Foto de uma mulher usando um pincel para aplicar creme nos cabelos.
Ultima atualização: 30 de setembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto de hoje é a escova progressiva, tratamento capilar cujo objetivo é alisar os fios e combater o efeito do frizz.

A boa notícia é que a progressiva se tornou tão acessível que hoje em dia é super possível fazê-la em casa, e essa é uma das questões que vamos abordar aqui no nosso guia. Caso esteja no mínimo curioso sobre o tratamento, e deseja entender um pouquinho mais como ele funciona, é só seguir por aqui que nós vamos te contar tudo sobre ele!




Primeiro, o mais importante

  • A escova progressiva é um tratamento capilar estético cuja finalidade é alisar e combater o frizz dos cabelos crespos, cacheados ou ondulados.
  • Ela pode ser feita no salão de beleza ou em casa, contato que você seja cuidadoso e siga as instruções à risca.
  • Nunca compre um produto para escova progressiva que possua formol em sua composição, pois trata-se de uma substância altamente tóxica e alérgica, sendo proibida pela Anvisa.

Você também pode gostar:

As melhores escovas progressivas: Nossas recomendações

Com a saúde do cabelo não se brinca, e é por isso que todo cuidado é pouco na hora de escolher os produtos para a escova progressiva perfeita. Sabendo disso, selecionamos as melhores opções do mercado para realização do tratamento:

Escova progressiva de fácil aplicação

Se você busca um produto que garanta fios lisos e livres de frizz por bastante tempo esta é uma excelente escolha. O Agisile Unika não possui formol e é composto por proteína orgânica com óleo de ojon, que potencializa a hidratação dos fios e reposição dos aminoácidos. Além de tudo, é compatível e não prejudica cabelos que possuem químicas, como os tingidos.

O melhor kit com excelente custo-benefício

Este kit de alisamento livre de formol usa como base a turmalina, mineral capaz de emitir propriedades benéficas para os cabelos. Quando aquecida, a turmalina tem seus íons neutralizados, e como consequência promove o alisamento até mesmo nos fios mais crespos. Além disso, o produto garante hidratação, brilho, força e maciez, sendo a escolha perfeita para quem deseja madeixas saudáveis e livres do frizz.

A importada italiana

Essa é uma opção mais cara, justamente por ser importada. Da marca italiana Salvatore, essa escova progressiva é perfeita para reduzir o volume de todos os tipos de cabelo. Serve tanto para alisar (e para isso é necessário escovar e pranchar) quanto apenas reduzir o volume (basta aplicar e enxaguar).

Guia de Compra

A escova progressiva já foi muito questionada por conta dos fortes produtos químicos usados em sua composição. No entanto, hoje em dia as fórmulas não só são mais leves, como colaboram para a hidratação do cabelo, garantindo o efeito liso tão desejado.

No Guia de Compra abaixo vamos trazer todas as informações que você precisa para fazer sua escolha de forma segura.

Foto de uma mulher de cabelo preto liso, de costas, olhando para o lado.

A escova progressiva garante cabelos super lisos e livres de frizz. (Fonte: Pixabay / Pexels)

O que é a escova progressiva?

A progressiva nada mais é do que um tratamento capilar famoso por alisar os fios e reduzir consideravelmente o frizz. Trata-se de um creme que, ao ser aquecido, tem sua composição rica em alisadores ativada.

Para melhores efeitos, é necessário usar uma boa escova de cabelo, chapinha e secador de cabelo.

O procedimento pode ser feito em casa ou em salões de beleza, contanto que seja realizado de acordo com as instruções recomendadas.

foco

Você sabia que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso do formol em 2009? Mesmo assim alguns fabricantes continuam utilizando formol na sua composição. Portanto, fique de olho nos rótulos.

Quais as vantagens e desvantagens da escova progressiva?

Anos atrás, era bastante comum que as mulheres ficassem um pouco receosas com os efeitos da escova progressiva, afinal, naquela época, vendia-se somente o produto cuja composição incluía o formol, substância tóxica e altamente alérgica.

Com a polêmica, a Anvisa proibiu tais produtos, fazendo com que os fabricantes inventassem novas e mais saudáveis formas de alisar o cabelo.

Hoje em dia, o que não falta são boas opções de produtos seguros e confiáveis para a realização da escova progressiva, sendo que muitos deles até colaboram para a hidratação dos fios.

Foto de uma mulher de cabelo liso na frente do rosto.

Muitas mulheres sonham com o cabelo liso, com a escova progressiva você pode fazer isso em casa. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Com a novidade, veio a facilidade de aplicação, uma vez que o tóxico formol deixou de ser o agente principal e foi substituído por substâncias não prejudiciais à saúde e até mesmo orgânicas.

Isso possibilitou que os produtos para escova progressiva fossem manuseados em casa sem problemas, tornando o procedimento ainda mais simples.

Apesar disso, ainda existem as marcas que insistem na venda das fórmulas proibidas, portanto, é importante que você fique sempre de olho nas informações da embalagem.

Outra vantagem interessante é que tais produtos não só alisam o cabelo, como também combatem o volume, alinham as pontas, selam as cutículas e eliminam o frizz. Eles são vencedores quando o assunto é domar as madeixas e ainda acrescentam a elas um toque de brilho.

Por fim, vale lembrar que a escova progressiva possui duração média de dois a três meses, variando de acordo com o tipo de cabelo.

Se você deseja que ela dure bastante, nossa dica é hidratar semanalmente e usar um protetor térmico sempre que for submeter os fios ao contato com o calor.

Vantagens
  • Alisa, elimina o frizz, alinha as pontas, sela as cutículas e combate o volume
  • Atualmente, marcas fabricam produtos livres de formol
  • Fórmulas naturais e hidratantes
  • Hidratação semanal colabora para durabilidade
Desvantagens
  • Cremes com fórmulas proibidas pela Anvisa ainda podem ser encontradas para a compra
  • Dura de dois a três dias

É seguro fazer a escova progressiva em casa?

A dúvida de muitas pessoas é se elas precisam ir até um salão de beleza para conseguirem os resultados de uma escova progressiva, ou se é possível fazer o procedimento em casa.

Pois bem, contanto que você use um produto livre de formol e siga a risca as instruções de uso na embalagem do seu creme, não há motivos para não fazê-lo no conforto do seu lar.

Antigamente, a única solução era ir até centros especializados pois lidar com formol demanda técnica, experiência e muito cuidado.

Foto de uma mulher de lado, com o cabelo no rosto e as mãos no cabelo.

A escova progressiva pode ser feita em casa, ou no salão de beleza. (Fonte: Bennie Lukas Bester / Pexels)

A escova progressiva pode danificar o meu cabelo?

Há muito o que ser considerado quando nos questionamos sobre o potencial da escova progressiva para danificar o cabelo.

O ideal é fugir dos produtos com ativos pesados e optar por cremes mais limpos e naturais.

O que se sabe com certeza é que ela de fato altera a estrutura dos fios, uma vez que, para dar o efeito liso em um cabelo naturalmente cacheado, é necessário que as fibras capilares tenham sido abertas e alteradas, no entanto, isso não é exatamente ruim.

Tudo irá depender do produto que você está usando e do seu tipo de cabelo. O ideal é que você fuja dos produtos com ativos pesados (carbocisteína, ácido glioxílico e principalmente formol) e opte por cremes mais limpos e naturais, sempre, claro, prezando pela qualidade.

Se o seu cabelo estiver forte e saudável, é muito improvável que ele sofra algum dano, no entanto, caso se trate de madeixas fracas e quebradiças, o procedimento pode acabar sendo ainda mais agressivo.

Como é feita a escova progressiva?

Agora que você já conhece um pouco melhor sobre a escova progressiva, iremos te explicar o passo a passo do procedimento. Para isso, você vai precisar de:

  • Um produto para escova progressiva
  • Um pente
  • Secador de cabelo
  • Chapinha
  • Pincel
  • Luvas
  • Presilhas
  • Shampoo antirresíduos

O primeiro passo é lavar o cabelo usando somente o shampoo antirresíduos para remover todas as impurezas dos fios. Feito isso, você irá notar que eles ficarão bem embaraçados e difíceis de lidar, portanto, os penteie com cuidado, separando-os em mechas.

Usando pincel e luvas, aplique o produto mecha por mecha de maneira uniforme, respeitando a distância de meio centímetro da raiz. Deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem.

Em seguida, enxágue com água morna ou fria e seque o cabelo usando o secador. Uma vez seco, basta dividir novamente, e passar a chapinha em todas as mechas, até que elas fiquem completamente lisas, mesmo que seja necessário passá-la por várias vezes.

Agora que seu cabelo está pronto, é importante que você tenha o cuidado de não molhar os fios pelos próximos dois dias, e também não prendê-lo, para evitar que fique marcado. Simples, né?

Quanto custa e onde comprar uma escova progressiva?

Os produtos para escova progressiva podem custar entre R$ 80 e R$ 300, de acordo com a qualidade e proposta da marca. Algumas linhas são profissionais e recomendadas somente para uso em salões de beleza.

Você pode encontrá-los em lojas de cosméticos e produtos para o cabelo, ou na internet, em sites como Amazon, Beleza na Web, Submarino e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para comparar os tipos de escova progressiva

Como você já deve ter percebido, é muito importante escolher o produto correto para a seu escova progressiva, e para isso, é fundamental que você se atente aos seguintes pontos:

A seguir, iremos conversar com mais detalhes sobre cada um deles.

Composição

A composição do seu produto para escova progressiva é o ponto mais importante. Acima de qualquer coisa, tenha certeza que ele não possui formol e que seu ativo alisador é outro, como turmalina ou tioglicolato de amônio.

Essas são substâncias não só são liberadas pela Anvisa, como são alisadores super eficientes e seguros.

Fator de hidratação

A escova progressiva deixou de ser somente um alisador e se mostrou um excelente produto também para garantir aos fios mais brilho, leveza e maciez, através de ativos hidratantes.

Se possível, opte por cremes cuja composição seja marcada pela presença de algumas substâncias naturais, como óleo de argan, óleo de coco, óleo de ojon e tantos outros.

Foto de uma menina sorridente, de cabelos castanhos, usando um vestido floral amarelo com rosa, e colocando uma das mãos no cabelo.

Nunca compre produtos para escova progressiva que possuam formol, pois ele são prejudiciais à saúde e proibidos pela Anvisa. (Fonte: 7110427 / Pixabay)

Cuidados especiais

A maioria dos cosméticos voltados para o cuidado capilar exige cuidados especiais, que costumam estar detalhadamente explicados na embalagem do produto.

Por isso, nossa recomendação é que você fique de olho nessa questão, pois pode ser necessário que seu cabelo fique dias sem lavagem ou que você faça uso de um produto extra para que o resultado esperado seja atingido.

Aroma

Apesar desta não ser a principal questão do produto para escova progressiva, o cheirinho gostoso pode ser um extra bem interessante né?

É comum que este se trate de um produto com cheiro forte, por isso, um aroma agradável pode ser bem válido, principalmente para os que possuem maior sensibilidade nasal.

(Fonte da imagem destacada: Puhhha / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?