Na foto diversas escovas de cabelo.
Ultima atualização: 14 de outubro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

77Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um acessório indispensável para quem busca praticidade na hora de secar, modelar e alisar os cabelos: a escova rotativa. Esse é um item que vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das mulheres que buscam por praticidade.

Nesse artigo você vai entender como funciona a escova rotativa, para quais tipos de cabelo ela é indicada e quais critérios você deve observar para garantir a compra da escova mais eficiente.




Primeiro, o mais importante

  • Dependendo do modelo, a escova rotativa pode, ao mesmo tempo, secar, alisar e modelar os fios de forma rápida e fácil.
  • Tanto que a escova rotativa é uma aliada de quem não tem habilidade para manusear um secador e uma escova ao mesmo tempo.
  • Mas é preciso atenção para escolher a melhor escova rotativa já que, não raro, esse aparelho tem vida útil pequena e quebra com facilidade.

Você também pode gostar:

As melhores escovas rotativas: Nossas recomendações para você

Hoje é em dia existe uma grande variedade de escovas rotativas à venda no mercado. O lado positivo é que você poderá escolher o modelo que melhor atender às suas necessidade e expectativas. Mas, para ajudar você nessa escolha, listamos abaixo as melhores escovas rotativas de acordo com a opinião das consumidoras. Veja:

A melhor escova rotativa do momento

A Philco Ceramic Spin é uma escova rotativa 4 em 1: Ela alisa, escova, modela e seca os cabelos. Com 900W de potência, camada de cerâmica e liberação de íons que reduzem o frizz, esse modelo possui ar frio, duas temperaturas e duas velocidades. Além disso, a Ceramic Spin conta com acessórios como: Bocal difusor, pente com pontas de revestimento cerâmico e capa de proteção para a escova.

A opção que mais desarma os fios rebeldes

A escova rotativa Tourmaline Infinity Íon da Mondial proporciona brilho aos seus cabelos e, por conta de sua tecnologia, evita o incômodo frizz. Além disso, essa escova rotativa, que tem potência máxima de 1000W, gira para os dois sentidos, possui a opção de ar frio e duas temperaturas. Graças ao cabo giratório de 360º e cerdas macias, você pode secar e modelar seus cabelos com rapidez.

A preferida de quem tem cabelos crespos e cacheados

A Rotating Air Brush Titanium Conair possui placas titânio que ajudam a dar volume aos cabelos e a combater o frizz. Essa escova rotativa tem 900W de potência, é feita de cerâmica, tem cabo giratório, três velocidades e cerdas duplas que escovam e desembaraçam os fios. Além disso, esse modelo vem com um exclusivo acessório Be Liss que garante fios lisos com balanço natural.

Guia de Compra

Se você fizer uma simples pesquisa na internet sobre a escova rotativa vai perceber que não é fácil escolher a melhor entre tantos modelos à venda. Por isso, nós criamos esse Guia de Compra.

Aqui você vai ter acesso a todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão e comprar a escova rotativa ideal para o seu objetivo e o seu bolso.

Mulher ao lado de secador de cabelo, escovas, grampos e escova rotativa.

A escova rotativa substitui o secador de cabelo e outros acessórios. (Fonte: Tatiana Dyuvbanova / 123rf)

O que é e como funciona a escova rotativa?

Se você quer economizar tempo e dinheiro gastos no salão de beleza, mas não tem habilidade, nem paciência, para secar, alisar ou modelar os cabelos em casa, a escova rotativa é, provavelmente, a opção ideal para você.

Também conhecida como escova elétrica, giratória ou escova rotatória, esse aparelho pode, dependendo do modelo escolhido, alisar, secar, modelar e escovar os fios ao mesmo tempo, de forma simples, rápida e prática.

Isso porque a escova rotativa funciona por meio da energia elétrica, ou seja, ela faz todo o trabalho por você.

O formato anatômico também facilita o manuseio. A escova rotativa é basicamente composta por uma base, que você vai segurar com apenas uma mãe, onde ficam os comandos para ligar, desligar, e acionar funções de rotação e de mudança de velocidade e de temperatura, por exemplo.

Já a parte superior do aparelho é a escova em si, que tem formato arredondado e é coberta por cerdas em todo o diâmetro.

A escova gira para os dois lados permitindo o acabamento das pontas.

Portanto, basta ligar a escova rotativa na tomada e acionar o botão localizado no cabo que a ponta coberta com cerdas começará a girar e a liberar o calor.

Os modelos mais modernos de escova rotativa contam com o sistema de rotação dupla, no qual a escova pode girar para os dois lados permitindo o acabamento das pontas, tanto para dentro quanto para fora.

Além disso, é possível, com ajuda de outros acessórios, utilizar a escova rotativa apenas como secador de cabelo, difusor ou ainda optar por diferentes tamanhos de escovas que criam efeitos diversos.

Qual a diferença entre escova rotativa, escova secadora e escova alisadora?

Se você está à procura de um aparelho prático para secar e alisar os cabelos, certamente se deparou com outros além da escova rotativa como, por exemplo, a escova secadora e a alisadora.

Pode parecer tudo a mesma coisa, afinal todas são escovas elétricas. Mas o fato é que cada escova tem um objetivo diferente. Para tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar a seguir a diferença entre elas. Veja:

Escova alisadora

Esse modelo possui uma escova reta, que conta com uma chapa de cerâmica que esquenta e promete alisar os fios enquanto você penteia o cabelo.

No entanto, de acordo com algumas usuárias, a escova alisadora é apenas funcional para o acabamento final de uma escova feita previamente com o secador ou após usar a chapinha.

Escova secadora

Já a escova secadora se assemelha mais à escova rotativa porque ela também libera ar quente. A diferença é que a escova secadora não gira e, portanto, não alisa. Assim, esse tipo de escova costuma ser funcional para ser usada antes da chapinha.

Escova rotativa

Já a escova rotativa, como vimos, funciona por meio da rotação e da liberação de ar quente. Diferentemente da escova secadora e da alisadora, a rotativa pode ter inúmeras funções: Secar, alisar e modelar.

Para ter uma visão geral, confira a seguir as diferenças entres os três tipos de escovas elétricas:

Escova rotativa Escova alisadora Escova secadora
Formato Redondo Reto Reto
Funcionamento Rotação e ar quente Chapa que esquenta Ar quente
Função Seca, escova, alisa e/ou modela Confere acabamento liso Seca
Eficiência Alta Baixa Média

Qual a melhor escova rotativa de acordo com o seu tipo de cabelo?

Todas as escovas rotativas funcionam da mesma forma, elas produzem ar quente e rotacionam fazendo com que o cabelo alise e modele ao mesmo tempo.

É possível utilizar a escova rotativa em qualquer tipo de cabelo.

Por isso, é possível utilizar a escova rotativa em qualquer tipo de cabelo: liso, ondulado, cacheado, crespo, com fios finos ou grossos. Mas, dependendo do seu cabelo, é preciso que você saiba a melhor forma de utilizar a escova.

Por exemplo, se o seu cabelo é crespo, o ideal é optar por uma escova rotativa com cerdas mais firmes para ajudar a desembaraçar os fios que, nesse caso, tendem a ser mais finos e quebradiços.

Para cabelos secos também é fundamental que você escolha uma escova rotativa que possua tecnologias que reduzem o frizz e que tenha controle de temperatura. Dessa forma você protegerá mais os fios. Veja os tipos de tecnologias em Critérios de Compra.

Ainda assim, é preciso ressaltar que a escova rotativa não será capaz de alisar a raiz dos fios mais crespos. Mas isso não inviabiliza a sua utilidade. Afinal, a escova rotativa acaba sendo uma ajuda extra em dias de cabelos rebeldes.

foco

Você sabia que, se a escova rotativa estiver lenta ou com velocidade de saída de ar baixa pode ser que a saída esteja obstruída?

Por isso, é importante realizar uma limpeza periódica, retirando excesso de fios. Mas, antes de limpar a escova rotativa, leia com atenção o manual de instruções e certifique-se de retirar da tomada e esperar que ela esfrie completamente.

Como proteger o seu cabelo ao usar a escova rotativa?

Como a escova rotativa emite calor e produz atrito, o cabelo precisa estar sempre saudável e hidratado. Caso contrário acabará danificado.

Por isso, seja qual for o seu tipo de cabelo é preciso adotar uma rotina de hidratação antes de usar a escova rotativa. Isso vai garantir maciez e brilho após a utilização da escova.

Mas existem outros cuidados que você deve ter ao utilizar a escova rotativa para proteger os seus cabelos. Confira:

  • Protetor Térmico: Passe um protetor térmico antes de utilizar a escova rotativa. Para cabelos finos, o ideal são os protetores em spray e para fios grossos recomendamos os protetores em forma de creme ou mousse.
  • Pentear os cabelos: Desembarace bem os fios antes de utilizar a escova rotativa, para facilitar o processo de escovação.
  • Separar em mechas: Antes de passar a escova rotativa, você deve dividir o cabelo em mechas menores para que você possa escovar com mais facilidade.
  • Reparador de Pontas: Após usar a escova rotativa, passe reparador de pontas para selar as cutículas e diminuir ainda mais o frizz.
Escovas rotativa ao lado de produtos e equipamentos.

São necessários alguns cuidados com os fios para o uso de escova rotativa. (Fonte: jipen /123rf)

Quais as vantagens e desvantagens da escova rotativa?

A escova rotativa tem pontos positivos e negativos. Entre as principais vantagens está a praticidade, já que a escova rotativa é fácil de usar e não requer tanta habilidade.

Com a escova rotativa você não precisa do secador convencional para secar, alisar ou modelar os cabelos. E você ainda poupa tempo e dinheiro que perderia ao ir ao salão de beleza.

Além disso, a escova rotativa pode ser usada em todo tipo de cabelo: Do liso ao crespo. Também é possível encontrar modelos que podem ser usados tanto em cabelos secos quanto em úmidos.

Por conta do revestimento tecnológico das cerdas, as melhores escovas rotativas ainda são capazes de conferir brilho e eliminar o frizz dos fios.

Mas também existem desvantagens com relação à escova rotativa. Como esse aparelho utiliza altas temperaturas, o fio capilar pode sim ser danificado.

E, dependendo do modelo, a escova rotativa pode ser pesada demais e difícil de ser usada com apenas uma mão.

Além disso, o tempo de vida útil das escovas rotativas gira em torno de 2 anos e problemas técnicos ocorrem com frequência.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da escova rotativa:

Vantagens
  • Prática e fácil de usar
  • Pode secar, alisar e modelar
  • Pode dar mais brilho e eliminar o frizz
  • Poupa tempo e dinheiro
Desvantagens
  • Baixa durabilidade
  • Problemas técnicos frequentes

Quanto custa e onde comprar a escova rotativa?

Itens como tamanho, tipo de cerdas, quantidade de acessórios extras, funcionalidades e potência influenciam no preço da escova rotativa. Por isso, esse produto pode custar entre R$ 95 e R$ 500.

Além disso, você vai encontrar a escova rotativa à venda nas mais diversas lojas, incluindo as de departamento, como Casas Bahia, e hipermercados, como o Extra, por exemplo.

Mas se você quer conforto, praticidade e preços promocionais recomendamos que realize a sua compra pela internet, em sites como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como escolher a melhor escova rotativa para você

Se você chegou até aqui é hora de irmos para a parte prática: como se decidir em meio a tantos modelos de escovas rotativas? Para isso, é preciso que você leve em conta o seu objetivo de uso e as suas necessidades.

Aliado a isso, recomendamos que você observe alguns critérios que podem influenciar em sua compra. São eles:

  • Tecnologia de revestimento
  • Potência e Funcionalidade
  • Cerdas
  • Velocidade e Temperaturas
  • Tamanho e peso
  • Acessórios

Abaixo, vamos explicar como você deve verificar cada uma dessas características.

Tecnologia do revestimento

O material de fabricação da escova rotativa vai influenciar na proteção e acabamento do seu cabelo.

Como a escova rotativa utiliza altas temperaturas o fio capilar pode ser danificado. Para que isso não aconteça, as marcas investem em tecnologias para que o cabelo não fique ressecado e quebradiço.

Existem três tipos principais de escova rotativa quando consideramos a tecnologia de revestimento: Cromo, Cerâmica e Turmalina.

  • Cromo: É o modelo mais barato e possui superfície áspera, que pode embaraçar ou quebrar os fios.
  • Cerâmica: É a escova rotativa mais cara, já que desliza pelo cabelo facilmente e não cria atrito. Também emite íons negativos, que reduzem o frizz e proporciona brilho.
  • Turmalina: Esse é o tipo mais caro. Essa escova libera íons mais negativos do que as escovas de cerâmica.

Potência e funcionalidades

A potência é outro fator que você deve observar. E ela está de certa forma ligada às funcionalidades da escova rotativa.

Isso porque, em geral, quanto maior a potência do aparelho mais rápido você conseguirá secar os seus cabelos. Para você ter uma ideia, a potência das escovas rotativas costuma variar entre 900W e 2000W.

Quando tratamos das funcionalidades, você vai encontrar modelos de escova rotativa que podem secar, escovar, alisar e modelar. Mas fique atento porque nem todas têm todas essas funções.

Mulher usando escova rotativa no cabelo.

As escovas rotativas mais completas, alisam, secam, escovam e modelam o seu cabelo de maneira rápida e eficiente. (Fonte: Divulgação Conair / Amazon)

Além disso, alguns modelos permitem que você faça tudo isso tanto com os cabelos úmidos quanto com os secos.

Existem modelos que, por exemplo, apenas alisam e não secam. Outros que, ao contrário, não alisam e apenas dão uma leve escovada.

Se você quiser uma escova rotativa que de fato seca e alisa, opte pelas de maior potência. Mas considere também as cerdas, temperaturas e velocidades. Veja a seguir.

Cerdas

Leve em conta também o tipo de cerdas da escova rotativa. As cerdas devem ter pontas frias e emborrachadas para evitar queimaduras no couro cabeludo.

As cerdas mais duras são boas para desembaraçar os cabelos, enquanto que as cerdas mais macias são ótimas para cabelos mais sensíveis, que se encontram danificados pelo uso de químicas, por exemplo.

Velocidade e Temperatura

Observe que, dependendo do modelo, a escova rotativa pode ter até três velocidades. No entanto, as mais populares possuem apenas duas velocidades. Quanto mais opções, mais possibilidades você terá para criar penteados diferentes.

Aliado a isso, verifique a quantidade de temperaturas, que podem chegar a três. Em geral, a escova rotativa vem com a temperatura quente, morna e fria. Dessa forma, você pode facilmente ajustar o calor para o seu tipo de cabelo.

Mas existem também escovas que, apesar de não possuírem a opção de regulagem de temperatura, apresentam uma temperatura única que não danifica os fios.

Tamanho e peso

A escova rotativa vem em vários tamanhos. Para escolher o melhor tamanho você deve levar em conta o volume e o comprimento do seu cabelo.

Mas, de modo geral, as escovas pequenas são mais adequadas para cabelo curto, enquanto escovas rotativas mais compridas servem para cabelos longos.

Além disso, considere que a escova não pode ser tão grande nem tão pesada, caso contrário você poderá ter dificuldades de manuseá-la com apenas uma mão.

Acessórios

Por fim, observe se a escova rotativa vem acompanhada de acessórios que podem ser muito úteis para que você faça modelações e penteados diferentes.

Você poderá encontrar acessórios como: Difusor de ar, escovas rotativas de tamanhos diferentes, pente, bocal que transforma a escova em secador, capa protetora, entre outros.

(Fonte da imagem destacada: Yaroslav Kryuchka / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.