Um disco de serra circular na mão de uma pessoa.
Ultima atualização: 28 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

39Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Você acessou esta página para compreender as melhores formas de como comprar disco de serra circular? Quer conteúdo sem enrolação direto ao assunto? Então acompanhe nosso completo Guia para compradores.

O certo é que com um disco de serra circular repleto de dentes afiados você consegue até serrar metais. Só que ao escolher uma produção sem qualidade há dificuldades para cortar até compensados MDF.

De fato, você precisa ter certo conhecimento técnico para manejar o disco de serra circular. Mas, ao selecionar a melhor opção, além de realizar serviços ligeiros até os acabamentos não sofrem riscos de rachaduras.




Primeiro, o mais importante

  • Disco de serra circular para cortar madeira tem um formato diferente das versões ideais para serrar metais não ferrosos.
  • Em geral o produto é composto por cromo vanadium, carbono, aço ou outros metais duros.
  • O número de dentes determina os tipos de materiais que podem ser serrados com disco de serra circular.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores discos de serra circular

A madeira está posicionada da forma correta apenas esperando você chegar com o disco de serra circular para iniciar os serviços? Mas, antes de realizar este trabalho é válido conhecer as características das melhores versões para saber se o seu disco tem qualidade necessária para encarar a tarefa.

1° - Disco de serra circular Bosch

Simplesmente a melhor marca de disco de serra circular em todo o mundo se destaca por esta edição perfeita aos trabalhos com madeira. Produção ideal para usar junto com serras circulares portáteis.

Em consequência do poder nos cortes rápidos e precisos este disco é usado com frequência no começo das obras.

2° - Disco de serra circular Stanley

Além de cortar madeiras esta edição também serve para realizar cortes em fibras de vidro! É uma escolha essencial no sentido de realizar a montagem de telhados e móveis MDF ou de madeira maciça.

No produto há 24 dentes de vídea que podem durar dezenas aplicações sem perder a qualidade nos cortes. Versão indicada para trabalhos ao uso geral em diferentes tipos de materiais.

3° - Disco de serra circular Freud

Com cor vermelha, capacidade de trabalho máximo em 11.000 RPM e composição de aço carbono, esta edição está entre as mais populares para cortar placas de MDF ou MDP.

Detalhe para os pequenos traços presentes no corpo da produção de 60 dentes. Estes tracinhos asseguram que o disco de serra circular trabalhe em alta velocidade sem esquentar excessivamente, evitando desgastes prematuros.

Guia de Compra

Existem algumas serras circulares que servem para diferentes serviços. Já outros modelos são melhores nas superfícies madeiradas. E agora, como fazer uma escolha que se adequa à sua necessidade? Veja a resposta ao prosseguir na leitura.

Mão cortando madeira com serra circular.

Com um disco de serra circular você pode realizar quatro tipos de corte. (Fonte: www-erzetich-com / Pixabay)

O que é disco de serra circular?

Serrarias, carpintarias e marcenarias possuem máquinas que usam os discos de serra circular que na prática são produções redondas repletas de dentes nas bordas.

Diferente da serra copo, com uso dos discos de serra circular você pode realizar 4 tipos diferentes de cortes: oblíquos, transversais, paralelos ou longitudinais. Há variações consideráveis em material, formato, número de dentes e tamanho do furo no produto.

Por serem produções rotativas, esses discos podem sofrer desgastes rápidos quando utilizados com frequência.

Um disco de serra serrando uma tábua de madeira. Foto em preto e branco.

O tipo de material determina o ângulo de corte e a forma dos dentes no disco de serra circular (Fonte: Pezibear / Pixabay)

Como funciona a serra circular?

Este disco apenas pode funcionar em ferramentas mecanizadas que ligam a bateria ou com uso de eletricidade. Você precisa instalar esta produção no equipamento com luvas para evitar cortes acidentais.

Você não deve apenas apontar o disco de serra à superfície e começar a cortar. Antes se faz necessário compreender qual é a melhor técnica de posicionamento no corte para realizar determinado serviço.

Veja um pouco como funciona esta ferramenta no vídeo abaixo no canal da Bosch:

Quais as vantagens do disco de serra circular?

Poucas ferramentas no mundo possuem tamanha qualidade para realizar cortes retos e rápidos como a serra circular. O nome do produto se refere à própria forma, ou seja, um círculo.

Este modelo tem formato ideal para cada um dos principais tipos de serra circular. Os dentes são fortes e rígidos, no formato certo para cortar diferentes materiais, embora a grande parte dos operadores use a ferramenta para corte em madeira.

Para manusear o disco da forma correta os operadores precisam realizar treinamentos específicos. Estes treinos mostram como realizar cada tipo de corte no posicionamento correto conforme o tipo de material, além de informar as principais normas de segurança.

Note mais vantagens e desvantagens do disco de serra circular:

Vantagens
  • Serra madeiras e diferentes tipos de materiais
  • Cortes precisos que não estragam a superfície
  • Ideal para serras portáteis
  • Leve
  • Cortes rápidos em estruturas duras
Desvantagens
  • Necessidade de itens de segurança e conhecimento técnico para a utilização
  • Pode não ter muita durabilidade

Qual é o melhor tipo de disco de serra circular?

