Ultima atualização: 14 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

22Horas investidas

8Estudos avaliados

77Comentários coletados

O corpo humano é composto em grande parte de água, representando mais da metade do peso de uma pessoa adulta. Os diferentes fluidos em nosso corpo são armazenados em áreas específicas reguladas por minerais como eletrólitos.

Nós sabemos como é importante permanecer hidratado, especialmente em tempo quente. Por esta razão, o mercado oferece diferentes tipos de bebidas eletrolíticas que ajudam a reforçar os níveis de minerais no sangue e no resto do corpo.

A oferta deste tipo de bebidas é bastante ampla e pode ter diferentes usos e benefícios. Em ReviewBox.com.br você encontrará todas as informações que você precisa para decidir entre a ampla gama de opções baseadas em suas necessidades e preferências.




O mais importante

  • Eletrólitos são sais minerais que são essenciais para o funcionamento do corpo. Quando eles são perdidos por desidratação, é essencial um reabastecimento adequado. Isto é conseguido através de soluções de eletrólitos bebíveis (também chamados de soros), bem como de comprimidos e pós.
  • Na superfície, não há grande diferença entre eletrólitos e comprimidos bebíveis. No entanto, as diferentes apresentações são frequentemente direcionadas a públicos específicos, então você deve distinguir qual delas melhor atende às suas necessidades e interesses.
  • Cada oferta de eletrólito tem características particulares que podem mudar a maneira como você consome o produto. Ao fazer sua compra, considere a freqüência do consumo, a idade do usuário, se os eletrólitos são naturais ou comerciais, e o sabor.

Eletrólitos: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras

Electrólitos são produtos de uso diário que podem ser encontrados em diferentes formas. Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão ao comprar seu suplemento de hidratação, preparamos um guia sobre o que você deve saber sobre esses produtos.

A ingestão de eletrólitos deve ser moderada para evitar problemas hepáticos e renais. (Foto: GSquare / Pixabay)

O que é um eletrólito e quais são seus benefícios?

Os eletrólitos são minerais que retêm energia elétrica e viajam através dos diferentes fluidos que compõem o corpo humano, como o sangue. Sua função é regular algumas atividades importantes no corpo, tais como atividade muscular, acidez no corpo (pH) e outras.

A perda de eletrólitos é devida principalmente à desidratação, que é causada por insolação ou atividade física, assim como vômitos e diarréia. Para repor minerais perdidos, são recomendados eletrólitos orais, coloquialmente conhecidos como soros.

A ingestão de produtos eletrólitos oferece vantagens como a rápida recuperação mineral e reidratação, o que permite seu uso para fins médicos e esportivos. Entretanto, o consumo excessivo pode causar danos à saúde.

Vantagens
  • Eles ajudam a restaurar minerais
  • podem ser encontrados em qualquer farmácia
  • não requerem receita médica
  • são geralmente baratos
Desvantagens
  • O consumo excessivo leva a várias doenças
  • só devem ser consumidos em casos de desidratação
  • podem desestabilizar os níveis de sal no corpo

Eletrólitos líquidos ou comprimidos - o que procurar

Estudos de marketing frequentemente revelam as preferências do público em termos de apresentação do produto. Os eletrólitos são freqüentemente oferecidos de duas formas principais (mas não as duas únicas). Saiba mais sobre algumas das características de cada formulário.

Líquidos. As bebidas eletrolíticas são um suplemento indispensável para qualquer pessoa que precise tratar a desidratação. Alguns atendem ao setor esportivo enquanto outros se concentram no uso medicinal, como aqueles que tratam de doenças em crianças e bebês.

Tablets. Estes são frequentemente encontrados em farmácias e lojas especializadas em suplementos alimentares. Muitas vezes eles têm características favoráveis ao atleta, como a cafeína e a redução de calorias. Os comprimidos são vendidos em inúmeras apresentações que permitem o uso diário.

Líquidos Comprimidos
Rota de administração Oral Dissolvido na água
Público-alvo Vários Atletas
Conteúdo calórico Baixo Nenhum
Restrições de uso Nenhum Dependente do conteúdo

Por que você perde eletrólitos?

Soluções de eletrólitos, também chamados de soros, aumentam os minerais necessários para que o corpo funcione corretamente. É importante estar atento aos cenários em que esses sais são perdidos para que possam ser adequadamente repostos.

Perda de fluidos. Nosso corpo é capaz de eliminar substâncias de que não precisa por meios diferentes. Entretanto, quando esses processos são perturbados, um desequilíbrio eletrolítico também pode ocorrer. Os casos mais comuns são sudorese, vômitos, diarréia e febre alta.

Mal-absorção. Este conceito engloba vários distúrbios estomacais, endócrinos ou hormonais que prejudicam a absorção de minerais. Alguns medicamentos também causam essas alterações no organismo.

Falta de vitaminas. Em alguns casos, bebidas isotônicas são recomendadas ao invés de soros, já que a perda de sais pode ser o resultado de um desequilíbrio vitamínico. Lembre-se que qualquer tratamento médico deve ser acompanhado por uma dieta apropriada.

Os eletrólitos e as bebidas isotônicas são a mesma coisa?

Na imaginação coletiva, soluções salinas e bebidas isotônicas estão freqüentemente incluídas no mesmo conceito. Geralmente, as pessoas não conseguem diferenciar entre eletrólitos orais e bebidas energéticas esportivas.

Embora ambos sirvam ao propósito de repor minerais no corpo e hidratar após o esforço físico, a diferença é simples e pontiaguda; ao contrário dos eletrólitos, as bebidas isotônicas contêm substâncias adicionais como carboidratos ou vitaminas.

Isto significa que produtos como Gatorade ou Powerade, populares entre os atletas, fornecem elementos essenciais para aumentar o desempenho físico. Portanto, é importante consumir esses produtos somente durante o exercício para evitar danos ao fígado e aos rins a curto e médio prazo.

Quais são os eletrólitos essenciais?

Uma hidratação adequada pode resultar em um equilíbrio correto desses sais. Aqui está uma rápida olhada em alguns dos eletrólitos mais importantes para que você saiba quais são os benefícios e possa identificá-los em seus soros ou pastilhas favoritas.

Sódio. Facilmente encontrado no sal de cozinha, o sódio é responsável por suportar as funções celulares e as sinapses nervosas. Também é essencial na distribuição de fluidos corporais, atraindo e retendo concentrações de água.

Cloro. Funciona em conjunto com o mineral anterior. É responsável por acompanhar certas funções hepáticas, assim como a manutenção dos ossos. Ele cria, junto com o sódio, os sucos gástricos, equilibrando sua composição ácida e alcalina.

Potássio. Auxiliar nas funções elétricas de todas as células do corpo, especialmente nas células musculares e nervosas (é por isso que se diz ser bom para prevenir cãibras). A ingestão adequada de potássio também é evidente na função cardíaca.

Cálcio. Um dos minerais mais concentrados do nosso corpo. Além das funções conhecidas em ossos e dentes, o cálcio é um auxiliar na contração muscular, coagulação do sangue, liberação hormonal e controle da atividade enzimática.

Magnésio. Similar ao acima mencionado, o magnésio é responsável pelo suporte das funções musculares e enzimáticas, que por sua vez controlam o funcionamento do nosso metabolismo. A hiperexcitabilidade dos músculos frequentemente leva a variações nos níveis deste mineral.

Funções Desequilíbrios
Sódio Distribuição de fluidos, sinapses nervosas Hipernatremia, hiponatremia
Cloro Presente no fígado e ossos, sucos gástricos Hipercloremia, hipocloremia
Potássio Auxiliar nas funções elétrica e cardíaca Hipercalcemia, hipocalcemia
Cálcio Reforço de ossos e dentes, controle de enzimas, coagulação Hipercalcemia, hipocalcemia
Magnésio Controle de enzimas, auxiliar nas funções musculares Hipermagnesemia, hipomagnesemia

Vida Suero Oral: eletrólitos para crianças

No México, o Sistema Nacional de Saúde distribui, gratuitamente, apresentações em pó de eletrólitos para bebês e crianças chamadas Vida Suero Oral. É recomendada para uso em água fervida (5 minutos) em casos de doenças gastrointestinais e derrame de calor.

Esta fórmula tem sido usada desde 1971 sob o endosso da Organização Mundial da Saúde

Esta fórmula tem sido usada desde 1971 sob o endosso da Organização Mundial da Saúde. Contém sódio, potássio, cloreto, citrato e glicose, todos minerais essenciais para combater a desidratação e a diarréia em bebês. Está disponível gratuitamente em instituições como o IMSS e o ISSSTE.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar diferentes modelos de eletrólitos

O uso de eletrólitos para repor a perda mineral e erradicar a desidratação tem algumas nuances às quais se deve prestar atenção. Na próxima vez que você for confrontado com produtos similares e não souber qual escolher, considere os seguintes critérios

  • Freqüência do consumo
  • Idade do consumidor
  • Eletrólitos naturais
  • Sabor

Frequência de consumo

Pode parecer simples, mas às vezes as promoções nos tentam e nós acabamos comprando mais produtos do que precisamos. Para fazer uma compra inteligente, pergunte-se quanto tempo você vai precisar do produto. Isto o ajudará a escolher entre diferentes ofertas.

Ocasional. Se você precisar tratar um caso comum de diarréia ou desidratação de uma noite fora, você pode não precisar de mais do que três eletrólitos bebíveis. Em ambos os casos, é sempre bom complementar a recuperação com outras alternativas naturais.

Freqüente. Isto se aplica a pessoas que estão envolvidas em atividades físicas de alto desempenho ou que estão mais severamente desidratadas. Os suplementos de comprimidos são frequentemente vendidos ao público em 10, 20 ou 30 cápsulas, o que o manterá abastecido com eletrólitos por um bom tempo. Mas lembre-se: tudo com moderação!

Age of the consumer

Age é muitas vezes o primeiro critério de segmentação do mercado ao lançar um produto. Cada bloco geracional tem desejos e necessidades diferentes ao consumir produtos, por isso é importante considerar quem estará consumindo os eletrólitos.

Bebês e crianças menores de 6 anos de idade. Alguns eletrólitos e soluções são especificamente destinados aos membros mais jovens da família, pois contêm elementos específicos que protegem seus corpos e previnem problemas graves. Além disso, os sabores são geralmente mais acessíveis ao paladar dos pequenos.

Crianças acima de 6 anos e adolescentes. Para este setor é aconselhável consumir produtos específicos em reidratação comum, pois os suplementos para atletas muitas vezes contêm ingredientes que não são recomendados para crianças, como a cafeína.

Adultos. Desde que não haja restrições específicas, qualquer adulto pode consumir eletrólitos em suas diversas formas. As circunstâncias determinarão se você precisa repor minerais enquanto obtém um suplemento energético ou se é simplesmente um caso de desidratação.

Eletrólitos naturais

Até este ponto, nós mencionamos apenas soluções comerciais ou químicas. Entretanto, se você quiser obter minerais naturalmente e com ingredientes de primeira mão, aqui estão algumas opções eficazes e habilmente recomendadas.

Água de coco. Por causa de seus diversos componentes naturais, a água de coco é um dos hidratantes naturais por excelência. Ideal para beber depois de uma noite fora ou de um treino ao sol, a água de coco contém todos os cinco minerais essenciais, além de ser pobre em calorias e açúcares.

Água de limão e limão. As frutas cítricas são ricas em vitaminas e minerais. Um copo de água com limão-limão, combinado com uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de mel, promete reabastecer o corpo enquanto refresca a garganta e o estômago.

Água de coco com morango. Se o sabor da água de coco for muito forte para você, você pode sempre tentar adicionar um pouco de suco de morango. Como na receita anterior, uma colher de sopa de mel e uma pitada de sal deve ser adicionada à bebida para obter os benefícios desejados.

Sabor

A ingestão de eletrólitos pode ser desagradável para paladares sensíveis.

Por último, mas não menos importante. O consumo de eletrólitos pode ser desagradável para paladares sensíveis. Muitas pessoas associam seu gosto com o dos xaropes de infância. Certifique-se de encontrar um que torne a experiência mais agradável e que, com o tempo, não se torne sinônimo de desagradável.

A maioria dos suplementos eletrolíticos, tanto comprimidos quanto bebidas, freqüentemente incluem sabores não convencionais em sua linha de produtos. Com sabores que vão desde maçã e coco a bagas silvestres e água de frutas, você pode escolher como quer repor os minerais em seu corpo.

(Foto em destaque: rawpixel.com / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas