Ultima atualização: 31 de agosto de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

64Comentários coletados

Poucas pessoas conhecem a influência da roupa de cama no bem-estar, qualidade do sono e disposição ao acordar. As peças que compõem o enxoval queen devem ser escolhidas com cuidado e atenção.

Para encontrar o melhor enxoval queen, você precisa conhecer quais peças compõem esse conjunto e aprender como escolhê-las de acordo com suas necessidades, preferências e orçamento disponível. Essas e outras informações você encontra ao longo deste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Para montar o enxoval de sua cama de casal, você deve analisar as dimensões do colchão e travesseiros. O colchão de casal padrão queen possui 1,60m de largura por 2m de comprimento, enquanto os travesseiros medem 80cm de comprimento por 50cm de largura.
  • Um enxoval queen pode ser composto por 5 a 15 peças. Entre os principais itens estão lençóis, fronhas, protetores de travesseiros e colchão, colcha, cobre-leito, travesseiros, almofadas, rolos entre outras peças.
  • Você encontra opções de enxoval queen por preços que variam de R$100 a R$1200. A quantidade de itens, qualidade do tecido, design das peças e marca influenciam nos preços dos conjuntos.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de enxoval queen: Nossas recomendações

A data do casamento está próxima e você está procurando o melhor enxoval queen para valorizar o quarto de casal? Então confira as melhores sugestões de compra abaixo:

O enxoval queen mais delicado

Este enxoval queen é composto por nove peças, sendo um lençol com elástico, um lençol para cobrir, duas fronhas, duas tolhas de banho, duas toalhas de rosto e um protetor de piso atoalhado. As peças são confeccionadas em tecido percal 100% algodão com 200 fios. Os conjuntos estão disponíveis em duas cores, branco com cinza ou palha com tabaco.

Um enxoval queen com sete peças

O conjunto Plaza casal queen conta com sete peças: Um cobre leito, dois porta travesseiros, duas almofadas e dois enchimentos de almofadas. As peças são confeccionadas em tecido percal 100% algodão, com 150 fios e na tonalidade preta.

O enxoval queen mais delicado

Esse conjunto de cama de casal queen possui 11 peças: Um cobre leito, dois porta travesseiros, duas almofadas, dois refis de almofadas, dois rolos e dois refis de rolo. As peças são confeccionadas em poliéster com acabamento em cetim. O conjunto está disponível em duas opções de cores: Bege com marrom e palha com rosa.

O enxoval queen em tecido sintético

O conjunto Royalle casal queen consiste em sete peças: Um cobre leito, dois porta travesseiros, dois refis de travesseiros, um rolo e um refil de rolo. As peças são confeccionadas em tecido percal 100% poliéster estampado na tonalidade verde tiffany mesclado com tom palha.

Guia de Compra

Para escolher o enxoval perfeito para seu quarto, você deve considerar as medidas do colchão e travesseiros, qualidade do tecido, quantidade de peças e orçamento disponível. Se sua cama de casal possui padrão queen, esse Guia de Compra vai ajudá-lo a encontrar o melhor conjunto de peças.

Imagem de um casal deitado.

O enxoval queen valoriza o quarto do casal. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Quem deve comprar um enxoval queen?

Você sabe qual a importância de investir em um enxoval para sua cama de casal? Em primeiro lugar, os lençóis, fronhas, protetores de travesseiros e de colchão servem para proteger o colchão e travesseiros.

O conjunto também compõe a decoração do quarto. Você encontra peças lisas em diferentes tonalidades, estampadas ou bordadas, a escolha deve se basear no estilo de decoração do quarto e preferências pessoais.

O enxoval queen é composto por diversas peças: Lençóis, fronhas, colcha, edredom, manta, cobertor e outros itens. Essas peças devem respeitar as seguintes medidas: 160cm de largura por 200cm de comprimento (colchão) e 80cm de comprimento por 50cm de largura (travesseiros).

Imagem de um quarto de casal.

O enxoval queen tem medidas diferenciadas. (Fonte: Sidekix Media/ Unsplash.com)

Quais itens compõem um enxoval queen?

Você sabe quais itens compõem um enxoval queen? Explicaremos quais são essas peças e suas respectivas funcionalidades abaixo:

  • Lençol de baixo é colocado por cima da capa protetora de colchão. Geralmente, essa peça possui elástico nas bordas que serve para facilitar a colocação, remoção e manter a peça no lugar.
  • Lençol de cima serve para cobrir a cama e deve ser colocado sobre o lençol de baixo. Não possui elástico, apenas uma linha divisória que indica onde o lençol deve ser dobrado.
  • Fronha e porta-travesseiro servem para forrar os travesseiros. As fronhas possuem as mesmas dimensões, tecido e design. Já os porta-travesseiros são confeccionados em tecido espesso, com enchimento de espuma, abas nas bordas e acabamento sofisticado.
  • Cobre leito deve ser o último item a forrar o colchão, colocado sobre o lençol de cima e utilizado em dias de temperatura amena.
  • Manta e edredom geralmente essas peças são compradas à parte. A manta é uma peça mais fina e maleável, ideal para meia-estação e que deve ser dobrada ao pé da cama. O edredom é uma peça mais grossa que só deve ser utilizada na hora de dormir.
foco

Você sabia que a tradição de montar um enxoval antes do casamento continua sendo uma tendência? Na idade média, o enxoval de uma noiva deveria ser composto por artigos de cama, mesa e banho.

Essas peças eram confeccionadas à mão pelas mulheres da família da noiva, que utilizavam tecido branco bordado com as iniciais dos noivos ou brasão da família. A quantidade de peças que compunham o enxoval estava diretamente associada à condição financeira da noiva.

Quais são as dimensões de um enxoval queen?

O que diferencia um enxoval queen dos demais modelos são as medidas das peças que compõem o jogo de cama e que variam de acordo com o padrão do colchão e dos travesseiros:

Colchão de casal Travesseiro
Tamanho padrão 1,40m de largura por 1,90m de comprimento 70cm de comprimento por 50cm de largura
Tamanho Queen 1,60m de largura por 2m de comprimento 80cm de comprimento por 50cm de largura
Tamanho King 2m de largura por 2,05m de comprimento 90 a 100cm de comprimento por 50cm de largura

Os itens do enxoval queen devem ser comprados em qual quantidade?

Se você está montando um enxoval queen, é importante adicionar à lista as seguintes quantidades de peças - Essa lista vale tanto para quem está montando enxoval para cama de casal padrão tradicional, queen ou king:

  • Dois jogos de cama completos (um em tecido simples e outro em tecido nobre)
  • Quatro travesseiros e protetores
  • Oito fronhas
  • Duas colchas
  • Dois cobertores
  • Dois edredons e duas capas de proteção
  • Uma manta
  • Um protetor de colchão
  • Duas saias para cama box
  • Duas almofadas

Quais as diferenças entre um enxoval queen e um jogo de cama queen?

É bastante comum as pessoas confundirem enxoval queen com jogo de cama queen. Geralmente o jogo de cama queen é composto por um lençol com elástico, um lençol para cobrir a cama e duas fronhas.

As peças que compõem um jogo de cama queen servem para preservar o colchão e os travesseiros. Em contrapartida, o enxoval queen é composto por uma maior variedade e quantidade de peças.

Critérios de compra: Como escolher os itens de um enxoval queen

Quem nunca ficou em dúvida sobre qual enxoval escolher? Essas peças são encontradas em diferentes dimensões, tecidos, tonalidades e estampas, e essa variedade de opções aumenta a indecisão.

Para adquirir um produto de qualidade é necessário observar alguns aspectos importantes que podem ajudá-lo a encontrar um conjunto que reúna características como conforto, funcionalidade, design e custo-benefício, como os listados abaixo:

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra ao longo desta seção. Se você gostou deste artigo, não esqueça de avaliá-lo e deixar um comentário.

Tecido

Ao escolher os itens de um enxoval queen é necessário analisar o tecido utilizado na confecção das peças. Você encontra opções em algodão, poliéster, percal ou uma combinação de texturas.

  • Tecido percal pode ser 100% algodão ou um tecido misto – 50% algodão e 50% poliéster. O tecido misto não amassa com facilidade, por outro lado, pode formar as temidas bolinhas.
  • Algodão oferece bastante maciez, não forma bolinhas e dura bastante. Quanto maior a quantidade de fios, mais caro é o enxoval.
  • Malha é confeccionado em 100% algodão, a diferença está na trama dos fios – as opções são "fios penteados" ou "fios cardados"

Outros tecidos utilizados na confecção de itens de enxoval queen são flanela, seda, cetim e algodão egípcio, mas ambos os materiais esquentam bastante e devem ser utilizados apenas no inverno.

Imagem de uma cama de casal.

Você pode montar um enxoval queen com peças em diferentes texturas. (Fonte: Jean Van Der Meulen/ Pexels.com)

Quantidade de fios

Quando você toca em diferentes tecidos utilizados na composição das peças em um enxoval queen, é possível perceber uma grande diferença entre esses conjuntos.

Isso ocorre por causa da quantidade de fios que é determinada pela soma dos fios utilizados no sentido vertical e horizontal, num espaço de uma polegada quadrada.

Quanto maior a quantidade de fios, maior é a suavidade e delicadeza da peça. Você encontra peças com 150 a 1.000 fios. Quanto maior a quantidade de fios das peças, maior o preço do conjunto.

Conforto térmico

As peças confeccionadas em tecidos com maior quantidade de fios tendem a oferecer maior conforto térmico, pois as tramas fechadas diminuem ou bloqueiam a passagem do vento.

Nesse sentido, recomendamos que você utilize peças com maior quantidade de fios no inverno e peças em tecidos mais frescos como algodão, linho, bambu, percal, modal e seda natural no verão.

Imagem de um casal.

Você deve investir em dois enxovais, um para o verão e outro para o inverno. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Design

Quando o assunto é design, podemos dividir os enxovais de cama queen em duas categorias: Peças lisas e estampadas. Para escolher a melhor alternativa, leve em consideração a decoração do quarto.

Sugerimos que você escolha um enxoval de cama queen liso e em tons neutros para combinar com a decoração minimalista, clássica ou escandinava. Enquanto as peças estampadas devem ser utilizadas para adicionar personalidade a um quarto simples.

Tecidos Cores
Decoração elegante Tecidos sofisticados, macios e delicados Tons neutros como branco, cinza ou preto
Decoração despojada Tecidos naturais ou sintéticos Mistura de cores e estampas
Decoração divertida Mistura de texturas Mix de cores
Decoração Boho Tecidos artesanais como crochê e tricô Cores mais utilizadas são bege, laranja, marrom e verde oliva

Uma dica é pensar em harmonização, ou seja, escolher lençóis, fronhas, colchas, edredons e cobertores que combinem entre eles. Nesse sentido, defina uma paleta de cores que combine com as peças estampadas.

(Fonte da imagem destacada: Im3rd Media/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.