
Como escolhemos
Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você é um trabalhador com carteira assinada e precisa pegar dinheiro emprestado, saiba que o empréstimo para assalariado é a modalidade mais indicada.
Nesse tipo de empréstimo, a aprovação do crédito costuma ser mais rápida e os juros podem ser mais baixos que o normal. Nesse artigo, vamos mostrar como escolher o melhor empréstimo para assalariado considerando suas necessidades e expectativas.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Melhores empréstimos para assalariado: Nossas recomendações
- 4 Guia de Contratação: Tudo sobre o empréstimo para assalariado
- 4.1 Qual o diferencial do empréstimo para assalariado?
- 4.2 Existe empréstimo para assalariado sem carteira assinada?
- 4.3 Quais são os tipos de empréstimos para assalariado?
- 4.4 Posso pedir empréstimo para assalariado negativado?
- 4.5 Onde solicitar um empréstimo para assalariado?
- 4.6 Quais os documentos necessários para o empréstimo assalariado?
- 4.7 Quais os prós e contras de um empréstimo para assalariado?
- 5 Critérios de Contratação: Como analisar os empréstimos para assalariado
- 6 Resumo
Primeiro, o mais importante
- As instituições financeiras possuem opções de empréstimo exclusivas para empregados assalariados.
- Profissionais que possuam uma conta-salário em qualquer banco podem obter o empréstimo para assalariado.
- O limite de crédito de um empréstimo para assalariado varia de acordo com a renda do trabalhador.
Você também pode gostar:
- Empréstimo online: Como escolher o melhor em 2021
- Empréstimo para negativado: Qual o melhor em 2021?
- Cartão de crédito sem anuidade: Como escolher o melhor em 2021
Melhores empréstimos para assalariado: Nossas recomendações
- O melhor empréstimo para assalariado
- O ideal para funcionários de empresas privadas
- A melhor opção de empréstimo + seguro
O melhor empréstimo para assalariado
No Banco do Brasil você tem até seis meses para começar a pagar pelo empréstimo pessoal. Além disso, pode parcelar em até 96 vezes. Você pode escolher entre o empréstimo consignado, o crédito salário e o empréstimo automático.
O ideal para funcionários de empresas privadas
O empréstimo para a assalariado da Crefisa é destinado a funcionários de empresas privadas com carteira assinada. Mas você também pode optar pelo empréstimo se for servidor público e beneficiário do INSS, inclusive se estiver negativado.
A melhor opção de empréstimo + seguro
No Itaú, o empréstimo para assalariado pode começar a ser pago em até 90 dias. Além disso, é possível parcelar a dívida em até 60 meses. Você também pode optar pela modalidade de crédito consignado e contratar um seguro, que é usado no caso de você perder o emprego.
Guia de Contratação: Tudo sobre o empréstimo para assalariado
Por exemplo, se você recebe salário todo mês, o ideal é solicitar um empréstimo para assalariado. Nesse Guia de Contratação vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de crédito.
Qual o diferencial do empréstimo para assalariado?
Entre elas está a facilidade de conseguir pegar dinheiro emprestado. Isso porque, em geral, para conseguir uma empréstimo em um banco é preciso que você comprove que tem condições financeiras para pagar de volta o dinheiro emprestado.
Funciona assim: Você pede dinheiro para uma instituição financeira e paga de volta em parcelas mensais acrescidas de taxas e tarifas.
Mas se durante a análise de crédito feita pelo banco você não provar ser um bom pagador é muito provável que seu pedido seja negado. Por isso, os trabalhadores com carteira assinada têm vantagem.
Ao pedir um empréstimo para assalariado, você consegue facilmente comprovar sua renda fixa. E, com isso, as chances de o empréstimo ser aprovado de forma mais rápida serão maiores.
Existe empréstimo para assalariado sem carteira assinada?
Mas o fato é que isso vai depender das regras e exigências de cada instituição bancária. Por exemplo, algumas podem liberar o crédito apenas se você tiver um fiador ou avalista.
Enquanto que outras instituições oferecem outras modalidade de empréstimos nos quais os juros cobrados podem ser mais altos como garantia.
Quais são os tipos de empréstimos para assalariado?
O empréstimo pessoal pode ser solicitado por qualquer pessoa, desde que ela consiga comprovar que conseguirá pagar pela dívida. Daí esse ser um tipo de empréstimo indicado para trabalhadores assalariados que podem facilmente comprovar a renda fixa.
Nesse caso, para pagar pelo dinheiro emprestado o assalariado utiliza boleto bancário ou débito em conta. Ou seja, o pagamento do empréstimo pessoal para assalariado não é descontado do salário. Porém, esse tipo de empréstimo possui juros mais altos.
Além disso, o valor das parcelas do empréstimo pessoal não pode ser maior que um terço do salário do empregado assalariado, ou seja, 30% da renda mensal.
Já o empréstimo consignado só pode ser solicitado por quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS. Também por isso essa é uma modalidade vantajosa para o trabalhador assalariado.
Outra diferença entre esses dois tipos de empréstimos para assalariados está na forma de pagamento da dívida. No consignado, o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário, antes mesmo de ele cair na sua conta bancária.
E, por conta disso, o empréstimo para assalariado consignado conta com juros bem menores.
Vale destacar ainda que uma importante diferença entre o empréstimo para assalariado pessoal e o consignado é que neste último, em geral, existe uma margem consignável mais alta, de até 35% do valor do salário mensal.
Ou seja, no consignado é possível que você consiga pegar uma quantidade maior de dinheiro emprestado.
Trata-se do valor máximo do salário de um trabalhador com carteira assinada, aposentado, pensionista ou servidor público que pode ser usado para pagar pelo empréstimo consignado.
Posso pedir empréstimo para assalariado negativado?
Por isso, a maioria dos bancos não concede empréstimo pessoal para quem está com o nome sujo. E o mesmo ocorre com o empréstimo para assalariado.
Ainda que você tenha uma salário fixo, o que facilitaria a comprovação de renda, o fato é que se você é assalariado e ainda assim tem uma dívida ativa, o banco pode entender que você não é um bom pagador.
Mas não é impossível que você consiga o empréstimo para assalariado negativado. O que pode ocorrer é a instituição financeira cobrar juros muito altos ou ainda pedir bens como garantia.
Por isso, se você está com o nome sujo, é assalariado e precisa pedir um empréstimo, os especialistas recomendam que, antes de mais nada, você tente negociar e quitar a sua dívida.
Ou seja, o ideal é que você tenha o nome limpo antes de solicitar um empréstimo, mesmo que você seja um trabalhador assalariado.
Onde solicitar um empréstimo para assalariado?
As fintechs são empresas que funcionam apenas na internet e, por isso, costumam oferecer crédito a taxas de juros mais atrativas do que os bancos tradicionais.
Mas na hora de escolher onde pedir o empréstimo, preze por uma instituição de credibilidade no mercado.
Quais os documentos necessários para o empréstimo assalariado?
Ainda que as instituições financeiras possam requisitar documentos e comprovantes variados, nós selecionamos os principais. São eles:
- CPF e RG;
- Três últimos holerites;
- Extrato bancário dos últimos 90 dias;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carteira de trabalho para funcionários que trabalham em empresas privadas.
Quais os prós e contras de um empréstimo para assalariado?
Além disso, quando você tem um salário entrando todo mês em sua conta corrente ou poupança, também é possível optar pelo empréstimo consignado para assalariado.
Outra vantagem é que, de modo geral, o empréstimo para assalariado é aprovado de maneira mais rápida e pode oferecer taxa de juros mais baixas.
Por outro lado, assim como qualquer tipo de empréstimo, o crédito para trabalhadores com carteira assinada também se trata da aquisição de uma dívida. E como toda dívida, se não for paga em dia, pode aumentar bastante com a incidência dos juros.
Para resumir, confira a seguir a tabela com as principais vantagens e desvantagens de solicitar um empréstimo para assalariado:
Critérios de Contratação: Como analisar os empréstimos para assalariado
Agora chegou o momento de você descobrir como escolher o melhor empréstimo para assalariados. Para tanto, recomendamos que você considere os seguintes fatores:
Abaixo vamos explicar cada um desses tópicos.
Juros
Um dos aspectos mais importantes que você deve levar em conta na hora de solicitar um empréstimo para assalariado é a taxa de juros.
E ainda que os juros do empréstimo para assalariado possa ser mais baixo que o tradicional, essa taxa varia bastante dependendo da instituição bancária que você escolher. Em geral, a taxa de juros é calculada ao mês e pode variar entre 1,9% e mais de 16%.
Custo Efetivo Total
Outro fator que você deve avaliar é o Custo Efetivo Total (C.E.T). O C.E.T reúne todos os encargos que você vai pagar pelo empréstimo, incluindo os juros cobrados nas parcelas mas não apenas ele.
Além dos juros, o C.E.T pode incluir, entre outros, o pagamento de:
- Taxa de manutenção;
- Seguros
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Valor
Em seguida, recomendamos que você analise qual o valor que você pretende pegar emprestado. Isso porque, a maioria das instituições financeiras estipula um limite de dinheiro que pode ser emprestado para o assalariado.
Isso vai depender da sua renda, da sua idade e da análise de crédito realizada pelo banco. Em algumas instituições financeiras, por exemplo, o crédito já fica pré-aprovado em sua conta bancária.
Nesse caso, você pode contratar o empréstimo para assalariado até mesmo pelo aplicativo do banco.
Prestações e prazo
Observe também a quantidade e o valor das parcelas que você terá que pagar mensalmente até quitar a dívida do empréstimo para assalariado.
O mais importante é levar em conta o período que você deve e pode comprometer a sua renda. Além disso, como já vimos, você não deve comprometer mais do que 30% do seu salário com o pagamento das prestações de um empréstimo.
E, ainda que pareça tentador dividir o pagamento em muitas vezes, lembre-se que com isso você vai comprometer a sua renda por mais tempo.
Sendo assim, considerando os principais bancos e instituições financeiras do país, o prazo do crédito pessoal costuma variar entre seis meses e 72 meses.
Resumo
O empréstimo para assalariado é uma modalidade que se diferencia basicamente pelo fato de que a comprovação de renda facilita a aprovação da liberação do crédito por parte das instituições financeiras.
Além disso, é comum que os juros do empréstimo para assalariado sejam menores. De todo modo, as exigências, taxas, valores e prazos podem variar dependendo do banco.
Por isso, é preciso atenção na hora de contratar o melhor empréstimo para assalariado. Afinal, é preciso lembrar que se trata de uma dívida e que você precisa se planejar para pagar em dia as prestações até o fim do contrato.
(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)