Uma pessoa usando uma enxada para manusear a terra da horta

Boas-vindas a você que está no ReviewBox Brasil para compreender todos os detalhes sobre a enxada. Quer comprar essa ferramenta e ainda possui dúvidas sobre qual modelo escolher?

Os nossos redatores usaram diversas horas de estudo para ir fundo no assunto e mostrar detalhes que os compradores de enxada não sabem ao certo. Graças a estas informações você virará um consumidor consciente ao acertar na compra precisamente.

Saber escolher a melhor enxada de acordo com os seus tipos de serviços é uma verdadeira arte. Ao realizar uma aquisição certa você pode trabalhar com mais conforto, segurança e rapidez. Vamos agora para o completo Guia de Compras.

Primeiro, o mais importante

  • As enxadas maiores e mais largas são indicadas para trabalhos em grandes extensões de terra. Enxada menor que pode ser usada apenas com uma mão é ótima aos trabalhos de jardinagem.
  • Algumas enxadas funcionam no modo 2 em 1. Uma parte tem a função de corte. No outro lado há uma ferramenta para realizar serviços de escardilho.
  • Enxadão é o nome do tipo de enxada que possui mais poder de impacto. Esta versão tem sido muito usada na construção civil.

Melhores enxadas: Nossas favoritas

Você precisa de enxada para manipular argamassa? Ou quem sabe uma boa ferramenta no sentido de cuidar do pequeno jardim urbano? Saiba que os melhores trabalhos começam com a escolha das ferramentas que valem a pena.

Veja quais são os detalhes técnicos das enxadas que estão em alta na preferência entre agricultores e jardineiros brasileiros:

Enxada Tramontina

Com tradição no fabrico de ferramentas de corte, a marca Tramontina oferece uma enxada preparada para serviços intensos. O corpo da peça é temperado, permitindo existir bastante durabilidade mesmo quando utilizado diariamente.

Há madeira de origem no cabo do modelo, a lâmina garante o trabalho efetivo por ter sido originada em máquinas com tecnologia de ponta. Esta produção é forjada em aço carbono especial e tem pintura à base de eletrostática a pó.

Enxada Primafer

Conhecida também como enxada japonesa, esta ferramenta é muito usada nos jardins que possuem pequenos espaços com flores e hortas. O cabo de plástico está texturizado, com a parte superior composta por madeira.

Esta opção funciona como enxada ou escardilho, permitindo assim a execução de diversos serviços com apenas uma ferramenta.

Guia de Compra

É incrível sentir a sensação da natureza ao trabalhar com uma boa enxada nos sítios ou nas fazendas. Só que se você escolher a ferramenta que tem baixo poder de impacto a experiência do trabalho no campo pode ser ruim.

Quer saber como escapar da horrível sensação de comprar uma péssima enxada? Simples, leia as palavras adiante.

Há 5 pessoas formando um círculo ao redor de um pequeno monte de terra. Algumas pessoas estão usando enxadas e outras utilizam pá

Você também pode usar a enxada ideal para trabalhar junto com a família e desfrutar de momentos de lazer sentindo bem-estar. (Fonte: rawpixel/ 123RF)

O que é a enxada?

Guatambu, sachola, asciata, enfim, existem diversas palavras que servem para definir a enxada, uma das ferramentas mais antigas ainda usadas com bastante frequência ao redor do mundo.

As produções atuais são temperadas em parte das peças para oferecer menos desgaste pelos trabalhos e mais resistência.

Antigamente as enxadas eram usadas até como armas de guerra. Atualmente esta ferramenta se destina mais para serviços em agricultura, construção civil e jardinagem.

No geral, este produto possui cabo curto ou longo composto por madeira, plástico, ferro, entre outros materiais. A parte achatada tem uma lâmina com o gume afiado em apenas um dos lados.

Para que serve a enxada?

Com a enxada dá para fazer diversos serviços relacionados com movimentação de terra ou outras substâncias. Por exemplo, mover a argamassa, jardinagem, movimentar montes de areia, buscar minhocas para a pesca, entre outras tarefas.

As versões menores podem ser usadas apenas com uma das mãos. Já os modelos maiores exigem a utilização dos dois braços, sempre trabalhando em um dos lados do corpo para não ter riscos de você se machucar.

Veja no vídeo abaixo como usar a enxada para carpir o quintal:

Quais as vantagens e desvantagens da enxada?

