Várias escovas interdentais.
Ultima atualização: 11 de junho de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

25Horas investidas

4Estudos avaliados

78Comentários coletados

Se você usa aparelho fixo, possui próteses ou busca por uma ferramenta que vai melhorar ainda mais a sua higiene bucal, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, vamos tratar da escova interdental.

Ideal para limpar cavidades estreitas e garantir a remoção completa de alimentos e bactérias, a escova interdental é um item que pode e deve ser utilizado por todos. A seguir, vamos mostrar como ela funciona e quais são as melhores marcas.




Primeiro, o mais importante

  • A escova interdental é indicada para limpar e remover restos de alimentos que ficam presos entre os dentes.
  • Ela deve ser usada em conjunto com a escova de dente e com o fio dental.
  • Para se certificar de que está comprando a melhor escova interdental, é preciso considerar o formato, espessura e maciez.

Você também pode gostar:

Melhores escovas interdentais: Nossas recomendações

A melhor escova interdental como um todo

A escova interdental da Gum é do tipo cônica, ideal para limpar aparelhos ortodônticos e espaços maiores entre os dentes. Com espessura média, esse modelo possui cerdas finas de 1.1 mm e o kit vem com quatro refis.

A escova interdental mais versátil

A escova interdental da Bitufo é do tipo cônica, com diâmetro que varia entre 3 e 7 mm e conta com cabo de dupla função: Uma das extremidades possui cerdas concentradas em um tufo único e a outra suporta refil de escova interdental. O kit vem seis refis.

A escova interdental mais fina

A CPS Prime da Curaprox é uma escova interdental com 2.2 mm de tamanho e cerdas ultrafinas com 0,6 mm de diâmetro. Por isso, ela é ideal para quem tem espaços estreitos entre os dentes e sensibilidade na gengiva. A embalagem vem com seis refis.

Guia de Compra

Ainda que possa parecer uma novidade, a escova interdental está cada vez mais fazendo parte da rotina de higiene bucal. Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse item, nós criamos esse Guia de Compra.

A seguir, você vai descobrir como funciona a escova interdental, quem deve ter uma e como garantir o seu uso correto.

Menina usando escova interdental para limpar aparelho fixo.

A escova interdental é essencial para quem usa aparelho. (Fonte: Shao-Chun Wang/ 123rf.com)

O que é escova interdental?

Escova de dentes, pasta e fio dental são itens essenciais para manter a saúde bucal em dia. Mas existem pessoas que precisam redobrar os cuidados com a saúde dentária e, para isso, é necessário utilizar itens específicos como, por exemplo, a escova interdental.

A escova interdental é uma pequena escova feita para limpar a placa bacteriana, os restos de alimentos e as bactérias que ficam acumulados entre os dentes.

Com isso, a escova interdental atua para prevenir a inflamação das gengivas e a formação de cáries, entre outros problemas.

Mulher escovando os dentes.

A escova interdental auxilia e complementa a limpeza feita pela escova tradicional.(Fonte: slavoljubovski/ Pixabay.com)

De modo geral, a escova interdental possui um cabo longo e ergonômico e um filamento metálico, formando uma ponta aguda que é cercada por cerdas.

Com isso, é possível realizar a escovação de regiões mais estreitas e menos acessíveis da arcada dentária, garantindo uma limpeza mais eficiente do que ocorreria se você usasse apenas a escova de dente tradicional.

Quais os benefícios de usar a escova interdental?

A escova interdental aprimora o trabalho da escova de dentes tradicional. Isso porque, a escova interdental alcança pontos mais difíceis na hora da escovação, retirando restos de alimentos e bactérias.

Ou seja, a escova interdental age como auxiliar da escova tradicional, melhorando a limpeza e a higiene bucal.

Tanto é que a escova interdental é ideal para limpar os espaços entre os os dentes e as gengivas, locais que, sem uma limpeza frequente e correta, podem acumular sujeira e criar placas bacterianas.

Ao usar a escova interdental você estará livre de doenças como a cárie, gengivite, periodontite e, até mesmo, do mau hálito.

Mas uma das desvantagens da escova interdental é que, em geral, esse costuma ser um item com preço alto.

Além disso, dependendo da marca também é possível que a escova interdental seja de baixa durabilidade.

Não raro, você encontrará depoimento de usuários que reclamam que alguns modelos entortam com facilidade.

Para resumir os prós e os contras da escova interdental, preparamos a tabela a seguir.

Vantagens
  • Melhora a higiene bucal
  • Remove restos de alimentos e bactérias das cavidades dentárias e da gengiva
  • Previne problemas bucais e doenças dentárias
Desvantagens
  • Preço alto
  • Durabilidade pode ser baixa
  • Pode entortar

Qual a diferença entre escova interdental, escova de dente e fio dental?

A escova de dentes tradicional é projetada para limpar a superfície dos dentes. Mas, por conta de sua anatomia, as cerdas da escova ortodôntica não alcança os espaços mais escondidos e estreitos.

Já a escova interdental, como vimos, tem um formato que foi pensado justamente para chegar a esses locais, sendo possível inseri-la entre um dente e outro para realizar uma limpeza mais completa.

Mas se a escova interdental limpa o espaço entre os dentes, então é correto pensar que ela pode substituir o fio dental, certo? Errado.

Na verdade, a escova interdental deve ser utilizada em conjunto com a escova de dente e o fio dental.

Isso porque, como o formato e a anatomia dos dentes são irregulares, e variam de acordo com a pessoa, existem espaços nos quais as escovas interdentais não conseguem entrar para realizar a limpeza necessária.

Por isso, ainda que você utilize uma escova interdental também é importante utilizar o fio dental diariamente.

Como usar a escova interdental?

Para atingir o objetivo de limpeza profunda é preciso utilizar a escova interdental de forma correta. Para tanto, ela deve ser inserida e removida uma única vez em cada espaço entre os dentes.

No entanto, não se deve fazer movimentos de vai e vem, pois isso pode machucar e causar problemas na sua gengiva.

Mas para lhe ajudar nessa etapa, listamos a seguir outras dicas importantes de como usar corretamente a escova interdental. Veja:

  • Insira a escova interdental no espaço entre dois dentes, fazendo um ângulo de 45 graus;
  • Nos dentes superiores, a ponta da escova deve ficar apontada para cima e nos inferiores para baixo;
  • O movimento deve ser suave para não causar ferimentos na gengiva.

Os especialistas recomendam ainda que você deve usar a escova interdental, pelo menos, uma vez ao dia, e preferencialmente à noite, antes de dormir.

A escova interdental é descartável?

Uma escova de dente tradicional precisa ser trocada a cada três meses ou até antes, dependendo da condição da sua saúde bucal ou até mesmo se você considerar gripes e resfriados. O mesmo ocorre com a escova interdental.

Além disso, a vida útil da escova interdental também vai variar de acordo com a força que você coloca ao utilizá-la e a frequência das escovações.

A escova interdental precisa ser trocada, geralmente, de 3 em 3 dias.

Mas, de modo geral, os especialistas alertam que a escova interdental precisa ser trocada, geralmente, de 3 em 3 dias.

Na dúvida, o importante é garantir que as cerdas estejam em bom estado e com seu formato original.

Se as cerdas estiverem muito abertas, é sinal de que está na hora de trocar por uma nova.

Escova interdental: Para quem é indicada?

A escova interdental costuma ser mais indicada para pessoas que usam aparelhos ortodônticos, que possuem implantes, coroas, pontes fixas ou tem espaços maiores entre os dentes.

Isso porque, como vimos, essa escova facilita a limpeza entre os dentes e qualquer outro local de difícil acesso.

Ainda assim, a escova interdental pode e deve ser usada por todos, inclusive por quem não está em tratamento ortodôntico.

foco

Você usa aparelho fixo?

Nesse caso é preciso limpar os brackets, band e fio do aparelho com a escova interdental, após cada refeição.

Qual o preço da escova interdental e onde comprar?

O preço de um escova interdental varia de acordo com a fabricante e os acessórios que podem ou não vir incluídos na embalagem como, por exemplo, os refis de cerdas.

Assim, de modo geral, a escova interdental pode custar entre R$ 9 e R$ 50. Já para adquirir esse item, você poderá escolher entre farmácias, lojas de departamento e supermercados como Lojas Americanas e Extra.

Mas, ao optar por lojas online, como a Amazon Brasil, além de você comprar a escova interdental sem sair de casa, você ainda tem acesso à marcas internacionais e preços mais atrativos.

Critérios de Compra: Como avaliar a melhor escova interdental

O primeiro passo para quem pretende começar a utilizar uma escova interdental é contar com a orientação de um dentista. Apenas um dentista poderá informar com precisão o melhor tamanho, diâmetro, formato e maciez da escova interdental ideal para você.

Em seguida, você poderá, então, partir para uma comparação entre os modelos disponíveis à venda.

Para lhe ajudar nessa etapa, recomendamos que você leve em conta os seguintes critérios que diferenciam uma escova interdental de outra:

A seguir, vamos mostrar para você a melhor forma de considerar cada um desses aspectos na hora de comprar a escova interdental ideal.

Tipos

O primeiro fator que você deve levar em conta na hora de escolher a melhor escova interdental é o tipo. Nesse quesito você vai encontrar duas opções, que se diferenciam basicamente por conta do formato: As cônicas e as cilíndricas.

Confira a seguir, as principais características dos dois tipos de escovas interdentais:

  • Cônicas: As escovas interdentais cônicas são indicadas para limpar aparelhos fixos e espaços maiores entre os dentes;
  • Cilíndricas: Esse tipo de escova interdental é recomendada para a limpeza de qualquer espaço onde o fio dental esteja entrando folgado.

Tamanho e espessura

Em seguida, sugerimos que você também verifique o tamanho da escova interdental. Nesse caso, tratamos especificamente do diâmetro das pontas com as cerdas.

Afinal, é essa parte que irá atuar na limpeza seja das cavidades entre os dentes, seja do aparelho fixo.

Geralmente, você vai encontrar modelos de escovas interdentais cujo diâmetro varia entre 0,4 mm até 1,3 mm. Para acertar nessa escolha, o ideal é seguir a orientação do seu dentista.

Mulher escovando os dentes.

Assim como ocorre com a escova de dentes, é preciso escolher a melhor espessura das cerdas da escova interdental. (Fonte: National Cancer Institute/ Unsplash.com)

Isso porque a anatomia da arcada dentária de cada pessoa precisa ser analisada individualmente para que o tamanho da escova interdental seja escolhido de forma eficiente e evite que machuque a gengiva.

No entanto, de modo geral, pessoas que têm os dentes mais separados se adaptam melhor a uma escova interdental com cerdas mais volumosas, já que as cerdas muito finas não vão conseguir limpar corretamente os espaços.

Por outro lado, se você possui dentes muito juntos, com pouco espaço entre eles, a escova interdental com cerdas de espessura mais fina será ideal para alcançar os espaços mais estreitos.

Maciez

Além da espessura das cerdas, também é importante checar a maciez das cerdas da sua escova interdental.

Nesse caso, é quase que unânime a recomendação de, sempre que possível, você deve escolher um modelo com cerdas macias.

Extras e refis

Antes de comprar a sua escova interdental não deixe de levar em conta também alguns elementos extras.

Por exemplo, algumas fabricantes oferecem tampas protetoras, que também melhoram a empunhadura.

Em outros casos, é possível comprar o refil, ou seja, você só precisa comprar o cabo da escova uma vez. Com isso, você adquire os refis á medida que precise trocá-los. Observe que algumas embalagens oferecem até 10 refis.

Marcas

Outro aspecto importante a ser considerado é a marca da escova interdental. No mercado existem diversas escovas interdentais de qualidade, tanto nacionais quanto importadas.

Preze pelas marcas que tem expertise e tradição na fabricação de itens de higiene bucal, entre elas destacamos a Colgate, Bitufo, Oral-B, Dental Clean e a Curaprox.

(Fonte da imagem destacada: Murali Nath/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.