Imagem mostra uma escada de sete degraus em uma sala.
Ultima atualização: 10 de julho de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

45Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Precisa alcançar lugares altos para seu serviço ou em áreas externas da sua casa? Então talvez a escada de sete degraus seja a melhor escolha! Com sua altura maior que a de um modelo doméstico convencional, ela dá uma mãozinha a mais para o dia a dia!

Você quer saber se a escada de sete degraus é melhor para você do que uma menor? Entender em quais situações ela é mais indicada? Descobrir como escolher um modelo perfeito para as suas necessidades? Então fique conosco! Trazemos todas as informações no nosso artigo!




Primeiro, o mais importante

  • Escadas de sete degraus são boas opções tanto em ambiente doméstico (onde as de cinco são mais comuns), como profissional.
  • É possível escolher entre escadas de sete degraus de variados tipos e materiais, sendo que cada um tem as suas próprias utilidades e recomendações.
  • Ao escolher uma escada, sempre deve-se prestar atenção na segurança que ela oferece. Um bom acabamento e acessórios antiderrapantes são fundamentais.

Você também pode gostar:

As melhores escadas 7 degraus: Nossas recomendações

Nada como começar um artigo conhecendo modelos da mais alta qualidade, não é mesmo? Selecionamos algumas escadas de sete degraus capazes de te trazer muitos benefícios!

Para quem busca uma escada tradicional

O que você busca é uma escada doméstica tradicional, com valor acessível, mas sete degraus em vez de cinco? Então a Botafogo tem a solução: Um modelo bonito e resistente, feito em alumínio com pés e plataformas em polipropileno. Suporta até 120 kg e conta com uma garantia do fabricante de nove meses.

Uma ótima escada de 7 degraus extensível

A escada extensível multiuso da NV é extremamente versátil e indicada para trabalhadores de nichos variados. Ela se apresenta inicialmente em um formato de escada doméstica de sete degraus, mas pode se transformar em escada de pintor ou de lado único. Seu material é o ferro metalon e a resistência é de até 120 kg.

Para quem busca custo-benefício e durabilidade

A Mor é uma das fabricantes de escadas mais famosas do Brasil e apresenta aqui um modelo em formato tradicional, feito em alumínio e com sete degraus, que se destaca pelo custo-benefício e pela durabilidade. Ainda tem como diferenciais a incrível garantia de três anos e a facilidade do momento de dobrar e guardar.

Guia de compra

Se você chegou a esse artigo, é porque pensa em comprar uma escada de sete degraus, mas ainda não se decidiu.

Não se preocupe: No guia de compras, vamos expor todos os detalhes sobre esse importante produto!

Imagem mostra um homem carregando uma escada de sete degraus.

Escadas de sete degraus são excelentes para profissionais. (Fonte: Andrea Piacquadio / Pexels.com)

Quais as vantagens de uma escada de 7 degraus?

A grande maioria das escadas domésticas segue o modelo tradicional de cinco degraus, que também pode ser útil para uma boa gama de serviços. Por que, então, optar por um modelo maior? Quais são as vantagens que esses degraus extras podem trazer?

Podemos começar pelo óbvio: Escadas de sete degraus são quase sempre maiores, o que permite que alturas maiores sejam alcançadas. Dentro de casa, isso pode ser útil quando o pé direito (distância entre chão e teto) é maior.

Da mesma forma, para profissionais de reparos gerais, pode ser uma boa ideia ter uma escada mais alta, uma vez que ela permite que mais situações estejam sob controle. Imagine chegar em um local e não conseguir alcançar uma lâmpada que precisa ser trocada com apenas cinco degraus subidos?

Quem costuma usar a escada em lugares externos de uma casa também pode optar pelos modelos de sete degraus, que costumam ser mais eficientes para chegar aos telhados.

Veja na tabela a seguir vantagens e desvantagens das escadas de sete degraus:

Vantagens
  • Permitem que alturas maiores sejam alcançadas
  • Ideais para casas de pé direito alto
  • Ajudam profissionais de serviços variados
  • Excelentes para áreas externas
Desvantagens
  • Podem não ser necessárias para casas comuns e apartamentos

Para quais situações a escada de 7 degraus é ideal?

Existe uma série de situações nas quais a escada de sete degraus pode te ajudar muito. Abaixo, listamos algumas:

  • Uso no exterior de casas: É comum que as escadas de cinco degraus não sejam o suficiente para alcançar lustres, calhas ou muretas que ficam na parte externa de casas. Se você quiser comodidade na hora de resolver tais problemas, pode optar por um modelo maior.
  • Profissionais de serviços variados: Quem vai de casa em casa fazendo reparos e serviços diversos só tem a ganhar com uma escada maior e mais versátil, principalmente se ela for de fácil transporte. Assim, os riscos de surpresas desagradáveis quanto à altura dos objetos são menores!
  • Casas com pé direito alto: Quem decide construir uma casa com maior distância entre chão e teto também pode se surpreender ao perceber que a escada doméstica comum não é suficiente para questões simples como trocas de lâmpada ou pintura. O modelo maior será necessário!
  • Pintura: As paredes do lado de fora de uma casa ou estabelecimento são maiores que as do lado de dentro. Se você pretende pintar o exterior de uma construção, também pode precisar de escadas de tamanho superior.

Quais os tipos de escadas de 7 degraus?

Apesar de serem parecidas, as escadas de sete degraus podem assumir formatos diferentes e terem utilidades múltiplas.

As escadas domésticas são as mais comuns, no tradicional formato de tesoura. Elas possuem degraus apenas de um lado, sendo que o último tem a superfície maior. São ótimas para uso tanto profissional como apenas no dia a dia.

Outra opção é a escada de pintor. A sua principal diferença em relação à doméstica é que os degraus estão presentes dos dois lados, com uma grande plataforma, ideal para deixar acessórios como baldes e pincéis, no alto. Ela ajuda principalmente na pintura de exteriores.

Para os profissionais, a escada extensível é perfeita. Ela pode assumir tanto o formato doméstico, como o totalmente estendido, que alcança locais ainda mais altos. O fato de ser dobrável ajuda com o transporte desse tão versátil objeto.

foco

Você sabia que as escadas domésticas do tipo tesoura seguem uma angulação padrão que, de acordo com a física, aumenta a segurança? Elas devem sempre formar com o chão um ângulo de 75,5º, reduzindo riscos de deslizamento!

Quais os materiais de escadas de 7 degraus?

Escadas são produzidas em diversos materiais. Com os modelos de sete degraus, não é diferente. É preciso conhecer exatamente as vantagens e desvantagens de cada um antes de fazer a sua escolha.

As de fibra de vidro são as mais comuns. Elas possuem uma enorme resistência e durabilidade pela qualidade de seu material, não enferrujam e não conduzem eletricidade. Porém, são também as que apresentam os preços mais altos.

É muito comum encontrar escadas de metais como alumínio ou ferro. O primeiro é mais leve, ideal para modelos domésticos simples, o segundo, mais pesado e resistente. Existe um grande problema com essa categoria que é o fato desses materiais conduzirem eletricidade. Nunca use uma escada assim para mexer na rede elétrica!

Por fim, precisamos falar sobre escadas de madeira. Apesar de serem resistentes a impactos e não conduzirem eletricidade, elas não permitem muita maleabilidade e sofrem corrosão fácil por ações da natureza. Portanto, caem cada vez mais em desuso.

Na tabela a seguir, comparamos os três tipos:

Escada de fibra de vidro Escada de metal Escada de madeira
Vantagens Durabilidade, maleabilidade, versatilidade Preço baixo, durabilidade Preço baixo, resistência a impactos
Desvantagens Preço elevado Condução de eletricidade Sofre os efeitos de agentes da natureza, é mais pesada
Recomendação Profissionais, pessoas que mexem com a rede elétrica Reparos domésticos simples, pintura Pintura, trabalho constante no mesmo local

Uma escada de 7 degraus é indicada para uso doméstico ou profissional?

