Montar o quartinho do bebê faz parte dos preparativos para a chegada do novo integrante da família. A escolha do tema e os móveis são um dos primeiros passos e eles são complementados com o restante da decoração para quarto de bebê, item que será tema deste review, seja bem-vindo!

São ursinhos, almofadas, quadros, e muitos outros itens que podem ser escolhidos para decorar esse cômodo tão especial da casa. A decoração é a peça-chave do espaço e deve ser escolhida de forma a tornar quartinho bonito, aconchegante e funcional.

Se você está nessa fase tão cheia de expectativas veio ao lugar certo. Nesse artigo trazemos todas as informações sobre decoração do quarto de bebê, desde opções de produtos, até as tendências de 2019 e dicas de como fazê-la da melhor forma. Para saber mais basta continuar lendo.

Primeiro, o mais importante

  • Existe uma infinidade de temas que podem ser utilizados como decoração para quarto de bebê e com certeza você encontrará um que te agrade mais.
  • É essencial que a decoração seja bonita, mas principalmente funcional. Portanto, analisar a necessidade dos itens deve ser algo que vai além da estética.
  • É possível fazer uma decoração para quarto de bebê mais em conta usando artesanato e móveis reaproveitados.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores decorações para quarto de bebê

Todos os anos surgem novas tendências de decoração e com os quartos dos bebês não é diferente. E é para te mostrar quais são as melhores e principais de 2019 que preparamos o Ranking abaixo. Confira:

1º – Cabana para decoração para quarto de bebê – Zig Zag

As cabaninhas de estilo boho são uma das grandes tendências de 2019 para os quartinhos de bebê e dão um toque divertido ao espaço, sendo fáceis de montar e desmontar.

Esse modelo está disponível na cor cinza com branco em estampa zig zag e detalhes em madeira. Ele é produzido em lona e mede 120 centímetros de comprimento e largura e 150 centímetros de altura.

2º – Nicho Casinha Retrô para decoração para quarto de bebê

Esse modelo de nicho para parede tem o formato de casinha, é produzido em madeira e está disponível nas cores avelã, rosa, azul e branco.

A peça pode ser utilizada tanto para guardar objetos como para abrigar outros itens e é ideal para decorações que seguem a padronagem retrô. Ela possui 34,5 centímetros de altura, 32 centímetros de largura e 18 centímetros de profundidade.

3º – Trio de Quadros para decoração para quarto de bebê

Outra peça que nunca sai das paredes do quarto das crianças são os quadros. Eles são versáteis, se adequam a todo tipo de decoração e tema, tendo uma infinidade de opções.

Esse trio tem como temática o céu e em cada quadrinho há um elemento diferente. Os itens são produzidos artesanalmente em MDF com acabamento em pintura laqueada na cor branca e rosa. Cada peça possui 27 centímetros de largura e comprimento e 2 centímetros de espessura.

4º – Papel de Parede Bambinos Animais

A decoração para quarto de bebê com a temática de animais e safari também está em alta nesse ano e esse papel de parede é uma excelente opção. Ele possui fundo azul com desenhos de animais como elefantes, leões, macacos e passarinhos.

O papel é vinilizado, tendo a possibilidade de ser limpo com pano seco ou semiúmido, e cada rolo cobre 4,5 metros de parede.

Guia de Compra

Montar o quartinho do bebê é um momento único na vida dos pais. Aquela será o cômodo que receberá o novo integrante da família e precisa ser funcional, prático e claro, bonito e aconchegante.

Nessa fase muitas dúvidas surgem e se você está passando por elas e precisa de uma mãozinha saiba que acabou de encontrar ajuda nesse Guia de Compra. Continue com a gente e tenha todas as respostas!

Na foto uma mulher grávida sentada em uma poltrona segurando um ursinho.

A chegada do bebê gera grande expectativa e a montagem do quartinho é um dos passos principais durante a gestação. (Fonte: mvorocha / Pixabay)

Quais as tendências de decoração para quarto de bebê de 2019?

A cada ano são lançadas novas tendências de decoração para todos os espaços e o quarto dos bebês também está incluso no hall de novidades.

Atualmente esse é um cômodo em que a versatilidade e a originalidade ganharam espaço e com isso novas cores, temas e estampas passaram a ser utilizadas.

O conceito hippie chic chegou ao quarto do bebê e promete ser o maior hit de 2019. Com ele vieram as lhamas e os cactos, ícones desse tipo de decoração. Usando tons voltados para os pastéis numa mescla de branco, amarelo, rosa e verde, essa é uma decoração que encanta os pais mais modernos.

Na foto um berço branco com lençol em zig zag em frente a uma parede cinza com quadros.

As estampas geométricas estão em alta e podem ser usadas no berço e em outros itens da decoração. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

O geométrico, que já começou a ser utilizado em 2018, segue nesse ano e é uma ótima opção para quem escolhe não saber o sexo do bebê. Os triângulos, losangos e círculos podem ser usados combinando e dão um toque de modernidade ao espaço.

Falando especificamente em móveis, as cabanas e as tendas viraram uma febre. Elas são divertidas e funcionais. Sem falar que dão um toque único ao quarto.

Outra grande tendência em 2019 são os unicórnios. Os seres mágicos queridinhos das meninas entraram como decoração para quarto de bebê trazendo consigo nuvens, arco-íris e as candy colors, sendo ideais para uma decoração lúdica e delicada.

E para quem que inovar e sair do comum, o preto e branco, que já vem sendo utilizado no exterior para os quartos das crianças, chegou ao Brasil. Essa é uma decoração cheia de estilo e originalidade.

Ela pode ser combinada com outras cores como o amarelo e vermelho e a dica para é abusar mais do branco do que do preto, assim a decoração não fica pesada.

Outras tendências para esse ano são o safari, a decoração de nuvens, além do estilo Montessori, onde tudo é colocado em móveis baixos para que a criança tenha livre acesso.

Quais são os principais itens de decoração para quarto de bebê?

Existem infinitos temas que podem ser aplicados no quarto do bebê, mas há alguns itens que se mantém independente deles, seja pela beleza ou pela funcionalidade.

Um deles que podemos citar são os móbiles. Essa peça tem sido usada há muitos anos no berço dos bebês e da um toque a mais na decoração.

Além deles, há as luminárias e abajures, que possuem diversas formas e cores, e permitem deixar o quarto com uma pequena iluminação para momentos de amamentação, por exemplo.

Na foto a cúpula de um abajur decorada com elefantes.

Os abajures são peças funcionais e que podem agregar na decoração. (Fonte: jchoate7 / Pixabay)

Nas paredes há infinitas possibilidades. Existem os papéis de parede, adesivos, quadros e nichos. Todas essas peças são ideais como decoração para quarto de bebê porque não ocupam espaço e, no caso dos nichos, podem ser utilizadas para guardar produtos como livros e brinquedos.

Os kits de berço decoram o local onde o bebê irá dormir e podem receber estampas, monogramas, rendas e muito mais. É claro, que especialmente com esse item deve-se pensar na segurança, para que acidentes não aconteçam.

Como fazer uma decoração de quarto de bebê bonita e funcional?

O quarto do bebê é um dos cômodos mais lindos e aconchegantes da casa, porém não basta ser bonito, é necessário também que ele seja funcional e ajude os pais na rotina com a criança.

Para que você consiga unir todos esses fatores, separamos algumas dicas:

  • Berço: O berço também faz parte da decoração e se você tem pouco espaço pode optar por um modelo que tenha um trocador e gavetas acopladas para evitar a necessidade de cômodas. Outro ponto é deixar o berço longe de janelas e da corrente de ar e se certificar de que o escolhido possua certificação do Inmetro.
  • Poltrona de amamentação: Outro móvel que faz parte da decoração é a poltrona de amamentação. Essa deve ser comprada pensando exclusivamente no conforto da mãe e caso não tenha a cor que combine com o quarto é sempre possível trocar o tecido.
  • Mobília: Um dos maiores erros de quem monta um quartinho de bebê é exagerar na mobília. Tente priorizar apenas o que é realmente necessário, mantendo uma boa área de circulação no local.
  • Nichos e prateleiras: Você pode aproveitar esses dois itens para guardar objetos como livros e brinquedos. Use e abuse das versões lúdicas, com formatos diferentes e luzes.
  • Cortinas: As cortinas podem ser bonitas, mas na hora de escolhê-las opte por um modelo que consiga diminuir a claridade do quarto ou até bloquear um pouco dos ruídos externos como a blackout.
Foto de quarto de bebê decorado de forma minimalista e simples.

Berço, cortina, nichos e mobília são alguns itens compõem a decoração para quarto de bebê. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

Quanto custa?

Quem adentra no mundo dos bebês pode se assustar com o preço dos itens para eles e com a decoração não é diferente. Não há uma média de valor pré-estabelecida para isso e é possível gastar mais ou menos.

A boa notícia é que há diversas formas de economizar como reaproveitando móveis antigos ou escolhendo opções dois em um. Outra opção para quem é mais ligado em artesanato é costurar as próprias almofadas, criar o próprio móbile e assim por diante.

A decoração para quarto de bebê pode ser feita de acordo com seu orçamento, sem perder o charme.

Onde comprar?

Se você gosta de fazer suas compras em lojas físicas pode escolher os itens de decoração para o quarto do bebê em lojas voltadas para especificamente para esse público como as infantis. Os estabelecimentos que vendem produtos de decoração e móveis também possuem boas opções.

Online é ainda mais fácil de adquirir itens para o quartinho do bebê e há diversos sites como Amazon, Grão de Gente, Americanas, Mercado Livre e Alô Bebê que possuem uma grande gama de opções.

Inclusive, as peças que elencamos no nosso Ranking também estão à venda e para adquiri-las basta clicar no produto.

Na foto a vitrine de uma loja de brinquedos.

Lojas de brinquedo também são boas opções para comprar itens para o quarto do bebê. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para escolher a decoração para o quarto do bebê

Não é fácil definir qual será a decoração escolhida para o quarto do bebê, mas há maneiras de facilitar essa decisão. Para te ajudar nisso selecionamos abaixo os principais fatores que você deve levar em consideração para fazer a escolha correta.

  • Estilo
  • Sexo do bebê
  • Tamanho do quarto
  • Tempo para a troca da decoração

Agora, leia cada um dos critérios para entender a importância de analisar esses pontos antes de fazer sua escolha.

Estilo

Definir qual será o estilo da decoração do quarto é o primeiro passo. Você deseja algo mais clássico ou mais moderno? Gosta de decorações mais originais e com cores diferentes?

Quem prefere o clássico pode optar pelo tema ursinhos, por exemplo, que nunca saem de moda.

Já os mais originais podem pensar em uma das opções que mostramos nas tendências de 2019. Comece definindo seu estilo, esse primeiro filtro já começa a deixar a escolha mais simples.

Na foto um bebê deitado de bruços em um berço.

A decoração em tons pastéis com ursinhos é uma das mais clássicas e atemporais. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Sexo do bebê

Não estamos aqui para falar que a decoração das meninas tem que ser rosa e a dos meninos azul, nada disso.

Mas para quem optou por saber o sexo do bebê pode ter um norte com relação a isso. Há opções que são mais típicas de menino, como carrinhos e esportes, e outras mais de meninas, como flores e bonecas.

Se você não sabe o sexo do bebê não tem problema também, existem opções que se encaixam perfeitamente para ambos como a estampa geométrica. Safari e animais também costuma compor a decoração para quarto de bebê de forma mais neutra.

Tamanho do quarto

É importante que a decoração se adapte ao tamanho do quarto. É possível inclusive usá-la como forma de expandir visualmente o espaço.

Principalmente se o cômodo é pequeno opte por móveis mais funcionais e em menor quantidade e abuse de cores claras nas paredes. Lembrando sempre que uma boa área de circulação é essencial. Agora se você possui um amplo espaço, pode abusar da decoração.

Na foto um quarto de bebê com berço, cômoda e poltrona em bege e rosa.

Se o quarto for pequeno, opte por móveis multifuncionais para otimizar o espaço. (Fonte: andremergulhaum / Pixabay)

Tempo para a troca da decoração

Se você é uma pessoa que faz trocas periódicas na decoração não precisa se preocupar com esse tópico, mas para quem deseja que a decoração dure por alguns anos é importante pensar nisso.

A primeira pergunta que se deve fazer é: Daqui um ano eu ainda irei gostar dessas cores e desse tema? É possível que você mude de opinião no decorrer desse tempo, mas a probabilidade de errar é menor.

Além disso, no início a decoração do quarto é do gosto dos pais, mas conforme a criança cresce ela deve ser funcional e divertida para ela também. Pense sempre em escolher uma opção que possa se adaptar para quando o bebê estiver maior.

(Fonte da imagem destacada: Victoria_Borodinova / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...