Sejam de pequeno, médio ou grande porte, os eletrodomésticos são itens indispensáveis na rotina da vida moderna. São eles os responsáveis por facilitar o dia a dia na hora de cozinhar, lavar, conservar e preparar nossas refeições e realizar tantas outras tarefas.

E com o avanço da tecnologia, os eletrodomésticos estão cada vez mais funcionais, práticos e modernos. Com funções que simplificam a rotina, eles nos fazem poupar tempo, algo tão necessário atualmente.

Abrir artigo Slow cooker filled with a hot one-dish dinner that is ready to serve
7 de maio de 2021
Slow cooker: Descubra o melhor modelo de 2021
Izabel Toscano em Eletrodomésticos

Já imaginou uma panela que cozinha em baixa temperatura e por longas horas? E o melhor, sem que você precise checar o cozimento a cada instante? Pois seja bem-vindo ao artigo de hoje! A seguir, nós vamos explicar o que […]

Abrir artigo White Empty mini fridge or mini bar against gray textured wall background. International Exhibition furniture elements in large warehouse interior.
7 de maio de 2021
Saiba como escolher o melhor freezer pequeno de 2021
Izabel Toscano em Eletrodomésticos

Cada vez mais os fabricantes de eletrodomésticos investem em produtos compactos, tanto para ocupar menos espaço em casa, quanto para facilitar o transporte. É o caso do freezer pequeno. No artigo de hoje, nós vamos mostrar porque você deve investir […]

Abrir artigo
22 de abril de 2021
Freezer horizontal: Qual o melhor modelo de 2021?
Danielle Assis em Eletrodomésticos

Seja muito bem-vindo! Hoje vamos falar sobre o freezer horizontal, produto muito utilizado em comércios, supermercados e restaurantes para armazenar alimentos de grande volume, como as carnes, por exemplo. A grande vantagem desse equipamento é o seu amplo espaço interno […]

Abrir artigo
27 de outubro de 2020
Geladeira Frost Free: Como escolher a melhor em 2021
Izabel Toscano em Eletrodomésticos

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um eletrodoméstico imprescindível no dia a dia: a geladeira frost free. Com tecnologia que impede o acúmulo de gelo, a geladeira frost free é ideal para quem não quer ter o […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Fogão Brastemp: Como escolher o melhor modelo em 2021
Letícia Pontes em Eletrodomésticos

Para algumas pessoas, cozinhar é uma necessidade, mas para muitas outras funciona como uma terapia, um momento para relaxar e soltar a criatividade. Se você ama cozinhar, um eletrodoméstico indispensável em sua cozinha é um fogão Brastemp. Por que Brastemp? […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Geladeira french door: Como escolher a melhor em 2021?
Danielle Assis em Eletrodomésticos

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje falaremos sobre a geladeira french door, o tipo de geladeira mais novo do mercado, muito imponente e moderno. Ela tem como diferencial um design marcante e um excelente espaço interno. Sendo composta […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Geladeira pequena: Como escolher a melhor em 2021?
Danielle Assis em Eletrodomésticos

Se tem um eletrodoméstico essencial esse é a geladeira. Esse item é muito versátil e existe em diversos modelos, sendo que para quem tem pouco espaço há a geladeira pequena, produto que falaremos aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo. Indispensável […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Forno de embutir: Veja os melhores de 2021
Camila Freitas em Eletrodomésticos

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre forno de embutir, que é uma maneira prática de instalar esse equipamento na sua casa, para que assim não tenha que ocupar um espaço a mais na bancada da sua cozinha. […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Freezer vertical: Como escolher o melhor em 2021
Camila Freitas em Eletrodomésticos

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre o freezer vertical, um item ao qual você deve ficar muito atento aos detalhes antes de comprar, para poder aproveitar ao máximo suas vantagens. Os modelos de freezer vertical podem ser […]

Página 1

Mas ainda que grande parte dos eletrodomésticos se concentre na cozinha e área de serviço, o fato é que, hoje em dia, eles estão espalhados por toda a casa, escritório, locais de lazer e de trabalho.

Por isso, nós reunimos nessa página tudo o que você precisa saber sobre os eletrodomésticos. Além disso, você também vai encontrar artigos exclusivos sobre os principais e melhores eletrodomésticos disponíveis no mercado.

Primeiro, o mais importante

  • Os eletrodomésticos são produtos essenciais, que nos ajudam nas tarefas no dia a dia. Mas engana-se quem pensa que eles servem apenas para a cozinha.
  • Como se trata de produtos que utilizam energia, é preciso atenção para comprar o eletrodoméstico que consome menos.
  • Saber como limpar e realizar a manutenção de eletrodomésticos também é importante já que esses produtos costumam ter uma vida útil específica.

O que são eletrodomésticos?

Os eletrodomésticos são aparelhos elétricos que servem para facilitar várias tarefas domésticas, como cozinhar e conservar os alimentos, limpar ambientes, lavar roupas e higienizar cômodos.

De fato, os eletrodomésticos mais conhecidos são utilizados na cozinha e na limpeza em geral, seja de casa, seja do local de trabalho e lazer.

Fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, ferro de passar, cafeteria e aspirador de pó são apenas alguns dos eletrodomésticos mais conhecidos.

Mas essa categoria de produtos também engloba aparelhos usados nos cuidados da beleza e até na área do entretenimento.

Cafeteira, blender e microondas com alimentos.

Os eletrodomésticos de cozinha são os mais comuns, mas existem outros que ajudam em diversas tarefas. (Fuente: Phenyo Deluxei/ Pexels.com)

Hoje é praticamente impossível imaginar nossos dias sem um eletrodoméstico. Não à toa, as marcas fabricantes investem sem parar em inovações e tecnologias que ajudam a tornar o uso dos eletrodomésticos ainda mais simples e prático.

Muitas vezes, com apenas um toque você é capaz de ter uma série de tarefas realizadas com eficiência. Mas é claro que tudo isso tem um custo. E é sobre como escolher os melhores e mais econômicos eletrodomésticos que vamos tratar a seguir.

O que você precisa saber sobre os eletrodomésticos?

Justamente por serem aparelhos elétricos, e consumirem energia, é preciso atenção na hora de escolher os melhores eletrodomésticos.

Além disso, como existe uma grande variação de produtos, com design, tamanho, funções e recursos diferentes, vale levar em conta a sua necessidade, o espaço disponível para instalação, entre outros critérios.

Por isso, para lhe ajudar a escolher e comprar os melhores eletrodomésticos, criamos esse guia que vai responder as suas dúvidas principais.

Cozinha com forno, fogão e bancada.

É preciso escolher bem os eletrodomésticos de acordo com o espaço e a sua necessidade. (Fonte: Curtis Adams/ Pexels.com)

Quais são os tipos de eletrodomésticos?

É claro que os principais e mais populares eletrodomésticos acabam sendo os aparelhos utilizados na limpeza e no preparo e conservação das refeições.

Mas o fato é que existe um eletrodoméstico ideal para realizar as mais diversas tarefas, seja em casa, no trabalho, na área interna ou externa.

Para ajudar você a visualizar os principais e mais funcionais eletrodomésticos, nós criamos a tabela a seguir. Veja:

Objetivo de uso Tipos de eletrodomésticos
Na cozinha Batedeira, cafeteira, fogão, forno, micro-ondas, freezer, geladeira, liquidificador, torradeira, máquina de fazer pão
Na limpeza Aspirador de pó, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, secadora
Para segurança Fechaduras elétricas, câmeras
Para entretenimento Filmadora, Home theater, televisão, rádio
Para beleza Chapinha, Baby liss, secador de cabelo
Outras tarefas Máquina de costura, ferro de passar, ar condicionado, umidificador, aquecedor, ventilador

Eletrodomésticos: Grande, médio ou eletroportáteis?

Além de se diferenciarem por conta de sua utilização, os eletrodomésticos também variam por conta do seu tamanho. Nesse quesito, você vai encontrar aparelhos funcionais tanto pequenos, médios, quanto os grandes.

Os eletrodomésticos conhecidos como eletroportáteis são aqueles com tamanho reduzido e que podem ser facilmente deslocados de lugar. Um bom exemplo seria a cafeteira e o frigobar.

Ambos podem ser usados na cozinha, no quarto ou na sala. E com a variedade de design e cores são geralmente escolhidos para combinar com a decoração.

Outros exemplos de eletroportáteis são: Churrasqueira elétrica, que pode ser usada na varanda ou na área externa da casa; liquidificador e centrífuga, para fazer sucos e vitaminas.

Imagem de frigobar aberto com bebidas dentro.

12 de fevereiro de 2020

Já os eletrodomésticos de médio e de grande porte são aqueles imprescindíveis como geladeira e fogão, por exemplo.

Na maioria das vezes é possível ter eletrodomésticos de tamanhos variados. Mas se você precisar fazer uma escolha, é importante considerar o espaço que você tem para instalar os aparelhos, assim como a necessidade de uso.

Por exemplo, se você mora em uma casa pequena, um frigobar pode ser mais adequado do que uma geladeira grande. Mas, se você tem filhos ou mora com mais pessoas, uma geladeira de maior capacidade de armazenamento será essencial.

O mesmo vale para o fogão, que pode ter entre uma e seis bocas, o que determina o tamanho do eletrodoméstico e o espaço que ele vai ocupar na sua cozinha.

Imagem de um cooktop Consul.

20 de março de 2020

Quais são os principais eletrodomésticos para cozinha?

A cozinha é um dos cômodos prediletos na casa, por isso a maioria dos eletrodomésticos são voltados para essa área, seja para preparar pratos especiais, para conservar os alimentos ou para limpar e lavar.

Pode parecer óbvio, mas quando estamos montando uma cozinha nova, ou mesmo mudando para de casa, a variedade de eletrodomésticos para acabar confundindo.

Para ajudar você a focar no essencial, listamos a seguir os eletrodomésticos que são indispensáveis em qualquer cozinha:

  • Fogão: Você vai encontrar, além de diferentes tamanhos, diversos tipos de funcionamento e de instalação como o fogão de piso, o elétrico, de embutir e de mesa;
  • Coifa: Esse é outro eletrodoméstico fundamental, já que a coifa suga a gordura de frituras e, assim, facilita a limpeza;
  • Geladeira: Não é possível pensar em sobreviver nos dias de hoje sem uma geladeira, certo? Observe, porém, o tamanho, o número de portas, o espaço de armazenamento e a funções que ajudam a otimizar a conservação da comida.

Qual eletrodoméstico consome mais energia?

Os eletrodomésticos, apesar de essenciais para a vida moderna, tem um custo. Por consumirem energia, esses aparelhos têm impacto no meio ambiente e no orçamento do fim do mês.

Por isso, antes de comprar o seu eletrodoméstico, além de observar a utilidade, o tamanho, design e funções é importante considerar o consumo de energia.

Chuveiro ligado.

10 de setembro de 2020

Ainda que todos consumam energia, existem alguns eletrodomésticos que de fato consome mais que outros.

Para você ter uma ideia, confira a seguir os eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica:

  • Ar condicionado: Esse costuma ser o eletrodoméstico que mais aumenta a conta no fim do mês. O consumo de energia do ar condicionado pode variar dependendo da potência térmica, expressa em BTU/h, e do modo de operação;
  • Chuveiro elétrico: A potência do chuveiro varia de acordo com a posição da chave, que depende da estação do ano. Ou seja, o consumo de energia costuma ser maior no inverno. Mas o tempo em que o chuveiro fica ligado também interfere no valor do consumo mensal;
  • Cooktop elétrico: Quando utilizado uma hora por dia, esse eletrodoméstico pode chegar a consumir 68,55 kWh por mês.

Como escolher o eletrodoméstico mais econômico?

Estética, preço, funcionalidade e marca: Essas são algumas das preocupações de quem vai adquirir um eletrodoméstico ou trocar o que tem em casa por um novo.

Mas também é preciso ter em mente a importância de garantir a economia financeira no fim do mês com o uso dos eletrodomésticos.

Como vimos, alguns eletrodomésticos consomem mais energia do que outros e são vários os fatores que interferem nisso: Desde o modo de funcionamento, a forma de utilização até o nível de eficiência energética expressa no aparelho.

Por isso, o consumidor interessado em economizar na conta de energia deve estar atento ao selo Procel de Economia de Energia que vem colado nos eletrodomésticos.

Homem fazendo anotações com notebook à frente.

Comprar eletrodoméstico que consome menos energia facilita o pagamento de contas no fim do mês. (Fonte: Startup Stock Photos/ Pexels.com)

Os produtos com o selo Procel foram testados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e recebem uma classificação que vai de “A” à “E”. Os aparelhos que consomem mais energia recebem a letra “E” e os que consomem menos possuem a letra “A”.

Na prática, essas letras mostram, por exemplo, quanta energia a geladeira gasta para gelar, o fogão para cozinhar e o ar condicionado para resfriar ou aquecer.

É comum também que os eletrodomésticos mais eficientes custem um pouco mais caro. Mas especialistas garantem que o retorno financeiro vem com a economia na conta de energia.

Você sabia que os selos foram criados na década de 1980 para informar sobre o consumo de combustíveis dos veículos?

Com o tempo, as etiquetas evoluíram e hoje medem o consumo de energia e eficiência de funcionamento dos aparelhos elétricos.

Como limpar eletrodomésticos bancos, inox e amarelados?

Além de escolher os eletrodomésticos considerando a utilidade, o tamanho, design, funções e o consumo de energia, recomendamos que você também analise a forma de limpar e preservar o aparelho.

Isso porque, dependendo do material de fabricação e até da cor do eletrodoméstico, a fase de limpeza pode ser mais ou menos trabalhosa. Sem contar que a preservação do produto também interfere na sua durabilidade e eficiência no funcionamento.

E ainda que a variedade seja grande nesse quesito, os eletrodomésticos mais comuns podem ser divididos em dois tipos: Os da linha branco e os em inox.

É importante saber que os eletrodomésticos brancos acabam ficando amarelados com o tempo. E essa mudança na coloração dos aparelhos não tem relação necessariamente com o mau uso do eletrodoméstico.

O amarelamento de eletrodomésticos ocorre por conta de a uma composição natural do revestimento do aparelho elétrico que acaba se alterando por causa do clima e da sujeira.

Por isso, se você comprar eletrodomésticos brancos deve mantê-los longe da umidade, do calor excessivo e tentar realizar limpezas semanais, apenas com água e detergente.

Já os eletrodomésticos em inox, aqueles que têm o acabamento prateado, demandam ainda mais atenção. Nesse caso, é preciso garantir que a película protetora desses aparelhos não seja danificada com riscos ou manchas.

Você sabia que os eletrodomésticos têm um tempo de vida útil? Esse período vaira de acordo com o tipo de produto.

Mas, vencido o prazo de utilidade, a eficiência energética do eletrodoméstico tende a cair significativamente.

Ao limpar os eletrodomésticos em inox, você não deve utilizar certos produtos e ferramentas de limpeza, como palhas de aço, escovas de cerdas duras, amoníacos, saponáceos, desengordurantes, álcool e cloro. Todos eles danificam o inox.

De todo modo, recomendamos que você siga as instruções de limpeza e manutenção descritas no manual do eletrodoméstico.

Quais são os eletrodomésticos com tecnologia Inverter?

A tecnologia tem impacto direto nos eletrodomésticos. Tanto que uma das tecnologias mais revolucionárias presentes em alguns aparelhos elétricos foi a Inverter.

A Inverter é um compressor que consegue operar de forma contínua, estável e sem oscilações. Com isso, o eletrodoméstico não precisar ligar e desligar durante o seu funcionamento o que, por consequência, ajuda a aumentar a eficiência energética do aparelho.

De modo geral, a tecnologia inverter está presente em alguns modelos de geladeiras, lavadoras, lava e seca e ar condicionado.

Na prática, o compressor Inverter faz com que o eletrodoméstico atinja a temperatura ideal mais rapidamente e a mantenha constante. No caso do ar-condicionado e do refrigerador, por exemplo, essa dinâmica pode gerar uma economia de até 60% no consumo energético.

Por isso, os eletrodomésticos com a tecnologia Inverter costumam ter um preço mais elevado em relação aos aparelhos convencionais. Por outro lado, os eletrodomésticos Inverter apresentam um ótimo custo-benefício já que são muito mais econômicos.

Além disso, o modo de funcionamento dos eletrodomésticos com tecnologia Inverter trazer outros benefícios, entre eles:

  • Baixo nível de ruído: Como o eletrodoméstico não precisa ficar ligando e desligando, o ele trabalha de forma mais silencioso;
  • Alta durabilidade: Com o compressor Inverter o desgaste natural é reduzido. Tanto que algumas marcas de eletrodomésticos oferecem garantia de até 10 anos no compressor Inverter;
  • É bom para o meio ambiente: Eletrodomésticos com compressor Inverter utilizam o gás R410a, um gás ecológico que não prejudica a camada de ozônio.

Resumo

Os eletrodomésticos são aparelhos que ajudam a facilitar a nossa rotina, seja na hora de cozinhar, limpar, lavar e até mesmo para garantir comodidade e conforto, como no caso do ar condicionado, do secador de cabelo e da televisão.

Mas para comprar os melhores eletrodomésticos é preciso levar em conta a sua necessidade de uso, o espaço disponível, o preço e as tecnologias presentes em cada aparelho.

Mas, entre os critérios mais importantes que devem ser observados na hora de comprar eletrodomésticos está o nível de consumo energético do aparelho. Ao escolher os mais econômicos você mantém o seu orçamento em dia e ainda ajuda o planeta.