Uma escada dobrável de alumínio em uma sala com uma estante, uma cortina e um vaso com flores.
Ultima atualização: 6 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

63Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil para descobrir tudo a respeito da escada dobrável. Se você quer comprar com menos custos tendo mais benefícios não pode perder o presente texto elaborado por especialistas no assunto.

A escada dobrável é um produto popular em casas, nas oficinas, fábricas ou qualquer outro local. Pode até parecer que todas as versões são iguais, só que existem diferenças que podem ajudar ou até atrapalhar o seu tipo de serviço.

Aprender como comprar escada dobrável é ao mesmo tempo escolher uma ferramenta que não treme ou balança todas as vezes quando alguém sobe os degraus. Não pense em comprar um modelo sem antes ler as informações a seguir.




Primeiro, o mais importante

  • Escala dobrável é um tipo de produto disponível em diferentes opções de tamanhos e materiais.
  • As escadas dobráveis de madeira às vezes não são certificadas. Elas possuem mais peso e apresentam dificuldades para serem locomovidas aos mais diferentes locais.
  • O tamanho das escadas nos dias atuais pode ir de 1 a até 8 metros ou mais.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de escada dobrável

É impressionante notar como as escadas dobráveis no mercado estão disponíveis em diversas versões diferentes. Conheça algumas produções de sucesso mais adiante:

1° - Escada dobrável 12 degraus portátil

Com um peso de 13 kg, a escada é dobrada de cima para baixo, de modo que demonstra um caráter compacto. A versão suporta até 150 kg com segurança e pode ser levada para diferentes locais.

O preço elevado do produto se justifica pela qualidade presente no alumínio reforçado. Detalhe aos pés de borracha que garantem mais estabilidade da escada dobrável com o solo na utilização diária.

2° - Escada dobrável 16 degraus

Composta de alumínio essa escada dobrável possui 16 degraus. A parte de cima é mais longa para que o uso seja facilitado nas alturas consideráveis. Este produto pode ser usado em até 8 posições diferentes, uma opção flexível.

A altura da escada alcança até 450 centímetros quando ela está montada. Esta estrutura aguenta no máximo 150 kg. A distância entre os degraus é de 30 centímetros, aproximadamente. É um modelo muito utilizado em fábricas e por pintores profissionais.

3° - Escada dobrável 5 degraus

Com 5 degraus que têm distância de 23 centímetros entre si a escada dobrável possui um alcance máximo de 170 centímetros. A estrutura de alumínio é antioxidante, de modo que nunca fica enferrujada e não exige dificuldades na limpeza.

O modelo de escada dobrável possui uma mistura entre prata e cinza, além dos tons pretos clássicos nos pés do tipo antideslizante. Destaque para a garantia de 3 anos fornecida pelos fabricantes.

Esta versão de escada de 5 degraus está entre as mais utilizadas ao redor do mundo em casas e apartamentos residenciais. A produção suporta até 120 kg.

4º – Escada dobrável 2 degraus

Uma opção certa para você levar aos diferentes locais, em principal porque a estrutura é leve. Na prática o produto não dura mais do que 2 kg.

Alcance armários, prateleiras ou outros locais com muitos menos riscos de acidentes utilizando este produto de alumínio. A produção tem 6 meses de garantia, ideal ao uso doméstico.

Guia de Compra

É impossível ficar sem uma boa escada em casa ou na empresa. Só não vale usar produções que sempre balançam quando não há ninguém segurando a base do produto com as mãos. Para aprender a comprar melhores escolhas, leia o Guia de Compras.

Um homem pintando a parede de uma casa.

Aprenda a escolher a melhor escada dobrável para fazer pinturas. (Fonte: levelupart / Pixabay)

O que é a escada dobrável?

A escada dobrável é um produto popular que serve para as pessoas subirem no sentido de acessar coisas altas como armários, prateleiras, entre outros locais. Em geral estas produções são compostas por madeira, ferro, fibra de vidro ou alumínio.

As escadas dobráveis são compactas, ou seja, se tratam de produções móveis que podem ser levadas para diferentes locais. O produto é usado de forma frequente em residências, fábricas, estabelecimentos comerciais e pintores.

Quais as vantagens de uma escada dobrável?

É interessante conhecer o lado positivo e negativo das escadas dobráveis. Começando com as vantagens podemos dizer que existem muitas escolhas de tipos ideais para satisfazer diferentes necessidades de uso. Há opções de qualidade a preços populares.

Contudo, não podemos deixar de comentar que existe pouca segurança no uso diário do produto. Mesmo as produções com preços mais caros não oferecem uma segurança total, de modo que o uso irregular resulta em sérios problemas.

Quanto mais alta é a escada maior pode ser considerado o nível de perigo. Portanto, para ter menos chances de se machucar, você pode usar as escadas menores, desde que seja possível alcançar o local que desejar.

O tamanho do produto pode ir de 1 a até 8 metros ou mais. É possível escolher uma produção com a estatura necessária para você realizar os serviços diários. Também há bastante opções de materiais diferentes e de qualidade a preços populares.

Para ter mais segurança no uso é preciso utilizar produtos certificados. Eles estão entre os mais caros. Vale ressaltar que as estruturas de madeira são muito pesadas e difíceis de locomover.

Compreenda melhor as vantagens e desvantagens da escada dobrável na tabela a seguir:

Vantagens
  • Preços baixos
  • Diferentes tamanhos
  • Diversas opções de materiais
Desvantagens
  • Pouca segurança
  • Produções certificadas custam mais caro
  • Pesado para locomover

Quais os diferentes tipos de escada dobrável?

Escada de acesso dobrável, escada dupla dobrável, escada extensível dobrável, escada telescópica dobrável e escada articulada funcional dobrável – estes são os principais tipos do produto. Preste atenção na definição de cada uma a seguir:

Escada de acesso dobrável

É uma produção muito presente nas residências. As pessoas usam o produto para serviços de limpeza em cima da geladeira ou com objetivo de guardar itens no armário. Elas têm preços populares e são simples para guardar.

Escada dupla dobrável

Muito popular nos depósitos de fábricas a escada dupla apresenta ganchos para pendurar ferramentas. Estas produções possuem uma espécie de plataforma para auxiliar nos serviços. Quando aberta ela tem um formato em “A”.

Escada extensível dobrável

A altura se ajusta na medida que a escada fica estendida. Estas versões são ótimas escolhas para trabalhar em muros, telhados ou pontos de bastante altura. Se trata de uma estrutura anatômica robusta e com ganchos.

Escada telescópica dobrável

Esta produção se destaca entre os modelos de dobrar por oferecer a possibilidade de ajuste em cada metal. É uma estrutura portátil e mais leve que as versões extensíveis.

Escada telescópica multifuncional

Reformas, reparos, manutenção, pintura, construção, enfim, esta produção pode ser usada para realizar os mais diferentes trabalhos.

A escolha se ajusta conforme as necessidades de cada pessoa. Veja as características de cada versão de escada dobrável na tabela a seguir:

Escada dobrável de acesso Escada dobrável dupla Escada dobrável extensível Escada dobrável telescópica Escada dobrável articulada funcional
Atividades Simples tarefas domésticas Depósitos Telhados, muros e outros pontos de grande altura Diferentes tipos de serviços Diferentes tipos de serviços
Peso Leve Médio Pesado Médio Médio
Preço Baixo Baixo Médio Alto Alto
Média de Tamanho 2 metros Pode ir de 4 metros a 5 metros Pode ir de 5 metros a até 8 metros Pode ir de 4 metros a 6 metros Pode ir de 4 metros a 5 metros
Firmeza Baixa Baixa Média Média Alta
Facilidade para guardar Fácil Médio Difícil Médio Médio
Nível de segurança Baixo Baixo Médio Médio Alto
Flexibilidade de uso Alta Média Média Média Alta

Quanto custa?

Ao procurar por preços de escada dobrável você encontra uma média que pode ir de R$ 50 a até R$ 500. Quanto mais altas as versões maiores são os preços de cada unidade.

As produções do tipo simples para uso doméstico compostas de alumínio são menos custosas em preços. Já os modelos muito longos de fibra de vidro, gancho e plataforma custam valores superiores no mercado.

Onde comprar?

Você não encontra dificuldades em procurar por ofertas de escada dobrável no varejo de rua. Ache produções que valem a pena em pontos de vendas como Americanas, Leroy Merlin e Telha Norte.

Na internet, além de pagar preços mais baixos, você tem a vantagem de receber o produto no próprio endereço, sem se preocupar em transportar a escada dobrável. Amazon Brasil e Submarino são confiáveis sites de compras.

foco

Você sabia que além de serem mantidas em ambientes adequados, as escadas dobráveis precisam de inspeções frequentes?

Antes de usar o produto analise aspectos como: corrimão enfraquecido, partes quebradas, trincas ou ferrugem.

Critérios de compra: Fatores que ajudam a comparar ofertas de escada dobrável

Os vendedores podem vender um produto que na verdade não tem a qualidade que você precisa no uso diário. Nestas horas a gente apenas pode lamentar pelo dinheiro perdido. Para não cair em armadilhas ao realizar a compra, considere os critérios abaixo:

  • Material
  • Degraus
  • Certificado
  • Pés
  • Peso
  • Sustentação
  • Armazenamento

Veja em detalhes cada tópico mencionado.

Material

As escadas de alumínio são populares por causa da resistência à chuva ou sol. São produções resistentes a oxidação. Este produto é leve, fácil de limpar e ideal para fazer tarefas domésticas.

Também existem as versões de escadas de fibra de vidro. Elas são mais modernas, caras, seguras, leves e duráveis do que modelos de madeira ou alumínio. Use esta produção para fazer reformas, acessar muros, telhados, entre outros locais altos.

Não podemos esquecer também das clássicas escadas dobráveis de madeira utilizadas em trabalhos que envolvem instalações elétricas, pinturas ou limpezas gerais. Elas são isolantes térmicos e oferecem bastante resistência.

Degraus

Ao comprar escada dobrável fique atento ao número de degraus. Quando eles são muito distantes entre si podem gerar acidentes de trabalho.

A vantagem da escada telescópica é que dá para ajustar os degraus conforme a necessidade das pessoas usuárias. Fique de olho também no tamanho, já que degraus robustos são conhecidos por terem mais segurança e sustentação.

Pés de homem subindo em uma escada dobrável de alumínio.

Quanto mais largo for o degrau melhor. (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

Certificado

Quedas de escada estão na quarta posição entre acidentes domésticos brasileiros. Os problemas vão desde a quebra do produto durante o uso até a falta de equilíbrio pelo excesso de tremulações nos modelos.

Compre apenas escadas articuladas que possuem as características técnicas atestadas pelo INMETRO. Verifique também se os parafusos estão frouxos ou presos antes de levar a escada para casa.

Pés

Note os pés da escada dobrável que você pretende comprar. Eles precisam ser compostos também por borracha. A estrutura emborrachada assegura que a produção tenha menos chances de escorregar durante a utilização. Alguns modelos possuem uma base mais larga e estável.

Peso

Em geral o peso da escada dobrável pode ir de 3 a até 20 kg. Estruturas de madeira são mais pesadas. Versões de alumínio ou fibra de vidro pesam menos. Escolha uma produção que seja fácil para você levar a diferentes locais.

Seja por motivo profissional, ou para uso doméstico, esse fator é essencial. Ninguém quer ter que manusear uma escada pesada no dia a dia.

Sustentação

Na média geral, uma escada dobrável pode sustentar de 100 a até 200 kg no máximo. Se você precisa carregar coisas enquanto usa o produto, é recomendável comprar uma versão que tenha mais capacidade sustentação.

Mais vale comprar uma escada dobrável que suporte mais quilos do que ter problemas por ter que levar objetos pesados subindo pela escada.

Um homem colhendo frutas usando uma escada dobrável de alumínio.

Confira o peso que suporte e compre uma com alta capacidade. (Fonte: encierro / 123RF)

Armazenamento

Você já pensou no espaço que existe em sua casa para guardar a escada dobrável? Tenha em mente de que após estar dobrada a produção precisa se encaixar de forma perfeita no lugar reservado ao armazenamento.

Para isso, confira as medidas da escada dobrável que você deseja comprar e certifique-se de que ela cabe do espaço planejado.

(Fonte da imagem destaca: wang366350432 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.