Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

3Estudos avaliados

30Comentários coletados

Uma vida saudável começa pela boca. Seja considerando a nossa alimentação ou os cuidados com a saúde bucal, este é o ponto de partida para viver mais e melhor. E para ajudar nessa tarefa diária de higiene, que tal uma escova de dente elétrica?

Apesar de ainda ser pouco usada no Brasil, ela é recomendada pela maioria dos dentistas. Neste artigo, vamos mostrar os benefícios e a melhor forma de escolher a escova ideal para você e para sua família. Siga com a gente.




O mais importante

  • A escova de dente elétrica promove movimentos de rotação e oscilação que ajudam na higiene diária e são eficazes na remoção da placa bacteriana.
  • A escova de dente elétrica pode ser usada por crianças e adultos, desde que respeitados os tamanhos e formatos ideais para cada pessoa.
  • Antes de escolher a escova de dente elétrica para toda a família, é interessante ter certeza sobre a facilidade de reposição das cabeças, para quando a troca for necessária.

Escovas de dente elétrica: nossa recomendação dos melhores produtos

Escolher escovas de dente não é uma tarefa simples. Se for elétrica, então, pode ser ainda mais complicado. Por isso, fizemos uma pesquisa e selecionamos as mais bem avaliadas do mercado.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a escova de dente elétrica

Se você tem vontade de usar uma escova de dente elétrica, mas ainda não está certo sobre este utensílio, este é o ponto onde suas dúvidas escorrem pelo ralo! A partir de agora, responderemos às perguntas mais frequentes na Internet. Acompanhe!

Mulher ao fundo segurando uma escova de dente elétrica

A escova de dente elétrica promove movimentos de rotação e oscilação, eficazes na remoção da placa bacteriana.
Fonte: rh2010 / 123rf.com

O que é uma escova de dente elétrica?

A escova de dente elétrica tem basicamente a mesma função e ação de uma escova de dente tradicional. Utilizada para a higiene bucal diária, ela tem um motor que promove movimentos que facilitam a escovação.

Em geral, ela conta com funções que permitem regular a pressão da escova, o tipo de movimento e até o tempo da limpeza. Assim, tem se mostrado uma alternativa mais eficaz e prática para o dia a dia.

Como a escova de dente elétrica deve ser usada?

Movida a pilha ou a bateria, a escova de dente elétrica pode ser usada normalmente, mantendo a rotina de escovações ao longo do dia. Na hora de usar, você deve seguir as orientações do fabricante e do seu dentista. Mas podemos destacar aqui alguns passos básicos:

  1. Com a escova desligada, coloque o creme dental na superfície das cerdas;
  2. Aproxime a escova elétrica da boca e, só então, ligue;
  3. Comece pelo lado externo dos dentes, movimentando a escova na horizontal;
  4. Passe para o lado interno, também com movimentação horizontal;
  5. Escove os dentes do fundo por cerca de 30 segundos de cada lado;
  6. Suavemente, passe a escova sobre a língua;
  7. Enxágue normalmente e repita a limpeza se julgar necessário;
  8. Passe o fio dental ou use o irrigador oral.

Quais as diferenças entre a escova de dente elétrica e a convencional?

A escova de dente elétrica possui mais funcionalidades e recursos que a escova tradicional. E este é o primeiro diferencial. No entanto, não se trata apenas do design ou forma de operar.

Estudos recentes têm comprovado eficácia superior dos movimentos de rotação e oscilação promovidos pela escova elétrica, sobretudo na remoção da placa bacteriana (1), causadora do tártaro e outras doenças bucais, como a cárie.

Qualquer pessoa pode usar uma escova de dente elétrica?

Sim, a escovação com o uso da escova de dente elétrica é recomendada para pessoas de todas as idades, desde as crianças em início da educação sobre higiene bucal até os idosos, mesmo aqueles que têm dificuldade de mobilidade.

No entanto, é preciso estar atento ao formato de cabeça e dureza das cerdas ideais para cada faixa etária. Para isso, você pode consultar as informações do próprio fabricante ou, o que é mais adequado, pedir orientação para o dentista da família.

menina usando escova de dente elétrica

A escova de dente elétrica pode ser usada por crianças e adultos.
Fonte: Karel Joseph Noppe Brooks / 123rf.com

Quais as vantagens da escova de dente elétrica?

Como mostramos há pouco, os pesquisadores têm trabalhado para confirmar os benefícios da escova de dente elétrica no dia a dia. No entanto, ainda que empiricamente, já podemos destacar algumas vantagens — e também desvantagens — do uso deste aparelho:

Vantagens
  • Mais eficiência na eliminação da placa bacteriana
  • Menos agressivas ao esmalte dos dentes, pois tem pressão regulada automaticamente
  • Melhoram condições como gengivites
  • Se adapta às necessidades de cada pessoa
  • Pode ser um aliado para pessoas com dificuldade de movimentos
  • A maioria dos modelos pode ser programada para o tempo ideal de escovação e emite alerta sonoro
Desvantagens
  • Pode requerer um tempo de adaptação
  • O investimento inicial é bem mais caro que o de uma escova comum
  • Depende de baterias ou pilhas para o uso

Qual a durabilidade de uma escova de dente elétrica?

Assim como todo aparelho eletrônico, a durabilidade de uma escova de dente elétrica pode variar de acordo com os cuidados de conservação que cada família dedica a ela. Sim, porque a base da escova pode ser usada coletivamente!

Toda a família pode usar a mesma escova, trocando as cabeças.

O componente da escova elétrica que tem prazo mais curto de duração são as cabeças da sua escova. Da mesma forma que uma escova tradicional precisa ser trocada quando apresenta sinais de desgaste, a cabeça da elétrica também tem essa necessidade. Em geral, recomenda-se a substituição a cada 3 meses.

Critérios de compra: O que levar em conta para escolher uma escova de dente elétrica

Agora que você já sabe quais as vantagens de uma escova de dente elétrica, imaginamos que já esteja querendo clicar em “comprar” para ter essa novidade em casa em breve. No entanto, ainda temos alguns pontos de atenção, que podem ajudar na sua decisão.

Tipo de cabeça

Dependendo da faixa etária, haverá uma indicação de tamanho e dureza das cerdas, assim como ocorre com uma escova de dente convencional. Assim, antes de comprar, verifique se o modelo já acompanha mais cabeças de escovação e qual a variedade delas.

Lembre-se sempre de consultar o dentista sobre a mais adequada, especialmente para as crianças. E mantenha todas elas bem separadas em um porta-escovas.

Funções

Se a tecnologia não para, a inovação chegou também às escovas de dente elétricas! Por essa razão, muitas trazem funções que incluem até mesmo sincronização com aplicativos de monitoramento da higiene bucal. Entretanto, as funções mais comuns — e que recomendamos como relevantes — são:

  • Temporizador: sistema que conta dois minutos a partir do início de cada uso para indicar o ciclo completo de escovação;
  • Alarme de setor: ativado, ele dispara um beep a cada 30 segundos, para indicar que é hora de escovar o outro quadrante da boca;
  • Ajuste de pressão: adapta a intensidade da pressão dos movimentos de acordo cada pessoa que utiliza a escova.

Autonomia e suprimentos

Estes pontos são fundamentais para determinar a sua liberdade na hora de adotar esse utensílio na rotina da família. Quanto mais autonomia energética a escova tiver, menos recargas vai requerer e menor a possibilidade de ela parar no meio da escovação.

Sobre os suprimentos, é importante se informar sobre a facilidade de comprar novas cabeças da escova quando for necessário fazer a troca. Assim você evita ter que rodar a cidade a hora de substituir as escovas de toda a família. É economia e praticidade na certa.

escova de dente elétrica com cabeças de reposição em bancada

Antes de escolher a escova de dente elétrica, verifique a facilidade de reposição das cabeças.
Fonte: cylonphoto / 123rf.com

Design

A ergonomia é um aspecto crucial para o bom uso de qualquer escova de dente, seja ela convencional ou elétrica. Se você tem crianças em casa, este ponto é especialmente sensível.

Dependendo da idade delas, pode ser mais funcional e eficiente optar por um modelo infantil, desenvolvido especificamente para as mãozinhas dos pequenos.

O mesmo vale para pessoas com baixa mobilidade. Neste caso, é preciso certificar-se que a escova tenha algum revestimento que ajude a manter a firmeza.

Resumo

Manter a higiene bucal é um fator importante para conservar a saúde como um todo e, principalmente, assegurar um belo sorriso todos os dias. Contar com uma escova de dente elétrica é, cientificamente comprovada, a melhor opção para isso.

Por isso, falamos aqui sobre os benefícios deste aparelho e como você poderá incluir essa prática na rotina de toda a família. Trouxemos uma seleção com as melhores escovas do mercado e estamos certos de que você vai encontrar sua preferida nessa lista!

Se você já escolheu a sua, só falta clicar em “comprar”. Depois, clique também para compartilhar nosso conteúdo com seus familiares! Muito obrigado e até a próxima.

(Fonte da imagem destacada: Sergey Kolesnikov / 123rf.com)

Referências (1)

1. Avaliação da eficácia das escovas dentais convencional e elétrica em idosos independentes: Estudo clínico randomizado cruzado cego. Gildete Costa Drumond Bento. Universidade Federal do Espírito Santo, 2013.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
Avaliação da eficácia das escovas dentais convencional e elétrica em idosos independentes: Estudo clínico randomizado cruzado cego. Gildete Costa Drumond Bento. Universidade Federal do Espírito Santo, 2013.
Ir para a fonte
Resenhas