Imagem mostra um close de três peças de dominó sobrepostas, repousando em uma superfície de madeira.
Ultima atualização: 23 de agosto de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

58Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Reservamos um espaço especial para falar tudo sobre o dominó, o jogo atemporal que tem a destreza de um jogo de baralho e a leveza de um jogo de tabuleiro.

Desafiamos você a encontrar uma pessoa que não conheça o dominó. Ele é praticamente um patrimônio cultural, jogado em bares, parques e mesas de jantar por aí. Não à toa, é uma opção para a diversão de toda a família.

Nosso objetivo neste Guia é ajudar você a encontrar o jogo de dominó ideal para você, para sua galera e para a sua família. Para isso, vamos mostrar os diferentes conjuntos, as diferentes maneiras de jogar e os principais modelos do mercado.




Primeiro, o mais importante

  • Há mais de uma maneira de se jogar dominó: o jogo de contagem, o de bloqueio, o de roda e o leilão.
  • Há, também, conjuntos de dominós com fins bastante específicos, como o Dominó Mexicano e os kits de efeito dominó.
  • Dentro dessas variedades de conjuntos de dominós, você consegue encontrar modelos entre R$ 20 e R$ 400, dependendo da quantidade de peças e de seu material.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores jogos de dominó

A seguir, você verá nossa lista exclusiva com os melhores jogos de dominó do mercado. Consideramos a qualidade de suas peças e de seu case, seu custo-benefício, entre outros elementos, na nossa avaliação.

1º - Dominó Profissional - Faça & Resolva

Este conjunto de dominó não é apenas completo, como tem um ótimo custo benefício. São 28 peças de qualidade, numeradas em alto relevo e que podem ser armazenadas numa maleta profissional, tudo por um preço bastante em conta.

A maleta, aliás, é o grande destaque do conjunto, revestida em couro, inclusive na alça, e com dobradiças e fecho metálico.

2º - Dominó Náutico Madeira - Oldway

O jogo da Oldway chama atenção de cara pelo visual, todo de madeira, inclusive com um recipiente para armazenar as peças que se assemelha à um barco, com detalhes de âncoras talhados e tudo.

As peças não devem em nada ao recipiente, também de madeira e com os números em dourado. É um conjunto que pode muito bem ser usado como peça de decoração.

3º - Dominó Madeira - Xalingo

O conjunto da Xalingo é ideal para crianças, com 28 peças de madeira resistentes e numeração colorida - um clássico -, mas é também uma ótima pedida para se levar em viagens ou deixar guardado no armário de casa para entreter uma visita inesperada.

Afinal, as peças são armazenadas na tradicional caixa de madeira duplex, que encaixa as peças em duas camadas de 14 peças, e mede, fechada, não mais do que 20 centímetros de comprimento.

Guia de Compra

Não deixe a simplicidade das peças te enganar. O dominó é um jogo complexo, que une estratégia, matemática e um toque de resolução de quebra-cabeças. Complexo, mas não complicado, é um jogo para jovens, adultos e idosos.

Por essas características, o dominó é presente em muitas culturas, que encaram o jogo de maneiras diferentes, gerando conjuntos (e modelos diferentes). No Guia de Compra, vamos dar uma olhada nessas diferenças, e nas vantagens e desvantagens do dominó.

Imagem mostra um jogo de dominó numa mesa de metal, mas apenas os braços dos jogadores são mostrados.

Complexo, mas não complicado: O dominó é diversão para todo mundo. (Fonte: Craig Adderley / Pexels)

O que é o dominó?

O dominó é, para todos os efeitos, um jogo de mesa. A palavra também pode ser usada para se referir às peças do jogo, também chamadas de pedras, que tem formato retangular - um paralelepípedo, na verdade -, com pequenos pontos em uma de suas superfícies, pintados ou perfurados, cuja quantidade equivale ao seu valor.

Cada pedra tem dois valores, mais comumente de zero à seis, que dividem sua superfície na metade. As peças fazem todas as combinações possíveis com esses valores, incluindo dois valores iguais, sem se repetir, resultando em 28 peças.

Há conjuntos que vão até o número 18, ou seja, com 190 pedras. O jogo, basicamente, consiste em combinar as peças a partir das pontas com valores iguais (zero com zero, um com um, e por aí vai), se diferenciando na maneira em que se contam os pontos e até mesmo o número de participantes, costumeiramente quatro.

Convencionou-se a dizer que o dominó é um jogo sino-europeu, por ter surgido na China, mas tendo se popularizado a partir da Europa.

Tanto é que na Ásia o Mahjong, variação ainda mais complexa do jogo, é o mais popular, enquanto o nome “dominó” teria surgido dos padres europeus, que comemoravam suas vitórias com o termo em latim “domino gratias” (“graças ao Senhor”).

Imagem mostra a combinação de peças de dominó em cima de uma superfície branca.

O jogo se desenrola ao serem combinadas as pontas das peças com valores iguais. (Fonte: Alexas_Fotos / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens do dominó?

Qualquer jogo tem suas vantagens e desvantagens, mesmo um milenar como o dominó. Suas vantagens rodeiam a riqueza do jogo, e as desvantagens suas inconvenientes especificidades.

Começando com as vantagens, uma delas é que um jogo para todas as idades, por ser facilmente compreendido, facilmente montado e manuseado, e ainda assim com uma riqueza de estratégias para agradar os que jogam a mais tempo.

Dentro dessa enorme faixa etária estão diversos benefícios cognitivos, como o estímulo do desenvolvimento lógico-matemático para os mais jovens, de lógica estratégica para os adultos e à memória, para os mais velhos.

Por fim, é um jogo prático. Bastam uma superfície reta e pelo menos dois jogadores e pronto. Não à toa, muitos conjuntos vêm em maletas para viagens. Há quem não desgrude de seus jogos de dominós, como o jogador de basquete da NBA, Jimmy Butler:

Mas até esse grandalhão sabe que há algumas coisinhas que incomodam neste jogo. A começar pelo fato de ser apenas quatro jogadores, pelo menos na maioria das modalidades. É difícil de entreter um grupo grande, por exemplo.

Outro inconveniente é a “delicadeza” da montagem do jogo, assim como a maioria dos jogos de mesa ou mesmo jogos de tabuleiros. As peças são encaixadas sem fixação nenhuma. É uma trombada mais brusca na mesa e pronto.

As peças, aliás, são um inconveniente em si, pelo menos na hora em que elas se perdem, por serem pequenas, ou se desgastam, perdendo sua visibilidade ou até seu valor, no sentido dos pontos.

Vantagens
  • Diversão sem idade
  • Benefícios cognitivos
  • Montagem e manuseio fáceis
Desvantagens
  • Número de jogadores
  • Montagem delicada
  • Peças perdidas e/ou desgastadas

Conjunto padrão, mexicano ou efeito dominó?

O dominó tem um grande alcance cultural, e, consequentemente, inúmeras apropriações, com regras e conjuntos diferentes. Há variações oficiais, e oficiosas, regras universais e aquelas que só aquela mesa daquela praça tem.

Existem, no entanto, variações mais populares, pelo menos mercadologicamente falando. Assim, em suas pesquisas, você provavelmente irá encontrar três tipos de conjunto: O padrão, o mexicano e o de efeito dominó.

O padrão, como falamos, é o conjunto chamado de duplo seis, que se refere à peça com maior valor, isto é, com seis pontos em cada uma das metades, doze pontos no total. Relembrando, são 28 peças.

Imagem mostra peças de dominó amontoadas aleatoriamente, sendo a maioria com suas faces numéricas voltadas para cima.

O conjunto de dominó mais comum é o chamado “duplo seis”, e contém 28 peças.. (Fonte: Pixabay / Pexels)

O mexicano, por sua vez, também conhecido como trem mexicano, tem regras bastante específicas, sendo quase um jogo à parte. De qualquer forma, o seu conjunto é chamado de duplo doze, sendo a maior peça com 12 pontos em cada metade, e com 91 peças no total.

Já o efeito dominó definitivamente não é para se jogar dominó, ele contém apenas as peças em seu formato tradicional, sem seguir necessariamente um padrão numérico, ou sequer ter números.

Esses conjuntos, no caso, são para enfileirar as peças e derrubá-las todas em sequência, a partir da derrubada da primeira peça da fileira. Há vídeos e mais vídeos com fileiras das mais diversas formas, que são derrubadas nas mais diversas sequências:

Padrão Mexicano Efeito Dominó
Valor máximo (Pontos) 12 (6x6) 24 (12x12) Sem valor
Número de peças 28 91 Não definido
Uso Jogos de modalidades diversas Jogos de modalidades diversas Efeito dominó

Quais as maneiras de se jogar dominó?

Há, como falamos diversas e diferentes maneiras de se jogar dominó, algumas baseadas na cultura local, outras em regras oficiais. De qualquer maneira, é difícil que os jogos fujam dessa divisão básica: jogo de contagem, jogo de bloqueio, jogo de roda e jogo de leilão.

No jogo de contagem, os pontos de cada jogador são anotados no decorrer e no final da partida. Um exemplo famoso é o Ponta de Cinco. Os jogos são o oposto, com os pontos computados apenas ao final da partida, isto é, quando finalizarem todas as rodadas.

Imagem mostra o momento de um jogo de dominó, com quatro participantes e mais uma pessoa observando, em primeiro plano.

O jogo de dominó “clássico” é essencialmente do tipo jogo de contagem. (Fonte: Craig Adderley / Pexels)

O jogo de roda pode ter elementos do jogo de contagem ou o de bloqueio. O que o diferencia é que ele, dependendo da modalidade, possa ter até 10 participantes, diferentemente dos tradicionais quatro.

O jogo de leilão, por fim, “transforma” as peças em cartas de baralho, com números e naipes. Assim como o baralho, as possibilidades deste tipo de jogo são bastante numerosas.

Contagem Bloqueio Roda Leilão
Diferencial Contagem de pontos Contagem de pontos Maior número de participantes Análogo à jogo de cartas
Popularidade Alta Alta Baixa Média

Quanto custa?

O preço de um conjunto de dominó pode variar bastante, dependendo de seu material, número de peças, seus complementos, como case ou maleta, ou mesmo a sua finalidade.

Os kits mais básicos podem ser encontrados a partir de R$ 20, enquanto os mais sofisticados, de materiais mais finos ou mesmo para montar um efeito dominó chegam a até R$ 400.

Onde comprar?

Se é uma loja física que você quer, os lugares mais indicados são as lojas de brinquedo, com a RiHappy e a PBKids, assim como as especializadas, como a Ludus.

Agora, se o você preza mais pela variedade de preços e modelos, sites como Amazon, Mercado Livre e Ludosfera são os mais indicados, até por possibilitarem a compra no conforto de sua casa.

Critérios de Compra: O que notar no seu jogo de dominó

Montamos só para você uma lista de critérios de escolha, para serem anotados e notados na hora da compra. Para elaborar a lista, avaliamos características do produto e elementos de seu uso:

  • Peças
  • Case
  • Visibilidade
  • Tamanho das peças

Agora, vamos falar de cada um destes itens, para que a sua escolha seja a melhor informada, e a sua compra, a melhor possível.

Peças

As peças são os itens que mais vão influenciar na experiência de produto com o seu conjunto de dominó. Procure pelas peças cuja cor, detalhes e acabamentos te agradem mais.

Vale notar o material também, que também tem uma parte da experiência, assim como, e principalmente, da durabilidade do seu conjunto. Evite peças de papel e de plástico, e aposte sem medo em peças de madeira escura, resina, metal ou mesmo nas mais antigas, como as de osso.

Imagem mostra dez peças de dominó feitas de metal, com suas faces numéricas voltadas para cima, repousando sob uma superfície escura.

Procure pelo jogo de dominó cujas peças te agradam, mas que sejam feitas de materiais minimamente duráveis. (Fonte: Ogutier / Pixabay)

Case

O case do conjunto é tão importante quanto as peças. São três os tipos mais comuns: a maleta, o estojo e a caixa. Não há um tipo melhor, mas há um adequado para cada situação.

Se você gosta de levar seu dominó em suas viagens, vale um estojo, compacto, resistente e agradável; se você leva o jogo e suas peças mais à sério, uma maleta profissional, com forro e fecho de qualidade, são a melhor pedida.

Para crianças, ou para deixar de bobeira em casa mesmo, um conjunto com uma pequena caixa de madeira é a opção mais adequada.

Visibilidade

Ainda que haja peças que você goste mais, procure dar preferência aos conjuntos cujas peças tenham boa visibilidade, isto é, em que os pontos sejam facilmente identificados em diversas situações.

Via de regra, procure pelas peças cujos pontos sem de fato perfurados, e que tenham cores que façam um contraste forte com a cor principal da pedra, como branco e preto e vermelho e branco.

Imagem recorta o grupo de quatro peças de um dos jogadores, a “mão” dele. Uma das peças tem seus pontos um tanto apagados, e reforçados à base de caneta.

A visibilidade da numeração das peças é essencial para o jogo transcorrer tranquilamente, sem confusões nem adaptações. (Fonte: Tatiana Rodriguez / Unsplash)

Tamanho das peças

Outro ponto que vale a sua atenção é o tamanho das peças. Novamente, não há um tamanho correto, há, sim, um adequado à sua situação, das pessoas que vão jogar ao lugar em que será jogado.

Peças grandes, por exemplo, para mesas pequenas, não serão muito funcionais, assim como peças pequenas para idosos podem atrapalhar um pouco o desenrolar do jogo.

(Fonte da imagem destacada: Wokandapix / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?