A decoração de interiores transforma um ambiente comum em um espaço acolhedor e cheio de vida. Desde a cor das paredes, móveis e enfeites, a decoração deve transmitir a personalidade dos moradores.

Abrir artigo
Planta artificial
Raíssa Alvarez em Casa

Olá! Seja bem vindo ao Review Box Brasil! Se você gosta de conhecer mais sobre decoração, vai se interessar pelo assunto de hoje, pois nós vamos falar sobre as vantagens de uma planta artificial. Apesar de ser meramente decorativa, a […]

Abrir artigo
Porta-retratos
Raíssa Alvarez em Casa

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu site de resenhas na internet. Para quem ama fotografias e quer exibir e ter um momento ou ente querido sempre presente, um belo porta-retratos pode fazer toda a diferença. Com essas práticas molduras, você […]

Abrir artigo
Capacho
Raíssa Alvarez em Casa

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu site de resenhas na internet. Para recepcionar seus convidados com muito mais estilo e evitar que eles entrem com sapatos sujos em sua casa, um capacho é a solução ideal. Diferente dos tapetes tradicionais, […]

Abrir artigo
Miniatura de carro
Pedro d'Ávila em Casa

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Aqui você aprende a escolher uma melhor opção de miniatura de carro, seja para decorar ou colecionar. Alguns modelos surpreendem pela incrível semelhança aos automotivos originais. Apenas a aparência do modelo na embalagem não é […]

Abrir artigo
Baleiro
Raíssa Alvarez em Casa

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher o melhor baleiro para sua casa. Um item clássico, decorativo e funcional, o baleiro é o produto ideal para dispor balas, doces, chocolates e […]

Abrir artigo
Cordão de luz
Raíssa Alvarez em Casa

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, onde você encontra análises completas sobre os melhores artigos decorativos no mercado. E para iluminar sua casa com um toque de sofisticação, um cordão de luz é uma ótima opção. Cada vez mais populares, os […]

Abrir artigo
Almofada porta-pipoca
Juliana Perin em Casa

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu portal de resenhas na internet. Para aproveitar o melhor de uma sessão de cinema em casa, que tal contar com uma almofada porta-pipoca, que levará seu lanche favorito para outro nível? Excelentes acessórios, essas […]

Abrir artigo
Varal de fotos
Danielle Assis em Casa

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Desde que as fotos começaram a ser reveladas, elas passaram a fazer parte da decoração de diversos ambientes. Normalmente esse elemento é colocado em porta-retratos. Porém, nos últimos anos surgiu uma nova maneira de inseri-lo […]

Abrir artigo
Quadros decorativos
Juliana Perin em Casa

Seja bem vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto de hoje vai prender sua atenção caso você seja um apaixonado por decoração, pois vamos falar sobre os quadros decorativos! Esses itens não são indispensáveis em uma casa, mas com certeza são […]

Página 1

Para a decoração da casa, você precisa selecionar objetos que agreguem funcionalidade, conforto e beleza aos diferentes cômodos como sala de estar, quarto, cozinha e banheiro.

É preciso ter paciência para pesquisar, avaliar e escolher quais objetos devem compor esses ambientes, além de criatividade para fazer as combinações. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo.

Primeiro, o mais importante

  • Os estilos de decoração Clássica, Industrial, Rústica, Provençal, Vintage, Boho, Romântica e Minimalista são os mais utilizados em casas e apartamentos contemporâneos.
  • A decoração de ambientes exige bastante criatividade. Quem tem dificuldade para decorar a casa ou apartamento sozinho pode contratar um decorador ou designer de interiores.
  • Na decoração de interiores não existem regras, mas a expressão “menos é mais” é válida, é importante evitar o excesso de objetos de decoração nos ambientes.

Qual é a importância da decoração?

O que faz uma casa ou apartamento se tornar um lar é a personalização do ambiente por cada pessoa que compartilha aquele espaço. A escolha dos móveis, objetos de decoração, iluminação, tonalidade das paredes e outros deve ser feita com cuidado.

Quando bem desenvolvida, a decoração traz conforto físico, pois proporciona a melhor utilização do espaço disponível naquele ambiente e possibilita maior movimentação de um cômodo para o outro.

A decoração também impacta no humor dos moradores e pode influenciar na criatividade, produtividade e concentração das pessoas. Conheça todas as vantagens da decoração na tabela abaixo:

Vantagens
  • Há uma grande variedade de estilos de decoração
  • Uma decoração bem feita pode influenciar no humor dos moradores
  • A cor das paredes pode transformar o ambiente
  • A decoração pode ser funcional
  • Você pode contar com o auxílio de um designer de interiores ou decorador
Desvantagens
  • O excesso de objetos de decoração pode sobrecarregar o ambiente
  • É preciso pesquisar e estudar bastante para decorar os ambientes
  • A decoração de interiores pode demandar um alto custo

O que você precisa saber sobre decoração?