Para a grande maioria das residências, uma escada de cinco degraus já é mais do que suficiente. Com ela, já é possível alcançar não só o teto, como todos os cantos. Se esse for o caso da sua residência, não há porque desembolsar um dinheiro extra por dois degraus a mais.

Uma escada de sete degraus pode ser necessária em casas com pé direito alto.

Mas se você mora em uma casa com distância maior entre o teto e o chão ou se tem o costume de realizar serviços do lado de fora, normalmente indo até o telhado, pode sim optar por uma escada de sete degraus. Tudo é uma questão de necessidade!

Profissionais que têm condições de transportar escadas maiores, por sua vez, não têm o que temer: Optar pelo modelo de sete degraus passa a ser a melhor opção por questão simples de versatilidade.

Seja em casa, seja no trabalho, uma escada maior pode ter sua utilidade!

Quanto custa e onde comprar uma escada de 7 degraus?

Os preços de uma escada de sete degraus variam de acordo com o material e o tipo. Você irá encontrar bons modelos partindo de pouco mais de R$ 100, enquanto os mais complexos podem girar em torno de R$ 300.

Você irá encontrar escadas de sete degraus em lojas de materiais de construção, construção civil ou até em alguns hipermercados ou lojas de departamento. Nós recomendamos, porém, a compra pela internet: A Amazon brasileira oferece ótimas opções, bem como Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma escada de 7 degraus

Você já sabe que vai comprar uma escada de sete degraus e até escolheu o material? Ótimo! Então vamos falar sobre quatro critérios técnicos que podem te ajudar na decisão do modelo!

Abaixo, mais detalhes sobre cada um deles:

Segurança

Um dos critérios mais fundamentais para a escolha de uma escada é a segurança. Afinal, ninguém quer sofrer uma queda!

Sempre confira se o modelo escolhido tem um sistema eficiente de travas, se o acabamento é satisfatório e se existe borrachas ou outros materiais antiderrapantes nos pés e nos degraus. Com tudo isso, você terá a certeza de que a escada jamais desmontará sozinha ou causará qualquer tipo de acidente.

Imagem mostra duas escadas de sete degraus lado a lado.

Escadas de sete degraus podem ser usadas dentro ou fora de casa. (Fonte: Rene Asmussen/ Pexels.com)

Durabilidade

Escadas costumam durar por muitos anos, talvez até décadas. Existem alguns fatores que ajudam a vida útil do objeto a ser ainda mais alta. Você pode prestar atenção neles.

A fibra de vidro é o material mais durável para escadas.

A primeira questão é o material. A fibra de vidro é a melhor opção, já que resiste a todas as ações da natureza e do tempo e ainda não corre risco de enferrujar se entrar em contato com água, por exemplo.

Mas o acabamento em geral, como a qualidade das travas, dobradiças e parafusos, a pintura e os materiais usados nos degraus e pés, também tem uma grande importância. Escolha marcas de confiança e com extensa garantia para ter certeza da durabilidade satisfatória.

Distância entre degraus

Você pode eventualmente encontrar diferenças na distância entre os degraus da escada. Tanto mais como para menos, a variação pode ser benéfica.

Escadas com maior altura entre degraus são mais altas, alcançando portanto lugares mais difíceis do que as normais. Por outro lado, a menor distância ajuda o uso do objeto por pessoas com locomoção reduzida.

Caso você queira uma das duas opções, procure por escadas que fujam da distância entre degraus padrão!

Peso suportado

Toda escada tem um peso máximo suportado. Porém, repare que esse número, que normalmente varia entre 100 e 120 kg, não diz respeito apenas à pessoa que estará sobre ela.

Leve em consideração também se você usará o último degrau como suporte para objetos como latas de tinta ou pinceis. Se sim, precisa de modelos reforçados, já que não respeitar o peso máximo suportado pode levar a acidentes.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.