
Como escolhemos
Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O artigo de hoje é para você que precisa de dinheiro para investir, expandir ou até mesmo para pagar as contas da sua empresa. Isso porque vamos tratar aqui do empréstimo empresarial.
O empréstimo para empresas é uma solução para quem precisa de dinheiro rápido. Porém, como existem muitas variáveis que podem encarecer a dívida, é preciso atenção na hora de escolher a melhor opção. E é sobre isso que vamos tratar a seguir.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Melhores empréstimos empresariais: Nossas recomendações
- 4 Guia de Contratação: Tudo sobre empréstimo empresarial
- 4.1 Como funciona o empréstimo empresarial?
- 4.2 Quais são os tipos de empréstimos para empresas?
- 4.3 Quando contratar o empréstimo empresarial?
- 4.4 Qual o passo a passo para pedir o empréstimo empresarial?
- 4.5 Como funciona o empréstimo empresarial MEI?
- 4.6 Quais os prós e contras do empréstimo para empresa?
- 4.7 Onde conseguir o empréstimo para empresas?
- 5 Critérios de Contratação: Como comparar os empréstimos empresariais
- 6 Resumo
Primeiro, o mais importante
- O empréstimo empresarial é uma forma de obter dinheiro para aplicar no seu negócio.
- Como se trata de uma dívida, você precisará arcar com juros e outras taxas cobradas pelas instituições financeiras.
- Mas com um bom plano de negócios e planejamento financeiro você terá muitas vantagens com o empréstimo empresarial.
Você também pode gostar:
- Seguro empresarial: Como escolher o melhor em 2021
- Empréstimo Consignado: Qual o melhor para você em 2021?
- Empréstimo para negativado: Qual o melhor em 2021?
Melhores empréstimos empresariais: Nossas recomendações
O melhor empréstimo empresarial
No Bradesco você pode contratar o empréstimo empresarial para capital de giro, seja para comprar matérias-primas, estoque ou ainda para suprir as necessidades do caixa. No Bradesco você opta pela garantia de alienação fiduciária, com aval, com garantia de cheques pré-datados, duplicadas ou de recebíveis multicartões Bradesco.
O ideal para antecipação de crédito
O empréstimo empresarial do Banco do Brasil é um dos mais diversificados. Nele você pode optar por pegar dinheiro emprestado para capital de giro, para antecipar as vendas da sua empresa ou financiar investimento. Para a antecipação de crédito ao lojista, os juros são cobrados a partir de 0,94% ao mês e o processo é todo online.
O empréstimo com maior prazo
O banco Itaú oferece empréstimo para capital de giro no qual você só precisa pagar a primeira parcela em até 90 dias e tem prazos de até 54 meses para quitar a dívida. Você realiza todo o processo por meio da internet e como garantia são exigidos aplicação financeira, duplicatas, recebíveis de cartão ou uma pessoa física como garantidor.
Guia de Contratação: Tudo sobre empréstimo empresarial
Por isso, nós criamos esse Guia de Contratação. A seguir, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona o empréstimo empresarial.
Como funciona o empréstimo empresarial?
Ou seja, você pede dinheiro emprestado para uma instituição financeira e, caso o pedido seja aprovado, você pode utilizar o valor para custear algum investimento na sua empresa, expandir o negócio, comprar maquinário e até pagar dívidas.
Mas é claro que, para pagar de volta o dinheiro que a instituição lhe emprestou, existe um custo. Ou seja, você irá pagar pelo empréstimo empresarial concedido mais os juros que são acrescidos.
A grande diferença, no entanto, é que quando tratamos de empréstimos para empresas existem linhas de crédito específicas, que consideram o segmento de atuação da empresa e/ou a finalidade de uso do valor emprestado.
E para conseguir um empréstimo de empresa, as regras e exigências são ainda maiores. isso porque é preciso provar que o negócio tem futuro e que vai gerar lucro suficiente para que o empresário consiga pagar pela dívida contraída com o empréstimo.
Quais são os tipos de empréstimos para empresas?
Mas, de maneira geral, podemos dizer que os empréstimos para empresas se diferenciam principalmente em função do destino do dinheiro.
Para você ter uma noção geral, confira a seguir as principais características de alguns dos tipos de empréstimos empresariais mais comuns:
Para capital de giro
O empréstimo empresarial para capital de giro é aquele destinado a manter as operações diárias de uma empresa.
Essa modalidade serve para repor estoques, comprar mercadorias e insumos, custear despesas administrativas, entre outras necessidades da empresa.
