Na foto uma mulher deitada em um sofá lendo em um e-reader.
Ultima atualização: 4 de agosto de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

66Comentários coletados

A facilidade em ter diversos títulos de livros na palma das mãos, sem peso e ocupando pouco espaço ganhou o coração dos apaixonados por leitura, e isso só é possível graças a um aparelho pequeno, mas muito funcional: o e-reader. E é sobre ele que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo!

Até mesmo quem adora o cheirinho de um livro novo está aderindo a essa nova moda, já que a sua praticidade faz com que seja possível curtir o título preferido, em qualquer lugar e sem a necessidade de carregar de um lado para o outro livros que podem ser pesados.

A melhor parte é que já existem alguns modelos no mercado e assim é possível encontrar o ideal. E se você está buscando por um produto desses, saiba que nesse texto falaremos tudo sobre ele e ao final da leitura você saberá exatamente qual comprar. Então continue com a gente e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • Existem modelos de e-reader com iluminação na tela e outros que não possuem essa funcionalidade.
  • Os modelos mais conhecidos são o Kindle e o LEV e ambos possuem diferentes versões que se adequam a todas as necessidades.
  • Mesmo que para ter um desses seja necessário pagar pelo aparelho, o fato de adquirir livros por um preço menor já faz com que eles sejam um excelente investimento.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores e-readers

Com diferentes versões, os e-readers a cada dia mais têm caído no gosto das pessoas. Mas saber qual comprar não é tarefa fácil, e para te mostrar quais são os mais bem avaliados criamos esse ranking com algumas opções.

1º - E-reader Kindle Paperwhite

Com tela de alta resolução com 300 ppi sem reflexo, esse modelo de e-reader é o mais vendido e isso não é à toa. Ele conta com iluminação embutida, que permite a sua leitura de dia e à noite e traz uma letra exclusiva, que foi criada para que o usuário tenha uma experiência de leitura mais parecida com a de uma página impressa.

Ele é composto ainda pelas funcionalidades construtor e dicas de vocabulário, conta com dicionário, é mais fino do que um lápis, muito leve e possui uma bateria que dura cerca de seis semanas com apenas uma recarga. Outros diferenciais são o seu espaçamento de texto, adição de hifenização e texto justificado.

2º - E-reader Kindle 10ª Geração

No products found.

Tendo como principal diferencial uma tela com 167 ppi e iluminação embutida ajustável que permite uma leitura confortável por horas, esse modelo de Kindle pode ser usado em qualquer horário e permite marcar trechos, acessar o dicionário, traduzir palavras e ajustar o tamanho da fonte sem a necessidade de sair da página.

Ele conta com fonte otimizada com escala de 16 níveis de cinza, tem bateria que dura seis semanas sem recarga e é muito fino e leve, ocupando pouco espaço e tendo a possibilidade de ser levado para qualquer lugar sem pesar.

3º - E-reader Lev Neo

Desenvolvido pela livraria Saraiva, o e-reader LEV conta com uma tela touch screen iluminada a partir de LEDs que proporciona conforto para os olhos e parece papel, tendo uma aparência muito similar aos livros físicos.

Possui capacidade para até 8 mil e-books, tem Wi-Fi embutido e pode ser personalizado, ajustando o tamanho das letras e existindo a possibilidade de marcar trechos, fazer anotações e adicionar ou editar comentários. Além disso, sua bateria possui também excelente durabilidade.

Guia de Compra

A leitura é uma das melhores maneiras de adquirir conhecimento, porém para muitas pessoas esse hábito se torna difícil pela necessidade de sempre precisar ter um livro por perto. Com o e-reader isso muda, e graças a ele é possível levar milhares de títulos dentro da bolsa sem peso ou dificuldade.

Esse aparelho que já existe há alguns anos a cada dia ganha mais espaço na vida das pessoas e proporciona leituras confortáveis a qualquer horário e em qualquer lugar. Mas se ainda existem dúvidas sobre ele, saiba que nesse guia de compra responderemos a todas elas.

Na foto uma mulher sentada em uma banco de um transporte público lendo em um e-reader.

Com os e-readers é possível levar diversos livros dentro da bolsa e apreciá-los em qualquer lugar. (Fonte: Peter Bernik / 123rf)

O que é um e-reader?

Criados visando reunir diversos títulos dentro de um dispositivo pequeno e leve, os e-readers vieram para revolucionar o mundo dos apaixonados por livros e proporcionar uma leitura mais confortável e prática.

Esses aparelhos são muito parecidos com os tablets e foram desenvolvidos com telas touch-screen e diversos recursos como dicionário e a possibilidade de fazer comentários para criar uma sensação muito parecida com a de leitura de um livro comum.

Nele, podem ser adquiridos diversos títulos de e-books e deixá-los salvos para serem lidos a qualquer momento e quando for mais pertinente, criando assim a possibilidade de se ter milhares de histórias dentro de um pequeno aparelho.

Quais as vantagens e desvantagens de um e-reader?

A principal vantagem do e-reader é a sua portabilidade e a possibilidade de ter diversos livros dentro de um único aparelho, sem precisar de muito espaço ou carregar peso para isso.

Outro ponto positivo desse produto é que ele conta com tecnologias desenvolvidas para proporcionar uma leitura mais confortável. Graças a isso, os e-readers possuem fontes diferenciadas, vários formatos, tinta eletrônica, tela sem reflexo e muitos outros recursos que são positivos ao leitor.

Não pode-se deixar de destacar também que eles têm baterias com durabilidade sem igual e muitos modelos podem ser usados por semanas sem a necessidade de recarga.

Além disso, os modelos mais recentes contam com Wi-Fi e outros tipos de conectividade embutida e há opções com diferentes tamanhos de tela para que o usuário possa adquirir o melhor para ele. Há ainda o benefício de poder fazer anotações e marcações de maneira simples e fácil.

O ponto negativo do e-reader é que o usuário acaba se tornando refém da marca em que o aparelho adquirido é fabricado. Dessa forma, os livros comprados para o Kindle não podem ser lidos no LEV e vice-versa.

Existe também a desvantagem de que esse dispositivo não pode ser utilizado para outras finalidades como ligações e afins, sendo mais específico para leitura.

Vantagens
  • Pode armazenar milhares de títulos de livros
  • Tem bateria de longa duração
  • Existe com diferentes tamanhos de tela
  • Proporciona uma leitura mais confortável
  • Conta sistemas de conectividade como Wi-Fi
  • É leve e pequeno
Desvantagens
  • Não há compatibilidade entre as marcas
  • Não pode ser utilizado para muitas finalidades além da leitura

E-reader ou livro físico: Qual escolher?

Os leitores mais tradicionais dizem não abrir mão dos livros físicos e acham que a experiência de leitura não é igual a partir de um dispositivo eletrônico. Os mais modernos apontam que o e-reader é uma excelente opção já que tem alta praticidade.

Na disputa entre esses dois tipos de leitura, a verdade é que ambos possuem suas vantagens e desvantagens e qual das duas opções escolher vai muito do estilo do leitor.

Para quem está na dúvida entre manter-se na versão tradicional ou aderir a essa tecnologia ,criamos uma tabela comparativa para que você consiga chegar a uma conclusão.

E-reader Livro físico
Formato de leitura Através de um aparelho com o formato parecido com o de um tablet A partir do toque, sensação e cheiro de papel
Tamanho e peso É pequeno e pesa poucas gramas Depende do tipo de livro, mas pode ser grande e pesado
Necessidade de espaço Baixa Grande, dependendo da quantidade
Portabilidade Fácil de guardar e levar em qualquer bolsa É maior e pode pesar mais, sendo pouco portátil
Vantagens principais Permite ter milhares de livros em apenas um dispositivo Pode formar coleções, receber dedicatórias e fazer parte da decoração

Quanto custa?

O valor de um e-reader é bem variável e isso está diretamente relacionado ao seu tamanho, marca e às tecnologias que eles possuem.

No geral, um desses pode custar entre R$ 240, se falarmos nos modelos mais básicos, até cerca de R$ 1.400, para os que são mais modernos e diferenciados.

Onde comprar?

Por serem criados por marcas específicas, acaba sendo mais fácil adquirir os e-readers em lojas online, visto que o Kindle é do Amazon e o LEV da livraria Saraiva. Dessa forma, nesses dois sites você encontra todos os modelos e opções.

Na loja física da Saraiva você também pode achar o e-reader criado por eles e o Kindle pode ser comprado em parceiros como Americanas, Magazine Luiza e Kalunga.

Na foto uma mulher segurando um Kindle em cima de uma mesa com um livro, um croissant e algumas canecas.

O Kindle é fabricado pela Amazon e no site da marca você consegue encontrar todos os seus modelos. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar as opções de e-reader

Agora que você já está por dentro do universo dos e-readers, vamos te mostrar quais são os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher um para comprar:

  • Tamanho da tela
  • Iluminação
  • Capacidade de armazenamento
  • Livros preferidos

Explicaremos abaixo cada um desses critérios para que não lhe restem dúvidas.

Tamanho da tela

O primeiro ponto a ser analisado é o tamanho da tela do e-reader que você irá adquirir. Ela deve ser de medidas que proporcionem uma leitura confortável para você.

Muitos possuem telas com um tamanho médio de 6 polegadas, porém existem versões que são um pouco maiores e acabam agradando pessoas mais velhas, por exemplo. Por outro lado, vale lembrar que quanto maior for a tela maior será o aparelho, então considere isso também para que ele não perca a sua portabilidade.

Na foto uma mulher sentada em uma cadeira com as pernas para cima lendo em um e-reader.

Existem diferentes tamanhos de e-readers e graças a isso é possível agradar a todos os tipos de pessoas. (Fonte: Perfecto Capucine / Pexels)

Iluminação

Outra questão muito importante está relacionada ao fato de adquirir um dispositivo que possua ou não iluminação na tela. Nesse tipo de produto é comum existirem modelos sem iluminação, mas isso pode não ser uma boa opção para algumas pessoas.

Portanto, se você tem o hábito de ler à noite ou em locais com pouca iluminação, o essencial é escolher um que tenha luz. Já para quem só lê durante o dia e acredita que o acesso a telas iluminadas a noite é prejudicial, vale a pena optar pelos mais simples.

Capacidade de armazenamento

Pensando em uma melhor utilização do seu e-reader, é bom verificar também a capacidade de armazenamento que ele possui, pois isso está diretamente relacionado ao número de livros que poderão ser baixados nele.

Para quem pretende fazer o uso de poucos títulos de uma vez ou não quer guardá-los por muito tempo, essa questão pode ser irrelevante. Porém, quem gosta de ter vários livros e pretende criar uma biblioteca virtual com o seu e-reader precisa se atentar a isso.

O lado positivo é que não é difícil de encontrar opções que contam com uma memória que pode guardar mais de 8 mil livros, então não será difícil de encontrar o ideal.

Na foto um e-reader ao lado de uma xícara e alguns bolinhos em cima de uma mesa de madeira.

O e-reader deve ter uma boa capacidade de armazenamento para não ser necessário excluir os títulos comprados após um tempo. (Fonte: Perfecto Capucine / Pexels)

Livros preferidos

Vale também a pena analisar antes de comprar um e-reader se os livros que você pretende ler no dispositivo estão disponíveis no formato e-book. Por mais que a maioria dos lançamentos já existam nessa versão, os que são mais antigos podem só ser feitos no formato físico.

Dessa forma, faça uma busca para que você não faça esse investimento e se arrependa depois.

(Fonte da imagem destacada: Piotr Adamowicz / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.