Ultima atualização: 13 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

21Horas investidas

8Estudos avaliados

65Comentários coletados

Desta vez vamos falar sobre desodorante, um acessório essencial para a higiene pessoal. Nós lhe informaremos sobre suas principais características e o que você deve levar em conta antes de comprá-lo.

Ao longo do artigo nós lhe informaremos sobre os diferentes tipos de desodorantes e suas características mais importantes para que você possa compará-los. Nós também lhe diremos quais são as marcas mais vendidas no mercado e os diferentes custos.

Nosso principal objetivo é que você conheça os aspectos mais relevantes sobre este produto para que você possa fazer a melhor escolha de compra de acordo com seus interesses e necessidades. Fique até o final, o que será de grande ajuda!




O mais importante

  • Os desodorantes são um produto composto de substâncias sintéticas que atuam sobre maus odores causados pela transpiração. Há também os antitranspirantes, que têm um efeito mais profundo e mais duradouro.
  • Existem diferentes tipos de desodorantes, caracterizados principalmente por seus formatos, texturas e modos de uso. As mais comuns são spray, roll-on, stick, creme ou gel.
  • Há certos fatores que você deve levar em conta antes de escolher o desodorante mais adequado para você: por exemplo, qual é a diferença entre um desodorante comum e um antitranspirante, e seus possíveis efeitos adversos, entre outros aspectos.

Desodorantes: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre desodorantes

Este guia de compras foi elaborado para aconselhá-lo sobre o produto que você está pensando em comprar, então nós lhe diremos o que são desodorantes, para que servem e quais são suas principais vantagens. Nós também lhe falaremos sobre os aspectos não tão benéficos deste produto.

Os antitranspirantes são adequados para pessoas que transpiram muito. (Foto: dolgachov / 123rf.com)

O que são desodorantes e quais são seus benefícios?

Desodorante é um produto composto principalmente de álcool, ácido bórico e formaldeído. Estas substâncias atuam sobre o mau cheiro gerado na pele pela transpiração, principalmente nas axilas.

Os desodorantes vêm em diferentes formatos e modos de uso. Os mais comuns são spray, roll on, stick e creme (ou gel), que diferem uns dos outros em sua textura, cheiro, duração e intensidade, assim como sua composição química.

A principal vantagem dos desodorantes é que eles eliminam o mau cheiro na pele, gerando uma sensação de frescor e limpeza. Os antitranspirantes, compostos de alumínio e sulfatos, também bloqueiam total ou parcialmente a transpiração para que o odor não reapareça.

Vantagens
  • Eliminam o mau cheiro
  • Têm um perfume agradável
  • Dão uma sensação de frescor
  • Os antitranspirantes eliminam o suor
  • São práticos de transportar em sua bolsa N
Desvantagens
  • Contêm produtos químicos
  • Alguns causam irritação
  • São prejudiciais ao meio ambiente
  • Algumas mancham a roupa
  • Podem causar alergias

Spray, desodorantes roll-on, stick ou creme?

Existem quatro tipos de desodorantes: spray, roll on, stick e creme. Vamos descrever as principais características de cada um deles para que você possa compará-los e escolher o mais adequado para você de acordo com suas necessidades.

Spray: Os desodorantes spray, ou desodorantes aerosol, funcionam como atomizadores que vaporizam seu conteúdo na pele, deixando-a mais fresca e perfumada. Eles têm uma forma cilíndrica com um botão na ponta, que é pressionado para liberar o vapor.

Estes desodorantes também são usados como perfumes ou colônias para uso diário, devido às suas fragrâncias variadas e intensas. Em alguns casos eles podem causar queimadura, irritação ou secura na pele, então o ideal é escolher um que não contenha álcool.

Roll on: Os desodorantes Roll on geralmente vêm em pequenos recipientes que têm uma meia esfera giratória na ponta que se espalha sobre a pele. Sua aplicação é simples e graças ao seu pequeno tamanho são muito práticos de transportar em sua bolsa, bolsa ou mochila.

Estes desodorantes geralmente vêm com e sem perfume, e proporcionam uma sensação imediata de frescor quando aplicados, graças à sua textura úmida. Por causa de sua textura, eles também podem manchar as roupas, então é melhor comprar uma de secagem rápida.

Stick: O bastão desodorante tem um bastão compacto no final que é aplicado diretamente na pele, hidratando-a automaticamente. Uma grande vantagem deste sistema é que ele não seca como o rolo, então ele é sempre hidratado.

Creme: Desodorantes em creme ou gel são potes que têm uma substância cremosa dentro que é aplicada nas axilas como se fosse um creme hidratante para a pele. Eles são uma opção muito boa para pele seca por causa de suas propriedades hidratantes.

Spray Continuar Stick Creme
Textura Aerosol-etéreo Líquido-húmido Líquido-húmido Creamy-thick
Secagem Rápido Semi-rápido Semi-rápido (mais rápido que rolar) Lento
Duração Curta Intermediário a longo prazo Longo Longo

Critérios de compra

Nesta última seção, nós lhe diremos quais são os fatores mais importantes a considerar antes de escolher o desodorante perfeito para você. É importante que você preste atenção a todos os detalhes para fazer a melhor escolha de compra.

Desodorante ou antiperspirante

É importante que você conheça as diferenças entre desodorante e antitranspirante antes de comprar, pois ambos têm funções diferentes. Abaixo nós lhe diremos quais são as principais características de cada um deles.

Desodorantes. Eles são usados para eliminar o mau cheiro causado pelas bactérias que se alojam na pele, especialmente nas axilas, devido à transpiração. Eles não param de suar, mas oferecem uma fragrância agradável, em alguns casos por até 12 horas de cada vez.

Antiperspirantes. Eles agem diretamente sobre a transpiração, impedindo o reaparecimento de bactérias causadoras de odor na pele. Seu efeito é mais duradouro que os desodorantes, mas eles são compostos de sulfatos e alumínio, considerados tóxicos por alguns especialistas.

Os desodorantes têm perfumes sintéticos para reduzir o odor, e os antiperspirantes têm componentes antibacterianos. Se você não suar muito, o primeiro vai funcionar bem; caso contrário você deve optar por antitranspirantes.

O desodorante é essencial para a higiene pessoal. (Foto: belchonock/ 123rf.com)

Toxicidade

Enquanto os antitranspirantes são os mais suspeitos em termos de toxicidade, os desodorantes também contêm certos compostos químicos que são considerados contraproducentes para a saúde. Entretanto, as opiniões estão divididas sobre o assunto.

Abaixo está uma lista dos principais compostos antiperspirantes e suas principais características, para que você possa avaliar suas particularidades antes de fazer sua escolha de compra.

Alumínio . Os sais de alumínio em antitranspirantes têm a função de entupir as glândulas sudoríparas, evitando assim que o corpo regule sua temperatura natural. Muitos especialistas associam o uso de antitranspirantes ao desenvolvimento do câncer de mama.

Deve-se notar que o alumínio também é encontrado na água, no ar e em certos alimentos. As doses deste componente são o que determinaria seus efeitos colaterais; entretanto, há opiniões conflitantes sobre este assunto.

Parabens. Os parabenos são produtos químicos usados como conservantes em antitranspirantes, de modo que eles absorvem na pele, e também são amplamente utilizados na indústria cosmética. Embora não haja provas concretas, suspeita-se que os parabenos possam perturbar o sistema hormonal.

Triclosan. Triclosan é um composto anti-séptico amplamente utilizado em xampus antibacterianos, pomadas, cremes para acne e outros produtos para matar bactérias. Seu uso está associado a alterações e desequilíbrios na flora intestinal.

Phthalates. Estes são compostos químicos usados para colar a película antitranspirante na pele. Eles também são encontrados em esmaltes e outros produtos sintéticos, e a realidade é que não há evidências concretas de sua toxicidade.

No caso dos desodorantes também há algumas preocupações sobre reações adversas (que de qualquer forma seriam mais leves), especialmente no caso dos aerossóis, que possuem fragrâncias sintéticas que podem causar queimaduras, irritação e eczema na pele.

Teor alcoólico

Os desodorantes que contêm álcool não são necessariamente perigosos, mas podem causar coceira e vermelhidão na pele. Os aerossóis ou desodorantes em spray, em particular, tendem a causar irritação se a pele estiver irritada ou sensível a qualquer um dos ingredientes.

O álcool, por outro lado, é muito seco para a pele, então é melhor procurar um desodorante sem álcool, especialmente se você for alérgico ao álcool. O mercado oferece uma ampla gama de desodorantes e antitranspirantes sem álcool, que são muito eficazes, seguros e mais naturais.

Manchando

Em muitos casos, desodorantes e antitranspirantes tendem a deixar manchas nas roupas que, além de desagradáveis, tendem a grudar nas roupas ou a amarelá-las. Por esta razão, o ideal é optar por desodorantes transparentes anti-manchas.

Os desodorantes que produzem mais manchas nas roupas são os desodorantes spray ou aerosol, e os que menos mancham são os roll-on ou bolas de secagem rápida. Em qualquer caso, é importante deixar o desodorante secar por alguns segundos antes de colocar a roupa, para que eles não entrem em contato um com o outro.

Uma ampla gama de desodorantes está disponível no mercado. (Foto: belchonock / 123rf.com)

(Foto em destaque: Anna Bizon/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas