Foto de uma mulher ruiva, de cabelos presos, se olhando no espelho e aplicando um produto na pele com o auxílio de um algodão.
Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

79Comentários coletados

Seja muito bem vindo ao ReviewBox Brasil! Sua presença é sempre uma boa surpresa. Hoje iremos falar sobre o demaquilante, cosmético capaz de remover totalmente a maquiagem da pele.

Muito utilizado no universo feminino, o demaquilante é um dos primeiros passos na hora da limpeza do rosto. Ele retira a maquiagem sem deixar nenhuma partícula para trás, e ainda colabora para higienização da face.

No guia de abaixo iremos conversar sobre tal produto de beleza em mais detalhes, te explicando suas funcionalidades e diferentes tipos. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • Os demaquilantes são produtos de beleza idealizados para limpeza profunda, principalmente no que diz respeito à maquiagem.
  • Eles podem ser encontrados em diferentes formatos: cremosos, líquidos (bifásico ou base óleo) e em lenços.
  • Além de remover a maquiagem, os demaquilantes também removem sujeiras e células mortas da pele.

Você também pode gostar:

Os melhores demaquilantes

Quando o assunto é cosmético, a dúvida é uma constante. Isso acontece pois existe uma infinidade de marcas e produtos sendo oferecidos, e nem sempre sabemos em qual podemos confiar para aplicar em nossa pele.

No caso do demaquilante, estamos sempre em busca daquele que não deixe o nosso rosto ressecado ou oleoso, e que cumpra com a sua função de remoção da make.

Para te ajudar nessa missão, selecionamos as quatro melhores opções do mercado:

Demaquilante bifásico Deep Clean Neutrogena

Outra interessante opção de demaquilante bifásico é o da Neutrogena, da linha Deep Clean. Ele garante remoção de 99% da maquiagem, inclusive aquelas que são à prova d’água.

Composto por extrato de jasmim, ele garante toque suave e cheirinho agradável à pele, além de ser hipoalergênico e testado oftalmologicamente.

Demaquilante Vult

O demaquilante da Vult é eficaz e preciso, ideal para quem busca facilidade para remover maquiagens de alta fixação. Ele garante rosto limpo e pele macia.

Além disso, é livre de óleos e possui algas marinhas e aloe vera em sua composição, ativos que promovem hidratação, suavidade e recuperação as fibras da pele. Demais, né?

Lenço Demaquilante Night Calming Neutrogena

Se você gosta da praticidade dos lencinhos demaquilantes irá gostar ainda mais dessa versão proposta pela Neutrogena.

O Calming Night além de garantir excelentes resultados na remoção da maquiagem, ainda libera um relaxante aroma de fragrância de camomila, que deixa a pele preparada para boa noite de sono.

Ele é capaz de demaquilar, limpar e ainda acalmar a pele, sendo perfeito para quem busca uma opção para rotina de beleza noturna.

Guia de compra

O uso do demaquilante é essencial pra quem usa maquiagem com frequência, afinal, trata-se de um produto importante para a saúde da pele.

No guia abaixo iremos explicar com mais detalhes quais são as suas vantagens e o impacto do seu uso constante.

Foto de uma mulher de roupão e toalha no cabelo, se olhando no espelho com leve sorriso no rosto e aplicando produto de beleza na região dos olhos, com um algodão.

O demaquilante é capaz de remover até mesmo maquiagens de alta fixação. (Fonte: Dmitriy Shironosov/ 123RF)

O que é exatamente o demaquilante?

O demaquilante é um produto de beleza de uso muito comum principalmente entre o público feminino. Trata-se de um cosmético capaz de remover toda maquiagem da pele, além de quaisquer outros tipos de impurezas.

Ele pode ser vendido em forma de líquido, creme ou de lenços, e em todas as formas ele age como um produto focado na limpeza. Não é caro e indica-se o uso diário.

Quais as vantagens do demaquilante

Limpar a pele ao final da dia é fundamental. Só assim você remove impurezas e o excesso de oleosidade, evitando cravos e espinhas, e permitindo a respiração dos poros.

O demaquilante é um desses produtos ao qual recorremos na hora da limpeza, especialmente se você estiver usando algum tipo de maquiagem ou produto facial, como protetor solar ou primer.

Ele possui grande capacidade de remoção de substâncias e é capaz de limpar até mesmo as maquiagens de alta fixação.

Trata-se de um produto simples de aplicar e que não agride o rosto, sendo que, em muitos casos, ele até age como hidratante.

Vale lembrar que existem também demaquilantes especiais para a região dos olhos, uma vez que delineadores e máscaras de cílios são de difícil remoção e pedem por produtos mais fortes.

Isso não significa que o facial não irá remover por completo a make dos olhos, apenas que em alguns casos os modelos especializados acabam sendo necessários e mais indicados.

De maneira geral, o demaquilante é conhecido por ser um produto bastante útil e eficaz, sendo indispensável mesmo nas rotinas de beleza mais simplistas.

Vantagens
  • Remove maquiagem com facilidade
  • Remove impurezas e células mortas
  • É barato
  • Não agride a pele
  • Alguns auxiliam na hidratação
Desvantagens
  • Em alguns casos se faz necessário o uso de um modelo especial para olhos
  • Alguns modelos podem aumentar a oleosidade da pele

Qual o melhor tipo de demaquilante?

É natural que você se questione sobre o melhor tipo de demaquilante, afinal, eles são vendidos em diferentes formatos como creme, líquido (bifásico ou base óleo) e em lenços.

Para sanar essa dúvida, iremos explicar separadamente o que cada um desses produtos tem a oferecer.

Demaquilante em creme

Quem tem pele ressecada irá se interessar pelo demaquilante em creme justamente por ele garantir uma hidratação extra ao rosto. Sua textura cremosa também promove maciez e suavidade à pele.

Ele é mais indicado à mulheres que não usam maquiagens tão pesadas no dia a dia, principalmente na região dos olhos, uma vez que não é o formato de demaquilante com potencial removedor mais intenso.

Demaquilante bifásico

O bifásico é um dos mais tradicionais, principalmente por ser indicado à todos os tipos de pele. Ele é um dos mais eficazes para remoção de makes pesadas e à prova d’água.

Uma vantagem interessante é que por não possuir base totalmente oleosa, ele garante uma pele sequinha ao final de sua utilização, sendo uma boa escolha pra quem quer fugir da oleosidade excessiva.

https://www.instagram.com/p/Bzb8VdaAOGv/

Demaquilante base óleo

O demaquilante base óleo pode não ser o melhor em questões de textura, mas definitivamente é muito eficaz para remoção de maquiagens de alta fixação, principalmente na região dos olhos.

Apesar de cumprir muito bem o que propõe, ele não é indicado para pessoas com peles oleosas, uma vez que tende a aumentar a oleosidade.

Demaquilante em lenços

Os lencinhos são os mais práticos e fáceis de usar, no entanto, não são os mais indicados para o uso diário. Isso porque eles não removem totalmente os resíduos e por vezes precisam de esfregação intensa, o que pode irritar sua pele a longo prazo.

Nesse caso, recomendamos que você sempre tenha os lencinhos na bolsa, para casos emergenciais – afinal, são super fáceis de transportar – mas prefira outras opções na sua rotina de beleza diária.

Creme Bifásico Base óleo Lenço
Tipo de pele indicado Ressecadas Todos os tipos Ressecadas Todos os tipos
Textura Cremosa Líquida (levemente oleosa) Oleosa Sólida
Intensidade da limpeza Média Alta Alta Baixa

Qual a diferença entre o demaquilante e a água micelar?

Muita gente confunde demaquilante com água micelar, e apesar de ambos terem algumas características bem semelhante, é importante dizermos que não se trata do mesmo produto.

Se você acompanhou nosso guia até aqui, já deve saber que a principal função do demaquilante é remover a maquiagem, inclusive aquelas de alta fixação e resistentes à água.

Como consequência, ele acaba sendo um produto que colabora para a limpeza da pele, removendo também impurezas e células mortas.

Já a água micelar funciona da maneira contrária, sua principal função é limpar a pele. Ela é constituída pelas micelas, partículas que agem como imãs e puxam toda impureza e oleosidade da pele.

Sendo assim, ela também acaba sendo uma boa saída para retirada de maquiagem, mas somente àquelas que não são à prova d’água e que possuem baixa fixação.

A água micelar é bastante indicada para peles super sensíveis, uma vez que é livre de parabenos, álcool e perfumes.

Demaquilante Água micelar
Finalidade Remover maquiagem Remover impurezas e células mortas
Remoção de maquiagem Alta Baixa
Indicação Variável, deve-se escolher o tipo mais indicado para o seu tipo de pele Peles sensíveis

Quanto custa e onde comprar um demaquilante?

A boa notícia é que o demaquilante não é um produto de custo alto. É possível que você compre este cosmético gastando pouco.

Em média, o preço de um bom demaquilante fica entre R$20 e R$40, sendo que os lencinhos podem ser até mais baratos que isso.

Por se tratar de um produtinho super conhecido no universo da maquiagem, encontrar uma boa opção de demaquilante não é tarefa difícil.

As lojas de cosméticos como a Sephora, a The Beauty Box, e a Época Cosméticos oferecem enorme variedade do produto em diferentes formatos.

Caso você busque um local de mais fácil acesso, pode ir até alguma farmácia de rede. Lá, você deve encontrar algumas opções, mas sem muita variedade.

Por fim, se você é do time da compra online, além dos próprios sites das marcas, você pode comprar batons na Amazon, na Beleza na Web e até no Mercado Livre.

Foto bastante focada em uma mão segurando um algodão que está em contato com a pele.

O demaquilante não agride a pele e ainda pode contribuir para a hidratação da mesma. (Fonte: Chezbeate/ Pixabay)

Critérios da compra: como comparar os modelos de demaquilantes

Antes de você bater o martelo sobre qual demaquilante será seu escolhido, te recomendamos prestar atenção em alguns fatores que podem fazer diferença em seu uso. Abaixo, pontuamos alguns deles:

A seguir, vamos explicar em detalhes cada um desses pontos.

Textura

É essencial que você escolha um demaquilante com uma textura que te agrade. Por exemplo, caso tenha pele muito oleosa, os demaquilantes com base óleo ou até mesmo os cremosos podem te causar incômodo.

É importante que você escolha uma opção que te deixará confortável e que permita à sua pele uma textura suave e macia, sem ressecá-la ou aumentar sua oleosidade.

Rendimento

O rendimento de qualquer produto de beleza é um ponto que deve ser levado em conta. Cosméticos costumam ser usados com muita frequência, e por isso é tão importante gastar de maneira consciente, fazendo a melhor escolha em questão de custo benefício.

No caso do demaquilante não é diferente. Antes de finalizar a compra, observe o tamanho da embalagem e quantidade de produto está disponível.

É interessante que você compre uma opção com bom rendimento, que valha o dinheiro que se está pagando e que não irá durar somente algumas semanas.

Hidratação

O foco do demaquilante não é a hidratação, isso nós já sabemos, porém, caso exista essa possibilidade, dê preferência à ela.

Algumas opções são dotadas de complexos vitamínicos, algas marinhas e até óleos naturais, o que pode acabar sendo uma saída ainda mais interessante para que busca uma pele macia.

Aroma

Por fim, nada mais gostoso do que uma pele cheirosa, né? Muitos demaquilantes tem um aroma bem gostoso, que colabora para a sensação de limpeza e bem estar. Vale a pena!

(Fonte da imagem destacada: Evgeny Atamanenko/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.