Pedaço de alguns degraus de uma escada de alumínio
Ultima atualização: 14 de junho de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

16Horas investidas

6Estudos avaliados

90Comentários coletados

Com aspectos práticos e multifuncionais, a escada telescópica é um artigo muito popular vendido pelas casas de materiais de construção. No mercado, elas são encontradas em formatos, modelos e funções muito diferenciados.

Mesmo sendo um item tão comum, ao comprá-lo, você pode deixar de avaliar critérios fundamentais que definirão o bom desempenho do produto. Para que esses aspectos não passem despercebidos, leia o guia que escrevemos a seguir!




O mais importante

  • Escadas telescópicas se parecem muito com escadas dobráveis convencionais, mas são mais compactas e versáteis, permitindo maior adaptabilidade do aparelho.
  • Um dos diferenciais das telescópicas é que elas possuem travas de segurança em cada nível de degrau, assim você pode ajustar a altura, garantindo a estabilidade durante o uso.
  • A finalidade da escada é o ponto principal a ser considerado antes de adquirir um dos modelos. Por ela, as especificações técnicas necessárias serão definidas para alcançar um bom desempenho, sem gastar desnecessariamente.
    Escadas telescópicas: nossa recomendação dos melhores produtos

Muitas pessoas pensam que escolher uma escada é uma decisão simples, entretanto com tantas possibilidades, esse processo pode ser tanto complicado. Fizemos uma seleção com os modelos mais conhecidos para facilitar sua procura:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre escada telescópica

Para não restar dúvidas sobre as escadas telescópicas, elaboramos um guia com todas as informações relevantes sobre esse produto. Assim, você terá mais critérios para avaliar os modelos do mercado de acordo com a finalidade pretendida.

Martelo e duas fitas métricas em um degrau de escada de alumínio

Ter uma escada telescópica é fundamental para fazer pequeno reparos em casa ou alcançar alturas mais elevadas. (Foto: rawpixel.com/Freepik)

O que é uma escada telescópica?

O grande diferencial das escadas telescópicas é que elas permitem o controle completo de sua estrutura, possibilitando ao consumidor expandir ou compactar o equipamento de acordo com sua necessidade.

Elas até se parecem muito com outros modelos de escada flexível, entretanto as telescópicas são geralmente mais leves que os formatos convencionais, fabricadas quase sempre em alumínio.

Com travas entre os degraus, elas são muito adaptáveis, podendo ser usadas na altura máxima ou até mesmo reduzidas ao tamanho de um banquinho. Inclusive, a maioria dos formatos ainda permite que o aparelho seja usado na posição horizontal e vertical.

A altura das escadas telescópicas varia entre 3,5 a 7 metros.

Para que serve a escada telescópica?

Não existem segredos quanto ao uso da escada telescópica. Semelhante aos outros modelos, elas também servem exatamente para fazer serviços que precisam ser alcançadas maiores alturas.

Entretanto, você terá mais segurança e precisão ao usar a telescópica, pois ela permitirá que o tamanho seja ajustado proporcionalmente à sua necessidade. Com caráter multifuncional, listamos alguns dos usos mais comuns desse tipo de escada:

Serviços de construção e reforma:

  • Tipo de utilidade mais comum das escadas. Um fator interessante das telescópicas para a construção civil é a possibilidade de usar a estrutura verticalmente como um andaime.
  • Estabelecimentos comerciais: Com degraus mais resistentes, essas escadas podem ser ideais para carregar as caixas de produtos e organizar o estoque.
  • Manutenção da rede elétrica: Esse tipo de serviço quase sempre é realizado em ambientes mais altos como postes ou andares elevados. Com a telescópica, o trabalho pode ser executado com mais segurança.
  • Tarefas domésticas: Por ser compacta, ela é fácil armazenamento e pode servir para atividades como trocar lâmpadas ou limpar o armário da cozinha.
    Quais os benefícios e desvantagens de comprar a escada telescópica?

Projetadas para serem um modelo adaptável às necessidades dos consumidores, as telescópicas são realmente muito úteis. Entretanto, com tantos modelos de escadas no mercado, você precisa saber os motivos para comprá-la no lugar das convencionais.

Na tabela, colocamos pontos que você deve saber antes de adquirir uma escada telescópica. Confira:

Vantagens
  • Bom custo-benefício
  • Produto resistente e de ótima qualidade
  • Com muitas funções para o dia-a-dia
  • Facilidade de manuseio
  • Vários modelos disponíveis no mercado
  • Formato compacto e portátil 
Desvantagens
  • Podem ter espaço pequeno entre os degraus
  • Custo de aquisição maior do que o convencional
  • Necessita de estrutura de apoio para ser usada

Quais as diferenças da escada telescópica para o modelo expansível?

Mesmo que os dois formatos tenham aspectos bem semelhantes, cada uma possui suas particularidades que as diferenciam quanto à utilidade na rotina diária.

Enquanto as telescópicas são adaptáveis a diversos tipos de altura, as expansíveis têm estrutura fixa e apenas uma ou duas configurações. Assim, as telescópicas podem ser reduzidas até 0,90 metros, já as expansíveis normalmente têm altura de 1,60 metros.

Outro aspecto que diferencia esses dois produtos é o preço de aquisição. Por ter mais funcionalidades, as telescópicas quase sempre são mais caras do que as escadas de alumínio convencionais.

Várias escadas expansíveis de alumínio colocadas no chão

Escadas expansíveis e telescópicas parecem muito semelhantes, porém carregam particularidades na estrutura. (Foto: Ryszard Parys/123rf)

Como usar a escada telescópica com cuidado para evitar acidentes?

Leia o manual de instrução antes de usar a escada telescópica para qualquer finalidade. Usualmente os fabricantes indicam as medidas que você deve tomar, garantindo sua segurança no manuseio e evitando que acidentes ocorram.

Para te ajudar a usar a telescópica com cuidado, separamos dicas que você deve aplicar ao fazer o manuseio do produto:

  • Apoio: As escadas telescópicas foram criadas para o uso com suporte. Use a parede ou outra superfície fixa para apoiá-las.
  • Ângulo: Ao configurar o formato da telescópica, assegure-se que ela está totalmente apoiada no chão. O ideal é não exceder 75º graus de inclinação ao utilizá-la.
  • Tempo: Esse modelo de escada é para usos leves de curta duração. Se for ficar mais tempo, desça um pouco e faça pausas.
  • Uso: Nunca suba no último degrau da escada para evitar acidentes.
  • Transporte: Ao levar a escada de um lugar para o outro, certifique-se que ela está totalmente fechada.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de escada telescópica

Não deixe de analisar os pontos que especificamos a seguir antes de comprar uma escada telescópica. Assim, você irá garantir que está adquirindo um modelo de qualidade e que pode ser usado com segurança e conforto. Os critérios são:

Altura

Como esse é o aspecto mais comum de uma escada você pode deixar de considerá-lo com cuidado. Nem sempre adquirir o modelo com a maior possibilidade de expansão será o melhor para você.

Isso porque as escadas telescópicas têm custo de aquisição mais elevado e quanto maior o tamanho do produto mais você gastará para comprá-lo. Então, avalie sua real necessidade antes de fazer a escolha por um modelo.

Se a sua finalidade é para o uso doméstico, você pode comprar um formato mais compacto e ainda gastar menos com a aquisição. Sua demanda será sanada do mesmo modo, independente do tamanho, e um gasto desnecessário será eliminado.

Carga

Outro ponto fundamental ao adquirir uma escada telescópica é considerar o peso que o aparelho consegue suportar. A maioria dos modelos atuais aguentam entre 120 a 150 quilos.

Quem pretende usar o equipamento para fins profissionais, como construções ou reparos, deve sempre levar em conta também o peso das ferramentas importantes para a execução do serviço, além do peso do corpo.

Uma recomendação é nunca deixar equipamentos parados sobre os degraus sem necessidade, evitando assim a sobrecarga do peso da escada e acidentes. 

Número de Degraus

Esse critério também está diretamente ligado à finalidade com que a escada telescópica será usada. Se a pretensão é alcançar locais mais elevados, então escolha modelos com mais degraus.

Formatos populares do mercado, ideais para uso doméstico, têm até 10 degraus. Mas se a finalidade é profissional, você pode optar por modelos com até 20 degraus.

Finalidade

De nada adianta as melhores especificações técnicas da escada, se ela não atender à demanda que você possui. Essa é a principal característica ao ser considerada, que impactará diretamente na escolha do modelo mais adequado.

Independente do uso pretendido, nunca deixe de adquirir modelos que garanta seu conforto e segurança durante as atividades. Para isso, verifique as travas da escada, pois são elas que te mostrarão a estabilidade do aparelho.

Mulher e homem de costas pintando uma parede de azul. O homem está em cima de uma escada expansível.

Não deixe de avaliar a finalidade da escada telescópica para você antes de adquirir um modelo. (Foto: valuavitaly/Freepik)

Resumo

Cada vez mais as escadas telescópicas ganham espaço no dia-a-dia das pessoas, por isso sua versatilidade na realização de tarefas diversas que vão do uso doméstico aos fins profissionais.

Com especificações técnicas que garantem a segurança dos usuários, como as travas entre degraus, esses modelos permitem o controle da altura conforme à finalidade, atingindo valores mais elevados do que as escadas convencionais.

Entretanto, é sempre bom considerar se a escada telescópica é a melhor opção para você, já que seu custo de aquisição é maior e pode se tornar um gasto desnecessário caso não seja usado com frequência.

(Fonte da imagem destacada: Helena/Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas