Imagem de um cabelereiro aplicando shampoo desamarelador em uma mulher loira.
Ultima atualização: 27 de março de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

79Comentários coletados

Quem é loira sabe que quando os fios adquirem aspecto amarelado ou alaranjado, está na hora de aplicar um desamarelador de cabelo para suavizar essas nuances e reconquistar o tom desejado.

O desamarelador de cabelo é um dos cosméticos utilizados na manutenção do cabelo loiro – natural ou quimicamente tratado – mas é preciso saber como aplicá-lo corretamente, com que frequência utilizar e quais são os resultados esperados. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • O desamarelador de cabelo pode ser utilizado por quem tem o cabelo loiro natural, coloridos, descolorido, com mechas, luzes ou fios grisalhos. O produto neutraliza o tom amarelado ou alaranjado das madeixas.
  • Diversos cosméticos atuam como desamarelador de cabelo: Shampoo, condicionador, máscara de tratamento, ampola, leave-in, sérum, entre outros. Combine produtos da mesma linha para resultados efetivos.
  • É importante mencionar que o temido tom amarelado ou alaranjado no cabelo loiro pode ser resultado de um erro cometido pelo colorista, nesse caso, o desamarelador de cabelo não consegue corrigir o problema.

Você também pode gostar:

Os melhores cosméticos desamareladores de cabelo: Os favoritos da redação

Você encontra inúmeros cosméticos com efeito desamarelador de cabelo nas prateleiras das farmácias e perfumarias. Selecionamos alguns dos melhores cosméticos com essa proposta no ranking abaixo, confira:

O desamarelador de cabelo recomendado por especialistas

O shampoo desamarelador da L’Óreal Professional é indicado para neutralizar o tom amarelado de cabelos loiros naturais, descoloridos, coloridos, com mechas, luzes ou grisalhos. Esse produto é dois em um, pois atua como desamarelador e matizador. A fórmula é rica em antioxidantes e conta com tecnologia de proteção do brilho.

O desamarelador de cabelo mais pigmentado

O desamarelador de cabelo da Alta Moda é um dos preferidos das louras, pois é bastante pigmentado – neutraliza fios amarelados e alaranjados – e possui textura balanceada. Esse kit conta com shampoo e máscara de tratamento. Recomenda-se um tempo de pausa de cinco minutos para o shampoo e 10 minutos para a máscara de tratamento.

Um desamarelador de cabelo com efeito progressivo

Para quem deseja um desamarelador de cabelo com efeito suave, recomendamos o shampoo desamarelador Amend. O produto possui pigmento violeta que ajuda a neutralizar o tom amarelado, extrato de camomila que ajuda a realçar o brilho do cabelo colorido ou descolorido e é livre de sal, portanto não resseca o cabelo. Esse shampoo não possui efeito clareador.

Um desamarelador de cabelo turbinado

A ampola desamareladora da Lokenzzi neutraliza os tons indesejados enquanto reconstrói, hidrata, nutre, repõe a massa capilar e devolve o brilho a cabelos descoloridos, coloridos ou grisalhos. O produto é dose única, aplique, massageie, deixe agir por cerca de cinco minutos e enxágue.

Guia de Compra

Cosméticos com pigmento violeta ou azulado, como shampoo, condicionador e máscara de tratamento prometem desamarelar e desalaranjar o cabelo loiro natural, colorido ou descolorido.

Para aproveitar ao máximo os benefícios do desamarelador de cabelo, você deve aprender a utilizar o cosmético corretamente e escolher um produto adequado às características do seu cabelo. Saiba mais sobre o assunto neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher usando shampoo roxo.

O desamarelador de cabelo deve ser utilizado na manutenção da coloração. (Fonte: Anetlanda/ 123RF.com).

O que é um desamarelador de cabelo e quais os benefícios do produto?

Após a coloração ou descoloração, o cabelo loiro tende a desenvolver uma aparência amarelada ou alaranjada com o decorrer das semanas.

Isso ocorre devido a uma reação química chamada oxidação, mas outros aspectos influenciam no amarelamento das madeixas como tonalidade natural do cabelo, desgaste da coloração, exposição solar, entre outros.

O desamarelador anula tons amarelados.

O desamarelador de cabelo possui pigmento roxo ou azul que tende a anular tons amarelados ou alaranjados do cabelo loiro natural, descolorido, colorido, com mechas, luzes ou fios grisalhos.

Além de eliminar as nuances indesejadas, o produto revitaliza as madeixas, restaura o movimento e brilho naturais do cabelo, recupera a umidade e suavidade das madeixas e muito mais. Sua ação é gradativa e o produto não clareia os fios.

Diversos cosméticos atuam como desamarelador de cabelo: Shampoo, condicionador, máscara de tratamento, ampola, sérum e leave-in – desde que contenham pigmento azul ou violeta.

Conheça as principais vantagens e desvantagens do desamarelador de cabelo na tabela abaixo:

Vantagens
  • Neutraliza tons amarelados ou alaranjados de cabelos claros
  • Diferentes apresentações: Shampoo, condicionador, máscara de tratamento, ampola, leave-in e sérum
  • Pode ser usado uma vez por semana ou a cada quinze dias
  • Não interfere na cor do cabelo
Desvantagens
  • Pode manchar o cabelo se utilizado da maneira incorreta
  • Não neutraliza tom esverdeado
  • Não corrige tons indesejados, apenas neutraliza essas nuances

Como usar um desamarelador de cabelo?

Algumas mulheres não usam o desamarelador de cabelo por medo de manchar os fios. Mas aplicar o produto da maneira correta e deixá-lo agir pelo tempo certo minimizam qualquer risco de manchar os fios.

Os erros mais comuns são utilizar o desamarelador de cabelo todos os dias ou sempre que lavar o cabelo, deixar o produto agir por mais tempo do que o necessário ou aplicar o cosmético no cabelo seco.

Imagem de uma mulher loira.

Ao aplicar corretamente o desamarelador, não há qualquer risco de o produto manchar o cabelo. (Fonte: Daniel Corneschi/ Unsplash.com)

Antes de usar o shampoo desamarelador, lave o cabelo com um shampoo adstringente para deixar o couro cabeludo e fios bem limpos e as escamas abertas – para garantir a aderência dos pigmentos.

Aplique o shampoo desamarelador, deixe-o agir por alguns minutos e enxágue. Depois aplique a máscara desamareladora e deixe agir por cerca de dez minutos. Finalize com o condicionador desamarelador.

A frequência de uso depende da quantidade de vezes na semana que você lava o cabelo. Se você higieniza as madeixas todos os dias, pode utilizar o desamarelador de cabelo uma vez a cada sete dias. Se você lava a cada dois dias use o produto com intervalo de 10 ou 15 dias.

Imagem de uma mulher loira.

Aposte no desamarelador de cabelo para manter os fios bonitos. (Fonte: Milena Alicia/ Pexels.com)

Quais são as diferenças entre o desamarelador de cabelo e o matizador?

O desamarelador de cabelo, seja shampoo, condicionador, máscara ou ampola de tratamento, consegue apenas neutralizar tons amarelados ou alaranjados, pois é menos concentrado.

Já o matizador de cabelo, além de neutralizar esses tons indesejados, consegue modificar ou intensificar a tonalidade do cabelo, alterando a matiz - diferentes tons de uma mesma cor.

Se você deseja evitar que os fios adquiram esses tons indesejados, deve utilizar um desamarelador de cabelo regularmente. Mas se você deseja corrigir um amarelado ou alaranjado intenso, aposte em um matizador.

Conheça todas as diferenças entre esses produtos na tabela abaixo:

Desamarelador Matizador
Efeito esperado Neutralizar os tons indesejados Neutralizar tons indesejados, modificar ou intensificar a cor do cabelo
Corrige quais tonalidades? Tons amarelados e alaranjados Tons amarelados, alaranjados e esverdeados
Para quem é indicado? Quem deseja revitalizar a cor Quem deseja corrigir a cor
Aplicação Deve ser feita em casa Deve ser feita no salão de beleza
Frequência de uso Semanal ou quinzenal A cada 15 dias, no mínimo
Resultado Progressivo Imediato

Recomendamos que você procure um cabelereiro de confiança para que ele possa orientar sobre o melhor método para o seu cabelo. Além disso, sugerimos que você realize um teste de mecha para assegurar que o produto escolhido é seguro para a sua saúde.

Somente as loiras podem usar o desamarelador de cabelo?

Embora seja um produto destinado às mulheres com cabelos claros ou grisalhos, o desamarelador de cabelo também pode ser usado por mulheres de cabelos médios ou escuros, pois o produto suaviza reflexos avermelhados, acobreados, amarelados ou alaranjados do cabelo castanho natural ou tingido.

É importante ressaltar que o desamarelador de cabelo não altera a tonalidade do cabelo – nem dos loiros – apenas elimina reflexos indesejados. Vale mencionar que os efeitos são mais suaves do que nos cabelos claros.

Critérios de compra: Encontre o melhor desamarelador de cabelo do momento

Nenhuma mulher quer ver o cabelo alaranjado ou amarelado ao olhar no espelho, não é mesmo? Para neutralizar nuances indesejadas, você deve utilizar um desamarelador de cabelo. Para escolher o produto ideal, considere os seguintes critérios de compra:

Vamos detalhar esses critérios abaixo, depois é só escolher o melhor desamarelador de cabelo e ficar ainda mais bonita.

Produto

Você encontra diversos cosméticos indicados para desamarelar o cabelo como shampoo, condicionador, máscara de tratamento, ampola, leave-in e sérum. Recomendamos que você invista na linha completa de produtos se deseja conquistar um cabelo saudável e bonito – utilize produtos da mesma marca.

No entanto, se você só puder investir em um produto, recomendamos que compre o shampoo desamarelador, pois o cosmético pode ser utilizado da raiz às pontas do cabelo e você pode finalizar com máscara de tratamento e condicionador comuns. Mas lembre-se que o shampoo desamarelador não substitui o shampoo convencional.

Pigmento roxo ou azul

Você encontra o desamarelador de cabelo em diferentes tonalidades. Alguns cosméticos possuem pigmento azul enquanto outros possuem pigmento roxo – independentemente da tonalidade, vale a pena investir em um cosmético com pigmentos hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água.

O pigmento azul é o que melhor neutraliza o tom alaranjado, pois é a cor oposta na escala cromática. Já o pigmento roxo neutraliza o amarelado mas não faz efeito no alaranjado.

Imagem de uma mulher loira.

A tonalidade do pigmento determina a finalidade do produto. (Fonte: Valerie Elash/ Unsplash.com)

Componentes

No processo de coloração ou descoloração, o cabelo perde muito mais do que a melanina. A perda de proteínas, vitaminas e aminoácidos danifica a estrutura do cabelo e causa perda de massa capilar.

Por essa razão, ao comprar um desamarelador de cabelo, é importante analisar os componentes da fórmula do produto e escolher o cosmético que forneça mais nutrientes para o cabelo. Os principais componentes são:

  • Aminoácidos para reconstruir a estrutura dos fios.
  • Antioxidantes para retardar o processo de oxidação das madeixas.
  • Extrato de flores ou frutas utilizados como pigmentos naturais.
  • Vitaminas para recuperar a maciez, brilho e balanço dos fios.

Marca

Mulheres loiras sabem da importância de investir em bons cosméticos de tratamento para cuidar das madeixas claras. Os melhores produtos utilizados para desamarelar o cabelo estão listados abaixo:

  • Silver da L’Óreal Professional
  • Invigo Blonde Recharge da Wella
  • Shampoo desamarelador da Amend
  • Blond Bioreflex da Bio Extratus
  • Realça Cor da Siáge by Eudora
  • Shampoo desamarelador da Alta Moda
  • Yellow Off da Yenzah
  • Platinum Blond da Forever Liss
  • Silver, Violet Action da C.Kamura
  • Silver Savior da Keune
  • Silver Touch da Viscaya

(Fonte da imagem destacada: Tetiana Tychynska/123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.