Você acabou de assinar um contrato de aluguel ou receber as chaves do apartamento e quer deixar seu novo lar do modo que sempre sonhou? Ou então deseja renovar as energias da residência em que mora há algum tempo?

Os motivos para apostar na decoração de interiores podem ser variados, mas o objetivo é sempre o mesmo… criar um espaço aconchegante e cheio de personalidade para receber seus amigos e familiares. Confira algumas dicas de como decorar a sua casa neste artigo.

Imagem de um grupo de mulheres lendo um livro.

Nada melhor do que receber os amigos em uma casa bonita e aconchegante. (Fonte: Andrea Picquadio/ Pexels.com)

Quais são os principais estilos de decoração?

Conhecer os diferentes estilos de decoração é fundamental para encontrar o que mais combina com a personalidade das pessoas que compartilham a casa com você. Conheça-os abaixo:

Estilo retrô

Também conhecido como vintage, o estilo de decoração retrô remete aos objetos utilizados nas décadas de 1950 e 1960 que ganham nova roupagem e são combinados com itens modernos.

Para decorar sua casa ou apartamento em estilo retrô, invista em objetos antigos como vitrola, rádio, máquina de escrever, entre outros. Também abuse das cores vintage como rosa, laranja, vermelho, turquesa e amarelo que podem estar nas paredes ou nos móveis.

Decoração Boho

Esse estilo de decoração é caracterizado pela valorização de lembranças pessoais como heranças de família e souvenires de viagem.

Para incluir esse estilo de decoração, escolha móveis alinhados com o seu estilo de vida – quem adora ler pode colocar uma poltrona de leitura em um local de destaque, por exemplo.

Decoração rústica

Esse estilo de decoração é ideal para quem quer viver como se estivesse em uma casa de campo. Nossa recomendação é que você invista em móveis e objetos que remetam à simplicidade e à natureza.

Aposte em móveis de madeira maciça ou madeira de demolição e em objetos de decoração feitos de fibra natural ou juta. Para adicionar um toque acolhedor ao ambiente, invista em tapetes, mantas e luminárias com lâmpadas amarelas.

Imagem de uma cozinha.

A madeira predomina na decoração rústica. (Fonte: Rune Enstad/ Unsplash.com)

Estilo clássico

Nesse estilo de decoração são utilizados elementos atemporais, ou seja, que nunca saem de moda. Aposte em móveis fabricados em madeira maciça, mas atente-se ao tamanho desses objetos, pois costumam ser maiores.

Papéis de parede com padronagem floral ou xadrez, tapetes em cores neutras e acessórios atemporais como quadros e vasos combinam com o estilo de decoração clássico.

Decoração minimalista

É perfeita para quem preza por uma decoração clean, com poucos objetos – cada item cumpre com determinada função naquele ambiente – cores neutras e amplo espaço de circulação.

A decoração minimalista pode ser adotada por pessoas que moram em imóveis pequenos ou não. Para aproveitar ao máximo cada cantinho, aposte em móveis multifuncionais. Adicione vasos de plantas para dar um toque de charme ao ambiente.

Imagem de um quarto infantil com decoração minimalista.

Aposte em móveis multifuncionais em ambientes com decoração minimalista. (Fonte: Medhat Ayad/ Pexels.com)

Estilo romântico

Ideal para quem deseja adicionar um toque de romantismo, leveza e sofisticação ao ambiente. Caracteriza-se pela decoração de ambientes em tons pasteis ou cores neutras, com móveis delicados e papéis de parede de tecido com estampas suaves.

Objetos em cristal e roupas de cama em tecidos aconchegantes também estão presentes no estilo de decoração romântico. Complemente com aromatizadores de ambiente com fragrâncias doces ou florais.

Estilo industrial

É perfeito para quem busca inspiração urbana para a decoração da casa. São comuns as paredes cinzas em cimento queimado, tubulações e lâmpadas igualmente aparentes.

Geralmente, os objetos de decoração são em bronze ou aço inoxidável ou nas cores verde militar e preto. Você também encontra caixas de madeira com múltiplas finalidades.

Quais são os principais itens de decoração?

Por razões estéticas e funcionais, cada cômodo da casa deve ser equipado com determinados itens de decoração. Os principais objetos que compõem a decoração desses ambientes estão listados abaixo:

  • Tapete está presente em quase todos os cômodos da casa. Na sala de estar adiciona conforto, aconchego e charme ao ambiente. No banheiro, serve para apoiar os pés descalços após o banho. No quarto infantil é importante porque a criança passa a maior parte do dia brincando no chão. Em quarto adulto promove sensação térmica agradável, conforto e aconchego.
  • Cortina e persiana possuem inúmeras funções como conferir privacidade ao ambiente, regular a entrada de luz natural, proteger os móveis da exposição solar, amenizar a friagem e barrar a entrada de sujeira e poeira. Não podemos deixar de mencionar que tanto a cortina quanto a persiana são decorativas. Você encontra modelos em diferentes tecidos, texturas, tonalidade e estampas, compatíveis com qualquer estilo de decoração.
  • Espelhos proporcionam a sensação de que o cômodo é mais amplo. Podem ser adicionados a qualquer ambiente da casa, desde que utilizados com critério e moderação. Escolha um espelho horizontal caso a parede seja comprida. Invista no espelho vertical para complementar uma parede estreita. Dica: Atente-se a posição das lâmpadas, pois o reflexo  pode incomodar as pessoas.
  • Almofada é um dos itens mais interessantes, pois é barato, ocupa pouco espaço e é bastante versátil. Você encontra almofadas em diferentes cores, texturas e estampas, que proporcionam diferentes composições no ambiente.
  • Vasos e plantas servem para alegrar, perfumar e harmonizar o ambiente. Como as plantas exigem uma série de cuidados, algumas pessoas apostam apenas nos vasos decorativos em estantes, prateleiras ou mesas.

Todos esses itens podem ser adicionados em qualquer ambiente da casa.

Imagem de um sofá com várias almofadas.

Você pode misturar almofadas de diferentes materiais, texturas, cores e estampas. (Fonte: Terje Sollie/ Pexels.com)

Quais cores posso usar na decoração?

Na hora de decorar ou repaginar a casa, reserve um momento para escolher as cores que tingirão as paredes.

A escolha entre cores neutras, claras, escuras ou vibrantes depende do gosto pessoal. No entanto, é importante definir uma paleta de cores para compor cada ambiente. Para ajudá-lo na escolha de cores, preparamos a tabela abaixo:

Tonalidade Ideal para
Tons neutros Combinam com diferentes estilos de decoração e são atemporais
Tons claros Oferecem frescor, tranquilidade e dão a sensação de que o ambiente é mais amplo. Quando utilizados em excesso podem deixar o ambiente frio
Tons vibrantes Proporcionam jovialidade e criatividade a ambientes amplos. Quando utilizados em excesso podem deixar o ambiente cansativo. Devem ser utilizados nos detalhes e sempre combinados as cores neutras e claras
Tons escuros Proporcionam as sensações de seriedade e sofisticação. Quando utilizados em excesso geram a sensação de abafamento e diminuição do espaço

Qual a importância da iluminação na decoração?

A iluminação possui um papel importante na decoração. Escolha as cores das lâmpadas a partir do efeito que você pretende criar no ambiente.

A lâmpada branca é fria e deve ser utilizada para ampliar o ambiente, enquanto a lâmpada amarela é quente portanto cria a sensação de aconchego e serve para “fechar” o ambiente.

Como decorar as paredes?

Para decorar ou repaginar as paredes, você pode utilizar outros recursos além da tinta, como papéis de parede, pôsteres e adesivos.

Os pôsteres são versáteis, práticos e baratos. Basta escolher um tema que combine com a decoração e cores que contrastem com as das paredes. Você pode brincar com os tamanhos e escolher um ou dois pôsteres grandes e combiná-los com outros menores.

Imagem de um quarto decorado com quadro

Decore as paredes com quadros, pôsteres, papeis de parede ou adesivos. (Fonte: Sidekix Media/ Unsplash.com)

Você também pode investir nos adesivos que podem ser fixados em quase todos os tipos de superfícies. As opções variam de desenhos, padronagens geométricas, florais ou étnicas às frases motivacionais.

Outra opção é o papel de parede. Você encontra opções em tecido com diferentes estampas – românticas, minimalistas, florais e em estilo boho. O papel de parede pode ser adaptado ao seu estilo de decoração preferido. Geralmente é adesivado;

Antes de comprar adesivos ou papeis de parede autocolantes, certifique-se que você pode removê-los com facilidade.

O que não pode faltar na decoração da sala de estar?

A sala de estar é o cômodo da casa onde as pessoas passam a maior parte do tempo, além de servir como ponto de encontro com os amigos e familiares. Portanto, a decoração da sala deve ser criativa, aconchegante e intimista.

Procure despertar estímulos sensoriais como tranquilidade, frescor e bem-estar, seja através das cores, texturas ou formas.

Não exagere na quantidade de móveis e objetos de decoração, pelo contrário, procure utilizar apenas os itens essenciais, para garantir a funcionalidade e conforto.

Utilize prateleiras e nichos nas paredes.

Para organizar itens de decoração, utilize prateleiras ou nichos nas paredes. Aposte em um espelho vertical ou horizontal em uma das paredes principais para promover a sensação de amplitude ao ambiente.

