Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Neste artigo, vamos falar sobre um eletrodoméstico super útil para quem tem uma cozinha pequena ou mora em apartamento. Estamos falando do depurador de ar, que garante um ambiente mais agradável e livre de cheiros de comida.

Existem depuradores de diversos tipos, tamanhos, marcas e designs. Alguns são menores, para fogões pequenos, e outros maiores, para 6 bocas ou mais. Uma coisa que todos eles têm em comum é a capacidade de deixar sua casa livre de gorduras e fumaça. São, ainda, muito benéficos para a sua saúde e preservação dos móveis.

Aqui, vamos mostrar quais são as vantagens e desvantagens do produto e os melhores disponíveis no mercado. Além disso, falaremos também sobre a diferença entre depurador de ar, coifa e exaustor. Continue lendo para descobrir qual é o melhor tipo de depurador para suas necessidades!

Primeiro, o mais importante

  • Existem 3 tipos principais de eletrodomésticos destinados a purificar o ar da cozinha. Você vai saber quais são as diferenças entre o depurador de ar, a coifa e o exaustor e qual deles é melhor para você e sua casa!
  • O depurador de ar é indicado, principalmente, para ambientes pequenos. Se você mora em um apartamento com pouco espaço na cozinha, este aparelho será uma boa opção. Cada cozinha tem uma necessidade diferente. É necessário adquirir um depurador com capacidade de sucção suficiente para o ambiente!
  • Apesar de não ser totalmente essencial, o depurador de ar oferece muitas vantagens. Entre elas, estão a melhor qualidade do ar de sua casa. Sem a fumaça da comida e a gordura espalhada, sua saúde e seus móveis serão preservados.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores do mercado

Ter um depurador de ar para ir removendo a fumaça enquanto cozinha é uma maravilha. Quem tem em casa não abre mão de usar o seu. Se você busca por modelo para seu lar, selecionamos os 6 melhores do mercado. Confira no ranking abaixo:

1º – Depurador 4 Bocas 60cm DI61IX

Uma de suas grandes vantagens é que, além de depurador de ar, o modelo Suggar DI61IX Slim funciona como coifa. Com sua dupla filtragem, elimina a gordura e o odor ao mesmo tempo, deixando o ambiente mais limpo e saudável. É silencioso e conta com dupla filtragem. Um de seus filtros é feito de alumínio lavável, enquanto o outro possui carvão ativado.

Os consumidores elogiam a facilidade de uso do produto e o seu ótimo custo-benefício. Além disso, o eletrodoméstico possui um design moderno e discreto, combinando com diversos tipos de decoração.

2º – Depurador Electrolux 60cm DE60B

O depurador de ar DE60B da Electrolux é um dos mais populares no mercado. Isso provavelmente se dá pelo grande nome que a marca possui no Brasil e pelo seu preço econômico.

Ele possui dupla filtragem, com um filtro feito de material metálico e um filtro de carvão ativado. Ou seja, elimina a gordura, a fumaça e os odores indesejados. Por ser feito de aço, o produto não amarela, assim, sua cor fica preservada por mais tempo. Além disso, possui alta capacidade de sucção, com 3 velocidades disponíveis.

Para os consumidores do produto, algumas das vantagens desse depurador são seu funcionamento silencioso e sua fácil limpeza. Possui também uma luz indicadora, que indica se o produto está ligado, o que facilita na hora do uso.

3º – Depurador Electrolux 80cm DE80B

Ideal para fogões de 5 ou 6 bocas, o depurador de ar Electrolux DE80B possui 80cm. Sua alta capacidade de sucção e seu motor potente sugam mais o ar e proporcionam melhor eliminação dos odores. O aparelho é silencioso e conta com 2 lâmpadas embutidas para iluminar o fogão.

Entre suas vantagens estão a grade exaustora, o filtro metálico e o design moderno. A grade evita o acúmulo de gordura e facilita a limpeza, enquanto o filtro elimina a fumaça do ar. Além disso, possui função de depurador de ar e também exaustor.

4º – Depurador de Ar 3 Velocidades 80cm Colormaq

Um dos destaques do depurador de ar Colormaq Cook é que ele contém uma máscara de vidro. A fumaça é direcionada para dentro da grade captadora de ar, tornando o ambiente mais saudável para você e sua família.

Ele conta com uma super turbina, que elimina a fumaça com mais eficiência, e dupla filtragem. Além disso, é possível selecionar uma das 3 velocidades disponíveis. Duas luminárias também estão inclusas no produto.

5º – Depurador de ar 60cm 3 Velocidades Philco

O depurador slim PDR60I Philco é 2 em 1: funciona como depurador e também como exaustor. Para absorver melhor a gordura e a fumaça, ele possui 2 filtros. Por ter 60 cm de comprimento, é ideal para fogões de 4 bocas, pois o depurador precisa ser sempre maior em largura do que o fogão.

Possui 3 velocidades, se adequando para cada necessidade. Outro benefício desse depurador é que vem com uma lâmpada que ilumina a superfície do fogão na hora do cozimento. O cabo do depurador possui mais ou menos um metro, então é necessário ter uma tomada por perto.

6º – Depurador Coifa Slim 80cm

Mais um depurador de ar com 2 funções: o DI81PT da Suggar funciona como depurador e coifa. Além disso, ele possui alta capacidade de sucção e 3 velocidades disponíveis. O produto promete ser silencioso e consumir pouca energia.

Por ter 80 cm, é indicado para fogões de 5 ou 6 bocas, pois consegue cobrir larguras maiores. Esse modelo funciona sem saída de ar externa, ou seja, pode ser instalado tranquilamente em apartamentos.

Guia de Compra

Deixar a casa limpinha e cheirosa é o que todo mundo quer. Mas com frituras, nem sempre é fácil manter o bom aroma, especialmente na cozinha. Para solucionar esse problema, o depurador de ar é o equipamento ideal. Quer saber mais sobre ele?

Vamos trazer todos os detalhes para que você possa fazer a melhor compra. Continue com a gente!

Homem sorrindo usando avental fritando ovos em uma cozinha pequena.

Com um depurador de ar você pode fritar alimentos sem se preocupar com o cheiro. (Fonte: Antonio Diaz / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens do depurador de ar?

Quem possui cozinhas pequenas sabe: ao fazer uma refeição, o cheiro impregna em tudo que está próximo. Seja sofás, cadeiras estofadas, roupas ou armários. Ainda por cima, em muitos apartamentos, a cozinha fica ao lado da lavanderia. Isso significa que você nunca poderá deixar roupas limpas no varal enquanto cozinha, senão, pegarão cheiro de gordura.

O depurador de ar foi uma das soluções encontradas para acabar com esse problema. Ele ajuda a manter a cozinha e o restante da casa livre de odores, gordura e sujeira. Ou seja, você não precisa tirar as roupas do varal toda vez que quiser cozinhar alguma coisa.

Além disso, é ideal para ser instalado em espaços menores que não possibilitam a saída de ar.

Eles possuem filtragem primária e secundária. Isso significa que proporcionam dupla função. Em seu primeiro filtro, de alumínio ou inox, a gordura é filtrada, não conseguindo atingir móveis e roupas. No segundo filtro, de carvão ativado, a gordura e o cheiro são absorvidos pelo depurador.

Entre as desvantagens do eletrodoméstico estão a necessidade periódica de limpeza e manutenção. O filtro de carvão ativado precisa ser trocado de tempos em tempos. No entanto, alguns produtos são mais fáceis de limpar do que outros. Para sua comodidade, escolha sempre os que proporcionam maior facilidade de limpeza.

Vantagens
  • Casa mais limpa
  • Maior qualidade do ar
  • Preserva os móveis por mais tempo
Desvantagens
  • Necessidade de limpeza
  • Manutenção esporádica
  • Não são totalmente necessários

Levando em conta as desvantagens do produto, você pode pensar que os depuradores não são de extrema importância. Isso é verdade, porém, não adquirir um depurador pode diminuir a vida útil dos seus móveis.

