Quarto de casal.
Ultima atualização: 26 de agosto de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

69Comentários coletados

Montar o enxoval do casal é sempre um momento especial. Antes condicionado ao casamento em si, hoje em dia basta juntar as escovas de dentes que começam os preparativos para a nova vida juntos.

Se você quer descobrir como montar o enxoval de casal, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, nós vamos mostrar quais os itens não podem faltar para compor a vida a dois em casa.




Primeiro, o mais importante

  • Escolher roupas de cama, mesa e banho para celebrar a união já é uma tradição, tanto para dar um up na decoração da casa, quanto para marcar a personalidade do casal.
  • Mas antes de partir para a compra do enxoval, é preciso considerar o tamanho da cama, da mesa de jantar, a disponibilidade de espaço para guardar os itens e o estilo da decoração.
  • Por isso, elaborar uma lista do enxoval para casal é um passo fundamental.

Você também pode gostar:

Melhores enxovais de casal: Nossas recomendações

O kit enxoval de casal mais completo

O kit Suite Prada da Mellindre vem com nove peças bordadas, todas em 100% algodão percal 200 fios. Você poderá escolher o enxoval nos tamanhos king, padrão ou queen. O kit vem com: Jogo de lençol, duas fronhas, duas toalhas de banho, duas toalhas de rosto e uma toalha de piso.

O melhor enxoval de 7 peças para casal

O Sensualle Casal King é um kit confeccionado em tecido 100% algodão percal 400 fios. Acetinado e bordado, esse enxoval para a cama do casal é composto por um acolchoado, dois porta travesseiros e dois refis de travesseiros.

O melhor jogo de lençol bordado para casal

O jogo de lençol Bernadete Casa Maiori vem com quatro peças fabricadas com 100% algodão e 250 fios. Com bordados em Richelieu, esse kit acompanha um lençol com vira, medindo 2,20m na largura e 2,60m no comprimento; um lençol ajustável com elástico, com 1,90m de comprimento e 1,40m de largura; e duas fronhas.

Guia de Compra

Montar um enxoval requer planejamento e paciência, tanto para não extrapolar o orçamento, quanto para encontrar as peças favoritas do casal. Além disso, é preciso saber o que de fato é essencial no dia a dia da vida a dois.

Para ajudar com essas e outras questões, nós criamos esse Guia de Compra. A partir daqui, você vai descobrir como montar o melhor enxoval do casal.

Casal deitado na caba, debaixo do edredom.

A roupa de cama nova celebra o início da vida do casal. (Fonte: sasint/ Pixabay.com)

O que é um enxoval de casal?

Enxoval é o nome dado a um conjunto de itens e peças que serão usadas na rotina do dia a dia quando se inicia uma nova etapa da vida.

O mais famoso é o enxoval do bebê, que é montado com tudo aquilo que se supõe ser necessário nos primeiros meses de vida de uma criança.

Já o enxoval de casal é o conjunto de peças de cama, mesa e banho que servirão para a vida nova sob o mesmo teto. A ideia é ter um enxoval novo que reflita o gosto do casal e acompanhe a decoração do novo lar.

Cama de casal com lençol e almofadas.

A principal peça do enxoval do casal é a roupa de cama. (Fonte: ErikaWittlieb/ Pixabay.com)

Antes atrelado ao casamento e, muitas vezes, parte integrante da lista de presentes, hoje em dia, o mais comum é que o próprio casal compre e monte o seu enxoval.

O mercado oferece boas opções nesse sentido, tanto de kits com peças para vários ambientes da casa, como roupa de cama e banho, quanto de peças avulsas.

Qual a importância do enxoval para casal?

O enxoval de casal é composto, basicamente, de peças de roupa de cama, mesa e banho. E são esses itens que, juntamente com peças de decoração, irão marcar a personalidade do casal na casa nova.

Ou seja, a ideia ao montar um enxoval para o casal é comprar peças novas que agradem aos dois e que marque simbolicamente o início da nova vida.

Mas, antes de partir para a compra, o primeiro passo é se planejar. Dentro desse planejamento é preciso listar o que de fato é necessário e útil na vida do casal dentro de casa e colocar tudo na balança de acordo com o orçamento.

foco

Você sabia que além do enxoval do casal, você também pode montar um enxoval individual?

Roupas íntimas, pijamas de verão e de inverno, robe e chinelos são alguns dos itens essenciais no dia a dia.

Também é importante pensar nos detalhes práticos: Tamanho da cama, espaços disponíveis para guardar as peças, tipo de tecido, estilo, cores, texturas. O objetivo final é garantir funcionalidade, conforto e personalidade com as peças do enxoval.

Lembrando que o enxoval do casal não precisa ser montado todo de uma vez só. É sim possível ir comprando os itens ao longo do tempo, com calma. Só não deixe tudo para última hora.

Enxoval do casal: O que é essencial comprar?

Como vimos, o enxoval precisa ter as peças que vocês mais irão usar no dia a dia, como roupas de cama, toalhas, colchas, mantas, entre outros. Mas, existem algumas peças que você só irá perceber a importância quando a necessidade falar mais alto.

Para evitar contratempos, o ideal mesmo é seguir o planejamento e, para isso, é fundamental que você e seu parceiro (a) criem uma lista com os itens mais importantes.

Para começar, recomendamos que você faça uma lista para cada cômodo da casa e separe as peças entre as essenciais e as que podem ser compradas posteriormente como, por exemplo, os itens de decoração.

Pense também na quantidade. De modo geral, os especialistas no assunto sugerem que você sempre tenha mais de duas opções de cada item, especialmente quando consideramos roupa de cama e banho. Pense também em opções para o caso de receber hóspedes.

Além disso, considere o perfil de vocês enquanto casal. Se, por exemplo, vocês não cozinham nem fazem as refeições em casa, talvez não seja essencial comprar um jogo de panelas nem tantas toalhas de mesa.

Qual é a lista do enxoval para o casal?

Independentemente de vocês comprarem e montarem o próprio enxoval ou disponibilizarem sugestões de presentes para os seus convidados no casamento, criar uma lista é parte importante desse processo.

Como vimos, depois de selecionar o que é essencial e o que não é, você terá uma lista de enxoval muito mais funcional. Mas, se você não sabe por onde começar, não se preocupe.

Ainda que uma lista de enxoval de casamento possa variar bastante dependendo do perfil do casal, existem alguns itens que são comuns a quase todos.

Por exemplo, em um quarto de casal, você certamente vai precisar de lençol com elástico, edredom e fronhas para cama.

Toalhas de banho branca com botão de rosa.

Alguns kits de roupa de cama já vêm com toalhas de banho incluídas. (Fonte: TesaPhotography/ Pixabay.com)

Na sala de jantar, é sempre bom ter mais de um jogo americano e toalhas que sejam do tamanho da mesa, uma para o dia a dia e outra para ocasiões especiais.

Já no banheiro, não podem faltar toalhas para o casal e também para visitas. Não se esqueça das toalhas de rosto e dos tapetes de chão.

Mas, além dessas peças básicas do dia a dia, existem outros itens que devem fazer parte de qualquer enxoval do casal. Confira os principais na tabela que criamos para você:

Lista de enxoval do casal
Cama Jogos de lençóis, colchas, edredons e/ou cobertores, protetor de colchão, travesseiros e fronhas
Banho Jogos de toalhas de banho e de rosto, toalhas de lavabo, tapetes e roupões
Mesa Toalhas de mesa, jogo americano e guardanapos
Cozinha Panos de prato, avental, toalhas de mão, panos de chão, panos para limpeza e luvas térmicas

Quanto custa um enxoval de casal e onde comprar?

O preço de um enxoval para casal vai depender do tipo e quantidade de peças que você irá incluir. Se considerarmos os kits que vêm com roupas de cama e banho, por exemplo, o preço vai variar entre R$ 20 e R$ 1 mil.

Você poderá comprar o seu enxoval em lojas especializadas, de departamento ou em hipermercados. Magazine Luiza, Extra e Lojas Americanas oferecem boas opções.

Mas as melhores e mais diversificadas estão disponíveis online, em lojas como a Amazon Brasil. Sem contar que, ao comprar pela internet, você ainda conta com praticidade e conforto.

Critérios de Compra: Como analisar o melhor enxoval do casal

Depois de montar a sua lista é hora de considerar os detalhes que farão a diferença no seu enxoval e orçamento. Para lhe ajudar, reunimos os principais critérios que você deve analisar. Veja:

Abaixo, você confere como levar em conta cada um desses tópicos.

Número de peças

O primeiro fator que você deve considerar é o número de peças. Isso vale especialmente se você estiver escolhendo kits de roupa de cama e banho.

Nesse caso, você vai encontrar opções que vêm com 4 a 11 peças, que podem incluir edredom, jogo de lençol, porta travesseiros, almofadas e toalhas de banho.

Casal, Queen ou King

No caso do enxoval que inclui a roupa de cama, é fundamental que você verifique o tamanho da cama para comprar lençóis compatíveis. Lembrando que você vai ter os seguintes tamanhos à disposição: Padrão, queen, king e super king.

Confira a seguir as medidas de acordo com o tamanho de cada tipo de lençol:

Tamanho Medida
Lençol Padrão 1,40m
Lençol Queen 1,60m
Lençol King 1,80m
Lençol Super King 2,00m

Tecidos e fios

Outro critério que você deve levar em conta é o tipo de tecido dos itens do enxoval do casal. Observe, principalmente, a resistência, a maciez e a facilidade de lavagem.

Os melhores tecidos são confeccionados em 100% algodão.

Mas, geralmente, os melhores tecidos são confeccionados em 100% algodão.

A quantidade de fios do tecido também deve ser considerada, já que, quanto maior e quanto mais longos eles forem, maior também será a vida útil da peça.

O algodão egípcio, por exemplo, é o mais sofisticado, macio e de maior durabilidade, o que o torna ideal para os lençóis da cama do casal. Para roupas de banho, o mais resistente e macio é o algodão penteado.

Cor e textura

Não se esqueça de analisar a cor e textura das roupas de cama e banho do seu enxoval. Esses fatores vão ajudar a definir o conforto, estilo e a decoração dos ambientes.

Nesse ponto, a variedade é grande e vai desde as opções mais clássicas e sofisticadas, com bordados e estampas, até os modernos e minimalistas.

(Fonte da imagem destacada: shadowfirearts / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.