Imagem mostra o painel de um carro que percorre uma estrada, com dvd automotivo instalado, e pilotado por um idoso, com uma uma mulher ao seu lado.
Ultima atualização: 2 de janeiro de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

45Comentários coletados

Olá, tudo bom? Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, falaremos tudo o que há para falar sobre o DVD automotivo Pioneer, o equipamento perfeito para o painel do seu carro e para sua viagem.

No Guia que você acompanha abaixo, mostramos os melhores modelos da marca, compartilhamos dicas de compra, selecionamos as informações mais importantes e muito mais, para que você possa encontrar facilmente o seu DVD automotivo Pioneer.




Primeiro, o mais importante

  • Os modelos de DVD automotivo da Pioneer mais recentes contam com telas entre 5 e 7 polegadas.
  • Os aparelhos em si ficam entre 1 DIN e 2 DIN, a medida padronizada de painéis de carro.
  • A Pioneer conta com uma grande oferta em seu catálogo de DVDs automotivos compatíveis tanto com smartphones Android quanto com Iphones.

Você também pode gostar:

Os melhores DVDs automotivos Pioneer: Nossas recomendações

Para facilitar sua vida, mas principalmente sua escolha, selecionamos os melhores modelos de DVD automotivo da Pioneer. Não só avaliamos suas tecnologias e funcionalidades como também pensamos nas diferentes necessidades dos motoristas e seus veículos.

O modelo ideal para os mais conectados

O AVH-Z7180TV é o modelo perfeito para você que tem a vida toda no celular. O modelo é compatível com Android Auto e com o Apple CarPlay, além de ter conexão bluetooth para gerenciar ligações telefônicas e streaming de áudio, e ainda opera com interface para Ipod via USB, tudo para que você possa se manter conectado, mas em segurança. Há ainda a tela de 7 polegadas e equalizador gráfico de 13 bandas.

O melhor DVD automotivo Pioneer para viagens

Se você está sempre na estrada, pense com carinho no AVH-G218BT, um modelo prático e altamente funcional para você e seus passageiros. São cinco maneiras diferentes de colocar aquele som perfeito para viagem: rádio (AM e FM), CD/DVD, USB, entrada auxiliar frontal e bluetooth, que ainda opera suas ligações telefônicas. Tudo isso é facilmente acessado por uma tela touchscreen de 6,2 polegadas e também por um prático painel lateral.

O modelo da Pioneer mais completo

Um dos destaques da linha "Z", a mais completa da Pioneer, este modelo tem absolutamente tudo o que você precisa para deixar sua direção mais prática - com entrada para câmera traseira, para controle remoto e gerenciamento de ligações Hands-free - e confortável - com quatro entradas de mídia, fora rádio AM/FM e TV digital. Destaque também para a interação com smartphones, seja Apple, seja Android, e conectando-se simultaneamente com até dois aparelhos.

Guia de Compras

O DVD automotivo da Pioneer é muito mais do que um leitor de discos. É uma verdadeira central multimídia, que auxilia sua navegação e fornece entretenimento na medida certa para você e seus passageiros.

Como nem todo carro  - nem toda viagem - é igual, é necessário encontrar o modelo certo. Sorte a sua que, neste Guia de Compras, você encontra tudo o que precisa para fazer essa escolha com segurança e coerência com suas necessidades e com seu bolso também.

Imagem, tirada do banco traseiro de um carro parado, mostra dois rapazes, nos bancos da frente do mesmo carro, mexendo no painel, que conta com um DVD automotivo.

O DVD automotivo da Pioneer é uma central multimídia, e tem as funções certas para a sua direção. (Fonte: David Emrich/ Unsplash.com)

Quais as vantagens do DVD automotivo Pioneer com TV?

As tecnologias de conexão e transmissão de mídia chegaram ao tal ponto que a TV digital num DVD automotivo é quase um item básico, inclusive no catálogo da Pioneer. O advento, como todos os outros, tem vantagens e desvantagens.

Entre as vantagens, uma delas é que é um entretenimento prático. Basta apertar o botão de TV Digital, escolher o canal, e pronto. No mesmo tom, é uma mídia contínua, isto é, não acabam as músicas ou vídeos como num CD, DVD ou playlist no celular.

Com uma TV no seu DVD automotivo Pioneer, você também pode acompanhar jogos ao vivo e outros programas famosos da rede aberta.

Por outro lado, essa mesma rede aberta tem alguns inconvenientes, como comerciais e os programas que você não gosta tanto, o que certamente é um problema. Problema maior, porém, é que a legislação só permite que você assista TV no seu DVD automotivo, se ele estiver instalado no painel frontal, com o carro desligado.

Vantagens
  • Entretenimento prático
  • Mídia contínua
  • Jogos ao vivo e programas favoritos
Desvantagens
  • Problemas na grade
  • Proibido na frente durante a direção

Como é o DVD automotivo retrátil da Pioneer?

Os modelos de DVD automotivo da Pioneer com tela retrátil estão em alta no mercado. Isso porque são uma solução prática para os carros com menor espaço no painel, e também para manter o interior do seu carro mais discreto, o que é ótimo para estacionar na rua.

Na Pioneer, os aparelhos retráteis têm a base pequena, mas a tela pode ser grande, maior do que 6 polegadas. Com o carro ou o aparelho desligados, ela fica inserida dentro da base. Quando ligados, ela é "esticada" automaticamente. Você pode também, num comando prático, recolhê-la, e usufruir apenas das mídias sonoras.

Imagem mostra o close do painel de um carro, com um DVD automotivo retrátil instalado.

O DVD retrátil da Pioneer é uma solução prática para painéis pequenos. (Fonte: Jan2575/ Pixabay.com)

Como instalar o DVD automotivo Pioneer?

A instalação vai depender tanto do seu modelo da Pioneer quanto do modelo do seu carro.

O que muda entre os modelos é a correspondência dos fios.

Ainda assim, o método padrão é puxar os fios do painel e conectar o conjunto à parte correspondente do aparelho, entre setores elétricos e de mídia.

O que muda entre modelos é a correspondência dos fios entre painel e DVD e a presença ou não de certas funcionalidades do carro, como câmera de ré, controle de volante, entre outros.

Imagem mostra um DVD automotivo da Pioneer sobre um fundo branco.

A instalação vai variar de aparelho para aparelho, e de carro para carro. (Fonte: Sirapob Konjay/ 123rf.com)

Qual o preço do DVD automotivo Pioneer?

Com linhas, funcionalidades e tecnologias distintas, os modelos de DVD automotivo da Pioneer têm uma variação significativa de preços. Você encontra modelos básicos por volta de R$ 500, e modelos mais avançados, muitas vezes entitulados de centrais multimídia, por até R$ 3000, depedendo da loja.

Imagem mostra o painel de um carro que dirige ao pôr do sol, com a rua desfocada e destaque para a tela do painel, que mostra um mapa.

As funcionalidades, tecnologias e edições dos modelos vão interferir no preço final. (Fonte: Mark Cruz/ Unsplash.com)

Critérios de Compra: Escolhendo o seu DVD automotivo Pioneer

Pensando na sua compra, montamos uma lista exclusiva, com critérios que valem ser adotados antes de fazer a sua escolha. Prestando atenção nos itens abaixo, você sai da loja com a certeza de que optou pelo modelo de DVD automotivo Pioneer certo.

Tamanho da tela

Um dos primeiros pontos a se notar é o tamanho da tela do DVD automotivo. Os modelos mais recentes da Pioneer trabalham com medidas entre 6 e 7 polegadas, mas há mais antigos que têm entre 5 e até 3 polegadas.

A questão não é simplesmente escolher o maior, mas aquele com a medida certa para o seu carro, isto é, que caiba sem problemas no seu painel, e para a sua direção, um que você consiga visualizar e interagir sem problemas do banco do motorista.

Imagem mostra o interior de um carro vazio, com foco para a grande tela de seu painel, que mostra o menu de sintonização de rádio FM.

Os modelos mais recentes de DVD automotivo da Pioneer têm telas entre 6 e 7 polegadas. (Fonte: lbrownstone/ Pixabay.com)

DIN

O DIN é um ponto essencial para a escolha do seu DVD automotivo da Pioneer. Trata-se de uma medida padronizada de aparelhos para painéis de carro. As medidas, únicas, são: 1 DIN, que corresponde à exatamente 17,9cm x 5cm (L x A); e 2 DIN, que equivale à 17,9cm x 10cm.

foco

DIN é uma abreviação de "Deutsches Institut für Normung", que, numa tradução livre, quer dizer "Instituto Alemão de Normatização", a instituição que organizou a padronização das medidas dos painéis dos carros.

A questão é escolher um modelo que corresponda à medida do painel do seu carro. Se for grande, muito provavelmente será 2 DIN; se pequeno, 1 DIN. A dica de ouro aqui é que, se você tiver um carro com apenas 1 DIN, mas quiser um DVD automotivo de tela grande, o melhor é optar por modelos de tela retrátil.

Compatibilidade

Com o contínuo avanço dos smartphones, temos cada vez mais nossas mídias, e, basicamente, toda nossa interação digital, nos aparelhos celulares. Assim, não deixe de notar se o modelo de DVD automotivo Pioneer de sua escolha seja compatível com o seu celular.

Mais do que o aparelho em si, o importante é que o DVD "converse" com o sistema operacional, seja Android ou IOS. Pontos extras para os modelos com espelhamento de tela ou interface própria para interagir com o celular.

Entradas e conexões

Outro elemento importantíssimo que deve ser notado antes de concretizar a sua compra são as entrada e conexões do modelo. O ideal é que o DVD automotivo da sua escolha tenha o maior número de possível de opções de conexão, sejam físicas, sejam sem fio.

Se isso não for possível, note se o modelo em questão tem pelo menos duas dessas opções, para você ter alguma alternativa:

  • Bluetooth
  • USB
  • AUX (Entrada auxiliar)
  • RCA (Entrada áudio e vídeo)
  • Wireless
Imagem mostra o interior de um carro vazio e de mão inglesa, com a tela do DVD automotivo ligada e mostrando as opções de mídia.

Os DVDs automotivos da Pioneer contam com diversas opções de entradas e conexões para reprodução de mídia. (Fonte: MikesPhotos/ Pixabay.com)

Hands-free e comando do volante

Por fim, não esqueça de confirmar se o seu DVD automotivo favorito tenha opções de controle de ligações Hands-Free ("livre de mãos", em tradução livre), isto é, que você possa atender ligações e operar certos comandos do celular sem precisar tocar na tela.

O ideal é que seja por meio de comandos do volante, mas aí depende muito do seu modelo de carro. Neste caso, verifique se o aparelho tem entrada para esse tipo de interação.

(Fonte da imagem destacada: Ian Noble/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.