Positivamente é válido afirmar que a enxada não precisa de energia elétrica para funcionar. Você consegue usar esta ferramenta apenas ao utilizar a força das mãos e dos braços.

Em geral é muito fácil usar uma enxada, de modo que até crianças podem trabalhar com a ferramenta quando estão ao lado de um adulto responsável. Só que se ela for muito pesada, as pessoas mais fracas podem ter problemas em manejar.

Por outro lado, quando se trata das enxadas pequenas usadas de modo frequente em manutenção de jardim, não existe a necessidade de muita força para usar a ferramenta.

Você pode até optar por comprar apenas a parte metálica uma vez que já tenha disponível os cabos do tamanho certo para realizar o encaixe.

O quadro completo das vantagens e desvantagens da enxada você acompanha a seguir:

Vantagens
  • Não precisa de energia elétrica para funcionar
  • Versões menores são bastante leves
  • Facilita os trabalhos no jardim e na horta
  • Existem diferentes formatos para serviços variados
  • É um produto muito durável
  • Dá para comprar a enxada com ou sem cabo
Desvantagens
  • Enxadas maiores exigem força nos braços
  • A lâmina requer afiação
  • O uso pode ser pesado para algumas pessoas

Qual o melhor tipo de enxada?

Há diferentes tipos de enxada, cada um direcionado para certo trabalho específico. Portanto, fazer a escolha certa é ao mesmo tempo escolher uma ferramenta que ajuda em desenvolver serviços tendo menos esforço e mais perfeição nos resultados.

Vamos conhecer um pouco sobre as 5 principais versões de enxadas para você não ter dúvidas sobre qual opção escolher:

Enxadão

Sem dúvidas esta é a maior e mais potente versão das enxadas, composta por uma lâmina reta e larga. Tal ferramenta precisa ser usada quando a terra ou areia está mais dura, exigindo menos esforço na manipulação do que as versões simples.

Por causa do seu peso algumas pessoas não conseguem utilizar a peça com perfeição. Utilizando esta produção você consegue mexer até em solos cobertos por pedras ou argamassa.

Um homem usando um enxadão para manipular a argamassa no canteiro de obra

O enxadão é uma ferramenta indispensável em certos trabalhos da construção civil (Fonte: Amphawan Chanunpha/ 123rf.com)

Enxada

É a forma mais popular da ferramenta, mundialmente conhecida por ser usada pelo personagem Chico Bento que pertence à Turma de Mônica. Esta produção possui um formato curto na lâmina triangular ligeiramente.
Procurar minhocas, mover areia ou abrir valas para plantar espécies botânicas são atividades que devem ser desempenhadas pela enxada.

Enxada borboleta

Com esta produção é possível realizar escavações curtas e largas para permitir a abertura de um espaço necessário no sentido de plantar espécies botânicas que possuem maiores diâmetros na raiz.
Enxada coração: Tendo menos esforço físico é possível realizar escavações profundas com uma ou duas enxadadas na terra com este produto. Estas produções de porte médio são muito utilizadas por mulheres em virtude do peso mediano.

 Uma enxada coração em cima de um carrinho de mão em um ambiente natural.

Algumas versões de enxadas de coração possuem escardilho na parte superior da lâmina (Fonte: congerdesign/ Pixabay)

Enxada japonesa

Nos últimos tempos esta versão vem ganhando bastante popularidade entre brasileiros jardineiros. Esta ferramenta deve ser usada apenas com uso das mãos, removendo a terra fofa de maneira rasa.

Utilize a enxada japonesa para afofar a terra do vaso em que existe uma planta, com bastante rapidez, praticamente sem esforço nas mãos. Assim como as produções de coração esta edição também tem escardilho.

Para você não se perder nos pensamentos reunimos abaixo as características de cada versão de enxada a seguir:

Enxada Enxadão Enxada borboleta Enxada coração Enxada japonesa
Uso Variado Argamassa e superfícies duras Agricultura e jardinagem Agricultura e jardinagem Jardinagem
Peso Médio Pesado Médio Médio Baixo
Preço Médio Alto Médio Médio Baixo
Resistência Alta Alta Média Média Baixa
Mãos usadas no trabalho 2 2 2 2 1
Dupla função Não Não Sim Sim Sim
Profundidade da escavação Média Avançada Médio Média Baixa
Tipo de terra trabalhada Terra macia ou um pouco fofa Terra muito dura Terra macia ou um pouco fofa Terra macia ou um pouco fofa Terra muito fofa
Tamanho Médio Grande Médio Médio Pequeno

Quanto custa uma enxada?

Uma enxada pode custar de R$ 10 a até R$ 300 no máximo, produções que estão fora desta média devem ser dispensadas por parte dos consumidores conscientes.

As estruturas menores que possuem dupla função na grande parte dos casos custam um pouco menos do que produções maiores. Os materiais nas versões também são aspectos que podem encarecer o pagamento.

Onde comprar?

Uma vez que este produto é muito popular existem lojas tradicionais e populares que vendem diferentes versões. Você pode comprar em pontos de vendas como Leroy Merlin, C&C ou Carrefour. Vá de carro para conseguir transportar a ferramenta grande.

Sem se preocupar com transporte e economizando pelo menos 20% no final das contas você consegue realizar a sua aquisição online. Recomendamos a compra em sites como Amazon Brasil, Shoptime e Submarino.

foco

Você sabia que a enxada é uma ferramenta capaz de funcionar com perfeição apenas quando está afiada? A periodicidade para afiar depende da frequência do uso e qualidade no metal. Em geral vale a pena realizar a afiação 1 vez por ano.

Critérios de Compra: Fatores que ajudam a comparar os modelos de enxada

Seja para trabalhar com argamassa, agricultura ou jardinagem é necessário saber comparar as ofertas levando em consideração importantes atributos técnicos. Apenas desta forma você alcançará os sonhados resultados positivos da aquisição perfeita.

Ao sair por aí para comparar as promoções da enxada considere sempre os 5 seguintes critérios comparativos:

Veja mais sobre os 5 mandamentos dos compradores especialistas em comprar enxada:

Peso

Em geral o peso se relaciona com o poder de trabalho da enxada. Estruturas muito pesadas tem mais facilidade para você trabalhar em terra dura, tendo menos força física do que exigiria o mesmo trabalho usando uma ferramenta leve.

O peso de uma enxada pode ir de 1 a até 10 kg na média. É importante você comprar a produção que se encaixa no seu limite de força, do contrário podem surgir lesões musculares por causa da execução do trabalho.

Um homem trabalhando na terra com uma enxada

Enxada é a mais popular ferramenta para abrir pequenos buracos na terra mais fofa (Fonte: Broesis/ Pixabay)

Composição

Em termos de tamanho uma enxada pode ter de 30 centímetros a até 150 centímetros. É necessário ter atenção nas estruturas maiores que podem ser bastante pesadas.

As melhores produções são resistentes e facilitam os trabalhos por terem a peça temperada pelos processos químicos intensos em máquinas avançadas na tecnologia. Produtos do gênero podem custar 3 vezes o valor de uma versão mais popular.

Preste atenção no cabo que tem mais durabilidade e segurança quando composto por madeiras duras de lei.

2 em 1

Se você precisa realizar trabalhos em grandes extensões de terras usando enxada e escardilho dá para fazer isto tudo com apenas uma ferramenta: Enxada borboleta ou enxada coração.

Por outro lado, se este trabalho duplo precisa acontecer em pequenos espaços de terra vale usar a enxada japonesa.

Lembrando que há versões 2 em 1 (enxada + escardilho) nas enxadas borboleta, enxadas coração e enxadas japonesas.

Uma enxada japonesa.

Realize dois tipos de trabalhos diferentes com a enxada japonesa ( Fonte: Iuliia Malivanchuk / 123rf.com)

Kits

Você mora em um sítio que possui jardins pequenos e grandes. Então é preciso ter as ferramentas certas para realizar ambos os serviços. Só que comprar cada uma das unidades separadas pode ser custoso.

Por este motivo que diversos lojistas fazem questão de vender kits que possuem diferentes tamanhos e tipos de enxadas dentro de apenas um pacote. Fique de olho em ofertas do gênero para economizar.

Gênero

Algumas enxadas grandes podem ser pesadas para o manuseio por parte do público feminino. Este é um problema antigo que já foi solucionado, tendo em vista que o mercado atual oferece até as enxadas femininas ou masculinas.

No caso das versões para mulheres existe um pouco de menos poder de impacto, embora seja simples executar até as tarefas nos terrenos grandes.

Encerramos por aqui este Guia de Compras de enxada. Agora você tem as informações necessárias para realizar a melhor aquisição que vai te ajudar nos trabalhos em jardins, zonas agrícolas ou canteiros de obras.

(Fonte da imagem destacada: budabar/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.