens que fazemos questão de frisar antes de você ir às compras. São eles:

Dados os itens citados, vamos, a seguir, dar mais detalhes sobre cada um deles para que você faça a melhor escolha.

Cinco cartas especiais do deck Yugioh estão sobre uma superfície formando a imagem de um personagem da franquia.

Até 2016, já haviam sido comercializadas mais de 7,6 mil cartas do deck Yugioh. (Fonte: Divulgação/ Amazon)

Quantidade de cartas

Quantas cartas você deseja ter? Quantas cartas faltam para completar o seu deck? Você quer um deck completo? Então é importante prestar na quantidade de cartas que cada pacote oferece.

Um deck inicial, por exemplo, conta com 40 cartas, enquanto um pacote normal traz nove cartas. Dependendo da sua demanda, esse critério pode ser essencial na sua procura.

Coleção

Cada deck e pacote possui uma coleção temática específica. Como mencionado, o nome presente em cada pacote te dirá a qual coleção/deck pertence.

Se você faz questão de ter o maior número de coleções ou só quer completar a coleção do seu deck atual, vale a pena prestar atenção na hora da compra o modelo que está prestes a adquirir.

Iniciante ou experiente

O nível de conhecimento com o jogo é relevante na hora de comprar um deck Yugioh.

Os dois decks principais são os iniciais e os estruturais. Os iniciais, como o nome já implica, é para quem está começando, enquanto os demais são para quem já tem certa habilidade com o jogo.

Idade indicativa

Yugioh Estampas Ilustradas é recomendado para crianças a partir dos seis anos de idade. É importante seguir a idade indicativa do produto.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Amazon)

Por que você pode confiar em mim?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.