A principal característica desse empréstimo empresarial é a taxa de juros pré-fixada, além do financiamento sem carência e de curto prazo. Além disso, em geral, a garantia poder ser fornecida por um sócio.
Para investimento fixo
O investimento fixo é um tipo de empréstimo empresarial voltado para a expansão da empresa, além da modernização por meio da reposição de máquinas, móveis, equipamentos, utensílios, instalações e etc.
Para antecipação de receita
Você também pode utilizar os valores que tem a receber provindos das operações realizadas pelo seu negócio como uma forma de empréstimo.
Ou seja, você recebe antecipadamente o que iria receber em um futuro próximo, mas por isso paga uma taxa ao banco. Nesse caso, existem três formas de empréstimo para antecipação de receita:
- Descontos de promissórias e duplicatas: Esses títulos são repassados ao banco, que fornece o valor necessário em contrapartida;
- Desconto de cheques: Os cheques pré-datados que a empresa possui são entregues ao banco e o valor recebido é usado para cobrir o caixa;
- Faturas de cartões de crédito: O banco recebe os valores a receber dos cartões de crédito, e as faturas servem como garantia para o empréstimo.
Para venda e compra
No tipo de empréstimo empresarial de venda a empresa obtém empréstimo para os compradores e recebe o valor da venda à vista.
Já no empréstimo do tipo compra, a empresa compra o que precisa dos fornecedores e o banco paga à vista, conseguindo um valor mais baixo. A empresa, por sua vez, paga o valor emprestado a prazo.
Quando contratar o empréstimo empresarial?
Por isso, você apenas deve considerar contratar um empréstimo para a sua empresa caso outras alternativas, como poupar dinheiro e reduzir custos, já tenham sido consideradas.
Veja a seguir algumas das situações nas quais o empréstimo empresarial pode ser a melhor alternativa:
- Para distribuição de parte dos lucros aos acionistas de sua empresa;
- Para quitação de passivos (contas a pagar);
- Para compra de bens e direitos;
- Para fazer novos investimentos;
- Para pagamento de contas.
Qual o passo a passo para pedir o empréstimo empresarial?
Por isso, quando você faz o pedido de um empréstimo para empresa, a instituição financeira faz exigências, pede por garantias e demanda uma vasta documentação.
Veja a seguir quais são as principais etapas que você deve seguir para pedir crédito para sua empresa:
- Planejamento: Defina a finalidade do empréstimo e a quantia exata que sua empresa vai precisar;
- Finanças em dia: Mesmo que o empréstimo seja para sua empresa, a instituição financeira vai analisar o seu CPF e sua situação financeira pessoal. Você precisar estar com o nome limpo;
- Plano de negócios: É com o plano de negócios que você vai tentar convencer o banco de que o seu projeto é viável e você conseguirá para pagar as prestações do empréstimo empresarial.
Depois disso, reúna toda a documentação exigida pela instituição financeira e entregue junto com o plano de negócios. Feito isso, é hora de aguardar a análise que será feita pelo banco.
Como funciona o empréstimo empresarial MEI?
O Microcrédito é uma linha especial de empréstimo voltada especificamente para o microempreendedor individual (MEI).
O principal diferencial é que esse tipo de empréstimo conta com taxas mais baratas e menos burocracia.
No site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) você tem acesso a uma lista de agentes operadores de recursos ao microempreendedor.
Além disso, você também pode pedir um empréstimo para MEI no BNDES. Mas, nesse caso, como o BNDES não tem agência, as operações são realizadas por parcerias com instituições financeiras.
De toda forma, empresas podem solicitar empréstimos do banco desde que o faturamento anual da pequena empresa seja entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões.
Além disso, os recursos liberados por meio dessa alternativa são destinados a um fim específico, tratando-se portanto de financiamento que pode ser relacionado à construção, aquisição de máquinas e equipamentos, bens de produção e insumos, veículos, capital de giro, entre outros.
Quais os prós e contras do empréstimo para empresa?
Com o empréstimo para empresa, você tem acesso rápido a um dinheiro que pode aumentar os seus lucros, seja comprando mais estoque, maquinário ou mesmo aprimorando a publicidade do seu negócio.
Além disso, é possível um maior planejamento já que você pode pagar pelo empréstimo empresarial em prestações mensais e, em geral, por um longo prazo.
No entanto, se você não calcular os riscos, o empréstimo empresarial pode acabar sendo um desastre na vida financeira da sua empresa.
Isso porque, além de ter que pagar pelo dinheiro emprestado, você precisa pagar pela taxa de juros e outras cobranças que são acrescidas às parcelas.
