Imagem mostra uma pessoa colocando uma peça de madeira em uma desengrossadeira.
Ultima atualização: 12 de junho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

43Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você trabalha com marcenaria ou outras atividades que envolvam madeira, ter uma desengrossadeira pode facilitar muito a sua vida! No artigo de hoje, traremos todas as informações que você precisa para acertar na compra dessa fantástica ferramenta!

Como o nome já diz, uma desengrossadeira serve para diminuir a espessura de uma peça de madeira. Ela confere não só uma cara muito mais profissional aos trabalhos, como também torna o serviço muito mais ágil. Curioso para saber mais? Leia atentamente as próximas linhas do nosso artigo!




Primeiro, o mais importante

  • A desengrossadeira é a ferramenta responsável por deixar peças de madeira com medidas perfeitas para o acabamento final e o uso em marcenaria ou artesanato.
  • Não se deve confundir desengrossadeira com desempenadeira, outra ferramenta parecida e também bastante usada por profissionais que trabalham com madeira.
  • Antes de comprar a sua desengrossadeira, preste atenção nas dimensões da boca: Você precisa saber se a ferramenta consegue cortar as peças de madeira que costuma usar.

Você também pode gostar:

As melhores desengrossadeiras: Nossa opinião

Algumas das melhores marcas de ferramentas, produtos para artesanato ou para marcenaria fabricam ótimos modelos de desengrossadeiras. Como a escolha pode ser muito difícil, preparamos uma pequena lista com alguns dos melhores!

Uma desengrossadeira portátil e profissional

Reconhecida como marca favorita de muitos profissionais, a DeWalt capricha em sua desengrossadeira: O modelo é robusto e eficiente, com quatro colunas de aço com ação simultânea e dois roletes que tracionam a madeira na entrada e na saída. Além disso, há duas alças para transporte. A potência é de 1800 W.

A desengrossadeira versátil e eficiente

Ideal para o uso tanto em madeiras duras, como macias, a plaina desengrossadeira PDL-1300 da Lynus é muito versátil. Ela chega a 2000 W de potência, 8000 rotações por minuto e tem capacidade de largura máxima de 33 centímetros. Além da robustez, também oferece ótimos recursos de segurança.

Para quem quer um ótimo modelo de marca confiável

Outra das principais marcas de ferramentas, principalmente na área de marcenaria, é a Gamma. Ela oferece aqui uma plaina desengrossadeira de altíssimo nível, com 1500 W de potência e 9000 rotações por minuto, além de largura máxima de 31,8 centímetros. A assistência técnica e a quantidade de itens extras são diferenciais.

Guia de compra

Será que você realmente precisa de uma desengrossadeira? Quais benefícios ela pode trazer para o seu trabalho? Que diferenças tem em relação a outras ferramentas similares?

Chegamos ao nosso guia de compra e traremos respostas para as dúvidas mais comuns sobre desengrossadeiras!

Imagem mostra um senhor colocando uma tábua em uma desengrossadeira.

A desengrossadeira é fundamental para o trabalho de marceneiros. (Fonte: Kyryl Gorlov/ 123rf.com)

O que é uma desengrossadeira e para que ela serve?

Uma desengrossadeira é uma ferramenta da família das plainas, ou seja, para trabalho de precisão com madeira. Devido à dificuldade das funções que exerce, ela funciona na esmagadora maioria das vezes por eletricidade.

Como o nome já sugere, uma desengrossadeira tem o desengrosso da madeira como sua principal função. Em muitos trabalhos de marcenaria, carpintaria, artesanato ou outras áreas, é preciso reduzir muito a espessura da peça para que ela seja ideal para o trabalho. Essa capacidade faz da ferramenta tão importante.

Além de desengrosso, a desengrossadeira também permite a execução de atividades como desbaste, branqueamento e nivelamento de madeira natural. A ferramenta pode se tornar a melhor amiga do marceneiro ou do artesão caso haja habilidade suficiente para manuseá-la!

foco

Você sabia que as plainas, como a desengrossadeira, já eram usadas por civilizações muito antigas da humanidade? Afinal, a carpintaria foi uma das primeiras profissões estabelecidas!

Os primeiros registros de plainas foram encontrados nas ruínas da cidade italiana de Pompéia, destruída por uma erupção do Vesúvio no ano de 79 d.C. A partir dos romanos, essa ferramenta já foi espalhada ao redor da Europa e, depois, do mundo!

Desengrossadeira ou desempenadeira?

Uma ferramenta muito similar à desengrossadeira é a desempenadeira. Para que não exista nenhum tipo de confusão, é preciso explicar com detalhes o que as faz diferentes.

Quando se pega uma peça bruta de madeira para trabalhar, é comum que ela seja torta e irregular em sua estrutura. Diz-se, então, que ela está “empenada”. E a desempenadeira tem a capacidade de eliminar essas irregularidades.

Colocamos a madeira em uma desempenadeira, portanto, para que ela fique plana em suas superfícies, mas ela tem uma estrutura que permite a eliminação de irregularidades, e não um corte uniforme.

O corte uniforme é exatamente o que a desengrossadeira oferece: Ela transforma uma peça de madeira já regular em uma menor ao reduzir as suas dimensões. Por isso, é usada uma fase após a desempenadeira.

Com muito esforço, você pode usar a desengrossadeira também para desempeno, mas o ideal é que você tenha as duas ferramentas.

Confira na tabela abaixo a comparação entre os dois tipos de plainas:

Desengrossadeira Desempenadeira
Função principal Diminuir de maneira uniforme as dimensões da peça Eliminar irregularidades na forma da peça
Forma de funcionamento Acompanha a estrutura da peça, seguindo a madeira Corta em formato reto, seguindo uma direção
Alimentação Principalmente elétrica Principalmente manual

Quais as vantagens de uma desengrossadeira?

Para quem trabalha com madeira, ter peças retas, precisas e nas dimensões corretas é indispensável. É claro que há outras formas de chegar em um resultado final aceitável, porém, elas são muito mais demoradas e trabalhosas.

A desengrossadeira faz com que o redimensionamento da madeira aconteça com perfeição.

A desengrossadeira é a ferramenta desenvolvida exatamente para fazer essa redução de dimensões de uma peça. Ela permite que o tamanho final de cada uma das medidas seja pré-definido e que o corte seja feito com absoluta perfeição.

Além de ser uma ferramenta potente e durável, que certamente aguenta muitos anos de atividade, ela é essencial em oficinas e marcenarias que precisam de agilidade no trabalho. Quanto maior a demanda, sem dúvidas é maior a necessidade de uma desengrossadeira.

Os pontos negativos são o preço muito elevado e a possibilidade do serviço ser feito de outras formas, mesmo que muito mais demoradas.

Veja na tabela abaixo as principais vantagens e desvantagens dessa ferramenta:

Vantagens
  • Torna a confecção de peças de madeira muito mais rápida
  • Tem absoluta precisão no redimensionamento das peças
  • É muito durável
  • Tem potência e capacidade para diversos tipos de madeira
Desvantagens
  • Preço bastante elevado
  • Serviço pode ser realizado de outras formas mais trabalhosas

Para quais serviços é indispensável o uso de uma desengrossadeira?

Já mencionamos que, se você trabalha com madeira, provavelmente precisará de uma desengrossadeira. Mas, afinal, em quais serviços a ferramenta é realmente essencial?

  • Artesanato: O trabalho com artesanato em madeira precisa de cortes precisos e peças em dimensões perfeitas. Assim, o acabamento será atraente e bonito o bastante. Apenas a desengrossadeira pode oferecer o perfeccionismo exigido pela atividade.
  • Marcenaria: A produção de móveis e demais objetos domésticos também pede pela precisão nos cortes, afinal, para se sustentar e ser durável uma peça deve ter dimensões exatas. Com a desengrossadeira, isso se torna muito mais fácil.
  • Construção: É comum na construção o uso de vigas de madeira ou a construção de decks ou estruturas similares. Mais uma vez, para que as dimensões ideais sejam atingidas, a desengrossadeira se faz plenamente necessária.

Qualquer atividade que necessite de peças de madeira em tamanhos precisos, pede por uma boa desengrossadeira!

Como usar uma desengrossadeira?

Desengrossadeiras podem ser máquinas bastante grandes e barulhentas, quando indicadas para peças maiores, ou portáteis. De uma forma ou de outra, existem algumas instruções básicas que devem ser seguidas.

Lembre-se sempre de respeitar as dimensões da boca da desengrossadeira, tanto em largura, quanto em altura. Em seguida, faça a regulagem dos tamanhos finais que as peças devem ter. Com tudo pronto, cada tábua pode ser passada pela ferramenta separadamente, alcançando os resultados desejados.

Para que você tenha uma plena noção do uso das desengrossadeiras e seus pormenores mais difíceis, selecionamos um vídeo do canal Adílson Pinheiro, no Youtube, que demonstra cada passo com bastante detalhamento:

Quanto custa e onde comprar uma desengrossadeira?

As desengrossadeiras portáteis podem ser encontradas em uma ampla faixa de preços que vai desde R$ 1.200 até R$ 3.000. A potência, as dimensões e a robustez são os fatores que mais influenciam nessa variação.

Lojas especializadas em ferramentas e em artigos para marcenaria podem ter ótimos modelos de desengrossadeira. Você também pode fazer a sua compra pela internet, especialmente na Amazon brasileira. Confira ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores que ajudam na escolha de uma desengrossadeira

O próximo passo desse artigo é ajudar na escolha do modelo ideal de desengrossadeira. Para que você possa tomar a decisão correta, selecionamos quatro critérios técnicos:

Abaixo, falamos com mais detalhes sobre cada um deles!

Potência

Pelo trabalho pesado que fazem, as desengrossadeiras precisam ter uma potência considerável. É comum que elas apresentem pelo menos 1500 W, com esse número subindo bastante de acordo com o porte e com a capacidade da ferramenta.

Se você precisa de muita agilidade no trabalho, se tem uma grande demanda ou se usa peças maiores e mais pesadas, opte por uma desengrossadeira de maior potência. Caso contrário, os modelos com números inferiores no quesito já são suficientes para a realização de um bom serviço.

Imagem mostra uma peça de madeira em uma desengrossadeira.

Quanto maior a quantidade de trabalho, mais a desengrossadeira deve ser potente. (Fonte: 129760060/ 123RF)

Dimensões de passagem

Quais são as dimensões das madeiras que você costuma cortar? De que tamanho elas precisam ficar? Essas são provavelmente as questões mais importantes a serem respondidas para a escolha da desengrossadeira ideal.

Você deve ficar atento às dimensões suportadas de altura e largura da desengrossadeira.

A boca da desengrossadeira é por onde as peças de madeira passam para ser cortadas. Ela tem dimensões de altura e de largura, sendo que outras tábuas maiores exigem uma ferramenta também maior. Você deve ficar extremamente atento a esses números.

Não existe como forçar uma tábua maior para passar em uma desengrossadeira que não a suporte. As dimensões de passagem são sempre especificadas nos dados sobre a ferramenta e você deve compará-las com as das peças que costuma cortar antes de efetuar a compra.

Itens extras

Para seu perfeito funcionamento, a desengrossadeira pede por alguns itens extras. Quanto maior o número deles que já venha junto com a ferramenta no momento da aquisição, mais praticidade e economia você terá no processo.

Dentre o que pode vir junto com uma desengrossadeira, destacamos chaves fixas, chaves hexagonais, adaptador para aspiração, correia extra, condutor para a madeira e orientação de regulagem. Quanto mais estiver presente, melhor!

Recursos extras

Nada como uma ferramenta com muitos recursos extras para te ajudar, não é mesmo? No caso das desengrossadeiras, há alguns que são muito importantes. Principalmente, aqueles relacionados à segurança.

Travas de segurança, sistemas de interrupção de trabalho e rolamentos especiais para a inserção da madeira tornam a desengrossadeira muito mais segura. Também é importante notar a portabilidade, com alças extras que ajudam a levar a sua ferramenta de um lugar a outro.

Por fim, algumas desengrossadeiras ajudam também na limpeza, trazendo sistemas que aspiram e recolhem as lascas cortadas de madeira. Mais praticidade na sua vida!

(Fonte da imagem destacada: belchonock/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.