Além disso, a qualidade do ar na sua residência ficará prejudicada, o que pode resultar em problemas respiratórios.

Portanto, podemos concluir que o custo-benefício do depurador de ar vale muito a pena, já que não custa tão caro. Ele é o eletrodoméstico purificador de ar que sai mais em conta no mercado.

Investir nesse produto pode aumentar a durabilidade de outros móveis e garantir mais qualidade de vida em sua casa.

Qual a diferença entre depurador de ar, exaustor e coifa?

Há 3 tipos de eletrodomésticos que ficam acima do fogão e auxiliam na melhoria de qualidade do ar na casa.

O depurador de ar é um deles, mas você também pode optar pela coifa ou pelo exaustor. Antes de escolher qual deles é ideal para suas necessidades, é preciso saber a diferença entre os 3 aparelhos.

O exaustor faz a troca do ar quente do ambiente pelo ar frio externo. A desvantagem desse aparelho é que não é adequado para todos os tipos de apartamento. Isso acontece porque o exaustor necessita de uma saída de ar. Além disso, possuem uma capacidade menor de limpar a gordura do ambiente.

Já a coifa – que pode ser tanto de parede como de ilha – pode funcionar tanto no modo exaustor como o depurador. Ou seja, expulsa o ar quente da cozinha e também captam a gordura. Porém, seus preços são mais elevados.

O depurador de ar é o mais indicado para cozinhas pequenas, pois não há necessidade de uma “chaminé”. Sua potência é um pouco inferior quando comparado às coifas e aos exaustores, porém, possui um preço mais acessível. Além disso, ele recicla o ar, retirando a gordura e maus odores.

Exaustor Coifa Depurador de ar
Vantagens Faz troca do ar e evita maus cheiros e fumaça Funciona como exaustor e depurador
e deixa o ar mais saudável
Indicado para cozinhas pequenas, recicla o ar e filtra a gordura
Desvantagens Potência inferior e não pode ser instalado em ambientes pequenos Preços elevados Necessita de limpeza frequente

Como podemos ver na tabela acima, o depurador de ar é a melhor opção para ambientes pequenos. Além disso, é uma alternativa mais acessível para não pesar no seu bolso.

Quanto custa?

O depurador de ar, entre os aparelhos que melhoram a qualidade do ar durante as refeições, é o mais acessível. Claro que, ainda assim, será necessário desembolsar uma certa quantia para garantir um melhor custo-benefício.

O custo desses eletrodomésticos costuma variar entre R$200 e R$500. Porém, sempre leve em consideração as características do produto para garantir que está fazendo um bom negócio. Investir uma quantia um pouco maior pode significar mais conforto por mais tempo.

O ideal é adquirir um depurador de ar que garanta maior facilidade de limpeza e tenha filtros de qualidade. Isso vai garantir que você precise fazer manutenções com menos frequência. Ou seja, mais praticidade para você e sua família cozinharem com tranquilidade.

Onde comprar?

Hoje em dia, há uma grande variedade de lojas físicas e online que disponibilizam o produto. Com uma busca rápida, você consegue encontrar os mais variados tipos de depurador de ar.

Se você prefere buscar o produto fisicamente, consegue encontrá-lo em várias lojas grandes. Alguns exemplos são Magazine Luiza, Extra e Ponto Frio.

Para adquirir um depurador de ar sem sair de casa é necessário apenas alguns cliques. Vários modelos estão disponíveis nos sites das lojas físicas e também na Amazon e nas Lojas Americanas. Além disso, você recebe o produto na porta de casa.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de depurador de ar

Se você chegou até aqui é porque provavelmente já se decidiu pelo depurador de ar. Porém, ainda há uma gama grande de tipos do eletrodoméstico que precisam ser avaliados. Algumas das características vão te ajudar a decidir qual é o modelo ideal para sua casa. Entre os itens a serem avaliados estão:

  • Medidas
  • Capacidade de sucção
  • Tipos de filtros
  • Design

Quer saber como decidir qual dessas características são mais adequadas para suas necessidades? Nós te ajudamos!

Medidas

Para garantir o perfeito funcionamento do depurador de ar, é necessário levar em consideração as medidas. Se seu fogão tiver 70cm de largura, por exemplo, um depurador de 60cm não será suficiente para sugar toda a fumaça.

No mercado, estão disponíveis 2 modelos de medidas do eletrodoméstico: 60cm e 80cm de largura. A primeira opção é mais indicada para fogões de 4 bocas. A segunda opção funciona para qualquer fogão, mas é usado, principalmente, em fogões de 5 ou 6 bocas, por cobrir toda a superfície.

Escolha sempre um depurador que tenha a largura maior do que o fogão, para garantir a qualidade do ar de sua casa. Se você escolher um modelo de 60cm para um fogão de 6 bocas, uma grande parte da fumaça pode escapar.

Capacidade de Sucção

A capacidade de sucção do depurador de ar é o volume de ar que o eletrodoméstico consegue absorver. Para garantir a qualidade do ar, escolhe sempre um produto com sucção potente.

Para saber qual é a sucção necessária para sua casa, é necessário fazer um cálculo. Você precisará medir sua cozinha, multiplicar as medidas (largura x profundidade x altura) e calcular esse valor vezes 10. A fórmula seria:

(Largura x profundidade x altura) x 10 = Necessidade mínima de sucção do depurador de ar.

Se, por exemplo, sua cozinha tiver uma área de 3m x 2m x 2m, o total será 12. Multiplicando por 10, fica 120. Ou seja, o mínimo de capacidade de sucção do depurador de ar deve ser 120m³/h.

Porém, se você faz muita fritura em casa, vale a pena adquirir um aparelho mais potente. Aparelhos com alta capacidade de sucção costumam sugar 390m³/h. Escolha sempre um número acima do seu cálculo para garantir o funcionamento ideal do depurador.

Tipos de filtro

Em entrevista para a Casa Abril, Riccardo Bianchi, diretor da Tramontina, explicou que os depuradores de ar costumam vir com 2 tipos de filtros. Um deles, é o filtro metálico ou manta sintética, e o outro de carvão ativado.

Riccardo BianchiDiretor da Tramontina

“A maioria dos produtos têm um filtro metálico ou uma manta sintética, responsáveis por reter a gordura, e outro de carvão ativado, usado apenas na depuração, a fim de eliminar os odores.”

O metálico pode ser apenas lavado, mas o segundo necessita de troca periodicamente. Antes de escolher seu depurador, verifique se o tipo de filtro usado é fácil de encontrar no mercado. Para quem faz frituras com frequência, o indicado é trocá-lo a cada 6 meses. Por isso, é importante que o filtro seja encontrado com facilidade.

Outra coisa a ser levada em conta é o preço do filtro. Pesquise antes de realizar a compra para garantir que a troca periódica estará dentro do seu orçamento. Fazer a troca do filtro no tempo indicado é essencial para garantir o funcionamento pleno do eletrodoméstico.

Design

Depois de verificar as configurações técnicas, está na hora de pensar no visual! Adquirir um depurador de ar que combine com o design da sua cozinha vai garantir não só a limpeza do ar como a beleza da decoração.

No geral, os depuradores, coifas e exaustores costumam deixar as cozinhas com uma decoração mais moderna. Inclusive, esse é um dos pontos mais elogiados pelos consumidores desses produtos.

Os depuradores estão disponíveis, principalmente, em 3 cores: branco, preto e prateado. Além disso, existem em diversos modelos. A maioria deles é mais simples, porém, alguns contêm duto estético que dão um toque adicional na decoração do ambiente.

(Fonte da imagem destacada: ginsburgconstruction / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
21 Voto(s), Média: 4,05 de 5
Loading...