Além disso, como se trata de um processo burocrático, caso você não prove que conseguirá pagar pela dívida ou ainda que o seu negócio é lucrativo, é bem possível que não consiga aprovação do empréstimo empresarial.
Veja a seguir um resumo das principais vantagens e desvantagens do empréstimo empresarial:
Onde conseguir o empréstimo para empresas?
Na hora de escolher o melhor empréstimo empresarial, o primeiro fator que você deve analisar é a reputação da instituição financeira que vai conceder o empréstimo.
É fundamental que a instituição seja idônea e que tenha tradição e renome no mercado.
Mas, além disso, é importante saber que, dependendo da instituição financeira, itens como prazos de pagamento, limites de crédito e taxas de juros aplicadas podem variar bastante.
Esses são elementos importantes e que geram impacto no valor final do empréstimo empresarial.
Critérios de Contratação: Como comparar os empréstimos empresariais
Na hora de escolher o melhor empréstimo empresarial o o ideal é que você faça simulações, que podem ser feitas online.
Ao simular o empréstimo para empresa, você poderá, então, comparar os principais critérios que diferenciam um empréstimo empresarial de outro e escolher o melhor de acordo com suas expectativas e necessidades.
Para ajudar você nessa fase, listamos abaixo os fatores mais importantes que você deve observar na hora de escolher o melhor empréstimo para a sua empresa.
A seguir vamos explicar cada um desses tópicos em detalhes para que não lhe reste dúvidas na hora de contratar o melhor empréstimo empresarial.
Fatores de restrição
O primeiro item que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor empréstimo empresarial são os fatores de restrição impostos pelas instituições financeiras.
Os bancos são os que mais costumam impor condições para conceder o empréstimo. Trata-se de uma forma de aumentar a garantia de que você conseguirá pagar pelo dinheiro que será emprestado.
Por exemplo, é muito comum que as instituições financeiras estipulem restrições que se referem ao tipo de garantia que você dará ao banco para conseguir o empréstimo empresarial.
A instituição pode requisitar, por exemplo, que você tenha bens, imóveis, promissórias ou ainda o aval dos sócios como uma garantia para o pagamento do empréstimo empresarial.
Alguns banco, por outro lado, restringem o empréstimo a empresas que tenham, pelo menos, um ano de atividade com CNPJ ativo e conta bancária de pessoa jurídica.
Os mais burocráticos pedem ainda que a empresa tenha um faturamento mínimo mensal para que o empréstimo seja concedido.
Montante e parcelas
Em seguida, é importante que você avalie bem qual o montante que a instituição financeira disponibiliza para o empréstimo empresário.
Algumas instituições financeiras estipulam um limite de valor a ser emprestado. Em geral, esse valor varia entre R$ 5 mil e R$ 150 mil, mas isso pode mudar dependendo do banco.
Além disso, é fundamental que você analise bem a quantidade de parcelas e o valor a se pago pelo empréstimo empresarial.
Você vai encontrar instituições financeiras que permitem que a dívida seja paga em até 24 parcelas.
Taxa de juros
Assim como ocorre em qualquer tipo de empréstimo, também no empresarial o principal fator que você deve considerar é a taxa de juros.
É a taxa de juros que vai incidir sobre as suas prestações que você pagará ao banco e que vai aumentar o valor da sua dívida.
Nesse quesito é claro que quanto menor os juros mais lucrativo será o empréstimo para a empresa.
C.E.T.
Mas, além da taxa de juros, o banco também vai cobrar de você outros custos que ele terá para a realização da operação.
Entre os principais custos cobrados pelos bacos ao conceder o empréstimo empresarial estão: Tributos, tarifas, seguros, custos com registro de contrato, despesas administrativas, entre outros.
Todos esses custos são agrupados no Custo Efetivo Total (C.E.T.), um documento que o banco é obrigado a lhe mostrar em detalhes antes de você assinar o contrato.
Por isso, leia todas as cláusulas com atenção e certifique-se de que concorda com todas as condições impostas.
Resumo
O empréstimo empresarial é uma alternativa para quem precisa de dinheiro rápido, seja para investir no negócio, seja para comprar bens ou até pagar contas. A grande vantagem é que, com ele, você pode pagar em prestações mensais.
Porém, para conseguir o empréstimo para empresa é preciso comprovar que você conseguirá arcar com a dívida, que é acrescida de juros e outras taxas. Por isso, é fundamental que haja planejamento e que você leve em conta os custos e taxas cobrados.
(Fonte da imagem destacada: stevepb/ Pixabay.com)