Notas de R$100 e de R$50.
Ultima atualização: 4 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

69Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você é um trabalhador com carteira assinada e precisa pegar dinheiro emprestado, saiba que o empréstimo para assalariado é a modalidade mais indicada.

Nesse tipo de empréstimo, a aprovação do crédito costuma ser mais rápida e os juros podem ser mais baixos que o normal. Nesse artigo, vamos mostrar como escolher o melhor empréstimo para assalariado considerando suas necessidades e expectativas.




Primeiro, o mais importante

  • As instituições financeiras possuem opções de empréstimo exclusivas para empregados assalariados.
  • Profissionais que possuam uma conta-salário em qualquer banco podem obter o empréstimo para assalariado.
  • O limite de crédito de um empréstimo para assalariado varia de acordo com a renda do trabalhador.

Você também pode gostar:

Melhores empréstimos para assalariado: Nossas recomendações

O melhor empréstimo para assalariado

No Banco do Brasil você tem até seis meses para começar a pagar pelo empréstimo pessoal. Além disso, pode parcelar em até 96 vezes. Você pode escolher entre o empréstimo consignado, o crédito salário e o empréstimo automático.

O ideal para funcionários de empresas privadas

O empréstimo para a assalariado da Crefisa é destinado a funcionários de empresas privadas com carteira assinada. Mas você também pode optar pelo empréstimo se for servidor público e beneficiário do INSS, inclusive se estiver negativado.

A melhor opção de empréstimo + seguro

No Itaú, o empréstimo para assalariado pode começar a ser pago em até 90 dias. Além disso, é possível parcelar a dívida em até 60 meses. Você também pode optar pela modalidade de crédito consignado e contratar um seguro, que é usado no caso de você perder o emprego.

Guia de Contratação: Tudo sobre o empréstimo para assalariado

Se você chegou a conclusão de que precisa de um empréstimo é importante escolher o que oferece as melhores condições de acordo com a sua situação.

Por exemplo, se você recebe salário todo mês, o ideal é solicitar um empréstimo para assalariado. Nesse Guia de Contratação vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de crédito.

Mulher usando notebook e calculadora.

O empréstimo para assalariado pode ser uma boa opção para quem trabalha com carteira assinada. (Fonte: FirmBee/ Pixabay.com )

Qual o diferencial do empréstimo para assalariado?

Se você é um trabalhador com carteira assinada tem a vantagem de ter um salário caindo na sua conta bancária todo mês. E isso pode lhe trazer algumas vantagens.

Entre elas está a facilidade de conseguir pegar dinheiro emprestado. Isso porque, em geral, para conseguir uma empréstimo em um banco é preciso que você comprove que tem condições financeiras para pagar de volta o dinheiro emprestado.

Funciona assim: Você pede dinheiro para uma instituição financeira e paga de volta em parcelas mensais acrescidas de taxas e tarifas.

Notas e dinheiro em espécie.

O empréstimo para assalariado permite pegar dinheiro emprestado de forma mais rápida. (Fonte: joaogbjunior/ Pixabay.com)

Mas se durante a análise de crédito feita pelo banco você não provar ser um bom pagador é muito provável que seu pedido seja negado. Por isso, os trabalhadores com carteira assinada têm vantagem.

Ao pedir um empréstimo para assalariado, você consegue facilmente comprovar sua renda fixa. E, com isso, as chances de o empréstimo ser aprovado de forma mais rápida serão maiores.

Existe empréstimo para assalariado sem carteira assinada?

Se você não tem carteira assinada, mas ainda assim recebe salário ou tem comprovante de renda, saiba que é possível sim que você consiga um empréstimo pessoal.

Mas o fato é que isso vai depender das regras e exigências de cada instituição bancária. Por exemplo, algumas podem liberar o crédito apenas se você tiver um fiador ou avalista.

Enquanto que outras instituições oferecem outras modalidade de empréstimos nos quais os juros cobrados podem ser mais altos como garantia.

Quais são os tipos de empréstimos para assalariado?

Existem diversos tipos de empréstimos. No caso do trabalhador assalariado as duas modalidades mais recomendadas são o empréstimo pessoal e o consignado.

O empréstimo pessoal pode ser solicitado por qualquer pessoa, desde que ela consiga comprovar que conseguirá pagar pela dívida. Daí esse ser um tipo de empréstimo indicado para trabalhadores assalariados que podem facilmente comprovar a renda fixa.

Nesse caso, para pagar pelo dinheiro emprestado o assalariado utiliza boleto bancário ou débito em conta. Ou seja, o pagamento do empréstimo pessoal para assalariado não é descontado do salário. Porém, esse tipo de empréstimo possui juros mais altos.

Além disso, o valor das parcelas do empréstimo pessoal não pode ser maior que um terço do salário do empregado assalariado, ou seja, 30% da renda mensal.

Já o empréstimo consignado só pode ser solicitado por quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS. Também por isso essa é uma modalidade vantajosa para o trabalhador assalariado.

No consignado, o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário.

Outra diferença entre esses dois tipos de empréstimos para assalariados está na forma de pagamento da dívida. No consignado, o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário, antes mesmo de ele cair na sua conta bancária.

E, por conta disso, o empréstimo para assalariado consignado conta com juros bem menores.

Vale destacar ainda que uma importante diferença entre o empréstimo para assalariado pessoal e o consignado é que neste último, em geral, existe uma margem consignável mais alta, de até 35% do valor do salário mensal.

Ou seja, no consignado é possível que você consiga pegar uma quantidade maior de dinheiro emprestado.

foco

Você sabe o que é a margem consignável?

Trata-se do valor máximo do salário de um trabalhador com carteira assinada, aposentado, pensionista ou servidor público que pode ser usado para pagar pelo empréstimo consignado.

Posso pedir empréstimo para assalariado negativado?

De modo geral, quem está negativado tem mais dificuldade de conseguir um empréstimo. Os bancos e instituições financeiras entendem que, pelo fato de a pessoa estar com uma dívida pendente, ela não é uma boa pagadora.

Por isso, a maioria dos bancos não concede empréstimo pessoal para quem está com o nome sujo. E o mesmo ocorre com o empréstimo para assalariado.

Ainda que você tenha uma salário fixo, o que facilitaria a comprovação de renda, o fato é que se você é assalariado e ainda assim tem uma dívida ativa, o banco pode entender que você não é um bom pagador.

Mulher usando a calculadora.

A taxa de juros do empréstimo para negativado costuma ser muito alta. (Fonte: rawpixel.com/ Pexels.com)

Mas não é impossível que você consiga o empréstimo para assalariado negativado. O que pode ocorrer é a instituição financeira cobrar juros muito altos ou ainda pedir bens como garantia.

Por isso, se você está com o nome sujo, é assalariado e precisa pedir um empréstimo, os especialistas recomendam que, antes de mais nada, você tente negociar e quitar a sua dívida.

Ou seja, o ideal é que você tenha o nome limpo antes de solicitar um empréstimo, mesmo que você seja um trabalhador assalariado.

Onde solicitar um empréstimo para assalariado?

O empréstimo pessoal para assalariado está disponível na maioria das instituições financeiras, entre elas os principais bancos e também nas fintechs.

As fintechs são empresas que funcionam apenas na internet e, por isso, costumam oferecer crédito a taxas de juros mais atrativas do que os bancos tradicionais.

Mas na hora de escolher onde pedir o empréstimo, preze por uma instituição de credibilidade no mercado.

Quais os documentos necessários para o empréstimo assalariado?

Depois que você escolher o melhor banco para solicitar o empréstimo para assalariado é hora de se preparar para evitar que sua análise de crédito seja negada. Para tanto, reúna toda a documentação necessária.

Ainda que as instituições financeiras possam requisitar documentos e comprovantes variados, nós selecionamos os principais. São eles:

  • CPF e RG;
  • Três últimos holerites;
  • Extrato bancário dos últimos 90 dias;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carteira de trabalho para funcionários que trabalham em empresas privadas.

Quais os prós e contras de um empréstimo para assalariado?

O fato de você ter uma renda fixa e poder comprová-la, de fato é uma vantagem na hora de pedir um empréstimo para assalariado.

Além disso, quando você tem um salário entrando todo mês em sua conta corrente ou poupança, também é possível optar pelo empréstimo consignado para assalariado.

