Homem usando encadernadora.
Ultima atualização: 10 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

A encadernação deixou de ser algo que apenas lojas especializadas fazem. A cada dia cresce o número de empreendedores que produzem cadernos, agendas e planners personalizados. E, para isso, a encadernadora é ferramenta indispensável.

Tanto que atualmente o mercado oferece uma grande variedade de máquinas de encadernação, desde as grandes até as portáteis. No artigo de hoje, além de mostrarmos os melhores modelos, também vamos explicar o que você deve levar em conta na hora de comprar esse equipamento.




Primeiro, o mais importante

  • A encadernadora facilita o trabalho de produzir livros, revistas, cadernos e agendas.
  • As duas principais máquinas de encadernação são do tipo espiral e wire-o.
  • Para garantir que você está investindo na melhor encadernadora, você deve comparar o modelo, o tamanho e a capacidade de produção de cada aparelho.

Melhores encadernadoras: nossas recomendações

Espiral, wire-o, térmica. Seja qual for a sua escolha, existem diferentes modelos e configurações. Por isso, nós listamos as melhores de cada. Veja:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a encadernadora

A encadernação ficou muito mais fácil com as máquinas, sejam elas manuais, térmicas ou elétricas. Mas escolher o melhor modelo pode ser um desafio, especialmente para quem ainda não está habituado a manusear um aparelho como esse. No nosso Guia a seguir, você vai tirar todas as suas dúvidas.

Mão desenhando em caderno com espiral.

Com a encadernadora certa, você pode fazer o seu próprio caderno.
(Fonte: LUM3N / Pixabay)

Para que serve uma encadernadora?

Você certamente já precisou recorrer a uma loja especializada em encadernação para encadernar um trabalho de escola, do escritório ou um projeto para clientes. Para tanto, a encadernadora é a ferramenta ideal.

No entanto, ela também é utilizada para a produção de livros, revistas, cadernos, agendas e planners.

E com o objetivo de abrir novos caminhos profissionais e atender uma demanda crescente, muitas pessoas começaram a encadernar de forma artesanal, criando blocos de anotação e agendas personalizados em casa mesmo.

Por isso, o mercado de encadernadoras também se reinventou. Tanto que, hoje, existem diversos tipos de aparelhos que são usados para realizar diferentes técnicas de encadernação. Veja a seguir as principais:

Tipo de encadernação Descrição Ideal para
Espiral Essa técnica consiste em fazer furos em uma das bordas do papel e depois inserir o espiral de plástico Apostilas e materiais didáticos
Wire-o Aqui é utilizado um arame metálico, duplo e mais sofisticado Agendas, cadernos e calendários
Binder É a encadernação térmica, que utiliza adesivo ativado termicamente para unir as folhas Apostilas e materiais didáticos
Hot melt Nesse tipo de encadernação é utilizada uma cola com temperatura elevada Livros e revistas
Capa dura Nessa técnica pode ser utilizado a costura, cola ou as duas Livros de edição de luxo

Quais são os tipos de encadernadoras?

Com base nas técnicas de encadernação, podemos dizer que existem quatro tipos mais populares de encadernadoras: a espiral, a wire-O, a térmica e a elétrica.A encadernadora elétrica é a mais cara de todas e, por ser mais tecnológica, é usada apenas em lojas especializadas em encadernação de grandes volumes.

Os outros três tipos de encadernadoras são mais comuns e acessíveis e, por isso, podem ser utilizadas em empresas, escolas e em casa, por profissionais autônomos.

A encadernadora espiral é a mais comum de todas. Como vimos, esse tipo de encadernação se caracteriza pelos furos que são preenchidos por um espiral de plástico. Com a máquina de encadernar, os furos são feitos mecanicamente nas folhas e na capa.

Vários cadernos com espiral empilhados.

A encadernadora espiral é a mais comum e produz os cadernos mais populares.
(Fonte: Brida_staright / Pixabay)

Além disso, essa máquina espiral suporta uma grande quantidade de folhas e a capa pode ser dura ou flexível.

A encadernadora wire-o é uma evolução da máquina de espiral. Nesse caso, a principal diferença, além do tipo de arame que na wire-o é duplo, é o formato dos furos que, aqui, são quadrados.

Já a máquina de encadernação térmica é mais moderna porque agiliza o processo. Por isso, ela é a preferida de empresas e escritórios. Nesse caso, a encadernação não precisa de espiral ou wire-o já que a encadernadora térmica faz a união das folhas através do método quente.

Quais são os modelos de encadernadoras espiral e wire-o?

Quando consideramos os dois tipos mais comuns de encadernadoras, a espiral e a wire-o, é preciso destacar que existem várias versões de cada uma delas.

A sua escolha vai depender do seu objetivo, do volume de encadernação que se pretende realizar, do tipo de produção, entre outros fatores.

Abaixo, vamos mostrar para você quais são as principais versões de cada uma dessas encadernadoreas.

Espiral

A encadernadora espiral, como vimos, é mais utilizada na produção de apostilas e materiais de escolas, universidade e escritórios. Você vai encontrar esse tipo de máquina com diferentes tamanhos e capacidade de perfuração. Confira a seguir os principais modelos:

  • A4: Esse modelo é compacto, possui margem para auxiliar na furação e um esquadro que também ajuda na quantidade de folhas que se deseja encadernar. Além disso, essa encadernadora fura até 15 folhas de gramatura 75g/m² por vez e realiza 49 furos na folha;
  • A4/Ofício: Essa versão de encadernadora espiral se diferencia da anterior por fazer, em média, 54 furos na folha;
  • A3: Esse modelo é vantajoso para quem precisa fazer encadernações maiores por conta do seu tamanho. Além disso, a encadernadora espiral A3 faz 70 furos na folha, fura até 20 folhas de 75g/m² por vez, conta com margeador e ainda uma gaveta para os resíduos.

Wire-O

A encadernadora wire-o, por sua vez, deixa a encadernação mais sofisticada. Por isso, ela é muito utilizada na produção de agendas, cadernos e livros de luxo e personalizados. Essa máquina pode ser encontrada em dois formatos: no passo 2x1 e no passo 3x1.

O passo indica a distância entre os furos, o tamanho deles e a quantidade de folhas que podem ser encadernadas. Confira:

  • Encadernadora passo 3x1: Faz cerca de 42 furos na folha de tamanho A4/Ofício e encaderna de 20 até 110 folhas de 75g/m². Além disso, o espaçamento entre os furos é de 5mm;
  • Encadernadora passo 2x1: Esse modelo realiza uma média de 28 furos na folha de tamanho A4/Ofício e encaderna entre 110 e 270 folhas de 75g/m². A distância entre os furos é de 7mm.

Critérios de compra: O que considerar ao comparar os tipos de encadernadora

Depois que você decidir entre a encadernadora espiral, wire-o, térmica ou elétrica é hora de analisar as configurações dos modelos de cada categoria. Para facilitar, nós selecionamos os tópicos mais importantes que você deve considerar. Veja:

Tamanho

Na hora de escolher a melhor encadernadora, é fundamental que você leve em conta o tamanho da máquina. Isso porque a dimensão do aparelho também vai definir o tamanho do papel que ele será capaz de encadernar.

As encadernadoras pequenas, por exemplo, são recomendadas por quem irá trabalhar com a produção de bloquinhos, cadernetas e agendas de bolso. Já as encadernadoras maiores são indicadas para quem irá criar produtos de dimensões também maiores.

A máquina de encadernar portátil é perfeita para trabalhar com itens personalizados. (Fonte: maurus/ 123rf.com)

De todo modo, o melhor é escolher um aparelho que faça encadernação de, pelo menos, folhas no tamanho A4.

Além disso, não deixe de avaliar o que será melhor para o seu tipo de trabalho. Hoje existem opções de encadernadoras portáteis, que são ideais para quem trabalha de forma autônoma ou em casa.

Capacidade de perfuração e furos

Outro requisito importante a ser avaliado em uma encadernadora é a quantidade de folhas que ela é capaz de furar. Essa capacidade de perfuração vai variar bastante dentre os modelos de máquinas disponíveis. Mas as melhores são capazes de furar até 270 folhas.

Observe também que, dependendo do modelo de encadernadora, ela será capaz de realizar entre 28 e 70 furos.

Multiperfuradora

As encadernadoras em espiral e wire-o também podem vir com a função multiperfuradora. Isso significa que, além do furo tradicional, a máquina poderá fazer outros tipos de furos como os usados em fichários.

Extras

Além de tudo isso, recomendamos que você verifique alguns componentes extras que podem vir em alguns modelos de encadernadoras. Confira os de maior destaque:

  • Gaveta para picotes;
  • Tabela de encadernação;
  • Sistema de eliminadores de furos;
  • Margeador de papel.

Resumo

Uma encadernadora serve para criar uma série de produtos, desde apostilas e materiais didáticos, até cadernos, calendários e agendas personalizados. Hoje existem modelos portáteis, que são ideais para quem trabalha em casa, e os tipos de encadernadoras maiores e mais modernas, que são voltadas para empresas.

Para escolher a melhor encadernadora, defina o tipo de encadernação que você precisa fazer e leve em conta a capacidade de perfuração. Além disso, verifique o espaçamento entre os furos, o tamanho da máquina de encadernação e alguns outros componentes extras, como a presença ou não de um coletor de picotes do margeador.

(Fonte da imagem destacada: miroslav110/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas