Imagem de várias escovas de dente de bambu com cerdas coloridas
Ultima atualização: 17 de dezembro de 2019

Como escolhemos

9Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

59Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, onde você encontra as melhores análises de produtos para cuidados e higiene. Nesse artigo vamos falar da escova de bambu e todos os seus benefícios.

Cada vez mais as marcas e os consumidores estão preocupados com o meio-ambiente e a sustentabilidade, mas sem abrir mão da qualidade. Confira nosso artigo com mais detalhes e dicas de cuidados com seus dentes.




Primeiro, o mais importante

  • É possível encontrar escovas de dentes de bambu em vários tamanhos e com diferentes tipos de cerdas, então opte sempre pelos modelos que se adaptem melhor as suas necessidades.
  • Além de ser biodegradável, o bambu possui resistência natural a bactérias, tornando-o uma ótima escolha para produtos de saúde bucal.
  • Vale lembrar que, apesar de ser uma opção mais sustentável, as cerdas das escovas de bambu muitas vezes são feitas de nylon e devem ser descartadas separadamente.

Você também pode gostar:

Melhores escovas de bambu: Nossas recomendações

As escovas de bambu estão começando a ganhar mais destaque no mercado, não só por sua matéria-prima sustentável, mas também por seu acabamento e menor impacto ambiental. Veja aqui alguns exemplos que separamos para você.

A melhor escova para quem precisa de cerdas macias

A Colgate está sempre inovando e seguindo as principais tendências, e é isso que acontece com essa escova com cabo de bambu e cerdas macias, infundidas com carvão natural para melhorar o branqueamento dos dentes. Um item indispensável em seu kit viagem

O modelo para os consumidores preocupados com o meio-ambiente

Para aqueles que procuram um modelo ecologicamente responsável, essa escova é a escolha ideal, pois ela não conta com corantes, PVC ou BPA em sua composição. Vegano, ele não é testado em animais e seu material é 94,0% biodegradável.

A recomendação para quem procura um ótimo custo/benefício

Com o selo FSC que garante produtos com matéria-prima de qualidade e proveniente de um manejo florestal responsável, essa escova com cabo de bambu da Natural Suavetex conta com cerdas macias revestidas em carvão natural, além de propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Guia de Compra

Quando se trata de escovas de dente, eles podem ser feitos em uma grande variedade de materiais, muitas delas utilizando o plástico, uma alternativa mais prática e barata.

Porém, o bambu é uma matéria-prima abundante e, além disso, as escovas desse material oferecem uma série de vantagens e benefícios quando comparadas a suas concorrentes. Veja mais em nosso Guia de Compra.

Imagem de pessoa segurando uma escova de bambu com cerdas de carvão ativado

É possível encontrar escovas de bambu com diferentes tipos de cerdas, algumas até mesmo com carvão ativado. (Fonte: sonjachnyj/ 123RF.com)

Como utilizar a escova de bambu?

Os especialistas recomendam que os dentes sejam escovados pelo menos três vezes ao dia. Preferencialmente, ao acordar, antes de dormir e após as refeições.

O tipo de cerdas ideal vai depender da sua preferência e da indicação de seu dentista. Via de regra, o mais indicado para pessoas com gengivas e dentes mais sensíveis, elas sejam mais suaves e macias. Mas lembre-se de consultar um especialista, caso haja dúvidas.

Na escovação em si, lembre-se de usar um creme dental de sua confiança. O ideal é encostar as cerdas na região entre os dentes e a gengiva, fazendo movimentos circulares ou verticais, da base dos dentes até as extremidades.

Depois, basta repetir o processo na área de mastigação, onde costuma haver maior acúmulo de comida. Escovar a língua também é importante, já que é nela que se concentram vários tipos de bactérias.

foco

Você sabia que o bambu possui uma propriedade bactericida natural que ajuda as escovas a durarem muito mais tempo sem precisarem de tratamentos adicionais?

Quais as vantagens e desvantagens da escova de bambu?

As escovas de dente de bambu estão em alta, afinal elas possuem suas vantagens. Muitos modelos já usam cerdas com carvão vegetal, que ajudam no clareamento dos dentes.

O material do cabo é biodegradável e se decompões em apenas 30 anos, muito mais rápido do que o plástico. O bambu ainda é uma matéria-prima de baixo impacto ambiental.

Porém, é preciso estar atento a algumas desvantagens. É preciso tomar cuidado com a higienização da escova, como deixá-la secar perfeitamente e guardar em local arejado.

E, infelizmente, as escovas de bambu ainda não são 100% biodegradáveis, já que as cerdas costumam ser feitas com materiais sintéticos e que devem ser descartados separadamente.

Vantagens
  • Muitos modelos usam cerdas com carvão vegetal
  • O material do cabo é biodegradável e se decompõe em apenas 30 anos
  • O bambu é uma matéria-prima de baixo impacto ambiental
Desvantagens
  • É preciso tomar cuidado com a higienização da escova
  • As escovas de bambu não são 100% biodegradáveis

Quais os cuidados eu devo ter com a escova de bambu?

Assim como em outras peças de bambu, é essencial cuidar apropriadamente para que a escova dure por mais tempo.

O recomendado é lavar sua escova de dentes de bambu logo após o uso, secar bem e deixá-la guardada em um lugar seco para evitar o surgimento de mofo ou outras bactérias.

E periodicamente, você pode higienizar sua escova de dentes de bambu com uma mistura de água morna, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio, para evitar a contaminação das cerdas. Veja o vídeo abaixo com mais algumas dicas:

Qual o impacto de produtos de bambu no meio-ambiente?

Diferente de outros tipos de madeira, o bambu tem um crescimento extremamente rápido, que varia entre três e quatro anos. Além disso, eles chegam a ter uma vida média de 100 anos.

Outra vantagem é que quando ele é cortado, um novo broto surge no local através dos caules subterrâneos. Mais resistentes, suas fibras longas permitem que que ele seja moldado em vários formatos com menor desperdício.

As empresas que se comprometem a utilizar o bambu geralmente possuem um certificado, garantindo que elas fazem a exploração de reservas sustentáveis, garantindo que áreas de mata nativa estão seguras.

[sc_pullquote] É um material biodegradável e reciclável.[/sc_pullquote] Considerando todos esses fatores e que esse é um material biodegradável e reciclável, a utilização de escovas e outros produtos de bambu ajudam a diminuir o impacto ambiental.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar uma escova de bambu

Com todos os benefícios que listamos ao longo de nossa análise, não é difícil de entender as vantagens que as escovas de bambu levam quando comparadas a suas concorrentes.

Mas antes de comprar, você ainda precisa estar atento a alguns fatores, como o número de cerdas e até mesmo o tamanho do cabo. Veja aqui alguns tópicos e o que você deve considerar para encontrar o modelo ideal.

Após ler com atenção cada um desses pontos, você estará pronto para abandonar de vez as escovas de plástico e adotar de vez um produto mais sustentável.

Material das cerdas

Como o material do cabo é sempre o mesmo, aqui é importante estar atento as cerdas. Na maioria dos casos, ela ainda é feita de nylon, um material sintético e que precisa ser descartado como tal.

Um diferencial que os fabricantes estão utilizando são as cerdas já revestidas de carvão ativado ou vegetal, que ajudam a clarear os dentes.

Nesses casos, tire suas dúvidas com o seu dentista, pois esses tratamentos podem retirar o esmalte natural dos dentes ao longo do tempo, deixando-os mais sensíveis.

Imagem de três diferentes tipos de escovas de bambu

É importante trocar a escova assim que as cerdas começam a ficar danificadas. (Fonte: Monfocus/ Pixabay.com)

Maciez

As cerdas também podem ter variados níveis de maciez, desde as mais suaves até as mais durinhas.

Os modelos mais rígidos ajudam a remover placas e sujeira com mais facilidade, mas se usadas de forma incorreta, elas ajudam a agravar a retração da gengiva.

Já as cerdas mais macias absorvem melhor a água e danificam menos o esmalte dos dentes, assim como a gengiva, que é uma região mais sensível. Então, antes de comprar, verifique com atenção qual o tipo de cerda mais indicada para você.

Acabamento

Uma escova de bambu não deve ser apenas funcional, ela também tem que ser bonita. É por isso que as marcas investem em diferentes tipos de acabamento, seja com um bambu mais claro, mais escuro ou até mesmo combinando os dois.

Como já dissemos, outra vantagem é que o bambu produz um agente bactericida natural que não apenas o protege, mas também ajuda a combater a formação de fungos, o que garante mais saúde para você e maior vida útil para o produto.

E, quando falamos de acabamento, não podemos deixar de lado o formato. Atualmente, você pode optar por cabos mais anatômicos, que se encaixam perfeitamente na mão.

 Imagem de escova de dente de bambu ao lado de pote com pílulas

Além de práticas, as escovas de bambu são bem mais bonitas que os modelos de plástico. (Fonte: Monfocus / Pixabay.com)

Tamanho

Por último, você também não deve ignorar o tamanho, seja por uma questão de armazenamento, transporte ou conveniência.

Escovas com cabos mais longos podem ser mais difíceis de guardar, mas também oferecem uma melhor pegada, permitindo que você consiga escovar mesmo os dentes mais difíceis.

Já para as crianças, o recomendado é que o cabo seja menor, permitindo que ela possa manipular a escova com mais facilidade e segurança. Então, antes de comprar, lembre-se de verificar as especificações do produto.

(Fonte da imagem destacada: Monfocus/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.