Outra vantagem é que, de modo geral, o empréstimo para assalariado é aprovado de maneira mais rápida e pode oferecer taxa de juros mais baixas.

Por outro lado, assim como qualquer tipo de empréstimo, o crédito para trabalhadores com carteira assinada também se trata da aquisição de uma dívida. E como toda dívida, se não for paga em dia, pode aumentar bastante com a incidência dos juros.

Para resumir, confira a seguir a tabela com as principais vantagens e desvantagens de solicitar um empréstimo para assalariado:

Vantagens
  • Liberação pode ser mais rápida
  • Taxa de juros costuma ser menor
  • Pode ser pessoal ou consignado
Desvantagens
  • Trata-se de uma dívida
  • Tem incidência de juros

Critérios de Contratação: Como analisar os empréstimos para assalariado

Agora chegou o momento de você descobrir como escolher o melhor empréstimo para assalariados. Para tanto, recomendamos que você considere os seguintes fatores:

Abaixo vamos explicar cada um desses tópicos.

Juros

Um dos aspectos mais importantes que você deve levar em conta na hora de solicitar um empréstimo para assalariado é a taxa de juros.

E ainda que os juros do empréstimo para assalariado possa ser mais baixo que o tradicional, essa taxa varia bastante dependendo da instituição bancária que você escolher. Em geral, a taxa de juros é calculada ao mês e pode variar entre 1,9% e mais de 16%.

Custo Efetivo Total

Outro fator que você deve avaliar é o Custo Efetivo Total (C.E.T). O C.E.T reúne todos os encargos que você vai pagar pelo empréstimo, incluindo os juros cobrados nas parcelas mas não apenas ele.

Além dos juros, o C.E.T pode incluir, entre outros, o pagamento de:

  • Taxa de manutenção;
  • Seguros
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Valor

Em seguida, recomendamos que você analise qual o valor que você pretende pegar emprestado. Isso porque, a maioria das instituições financeiras estipula um limite de dinheiro que pode ser emprestado para o assalariado.

Isso vai depender da sua renda, da sua idade e da análise de crédito realizada pelo banco. Em algumas instituições financeiras, por exemplo, o crédito já fica pré-aprovado em sua conta bancária.

Nesse caso, você pode contratar o empréstimo para assalariado até mesmo pelo aplicativo do banco.

Prestações e prazo

Observe também a quantidade e o valor das parcelas que você terá que pagar mensalmente até quitar a dívida do empréstimo para assalariado.

O mais importante é levar em conta o período que você deve e pode comprometer a sua renda. Além disso, como já vimos, você não deve comprometer mais do que 30% do seu salário com o pagamento das prestações de um empréstimo.

Mulher tirando cartão de crédito da carteira.

É importante fazer uma planejamento financeiro para conseguir pagar em dia as parcelas do empréstimo (Fonte: JESHOOTS-com/ Pixabay.com)

E, ainda que pareça tentador dividir o pagamento em muitas vezes, lembre-se que com isso você vai comprometer a sua renda por mais tempo.

Sendo assim, considerando os principais bancos e instituições financeiras do país, o prazo do crédito pessoal costuma variar entre seis meses e 72 meses.

Resumo

O empréstimo para assalariado é uma modalidade que se diferencia basicamente pelo fato de que a comprovação de renda facilita a aprovação da liberação do crédito por parte das instituições financeiras.

Além disso, é comum que os juros do empréstimo para assalariado sejam menores. De todo modo, as exigências, taxas, valores e prazos podem variar dependendo do banco.

Por isso, é preciso atenção na hora de contratar o melhor empréstimo para assalariado. Afinal, é preciso lembrar que se trata de uma dívida e que você precisa se planejar para pagar em dia as prestações até o fim do contrato.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Victor Oliveira Consultor em Investimentos
A graduação em economia foi um caminho natural para Victor, que desde pequeno era apaixonado por números e cálculos. A explosão das corretoras de investimentos no Brasil é recente, mas para ele, o assunto é muito antigo - e importante. Trader profissional, Victor auxiliar amigos, parentes e clientes a investir o dinheiro nas melhores oportunidades, economizando sempre que possível.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.