Há muitos formatos de disco de serra circular. Todas as edições podem ser resumidas em dois tipos: Modelos para cortar madeira e edições voltadas ao corte de metais não ferrosos. Descubra mais sobre as duas versões na sequência:

Disco de serra circular inteiriço

Estes discos trabalham em serras com menos potência. Eles podem trabalhar com madeiras facilmente, inclusive nos troncos mais resistentes presentes nas mesas de centro.

A composição apresenta menos números de dentes nas bordas, embora sejam maiores e posicionados de forma alternada, com pastilha de metal em ângulo positivo.

Os dentes de um disco de serra circular pastilhado

Disco de serra circular pastilhado tem mais dentes nas bordas (Fonte - grisbonn1974 / Pixabay)

Disco de serra circular pastilhado

Estas versões dentadas de forma considerável apresentam uma composição com objetivo de cortar metais não ferrosos. Os dentes estão posicionados em angulação negativa à pastilha de metal e são mais afiados que navalha.

Veja mais detalhes sobre as características dos principais tipos de disco de serra circular:

Disco de serra circular inteiriço Disco de serra circular pastilhado
Número de dentes Menos Mais
Resistência Menos Mais
Preço Mais barato Mais caro
Cortes em materiais Madeiras e outros materiais Metais não ferrosos e outros materiais
Chances de estragar acabamentos Menos Mais
Capacidade de trabalho em RPM Menos Mais
Material Cromo vanadium, aço ou carbono Metal duro
Potência no corte Menos Mais
Impacto de corte Menos Mais

Quanto custa?

Um disco de serra circular pode custar de R$ 15 a até R$ 400. Os valores baixos são de produções com dentes maiores e menos delicadas no acabamento, oferecendo resistência inferior e baixa capacidade de trabalho em rotação por minuto (RPM).

Já os modelos mais caros possuem mais de 100 dentes na borda do círculo e recursos internos que garantem resistência e durabilidade superiores.

Onde comprar?

É aconselhável visitar lojas que se empenham em vender materiais de construção caso você queira encontrar os modelos mais populares de disco de serra circular. Algumas indicações são Leroy Merlin, Telha Norte e C&C.

Especialistas indicam que você pode economizar de 10% a até 20% ao realizar compra online do disco de serra circular. Encontre variedades em preços promocionais na Amazon Brasil. Visite também sites como Shoptime ou Submarino.

foco

Você sabia que protetores auditivos, óculos de proteção, respirador descartável e protetor facial são os principais equipamentos de segurança que se deve usar ao utilizar o disco de serra circular?

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos do disco de serra circular

Agilidade é sempre bem-vinda ao trabalho, desde que os serviços sejam executados com perfeição em cortes diretos, retos e sem rachaduras. São muitos os tipos de serviços e as demandas por discos, de modo que vale a pena compreender as quatro dicas para realizar comparações de ofertas no mercado, encontrando assim o melhor produto:

  • Tamanho
  • RPM
  • Traços
  • Inox

Os detalhes de cada critério de comparação de ofertas você pode ver abaixo:

Tamanho

O tamanho da serra circular se relaciona com o diâmetro de disco que você precisa comprar. Os modelos circulares manuais são portáteis e precisam de versões menores do que as serras de bancada, por exemplo, independente dos números de dentes.

Use um disco adequado ao tamanho da serra circular, do contrário não existirá êxito na realização dos cortes.

Um disco de serra circular instalado em uma serra circular cortando uma tábua de madeira.

Os discos de serra inteiriços em geral vêm junto com as serras circulares.

RPM

Conforme o tipo de material que você precisa cortar na obra é preciso comprar uma versão de disco de serra circular.

Por exemplo, não adianta adquirir uma unidade para realizar cortes de pedras ou metais quando ela não trabalha com mais de 10.000 RPM. Os discos potentes em termos de rotação por minuto possuem dentes curtos bastante afiados.

Já no caso de você realizar os trabalhos com madeiras é possível usar um disco menos potente.

Aliás, escolher um disco menos potente é até uma recomendação considerada por profissionais no sentido de você evitar a geração de rachaduras nas superfícies madeiradas.

Traços

Se você pesquisar um pouco no mercado em busca das melhores versões de discos de serra circular vai perceber que algumas unidades possuem alguns traços no centro.

Uma pessoa usando disco de serra circular para cortar madeira.

Para trabalhar com mais rapidez e precisão recomendamos que você escolha um disco de serra circular após pesquisar detalhadamente (Fonte - ID 15299 / Pixabay)

É indicado comprar essas edições, porque esses traços funcionam como um recurso para evitar o superaquecimento que chega inclusive a queimar os discos menos qualitativos usados em serras que possuem bastante potência.

Nos modelos mais baratos e menos confiáveis no mercado quase nunca há a presença destes traços. Fique de olhos atentos antes de confirmar a compra do produto.

Inox

É melhor comprar serras que possuem um acabamento inox. Estas produções conseguem resistir por mais tempo ao surgimento de ferrugens que diminuem a vida útil do produto.

Interessante notar que algumas produções chegam inclusive a oferecer um estojo para você guardar os seus discos após a utilização. Este acessório serve para proteger o produto do contato com ar, água, entre outros elementos.

(Fonte da imagem em destaque: byrev / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.