Para a iluminação, utilize lâmpadas embutidas, andarelas, luminárias pendentes ou plafon. Durante o dia aproveite a luz natural com cortinas levemente transparentes.

Imagem de uma sala de estar.

Invista na iluminação da sua casa. (Fonte: Terry Magallanes/ Pexels.com)

Como montar a decoração do quarto?

A decoração do quarto precisa ser aconchegante e funcional para que você possa desfrutar de uma noite agradável de sono. Nas paredes, invista em cores neutras e claras e arremate com papel de parede em tecido com estampa delicada.

Para a iluminação, invista em luminárias com controle dos níveis de claridade. Você pode apostar em uma luminária maior ou em um par de abajures, um para cada lado da cabeceira da cama.

Vale a pena investir em prateleiras ou nichos. Neles podem ser colocados livros, discos, porta-retratos, souvenires de viagem, pequenos vasos com flores, entre outros objetos decorativos.

Outros objetos que não podem faltar na decoração do seu quarto são cortinas, tapetes, mantas, roupas de cama de boa qualidade, velas aromáticas e pequenos vasos de flores naturais.

Imagem de um quarto de casal.

As cortinas deixam o quarto ainda mais aconchegante. (Fonte: Im3rd media/ Unsplash.com)

Como fazer a decoração da cozinha?

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa, pois é utilizada para preparar as refeições e receber os amigos e familiares para um almoço ou jantar especial.

Os objetos decorativos podem trazer personalidade a cozinha, nesse sentido, invista nos eletrodomésticos coloridos – você encontra opções em tons pasteis, cores claras, escuras ou vibrantes.

Para a iluminação sugerimos que você aposte em um ponto de iluminação que clareie todo o ambiente e em outros pontos de iluminação para a bancada ou mesa.

As fitas de LED embutidas nas prateleiras e armários superiores adicionam um toque especial. Acima da mesa de jantar, utilize um pendente com lâmpada amarela e quente, que além de iluminar, proporciona sensação de aconchego.

Traga cor para o ambiente, mas tome cuidado com os exageros, evite adicionar cor em todos os móveis, eletrodomésticos e paredes para não sobrecarregar sua cozinha. Uma dica é investir em ladrilhos coloridos ou estampados e contrabalancear com revestimento neutro no chão.

Imagem de uma cozinha decorada.

Os detalhes fazem toda a diferença em uma cozinha. (Fonte: Creatv Eight/ Unsplash.com)

Quais itens não podem faltar na decoração do banheiro?

Utilizamos algumas horas diárias com a higiene e cuidados pessoais como tomar banho, lavar o cabelo, escovar os dentes e outros. Portanto, o banheiro deve ser decorado com itens funcionais.

Em um banheiro não pode faltar um espelho, que pode ser pequeno, caso seja usado para refletir o seu rosto na hora de aplicar a maquiagem, escovar os dentes ou secar o cabelo, ou grande, para verificar o look.

Imagem de uma cozinha decorada.

O espelho é um dos elementos mais interessantes em um banheiro. (Fonte: House Method/ Unsplash.com)

Outro item interessante na decoração do banheiro é o suporte para shampoo e condicionador que oferece a praticidade de deixar esses itens próximos às mãos no momento do banho.

Você também pode apostar nas caixas organizadoras, que podem ser usadas para armazenar
toalhas de rosto ou banho, rolos de papel higiênico, produtos de higiene, beleza ou limpeza.

Colocar um ou dois vasinhos de flores adicionará charme à decoração do banheiro. Mas certifique-se de escolher plantas que se adaptem à falta de luz solar e umidade do banheiro.

O tapete aumenta o conforto térmico.

Você também pode adicionar um ou dois tapetes para aumentar o conforto térmico do ambiente, reduzir as chances de queda – você encontra modelos com revestimento antiderrapante – e adicionar beleza ao cômodo.

As cortinas de box também são bastante funcionais, pois protegem os móveis conta o excesso de umidade e impedem que a água se espalhe pelo chão do banheiro. Você encontra modelos em diferentes materiais, cores e texturas.

Os ganchos também não podem faltar na decoração do banheiro pois servem para acomodar toalhas de rosto e banho. Você pode escolher peças com acabamento prateado, dourado ou ouro rose.

Recomendamos que os objetos usados na decoração do banheiro sejam confeccionados em plástico, madeira ou aço inoxidável, pois esses materiais são mais resistentes à variação de temperatura e umidade.

Resumo

A decoração de interiores serve para organizar diferentes espaços e proporcionar o máximo de funcionalidade e beleza. Nesse exercício de criatividade, você consegue transmitir a personalidade dos moradores através da escolha das cores, móveis e objetos decorativos.

Pesquise, estude e ouse na decoração da sua casa ou apartamento. Mas busque o auxílio de um profissional se você não souber por onde começar.