Ultima atualização: 23 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

26Horas investidas

8Estudos avaliados

72Comentários coletados

Um decodificador de TV é uma espécie de "filtro" através do qual uma série de canais são recebidos. Em outras palavras, ele é o mediador entre a antena de satélite e o aparelho de TV. A vida moderna é baseada no uso da TV, portanto é um elemento doméstico.

Como sempre, aqui você encontrará todas as informações necessárias para formar um bom julgamento da seletividade. Nós forneceremos a você uma visão geral, porém nítida, do produto para que você possa escolher o melhor, o mais adequado para suas necessidades, quando você comprar.




O mais importante

  • Um decodificador de TV é um dispositivo doméstico usado para captar o sinal de satélite e torná-lo "auditável".
  • É uma espécie de comunicador entre os códigos dos sinais e a leitura da TV, permitindo que esta variedade de sinais apareça na tela na forma de um vídeo coerente.
  • Embora mantenha o ritmo com o resto dos eletrodomésticos, não é um produto que esteja sendo constantemente atualizado
  • Um bom aparelho pode durar muitos anos sem a necessidade de comprar um novo, então a qualidade e durabilidade do aparelho é importante na hora de escolhê-lo. Você precisa conhecer bons fabricantes.
  • Uma das inovações mais revolucionárias da última década tem sido a incorporação da gravação
  • Os televisores modernos podem gravar parte da programação, ou ser programados para começar em uma determinada hora e parar em uma hora específica. Assim você não perderá seus programas.

Decodificador de TV: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre um decodificador de TV

Um decodificador de TV é um dispositivo doméstico usado para coletar o sinal de satélite e torná-lo "auditável". (Foto: Vidmir Raic/ Pixabay.com)

O que é um decodificador de TV e quais são as suas vantagens?

Um decodificador de TV é um dispositivo que capta o sinal de um satélite. O decodificador armazena suas ondas e as torna "inteligíveis" para a TV, permitindo que a TV as reproduza na forma do vídeo familiar que vemos na tela. Quanto maior a qualidade e capacidade do decodificador, mais canais você será capaz de assistir nele. Esta é, de fato, a principal característica que torna o uso do produto indispensável nas casas de hoje: sem ele, a TV só poderia captar, no máximo, alguns canais.

Vantagens
  • Permite uma melhor qualidade de visualização da TV
  • As mais modernas permitem recapitular a programação gravando
  • Você pode controlar o que as crianças assistem na TV
  • Elas suportam um grande número de canais
  • Elas podem ser facilmente gerenciadas pelo usuário
Desvantagens
  • Elas se tornam as protagonistas da TV
  • Elas tornam a vida familiar monótona
  • Sem ela, a TV se torna entediante
  • Se ela se torna defeituosa, a TV se torna inutilizável

Que funções adicionais um decodificador de TV pode ter?

Ao longo dos anos, com a adição de novas tecnologias, os decodificadores evoluíram para fornecer melhores serviços e outros extras. Além de um número maior de canais, um decodificador de TV de última geração também pode gravar. Também é importante notar que tal decodificador tem uma opção conveniente de controle dos pais.

Isso facilita muito a vida familiar, pois você pode escolher o que e a que horas os membros mais jovens da família podem assistir TV, evitando o risco de encontrar conteúdo inadequado para a sua idade.

Os canais oferecidos pelo aparelho dependem das necessidades do usuário e do tipo de conteúdo que ele gosta.

Decodificador de TV sem gravação e com gravação - a que você deve prestar atenção?

Quase todos os decodificadores hoje em dia estão equipados com controle remoto. Embora esta seja uma característica a ser observada, não é a característica principal que determina sua qualidade. É baseado em sua disponibilidade ou indisponibilidade para registro. Nem todos eles têm essa virtude. As principais singularidades são, portanto, se é ou não possível gravar com ele:

 Sem gravação  Com gravação
 Não é possível recapitular o programa  Você pode assistir novamente a um programa quantas vezes quiser
 Você tem que esperar até que o canal decida recapitular o programa para vê-lo  Há mais controle do usuário sobre o produto 

Como qualquer produto, o que o decodificador oferece depende de quais são as necessidades do usuário. Raramente existe uma grande relação entre, por exemplo, se o gravador está ou não disponível e o preço do dispositivo.

Se a pessoa quer poder gravar um programa específico para poder assisti-lo mais tarde, porque seu horário de trabalho não permite que ela esteja presente no momento em que é transmitido, o gravador é um acessório ideal dentro do dispositivo. Tais detalhes devem ser considerados ao adquirir o aparelho.

Quanto custa um decodificador de TV?

É um produto muito variado, com um mercado muito amplo e, consequentemente, uma gama muito diversificada de preços. Como exemplo disso, os dois extremos podem ser avaliados: o mais barato poderia custar 65 BRL, enquanto o mais caro poderia custar em torno de 200 BRL. Há também uma variedade de opções intermediárias.

Há, portanto, preços suficientes para satisfazer os consumidores. É importante lembrar que o custo não está relacionado, por exemplo, à presença de um gravador. Neste sentido, existem sistemas com gravação que custam a módica soma de 125 BRL, enquanto outros equipamentos, sem tal sistema, custam 160 BRL.

Critérios de compra

O advento de novas e mais sofisticadas formas de decodificadores de TV significa que muitos recursos são tomados como garantidos, mas é importante para o consumidor saber que nem sempre é este o caso, e neste sentido ele deve verificar se os seguintes elementos estão definidos de forma ideal:

Controle remoto

O controle remoto ou controle remoto é um recurso indispensável para o correto funcionamento do dispositivo. Sua importância deriva do fato de que, sem ele, o usuário terá que estar constantemente se movendo em direção à televisão para mudar um canal ou o volume do som.

Tudo, absolutamente tudo, é controlado por meio do controle remoto. Existem decodificadores que não incluem um controle remoto e têm que ser comprados separadamente. Economize dinheiro comprando um que vem com um controle remoto.

Embora esteja em sintonia com o resto dos aparelhos, não é um produto que esteja sendo constantemente atualizado. (Foto: Alekseeva/ 123rf.com)

Bateria

Nem todos os dispositivos são operados por bateria, mas um grande número deles são, então isso é algo que você deve sempre verificar ao comprar um equipamento.

Se o dispositivo usa baterias, o usuário deve verificar se elas estão disponíveis. Há produtos que requerem baterias e podem não tê-las, exigindo que o usuário as compre separadamente, como controles remotos.

Bom peso

Um bom decodificador de TV, com todos os seus componentes em ordem, deve pesar entre 280 e 360 gramas. Se pesar menos, é provável que esteja incompleto de alguma forma, então é sábio verificar qual dos componentes estará faltando. Pois pode não ter os conectores Euro (para TV e vídeo) ou os elementos que permitem que o receptor duplo funcione.

É importante verificar com o vendedor, seja digital ou físico, quais das peças descodificadoras podem estar faltando em um equipamento que tenha falta de peso. Mas também pode acontecer que o decodificador seja de má qualidade, feito por empresas desonestas.

Entrada USB

A entrada USB oferece um número infinito de possibilidades. Dispositivos mais antigos o contornaram, e muitos não fazem uso dele. É importante que o usuário verifique se isso está disponível, pois a qualidade do dispositivo e a quantidade de coisas que podem ser feitas com ele (como tocar filmes ou música) depende em grande parte dele.

(Fonte da imagem em destaque: Dolgachov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas