Imagem de um eletroestimulador.
Ultima atualização: 23 de junho de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

O eletroestimulador age diretamente no foco da dor muscular, arterial, óssea ou derivada de doença crônica, pois emite pulsos elétricos que bloqueiam a sensação de dor, estimulam a liberação de endorfina e promovem a sensação de relaxamento.

Ao utilizar um eletroestimulador, você combate as dores e desconfortos sem precisar recorrer ao uso de medicamentos. Basta selecionar o estímulo e a intensidade desejados. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais sobre este acessório.




Primeiro, o mais importante

  • Através do(s) eletrodo(s), o eletroestimulador emite pulsos elétricos responsáveis pela contração e relaxamento dos músculos, movimento que promove oxigenação celular, ativação da circulação sanguínea, liberação de toxinas e alívio das dores.
  • Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o eletroestimulador não provoca desconforto e nem deixa manchas no corpo. Este não é um tratamento invasivo e nem possui efeitos colaterais, no entanto, nem todo mundo pode utilizar um eletroestimulador.
  • O eletroestimulador é um aparelho compacto, leve e portátil. As configurações incluem diferentes estímulos e níveis de intensidade. O aparelho pode oferecer de um a quatro eletrodos.

Você também pode gostar:

Os melhores eletroestimuladores: As recomendações dos especialistas

Muitas pessoas convivem com dores musculares, ósseas, articulares e crônicas diariamente. Para aliviar o desconforto e as dores, você pode utilizar um eletroestimulador. Conheça alguns dos melhores modelos a venda no ranking abaixo:

O eletroestimulador mais completo

O massageador de eletroterapia da Omron oferece cinco modos de funcionamento, 10 níveis de intensidade e dois eletrodos que distribuem os pulsos elétricos pela região da lombar, braços, pernas, pés e ombros. Os eletrodos são laváveis e podem ser utilizados por até 150 vezes, depois, basta trocar pelo refil que é vendido separadamente.

O melhor eletroestimulador para atletas

O eletroestimulador Alívio Já da G-Tech oferece cinco modos de funcionamento e 15 ajustes de intensidade. O acessório conta com um par de géis condutores adesivos que devem ser repostos sempre que perderem suas propriedades – o refil é vendido separadamente. O aparelho é portátil e possui bateria recarregável.

Um eletroestimulador multifuncional

O eletroestimulador da Tenlax é multifuncional, pois pode ser utilizado para tratar dores e desconfortos em diversas áreas do corpo como ombros, costas, braços, cintura, pernas, joelhos e pés. Acompanha um par de eletrodos de gel que podem ser reutilizados por até 50 vezes. O equipamento possui 2 anos de garantia.

O melhor eletroestimulador para uso profissional

O eletroestimulador da Neurodyn é ideal para uso profissional, pois possui dois canais que liberam as correntes elétricas TENS e FES. A intensidade e o estímulo são controlados pelo painel de controle do equipamento.

Guia de Compra

Muitas pessoas recorrem ao uso de medicamentos e tratamentos médicos de longa duração para amenizar os sintomas de dores crônicas, pois não conhecem os benefícios do eletroestimulador.

Antes de usufruir dos benefícios do eletroestimulador, conheça mais sobre a tecnologia, modo de funcionamento, indicações e contraindicações do aparelho neste Guia de Compra. Boa leitura!

Imagem de uma pessoa sendo submetida a uma seção de eletroterapia.

O eletroestimulador combate diferentes tipos de dores. (Fonte: Microgen/ 123RF.com)

O que é um eletroestimulador?

A eletroterapia consiste no tratamento de lesões e dores – musculares, ósseas, articulares ou crônicas – pela liberação de uma corrente elétrica de baixa intensidade emitida por um ou mais eletrodos.

Ao longo dos anos, o eletroestimulador era manuseado apenas por fisioterapeutas em seus consultórios e clínicas. Hoje em dia, você encontra o eletroestimulador de uso pessoal, o equipamento ideal para quem busca saúde, qualidade de vida e deseja prevenir ou tratar todos os tipos de dores.

Imagem de uma mulher tomando um remédio.

O eletroestimulador aliviará suas dores sem que você precise tomar remédios. (Fonte: JESHOOTS.com/ Pexels.com)

Para aproveitar os benefícios do eletroestimulador, é necessário realizar sessões de 20 a 50 minutos de duração com periodicidade definida pelo seu fisioterapeuta – o tratamento pode ser de médio a longo prazo.

O aparelho pode ser configurado e manuseado com facilidade pelo usuário, basta seguir as dicas e recomendações que apresentaremos ao longo deste Guia de Compra.

Quais são os benefícios do eletroestimulador?

O eletroestimulador utiliza tecnologia Pain Relief que consiste na liberação de pulsos elétricos que interrompem o envio das mensagens de dor ao cérebro, estimulam o relaxamento do corpo e liberação de endorfina, resultando no alívio de dores e tensões.

foco

Você sabia que o eletroestimulador libera uma corrente elétrica na área dolorida? Os pulsos elétricos atuam na contração e relaxamento muscular, estimulam a circulação sanguínea, oxigenação celular e mais.

Os benefícios compreendem os músculos, articulações, costas, região pélvica acometida por dores relacionadas a doenças ou pós-parto, regiões acometidas por doenças inflamatórias.

Para aproveitar os benefícios do eletroestimulador, basta configurar o aparelho e acoplar o(s) eletrodo(s) à região dolorida. Conheça todas as vantagens e desvantagens do eletroestimulador na tabela abaixo:

Vantagens
  • Alivia desconfortos e dores de diferentes origens
  • Configurações ajustáveis de acordo com o tipo e intensidade da dor
  • Este acessório é compacto, extremamente leve
  • Possui bateria recarregável por cabo USB
  • É um aparelho relativamente barato
Desvantagens
  • Inúmeras contraindicações
  • Não deve ser utilizado por crianças
  • É apenas um complemento ao tratamento médico

Como utilizar um eletroestimulador?

Utilizar um eletroestimulador é bastante simples. Em primeiro lugar, escolha uma área anatômica ou fisiologicamente relacionada à origem da dor.

Coloque o gel condutor adesivo sobre os eletrodos após retirar a película que acompanha o produto. Acople os eletrodos sobre o local desejado, assegurando completa adesão à pele que deve estar limpa e seca.

Pressione o botão liga/ desliga, seleciona a estimulação desejada e ajuste a frequência – varia de acordo com a intensidade da dor. Escolha um dos 10 a 15 níveis de intensidade e entre os cinco modos disponíveis e aproveite os efeitos positivos do tratamento:

Estímulo Indicação
Raspagem Indicado para dores mais agudas, após alguma lesão momentânea
Massagem/ Relaxamento Alívio de dores moderadas, causadas pelo esforço esportivo
Taponagem Dores e desconfortos relacionados à fadiga
Acupuntura Para dores após esforço físico intenso
Demo Para dores relacionadas à má postura e ao mau jeito

Quais dores são tratadas pelo eletroestimulador?

O eletroestimulador pode ser utilizado para combater diversas dores, como as listadas abaixo:

  • Dores nas articulações.
  • Dores musculares.
  • Dores de cabeça, face e de ATM.
  • Dores pélvicas como cólicas menstruais, endometriose e desconfortos decorrentes do pós-parto.
  • Dores nas coluna – incluindo coluna cervical e lombar.
  • Dores relacionadas à fibromialgia.
  • Dores relacionadas ao pós-operatório.
  • Dores relacionadas aos movimentos repetitivos.
  • Tendinites.
  • Bursites.

Essas são as principais causas de dores tratadas pelo eletroestimulador. No entanto, o equipamento auxilia no tratamento e recuperação de dores e desconfortos relacionados a outras doenças e complicações.

Imagem de uma mulher com dor de cabeça.

O eletroestimulador alivia dores, desconfortos e tensões. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Quais são os benefícios estéticos relacionados ao uso do eletroestimulador?

O eletroestimulador também pode ser utilizado com propósitos estéticos. Entre os principais benefícios, podemos destacar a tonificação muscula devido ao movimento de contração e relaxamento muscular que aumenta a circulação sanguínea.

O movimento também ajuda a eliminar toxinas e liberar a retenção de líquidos – eliminando a gordura localizada e o inchaço. Como resultado, você observa a redução da celulite e flacidez.

Para aproveitar esses benefícios, você deve manter uma alimentação saudável, rotina de exercícios físicos diários e recorrer a tratamentos estéticos complementares. Selecionamos alguns artigos relacionados ao assunto nos links abaixo:

Há alguma contraindicação ao uso do eletroestimulador?

Não são todas as pessoas que podem aproveitar os benefícios terapêuticos do eletroestimulador. O aparelho nunca deve ser utilizado por pessoas com doenças cardíacas graves, hipertensos ou mulheres gestantes.

Também não deve ser utilizado sobre feridas abertas, áreas com assaduras, inchaço, vermelhidão, infecção, inflamação ou erupção cutânea. Essa recomendação também vale para lesões cancerosas.

Nunca coloque o eletroestimulador sobre a artéria carótida.

Ah, nunca coloque o eletroestimulador sobre a artéria carótida – região lateral do pescoço – pois podem ocorrer espasmos musculares graves que podem resultar no fechamento das vias respiratórias, mudanças no ritmo cardíaco ou alterações na pressão arterial.

Também desaconselhamos a utilização do eletroestimulador sobre o tórax, pois a introdução da corrente elétrica pode provocar distúrbios no ritmo do coração, o que pode ser fatal em alguns casos.

Nunca utilize o eletroestimulador se você tiver um marca-passo cardíaco, desfibrilador ou outro dispositivo eletrônico ou metálico implantado, pois há o risco de interferência elétrica, choque, queimadura ou morte.

É importante ressaltar que a terapia com eletroestimulador não deve substituir qualquer tratamento médico ou fisioterapêutico ou ser utilizado no tratamento de lesões mais graves. O eletroestimulador deve ser utilizado como um complemento a esses tratamentos.

Outras recomendações importantes:

  • Não aplique sobre a testa.
  • Não aplique sobre as mamas.
  • Não utilize o aparelho enquanto estiver no chuveiro ou banheira.
  • Não utilize enquanto estiver dormindo.
  • Não utilize o eletroestimulador em crianças, apenas com a liberação do pediatra.

Critérios de compra: Como escolher o melhor eletroestimulador

Comprar um eletroestimulador é um dos investimentos mais inteligentes do momento, pois promove saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Para fazer uma compra consciente, você deve buscar informações sobre o assunto, pensando nisso, selecionamos quais características você deve analisar e comparar para escolher um eletroestimulador compatível com suas necessidades:

Vamos detalhar cada um dos tópicos mencionados acima ao longo desta seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Corrente elétrica

O eletroestimulador promove estimulo sensorial devido à liberação de ondas elétricas através do(s) eletrodo(s) conectado(s) ao equipamento.

A corrente de Neuro estimulação Elétrica Transcutânea (TENS) consiste em impulsos elétricos de baixa permanência, indicados para instigar as fibras nervosas e combater as dores por meio de estimulação sensorial.

É ideal para o alívio sintomático de dores provenientes de lesões ou decorrentes de processos crônicos. O aparelho é responsável pela analgesia – alívio da dor – e estimulação da circulação sanguínea.

É indicado para dores musculares, contusões, dores provocadas por doenças inflamatórias ou articulares, dores de cabeça, face, dentes e ATM, desconfortos pós-operatórias, dores nas costas, cervicais, lombares e torácicas.

Imagem de uma mulher passando por uma seção de eletroterapia.

O eletroestimulador libera uma corrente elétrica de baixa densidade. (Fonte: Andriy Popov/123RF.com)

A corrente de Estimulação Elétrica Funcional (FES) utiliza de impulsos elétricos de baixa frequência para causar uma série de oscilações funcionais que combatem as lesões musculoesqueléticas.

Esse tipo de corrente elétrica atua no fortalecimento muscular, ganho e manutenção da amplitude articular, combate às contraturas e tecidos moles e controle da espasticidade.

Embora menos comum, você também encontra o eletroestimulador que libera ondas de ultrassom. O ultrassom possui efeito térmico e mecânico e age no processo de cicatrização e reparo de lesões. Efeito parecido é promovido pelo eletroestimulador de ondas curtas.

Finalidade de uso

Quando utilizado na área da fisioterapia, o eletroestimulador atua no fortalecimento e recuperação muscular. Também é ideal para tratar dores relacionadas aos ossos e articulações, relacionados ou não a patologias.

Em tratamentos estéticos, o eletroestimulador serve para tonificar os músculos, reduzir a flacidez, eliminar a celulite e a gordura localizada. É importante mencionar que esses benefícios são conquistados junto a uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física, o eletroestimulador é apenas um complemento.

Marca

Você encontra opções de eletroestimuladores de diversas marcas. Destaca-se a Compex, que possui uma linha com oito modelos divididos em duas categorias: Gama Sport e Gama Fitness.

Outra opção é o massageador de eletroterapia da Omron. O equipamento possui cinco modos, 10 níveis de intensidade e dois eletrodos e pode ser utilizado nos modos tratamento ou massagem.

Já o eletroestimulador G-Tech possui cinco modos, 15 níveis de intensidade e um par de géis condutores interligados. Esse modelo é bastante parecido com o eletroestimulador da Tenlax.

Imagem de una mulher com um eletroestimulador nas costas.

Compre um eletroestimulador de marca consagrada no ramo da fisioterapia. (Fonte: Plepraisaeng/ 123rf.com)

Aprovação Anvisa e Inmetro

O eletroestimulador é um acessório de uso terapêutico, utilizado como complemento em tratamentos médicos e fisioterapêuticos como acupuntura, RPG, fisioterapia e reabilitação.

Portanto, é fundamental que o produto possua regulamentação junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Também é importante checar a liberação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que garante que o equipamento é seguro para uso.

Junto aos selos do Inmetro e Anvisa, cheque a garantia de fábrica de pelo menos 12 meses – algumas marcas chegam a oferecer dois anos de garantia.

(Fonte da imagem destacada: Alexas_Fotos/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.