Imagem mostra escadas de fibra lado a lado.
Ultima atualização: 14 de junho de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

74Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto do artigo de hoje é escada de fibra. Se você precisa alcançar lugares difíceis na sua casa, realizar serviços domésticos rápidos ou se trabalha constantemente em grandes alturas, ter uma pode facilitar muito a sua vida!

Você sabe quais as diferenças que as escadas de fibra têm em relação às feitas com outros materiais? Será que elas podem ser mais ou menos úteis? Fique conosco e leia atentamente o artigo para descobrir tais respostas e saber se esse é o tipo de escada mais indicado para atender às suas necessidades.




Primeiro, o mais importante

  • A fibra de vidro é o material mais completo para uma escada: É resistente, durável, não conduz eletricidade e suporta uma boa quantidade de peso.
  • Toda essa qualidade faz também com que as escadas de fibra de vidro sejam mais caras e algumas pessoas optem por outros materiais.
  • É possível encontrar todos os tipos de escadas em fibra de vidro, desde as domésticas de cinco degraus simples até as extensíveis usadas em serviços externos complexos.

Você também pode gostar:

As melhores escadas de fibra: Nossa opinião

O mercado brasileiro oferece boas escadas de fibra de diversos tipos. Para te ajudar, montamos uma seleção com algumas das melhores. É claro que respeitamos a variedade e visamos todos os públicos!

A escada de fibra completa

Se você é um profissional que precisa sempre chegar a grandes alturas, a escada de fibra da Síntese é a melhor opção. Ela tem 23 degraus e chega a mais de 7,20 metros quando aberta. O peso de pouco mais de 20 kg e a possibilidade de fechamento fazem com que o transporte não seja tão difícil.

Uma ótima escada de pintor

A Alulev oferece essa ótima escada para pintor que conta com oito degraus de cada lado, um suporte para acessórios na parte superior e grande resistência a materiais corrosivos. Ela chega a 2,40 metros de altura quando aberta, mas tem apenas 1,50 metro fechada. Os pés antiderrapantes aumentam a segurança.

A escada de fibra para uso doméstico

Quer uma escada doméstica tradicional com seis degraus, mas no modelo tesoura, com suporte superior e altíssima durabilidade? Não há opção melhor do que essa da Cogumelo! Fácil de dobrar e de armazenar, ela chega a até 2,10 metros de altura e pesa apenas 7,9 kg. Excelente para reparos do dia a dia!

Guia de compra

Se você quer comprar uma escada de fibra, mas ainda não sabe todos os detalhes e especificações sobre o que esse material traz ao acessório, agora suas dúvidas irão desaparecer!

Estamos no guia de compra, setor no qual respondemos as perguntas mais frequentes sobre as escadas de fibra.

Imagem mostra um homem em uma grande escada em uma área verde.

Algumas escadas de fibra podem ser bastante extensíveis. (Fonte: PROVATION/ Pixabay.com)

Quais as vantagens das escadas de fibra?

As escadas de fibra de vidro são praticamente completas: Muito duráveis, podendo resistir por anos de uso, aguentam peso suficiente para um bom trabalho, permitem boa maleabilidade para modelos multifuncionais e têm grande segurança.

Em comparação com os modelos de alumínio, que também são duráveis e seguros, os de fibra de vidro tem uma enorme vantagem: Não conduzem eletricidade. Eles são muito indicados para serviços como manutenção de rede elétrica, instalações externas e trabalhos onde há muitos fios.

Por serem feitas com um material que resiste a ações da natureza como chuva e sol e que normalmente têm reforços extras de segurança, as escadas de fibra de vidro são o que de mais moderno existe nesse mercado. Obviamente, isso também se reflete no preço.

Se você deseja uma escada de alto nível para te acompanhar em diversas situações, a fibra de vidro é a melhor opção mesmo com o preço mais alto.

Veja na tabela abaixo as vantagens e desvantagens das escadas de fibra de vidro:

Vantagens
  • Material muito durável e resistente
  • Não conduz eletricidade
  • A segurança é bastante elevada
  • Podem ter várias formas e utilidades
Desvantagens
  • Preços maiores que os de outras escadas

Em quais situações é recomendado o uso de uma escada de fibra?

Por terem grande qualidade, as escadas de fibra podem ser usadas em todas as situações, sejam elas domésticas ou profissionais. Vamos listar algumas delas:

  • Instalação de serviços ou manutenção de rede elétrica: Profissionais que mexem constantemente em postes ou em fios precisam usar escadas de fibra de vidro. Isso acontece porque elas não conduzem eletricidade, ao contrário das de alumínio, e são mais fáceis de transportar que as de madeira.
  • Pintura e reparos: Pintores e profissionais que trabalham como faz-tudo precisam levar suas escadas aos locais de serviço e que elas sejam maleáveis para se adaptarem a diversas alturas. Essas são características claras daquelas que têm a fibra de vidro como material, o que as torna ideais.
  • Uso doméstico: É comum ter em casa uma escada que ajude a alcançar coisas em lugares altos ou realizar serviços como troca de lâmpadas ou similares. Quem deseja que a sua dure muitos anos e esteja sempre à mão, deve optar pela fibra de vidro.

Mesmo que a sua utilidade não esteja nessa lista, a escada de fibra de vidro é uma excelente opção.

Quais os tipos disponíveis de escada de fibra?

Como a fibra de vidro é bastante maleável e versátil, você pode encontrá-la em escadas de diversos formatos e utilidades.

É comum encontrar as tradicionais escadas domésticas de cinco ou seis degraus feitas de fibra de vidro, por exemplo. Como mencionamos acima, essa é uma excelente opção para quem busca uma maior durabilidade.

As escadas de pintor, que têm formato de tesoura e uma estrutura em cima, ganham ainda mais resistência e segurança quando feitas com fibra de vidro. Ajudam não apenas os pintores, mas também vários outros profissionais que precisam ter acessórios de trabalho sempre à mão.

Mas o maior destaque fica por conta das escadas extensíveis, que alcançam as maiores alturas, ou dobráveis, que assumem formatos capazes de ajudar a diversos profissionais. Elas são que há de mais moderno e útil nesse nicho.

Comparamos esses três principais tipos de escadas de fibra de vidro na tabela a seguir:

Escada doméstica Escada de pintor Escada extensível ou dobrável
Formato Escada simples com cinco ou seis degraus Espelhado, com número variado de degraus Pode assumir várias formas de acordo com a necessidade
Recomendação de uso Para ser mantida em casa e usada eventualmente Uso para pintores e trabalhadores que pedem por acessórios Serviços mais complexos, principalmente externos

Qual a durabilidade de uma escada de fibra?

A fibra de vidro é um material que resiste à maioria dos elementos da natureza. Não enferruja, ao contrário de metais, nem corre risco de apodrecer ou perder pedaços, como acontece com a madeira. Só por isso, já percebemos que oferece uma enorme durabilidade.

É claro que a durabilidade de uma escada não depende apenas do material usado: Deve-se optar por uma marca confiável e que invista em bons parafusos, dobradiças e em uma estrutura de qualidade. Pontos como borrachas antiderrapantes também devem ter alto nível. Assim, a vida útil apenas aumenta.

Se bem construída pela fabricante e usada sempre de maneira apropriada, a escada de fibra de vidro deve durar pelo menos dez anos. Isso sem dúvidas compensa o seu preço acima da média!

foco

Você sabia que a fibra de vidro é composta por fios finíssimos de vidro, alcançados pelo resfriamento super veloz do material a partir de uma temperatura de 1600 ºC? Ela começou a ser produzida na década de 1930 e é aplicada em cada vez mais objetos e utensílios.

Como cuidar bem da sua escada de fibra?

Mesmo com uma alta durabilidade natural, a escada de fibra pede por uma manutenção adequada. Após comprar a sua, você precisará tomar determinados cuidados para que ela alcance a sua vida útil sem apresentar qualquer tipo de problema.

É importante armazenar a escada de fibra sempre dobrada e fechada.

Armazene a escada em um lugar tranquilo e arejado, onde ela possa ficar dobrada e fechada. Assim, suas peças resistirão por mais tempo. Evite batê-la, principalmente durante o transporte: Mesmo com a resistência elevada, choques fortes podem causar danos.

Se com o passar do tempo você começar a perceber problemas na abertura ou na firmeza, pode tomar providências como colocar óleo nas dobras, substituir parafusos ou trocar as borrachas antiderrapantes.

Quanto custa e onde comprar uma escada de fibra?

Existe uma enorme variação nos preços de escadas de fibra. Isso se deve principalmente ao tamanho, à utilidade e à marca. Os modelos mais simples custam por volta de R$ 300 e podem já ter bastante qualidade. Os maiores e mais complexos, por sua vez, chegam a cerca de R$ 2.000.

Lojas de material de construção ou de artigos para a casa podem vender excelentes modelos de escadas de fibra. Nós recomendamos, porém, a compra pela internet: A Amazon brasileira se destaca por oferecer uma ótima gama de produtos, assim como Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma escada de fibra

Pronto para comprar a sua escada de fibra? Então é hora de decidir o modelo! Selecionamos quatro critérios técnicos que podem te ajudar bastante!

Abaixo, falamos um pouco mais sobre cada um deles:

Quantidade de degraus e altura

Qual é a altura que você normalmente precisa alcançar? A escada deve servir apenas para reparos simples dentro de casa, como troca de lâmpadas, ou para alcançar telhados, fiações ou outras estruturas muito acima do chão?

Você irá encontrar escadas de fibra de vidro muito pequenas, com três degraus, e outras com mais de vinte e capazes de chegar a quase cinco metros de altura. No momento da escolha, precisa ponderar bem quais são as suas necessidades para escolher o modelo mais oportuno!

Imagem mostra uma escada de fibra em uma biblioteca.

Locais como bibliotecas e livrarias também se beneficiam com escadas de fibra. (Fonte: mentatdgt / Pexels.com)

Peso suportado

Algumas escadas não suportam uma grande quantidade de peso, ficando abaixo dos 100 kg. Outras têm uma capacidade bem maior, fazendo com que qualquer pessoa possa subir nela com tranquilidade.

Você deve pensar no peso das ferramentas e instrumentos de trabalho que usará em cima da escada.

O mais importante aqui não é pensar no seu peso: A maior parte das escadas é capaz de suportar quase todas as pessoas. Você deve, porém, imaginar se vai levar para a parte de cima da escada ferramentas e instrumentos de trabalho como latas de tinta ou similares.

Caso a sua escada seja usada para trabalho, é bom que o peso suportado seja alto. Ainda mais se você trabalhar com pintura, reparos ou construção, ramos de serviços que normalmente pedem por vários acessórios.

Segurança

Uma escada precisa ter alguns detalhes para ser realmente segura. Os principais estão ligados à aderência e à firmeza. Você sempre deve notar se o modelo escolhido possui boas borrachas nos pés e nos degraus para evitar qualquer tipo de instabilidade ou possíveis escorregões.

A qualidade das travas e dobradiças também é fundamental para evitar acidentes. Você deve sentir sempre plena firmeza na sua escada e ter a certeza de que ela não irá se fechar ou balançar quando estiver trabalhando sobre ela. Note se há certificados emitidos pelo Inmetro!

Facilidade de transporte

O transporte da escada é importante para quem a usa dentro de casa, mas mais ainda para os trabalhadores que a levam de um lado para outro. Aqui, você deve notar o quando o modelo escolhido é fácil de ser dobrado e qual é o seu tamanho mínimo.

Para ser ideal para o transporte e o uso em trabalhos, a escada deve poder ser dobrada em várias partes, alcançando um tamanho que caiba sobre um carro ou, ao menos, em uma caminhonete.

(Fonte da imagem destacada: Steve Dunning / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.