Secador com difusor de cabelo.
Ultima atualização: 8 de abril de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

83Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Mulheres com cabelos ondulados, cacheados e crespos que buscam pela definição perfeita dos cachos já devem ter ouvido falar no difusor de cabelo, certo?

O acessório ajuda não apenas a secar os fios, mas o faz de forma que os cachos fiquem preservados e mais definidos. Mas você sabe qual é o melhor difusor de cabelo para você? É sobre isso que vamos tratar nesse artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O difusor de cabelo é um acessório que é encaixado no bico do secador.
  • O difusor distribui o ar quente e seca o cabelo de forma homogênea, definindo cachos e retirando o frizz.
  • Como existem vários tipos de difusores de cabelo é preciso considerar alguns fatores para comprar o melhor. Os principais são tamanho, formato e compatibilidade com o secador.

Você também pode gostar:

Melhores difusores de cabelo: Nossas recomendações

O melhor difusor universal

O difusor de cabelo da Gama Italy é do tipo grandão e tem uma grande profundidade. Com encaixe universal, esse modelo possui conector de encaixe de 7 cm de diâmetro. Além disso, conta com acabamento em thermalplus, que é muito resistente ao calor intenso.

O melhor combo secador + difusor

O secador de cabelo New Smart + difusor de cabelo da Taiff conta com cinco temperaturas, jato de ar frio e cabo de 1,8 metros. Com potência de 1700 W, esse modelo de secador é do tipo compacto.

A melhor opção de difusor mãozinha

O difusor de cabelo Fuser da Deva Curl possui o formato de uma mãozinha. O núcleo interior de cerâmica ajuda a preservar a hidratação, mantendo os cachos definidos e brilhantes. Seu bocal é universal e compatível com qualquer tamanho de saída de ar dos secadores.

Guia de Compra

Nunca é simples comprar um acessório que será usado nos cabelos. Afinal, existe uma grande variedade de opções e nem sempre o que é bom para um tipo de cabelo é bom para todos. O mesmo ocorre com o difusor de cabelo. Neste Guia de Compra vamos tirar suas dúvidas sobre esse acessório.

Mulher de cabelo crespo.

O difusor de cabelo seca e define os cachos. (Fonte: Starkvisuals/ Pixabay.com)

O que é difusor de cabelo?

O difusor é um acessório que se encaixa na saída de ar do secador de cabelo. Por conta de sua forma, o difusor é responsável por deixar os cabelos com os cachos definidos e sem frizz.

O formato arredondado do difusor distribui melhor ar e permite uma secagem uniforme. Além disso, esse acessório ajuda a definir os cachos com a ajuda dos dentes que ficam dentro do difusor.

Por isso, o difusor de cabelo é um acessório indispensável para quem tem cabelo cacheado, crespo ou ondulado.

Para que serve o difusor de cabelo?

Enquanto o secador espalha o calor e pode acabar desfazendo os cachos, o difusor de cabelo  mantém a integridade cacheada dos fios.

Mas, além de ajudar a definir os cachos, o difusor de cabelo também seca os fios de maneira mais eficiente, sem vento. Por isso, com o difusor de cabelo é possível evitar o frizz.

O difusor de cabelo, como o próprio nome sugere, serve portanto para difundir o ar do secador entre as mechas do cabelo, secando os fios por igual. Por distribuir o ar por toda a mecha, o difusor protege os fios de um jato direto do secador.

Mulher usando difusor de cabelo para definir os cachos.

Com o difusor é possível manter os cachos no formato que você deseja e sem frizz. (Fonte: progressman/ Pixabay.com )

Quem deve ter um difusor de cachos?

Se você tem cabelo ondulado, cacheado ou crespo deve investir em um difusor de cabelo. Afinal, o aparelho além de ajudar na definição dos cachos ainda ajuda a secar o cabelo de maneira uniforme, eliminando o frizz.

E como se trata de uma aparelho simples de ser usado, você pode e deve utilizá-lo em casa mesmo.

Já se você é cabeleireiro, torna-se ainda mais necessário ter um acessório como esse para ajudar na finalização e criação de penteados no seu salão de beleza.

Quais são os tipos de difusor de cabelo?

Hoje em dia, com a popularização do difusor de cabelo, existem diversos tipos à venda.

Cada tipo de difusor de cabelo permite realizar a definição de acordo com o tipo de cacho que você tenha, seja ele maior ou menor, ou apenas um ondulado bem natural.

Confira a seguir a tabela que mostra os principais tipos de difusor de cabelo que você vai encontrar:

Difusor tradicional Difusor grandão Difusor mãozinha
Característica Tamanho padrão Modelo maior No formato de uma mão, se encaixa em qualquer secador
Ideal para Cachear cabelos médios e longos Cachear de forma mais rápida Fluxo de ar de 360 graus permite uma secagem natural desde a raiz

Como usar o difusor de cabelo?

Antes de começar a usar o difusor, retire o excesso de água dos fios. Em seguida, desembarace o cabelo com uma escova ou pente de dentes largos.

Vale ressaltar que, sempre que usar o secador de cabelo, seja com ou sem difusor, é essencial utilizar um protetor térmico para proteger os fios do intenso calor.

Em seguida, siga o passo a passo a seguir para usar o difusor de cachos com eficiência:

  • Dividia o cabelo em mechas e coloque cada mecha por vez dentro do bocal do difusor;
  • Sempre use o difusor de baixo para cima, realizando o movimento de vai e vem;
  • Não deixe o aparelho parado por muito tempo na mesma posição ou na mecha de cabelo, vá trocando de posição constantemente;
  • Nunca use a temperatura muito quente para não danificar o fio;
  • Quando secar todas as mechas, aplique um jato de ar frio (sem o difusor) para garantir mais brilho aos cachos e prevenir ainda mais o frizz.

Existe um difusor ideal para cada tipo de cabelo?

Ainda que cada tipo de difusor proporcione um resultado diferente, não existe um modelo indicado para cada tipo de cacho.

De acordo com especialistas qualquer difusor pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, seja ele curto, médio ou comprido, seja crespo, cacheado, ondulado, independentemente do tipo de cacho. O que pesa aqui é o seu gosto pessoal.

Por isso, o mais indicado é comprar o difusor e testá-lo em seu cabelo até achar o que você considera o melhor.

De todo modo é importante considerar que, dependendo do seu tipo de cabelo, você pode adotar práticas e usar produtos específicos tanto para proteger os fios, como o protetor térmico, quanto para ajudar na definição e manutenção dos cachos antes e após usar o difusor de cabelo.

Por exemplo, uma técnica que você pode adotar para ajudar a modelar os fios crespos, é apostar na fitagem antes de usar o difusor de cabelo.

foco

Você sabia que a forma como você usa o difusor pode influenciar na forma como ficarão os cachos?

Se você quer cachos bem definidos, o difusor deve ser posicionado na ponta dos fios e você deve fazer o movimento de baixo para cima. Já para ganhar mais volume, jogue todo o cabelo para a frente e seque de baixo para cima.

Mas se você quiser apenas secar os fios, sem definir demais os cachos, posicione o difusor de cabelo na direção paralela aos fios.

Quais as vantagens e desvantagens do difusor de cabelo?

Se você usar o difusor de cabelo corretamente ele trará mais vantagens do que desvantagens.

O principal benefício do difusor é que ele seca cabelos cacheados, ondulados e crespos de uma maneira uniforme.

Com isso, ele não espalha os fios e mantém os cachos. Por conta de seu formato e modo de funcionamento, o difusor de cabelo então é o responsável por definir ainda mais os cachos ao secá-los.

Existem diversos tipos de difusores, com tamanhos e formatos variados.

Com isso, os cachos permanecem por mais tempo sem desmanchar. Outra vantagem é que existem diversos tipos de difusores, com tamanhos e formatos variados.

Dessa forma, é possível utilizar o difusor de cachos de maneira eficiente em cabelos longos, médios e até curtos.

Por outro lado, se você utilizar o difusor em uma temperatura muito quente poderá acabar danificando o seu cabelo.

Outra desvantagem é que o difusor precisa ser compatível com o bocal do secador para funcionar de forma correta. Ainda assim, como veremos logo mais, existe um modelo universal.

A seguir, confira a tabela que ilustra as principais vantagens e desvantagens do difusor de cabelo:

Vantagens
  • Seca e define os cachos
  • Ideal para cabelos cacheados, ondulados e crespos
  • Pode ser usado qualquer comprimento de fios
  • Existem vários modelos de tamanho e formato
Desvantagens
  • Em alta temperatura pode danificar o cabelo
  • Precisa ser compatível com o secador

Quanto custa e onde comprar o difusor de cabelo?

O preço de um difusor de cachos depende da marca e do modelo. De modo geral, você vai encontrar esse acessório custando entre R$ 15 e R$ 300.

Como se trata de um acessório bastante popular será fácil encontrar o difusor de cabelo à venda em lojas especializadas, de departamentos e até em hipermercados como Casas Bahia e Extra.

Mas se a ideia é ter mais opções para escolher e ainda comprar o difusor de cabelo sem sair de casa, opte por lojas como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como comparar os difusores de cabelo

Para escolher o melhor difusor de cabelo em meio a tantos modelos diferentes, recomendamos que você leve em consideração alguns aspectos que diferenciam um acessório de outro. São eles:

A seguir, você confere como analisar cada um desses fatores.

Tamanho

O primeiro critério que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor difusor de cabelo é o tamanho.

Quanto maior for o difusor, mais quantidade de cabelo você conseguirá secar e modelar de uma vez só. Porém, os difusores menores podem ser ideais para quem busca uma definição ainda maior dos cachos.

Formato

Além do tamanho, analise o formato do difusor de cabelo. Você vai encontrar opções de difusores mais rasos e outros com a concavidade mais profunda.

O primeiro pode ser mais prático de ser usado em cabelo de fios curtos. Mas esse modelo também é eficiente para quem quer secar e definir os cachos apenas nas pontas do cabelo.

Mulher de cabelo cacheado.

Se você tem muito cabelo e pressa, melhor escolher o difusor de formato profundo. (Fonte: Jenffffjjppp/ Pixabay.com )

Já o difusor mais profundo é capaz de acomodar mais cabelo, o que pode ser ideal para quem tem os fios longos.

Além disso, você também pode considerar o difuso mãozinha que, como vimos, é o que consegue secar os fios da raiz até as pontas.

Combo

Outro critério que você deve considerar é que existem combos à venda, no qual o difusor já vem acompanhado do secador de cabelo. Nesse caso, você pode escolher entre duas opções:

  • Secador + difusor
  • Secador + difusor + outros tipos de bicos

A vantagem de comprar o combo é que você garante que o difusor se vai se encaixar perfeitamente no secador de cabelo.

Compatibilidade com secador

Mas se você já tem o seu secador preferido e deseja apenas comprar o difusor de cabelo é importante checar se o acessório e o secador são compatíveis.

Para tanto, o difusor precisar ter o encaixe adequado para o bico do secador. Para facilitar, os fabricantes oferecem o difusor universal que pode ser encaixado em qualquer secador.

No entanto, nem sempre o difusor de cabelo universal de fato funciona perfeitamente em qualquer tipo e modelo de secador. Por isso, o ideal é testar antes de fechar a compra.

Se essa não for uma opção para você, o melhor será optar por comprar um difusor de cabelo que seja compatível com o modelo e a marca do seu secador de cabelo. Em geral, a fabricante indica essa informação na descrição do produto.

(Fonte da imagem destacada: foto4inet/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Vanessa Santos Engenheira Mecânica
Engana-se quem pensa que Vanessa não é uma mulher vaidosa. Ela gosta tanto de estar bem arrumada que, quando quer comprar um secador ou um babyliss, usa seus conhecimentos em engenharia para escolher o melhor modelo. Faz a mesma coisa com os eletros em casa, e por isso decidiu compartilhar o que sabe com o público online, por acreditar que muitas pessoas compram produtos sem saber, de fato, o que estão levando para casa.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.