Ultima atualização: 13 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

26Horas investidas

8Estudos avaliados

89Comentários coletados

O filme documentário é um dos gêneros mais importantes da produção audiovisual. Trata-se daqueles filmes que dão conta da realidade de diferentes perspectivas e que servem como testemunho das grandes histórias da humanidade, do planeta Terra e mais além.

Sabemos que, comercialmente, não é a opção mais popular ou a que recebe o maior reconhecimento do público, nem é o filme com o maior orçamento. Ainda assim, os documentários podem ser experiências inigualáveis que ampliam os horizontes do público e trazem perguntas previamente não respondidas para a mesa.




O mais importante

  • Documentários são um tipo de conteúdo audiovisual que se concentra na exposição de fatos reais através de diferentes recursos e fontes de informação. É uma ferramenta extremamente importante para tornar visíveis e disseminar fatos de interesse geral de uma forma criativa e atraente para o público.
  • Sendo uma categoria enorme que abrange conteúdo audiovisual de não-ficção, é importante distinguir entre documentários que enfocam um determinado assunto e aqueles que giram em torno de seu autor. Da mesma forma, eles não devem ser confundidos com biópsias, o subgênero em voga para filmes e séries.
  • O espectro do filme documentário é extremamente amplo. Há um grande número de subgêneros originais e mistos, assim como diferentes fatores que podem influenciar a experiência. Para escolher o título certo, leve em consideração elementos relacionados ao formato, local de triagem, foco temático e objetivo.

Documentários: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que precisa de saber sobre documentários

Uma tarde de filmes é sempre uma boa opção de entretenimento nos finais de semana. Que tal uma maratona de documentários? Se este é o seu plano ou se você está interessado em entrar neste maravilhoso gênero cinematográfico, isto é tudo que você precisa saber.

A experiência de assistir a um documentário vai além do filme: eles sempre o deixarão com idéias em sua mente. (Foto: Antonio Guillem / 123rf)

O que é um documentário e quais são suas vantagens?

O documentário é um gênero audiovisual caracterizado pela produção de conteúdo de não-ficção. Sua principal função é contar histórias reais baseadas em pesquisa, documentação e interpretação de informações. Estes filmes dão conta de diferentes perspectivas da realidade. Os documentários são grandes complementos de pesquisa graças à variedade e confiabilidade das fontes de informação.

Além disso, há muito deixaram de ser conteúdos enfadonhos e adotaram linguagens audiovisuais atraentes e formatos diversos. Eles são uma ótima opção para fornecer informações para o público "visual". Entretanto, nem todos os documentários são feitos para todos os públicos.

Em alguns casos, eles podem ser monótonos se a pessoa não estiver interessada no conteúdo teórico. Além disso, pode haver difusos preconceitos ideológicos que fornecem informações enganosas ou antiéticas.

Vantagens
  • São fontes de informação confiáveis
  • São apresentados em diferentes formatos
  • Há uma grande variedade de assuntos
  • Utilizam diferentes recursos visuais e de áudio
  • São uma forma educacional de entretenimento
Desvantagens
  • Nem todos os documentários são para todos os públicos
  • Pode haver preconceito ideológico
  • São menos distribuídos do que o cinema comercial
  • São raramente exibidos em cinemas comerciais

Documentários temáticos ou auteurísticos - A que você deve prestar atenção?

Similar aos filmes de ficção, os documentários podem ser categorizados de acordo com o foco da história e sua distribuição. S vezes, o peso da narrativa e do marketing recai sobre o diretor e não sobre o assunto. Aqui estão algumas diferenças:

Documentário temático. A variante mais comumente usada. Estes são filmes que focam seus esforços em um evento, momento, fenômeno ou personagem específico que não faz parte da equipe de produção. É narrado na terceira pessoa e visa oferecer visões objetivas e diversas do que está sendo narrado.

Documentário do autor. O foco central é o diretor. Isto significa que a linha narrativa segue a visão de uma pessoa sobre um assunto. O protagonista em questão pode aparecer no quadro ou permanecer como um narrador fora da tela, usando suas experiências e reflexões como apoio argumentativo.

Documentário temático Documentário do autor
Eixo narrativo Tema, número, personagem Diretor
Perspectiva Objetivo Subjetivo
Valor de marketing Média Alta
Variedade Extensivo Reduzido

Documentário biográfico, biópico ou mockumentary?

Podemos distinguir três categorias relacionadas com a prática da documentação audiovisual. À sua própria maneira, todas as três são formas de entretenimento audiovisual de qualidade. Mesmo assim, é importante que você conheça suas diferenças para que você possa escolher o conteúdo que mais lhe agrada e que atenda às suas expectativas.

  • Documentário biográfico. O cinema biográfico se consolidou como a nova tendência em produções audiovisuais. Também abrangendo o mercado de séries, pode-se pensar que este tipo de conteúdo se qualifica dentro dos parâmetros de um documentário. A escolha certa se você está procurando informações verdadeiras de diferentes fontes.
  • Biopic. Os Biopics adotam elementos de ficção em termos narrativos e visuais, o que significa que as histórias são baseadas em fatos essenciais, mas rompem com a realidade em termos de detalhes e cronologia. Por favor note, portanto, que nem tudo que você vê nestes filmes é factual.
  • Mockumentary. Este é um gênero cinematográfico ficcional cuja premissa é baseada em sátira e paródia de documentários genuínos. Caracteriza-se por sua zombaria dos princípios técnicos da realização de filmes documentários: operação de câmera, narração de voz e edição. Eles são uma boa opção para uma ou duas boas risadas.
Documentário biográfico Biopic Mockumentary
Substanciação do roteiro Pesquisa espontânea e filmagem Pesquisa e edição de histórias envolventes Edição de histórias divertidas
Linguagem e tone Informativo Dramático Burlesco, satirico
Valor informativo Alto Médio Nulo 
Valor do entretenimento Pode ser enfadonho Mantém-o envolvido com a história Mantém-no envolvido com a história

Critérios de compra

Como já vimos, os documentários são muito variados e exploram uma grande variedade de temas usando múltiplos recursos visuais e sonoros. Até agora, nós estabelecemos alguns eixos que podem ajudar você a distinguir os diferentes tipos de documentários. Aqui estão fatores mais específicos para escolher o filme certo.

Formato

Um dos primeiros passos na produção de filmes audiovisuais é estabelecer o formato do conteúdo. Isto está relacionado ao comprimento e aos canais de distribuição, o que altera iminentemente a forma como os fatos são contados. Muito semelhantes aos formatos comerciais, estas são algumas das modalidades nas quais você encontrará documentários de curta-metragem raje.

  • Um filme curto é considerado como um produto audiovisual que não excede 30 minutos de duração (embora isso possa variar dependendo do critério). Este é um formato adotado por casas de produção de baixo orçamento com mensagens específicas. Se você não tem muito tempo ou prefere contos curtos, este formato é para você.
  • Longa-metragem. A duração padrão de um documentário de longa-metragem está entre 60 e 90 minutos. Eles usam uma variedade de recursos visuais e de áudio para manter a atenção e o interesse do público. A escolha ideal se você quiser passar uma noite em casa com uma boa bebida e uma tigela de pipoca. Você também pode fazer uma maratona!
  • Série documentária. Seguindo a tendência do consumo televisivo, as séries documentais compreendem várias prestações de curta a média duração que giram em torno de um tema comum. A promessa é manter você viciado e lhe dar diferentes histórias sobre um tema comum. Se séries são a sua coisa, você vai adorar este formato.

A produção de filmes documentários é o produto do trabalho duro e do esforço de centenas de mulheres e homens. (Foto: Roman Samborskyi/ 123rf)

Exibição

Como um gênero cinematográfico que não é tão atraente para grandes corporações, os documentários podem variar de acordo com o local que os oferece. O mesmo vale para a experiência pós-triagem: em alguns casos, o debate e a argumentação podem transcender o consumo primário.

  • Cinemas comerciais. Se pensarmos nas duas grandes empresas de cinema no México, podemos ter certeza de que seus outdoors raramente incluem documentários. Quando o fazem, eles geralmente são anunciados como projeções especiais em cinemas selecionados. Por esta razão, os documentários em cinemas comerciais passam por filtros de qualidade mais rígidos.
  • Cinemas especializados. Ao contrário dos cinemas comerciais, estes locais servem como uma plataforma para produções independentes e de baixo orçamento. Por exemplo, a Cineteca Nacional tem locais em muitas cidades do país, que suportam menos documentários comerciais. O mesmo se aplica a festivais e cinemas independentes.
  • Streaming. O consumo de conteúdo audiovisual através da internet facilitou o acesso a material que seria quase impossível de ser localizado fisicamente. Centenas de plataformas são dedicadas exclusivamente à distribuição de documentários, além do catálogo dos serviços de streaming mais populares, como HBO ou Netflix.

Enfoque temático

Cada história tem um protagonista. Documentários geralmente encontram sua gênese na identificação de uma necessidade, construindo uma narrativa em torno de um eixo central. A estrutura dos filmes é muitas vezes determinada pelos atores principais, então considere o que ou quem determina as ações.

  • Personagem. O foco temático pode ser em uma ou várias pessoas. Quando o documentário trata da vida ou obra de alguém, a trama é alimentada pelos testemunhos de sua passagem pelo mundo, ou por sua própria narração dos eventos. Nós recomendamos este eixo se você estiver interessado na biografia ou pontos de vista de uma pessoa ilustre.
  • Lugar. Há lugares que são o cenário de eventos tão importantes na história. Com este tipo de documentário você aprenderá sobre a relevância de um lugar, assim como os eventos que aconteceram lá e seu impacto na sociedade. Eles são materiais ideais para promover o turismo e a cultura.
  • Hecho. O espaço é combinado com o tempo e o resultado é um fato de interesse geral. Esta é talvez a abordagem mais comum em documentários, pois eles são baseados em situações que ocorreram no passado e dão conta de sua importância no presente e até mesmo no futuro. Ideal como material didático para o aprendizado da história.

Objetivo

É sempre importante nos perguntarmos por que fazemos as coisas. Encontrar a razão de nossas ações nos ajuda a traçar linhas de ação e pensamento. O mesmo se aplica aos documentários: o propósito dita a linguagem, o discurso, as fontes de informação e o estilo. Estes são alguns objetivos comuns em obras audiovisuais.

  • Declaração de tese. Lembre-se de que um documentário é o resultado de uma investigação exaustiva que segue uma metodologia, que pode ser baseada em uma suposição ou tese. Documentários científicos populares são um exemplo claro desta categoria, sendo ideais para uso acadêmico ou educacional.
  • Recuperação histórica. Estes são todos documentários que focam em eventos do passado com o propósito de informação ou vindicação. Eles podem ser sobre eventos importantes, lugares míticos ou personagens cuja vida e trabalho tiveram um impacto em algum setor social. Você pode usar estes filmes para aprender sobre eventos relevantes do passado.
  • Denuncia. Estes são filmes que buscam trazer à discussão pública algum problema ou necessidade que diz respeito à sociedade. Eles são transgressivos, pois vão contra o status quo. Você pode encontrar o melhor conteúdo deste tipo em festivais e distribuidores independentes que apóiam a livre expressão. (Fonte de imagem em destaque: Guruxox/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas