bancada com escova modeladora
Ultima atualização: 9 de junho de 2021

Como escolhemos

6Produtos analisados

12Horas investidas

2Estudos avaliados

108Comentários coletados

Manter os cabelos sempre arrumados é o sonho de dez entre dez mulheres. Mesmo quem gosta da forma natural dos fios, sabe que uma boa modelagem faz toda diferença. E, para conseguir esse efeito com mais rapidez e praticidade, você precisa conhecer a escova modeladora.

Ágil e com menos potencial de agredir suas madeixas, ela é a peça que faltava no seu kit de beleza. Neste artigo, vamos contar tudo sobre esse tipo de escova e falar sobre o que é preciso levar em conta na hora de escolher a sua. Vamos nessa?




O mais importante

  • A escova modeladora é um eletroportátil que facilita a arrumação dos cabelos, e deixa os fios com mais brilho e definição.
  • Para cada tipo de modelagem desejada, você poderá usar um acessório específico ou um tipo diferente de escova modeladora.
  • Encontrar a escova modeladora ideal depende de avaliar fatores como os seus objetivos, o tipo de cabelo e até mesmo os recursos adicionais de cada modelo.

Escovas modeladoras: nossa recomendação dos melhores produtos

São muitas opções no mercado, cada uma delas para determinados objetivos e tipos diferentes de cabelos. Para ajudar na sua busca, separamos os modelos de escova modeladora mais vendidos em 2021. Confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a escova modeladora

Se você escuta as pessoas falando maravilhas sobre a escova modeladora, mas ainda tem dúvidas de que ela pode ser sua aliada no dia a dia, precisa ler esta seção. Nela, vamos responder às perguntas mais frequentes em pesquisas na internet. Veja se a sua questão está por aqui também.

Escova modeladora.

A escova modeladora facilita a arrumação dos cabelos, e deixa os fios com mais brilho e definição. Fonte: Mehmet Doruk Tasci / 123rf.com

O que é uma escova modeladora e como ela funciona?

A escova modeladora é a invenção do século! Brincadeiras à parte, ela é um utensílio elétrico usado por milhares de mulheres e permite modelar os fios enquanto você penteia os cabelos.

Dotada de uma superfície revestida por material que pode ajudar a tratar os fios (em alguns casos), ela usa o calor para disciplinar e dar aos cabelos a forma desejada. Ela pode tanto alisar quanto formar ondas e até cachear os fios, de acordo com o modelo escolhido.

Quais os tipos de escovas modeladoras?

Existem diversos tipos de escovas modeladoras, como você viu há pouco na nossa seleção de produtos. O que todas têm em comum é o sistema de aquecimento. Mas as semelhanças param por aí. Entre as escovas mais presentes no mercado, podemos dividir as modeladoras em três tipos básicos:

Tipo de escova Indicada para Efeito Como funciona
Escova rotativa Cabelos de finos a grossos Depende dos acessórios inclusos no modelo, mas pode alisar, ondular ou cachear Enquanto gira, ela uniformiza a textura dos fios e permite o seu alisamento ou modelagem
Escova alisadora Cabelos finos, com pouca ondulação Uniformiza a textura, deixando o fio mais liso e com menos volume Usa o calor para selar as cutículas capilares e disciplinar o cabelo
Escova modeladora de cachos Todos os cabelos, mas pode requerer uma escova com secador para disciplinar os fios mais grossos Ondas marcadas ou cachos Usa o calor para dar mais maleabilidade aos fios e conseguir o efeito cacheado. Geralmente, pode ser usada como babyliss

A escova modeladora pode ser usada em todos os tipos de cabelo?

Sim, a escova modeladora pode ser usada em todos os tipos de cabelo. Porém, ela não trará o mesmo efeito para todas as pessoas.

Os cabelos mais finos conseguirão modelagem uniforme, com redução de volume e ativação do brilho. Mas é preciso ter cuidado com o excesso de calor, já que esse tipo de fio costuma ser mais sensível.

Para os cabelos grossos e cacheados, o resultado pode não ser tão animador, dependendo da escova utilizada. Uma escova alisadora, por exemplo, por usar temperaturas menos intensas do que a prancha, não consegue modelar com a mesma eficácia esse tipo de fio.

Escova modeladora branca sobre bancada

Para cada tipo de modelagem há um acessório específico na escova modeladora.
Fonte: Donka Zheleva / 123rf.com

Quais as vantagens de ter uma escova modeladora?

A praticidade de contar com uma escova modeladora no dia a dia está, certamente, no topo da lista de vantagens deste aparelho. Mas ela também traz outros benefícios para a beleza e saúde dos fios. A seguir, avaliamos os prós e alguns inconvenientes do aparelho
Vantagens
  • Fácil de usar. Em geral, basta passar nos fios como se estivesse penteando
  • A maioria dos modelos é leve, o que ajuda na hora de modelar o cabelo
  • Não expõe os fios ao calor excessivo
  • Uniformiza a textura
  • Traz resultado rápido
  • Muitos aparelhos têm recursos que ajudam a tratar e disciplinar os fios
Desvantagens
  • Traz resultados diferentes dependendo do tipo de fio
  • Os modelos mais avançados costumam ser caros
  • Usada em excesso, pode danificar o cabelo

Como tirar o melhor proveito da escova modeladora?

A primeira consideração que precisamos fazer sobre o desempenho da sua escova modeladora é, na verdade, um reforço na informação. Ela diz respeito ao tipo de cabelo. Deste ponto de vista, o resultado nem sempre será como esperado.

Mas, com todas essas dicas, você certamente vai escolher a escova que melhor se adeque às suas necessidades. Então, resta apenas seguir um passo a passo básico para desfilar com madeixas de diva por aí!

  • Pesquise sobre a temperatura ideal para o seu fio;
  • Utilize um creme protetor térmico;
  • Não use a escova com os cabelos totalmente molhados. Retire o excesso de água com uma toalha de microfibra, que é mais delicada, antes de submeter os fios ao calor.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma escova modeladora

Com todas essas informações — e o desejo de ficar ainda mais bonita com mais praticidade —, é bem provável que você já esteja com a escova modeladora no carrinho de compras! Mas antes, queremos falar sobre alguns pontos que merecem atenção na hora de escolher.

Finalidade

O que você espera da sua nova escova modeladora? Se deseja apenas manter os fios mais arrumadinhos, sem uma modelagem extrema, pode contar com uma escova alisadora ou uma rotativa.

Nem sempre a escova modeladora vai ser a melhor escolha para o resultado esperado. Se quer definição, o modelador de cachos foi feito para você! Deseja mais volume para os cabelos crespos? Então invista em um secador com difusor. Pense nisso antes de comprar!

escova modeladora

O resultado da escova modeladora depende do tipo de cabelo e dos recursos de cada modelo. Fonte: Amnarj Tanongrattana / 123rf.com

Ajuste de temperatura

Em qualquer que seja o modelo, o calor é o grande aliado da escova modeladora para chegar ao resultado que você imagina. Ao mesmo tempo, ele pode causar muitos danos aos cabelos e ao couro cabeludo.

Por isso, nossa dica é que você escolha um modelo que tenha ajuste de temperatura, para usá-la na intensidade saudável para o seu fio. Para saber os níveis de calor aceitáveis para cada tipo de cabelo, preparamos essa tabela:

Tipo de cabelo Temperatura ideal
Cacheados, crespos ou grossos 230 graus
Lisos ou ondulados 190 graus
Tingidos 170 graus
Descoloridos 150 graus

Material

O revestimento da superfície que fica em contato com os fios pode ser o diferencial capaz de promover efeitos mais ou menos satisfatórios. Portanto, vale a pena estar atenta a isso.

Os materiais mais comuns são a cerâmica, a turmalina e o titânio. Todos eles têm como principal propriedade o equilíbrio na distribuição do calor. Com isso, além de mais eficientes, as escovas modeladoras com estes materiais são menos agressivas aos fios.

Se a escova modeladora tiver superfície de metal, procure por modelos que tenham cobertura em teflon, para evitar que o alumínio queime os fios.

Recursos adicionais

Na seção anterior, comentamos que alguns modelos contam com recursos que ajudam a tratar os fios, além de garantir a modelagem que você espera. Se você vai usar a escova modeladora com pouca frequência, isso não faz muita diferença.

Já se a ideia é fazer dela parte da sua rotina diária, vale investir em recursos que protejam seus fios e os deixe ainda mais bonitos. Os mais comuns são:

  • Ionização - combate o frizz;
  • Vapor - repõe a água e evita o aspecto ressecado;
  • Nanopartículas de prata - mantém a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Resumo

Conseguir um visual de salão antes de sair de casa é uma das vantagens de ter uma boa escova modeladora à mão. Com ela, é possível manter os cabelos sempre arrumados, com praticidade e protegendo a saúde dos fios.

Por esta razão, quisemos contar nesse artigo tudo o que você sempre quis saber sobre a escova modeladora, seus benefícios e como tirar o melhor proveito desse aparelho no dia a dia.

Deixamos uma seleção com as escovas mais vendidas da Amazon. Certamente, a sua preferida estará entre elas!
Se você gostou desse material, aproveite para compartilhar com suas amigas. Obrigado, até mais!

(Fonte da imagem destacada: Anastasiia Babakova / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas