vidro de esfoliante facial em bancada com pedras e plantas
Ultima atualização: 9 de junho de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

A pele do rosto é a que fica mais exposta aos agentes externos como fumaça, poeira e resíduos de maquiagem e outros produtos. Por isso, é importante que periodicamente, você recorra ao melhor esfoliante facial para uma limpeza profunda da pele.

Ele pode se apresentar de várias formas, mas o mais comum é usá-lo como sabonete, em textura semelhante ao gel. Para quem tem dúvidas sobre a sua real utilidade deste produto, este artigo traz as respostas. Vamos saber tudo sobre o esfoliante facial e como ele vai ajudar na saúde e beleza da sua pele.




O mais importante

  • O esfoliante facial é um cosmético necessário para o procedimento de esfoliação do rosto, para remoção de células mortas das camadas mais superficiais da pele.
  • Existe um esfoliante facial adequado para cada tipo de pele. As pessoas que têm dúvidas sobre o produto ideal devem procurar orientações com um dermatologista.
  • Além de limpar profundamente e estimular a renovação da pele, outra vantagem do esfoliante facial é a facilidade de uso, podendo ser aplicado até mesmo durante o banho.

Esfoliantes faciais: nossa recomendação dos melhores produtos

Há muitas opções no mercado, geralmente diferenciadas pelo tipo de pele para o qual são mais indicadas. Mas a variedade de esfoliantes faciais é quase infinita. Para ajudar você nessa escolha, selecionamos os melhores 2021, segundo os compradores.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o esfoliante facial

Se você sente que sua pele não está totalmente limpa mesmo logo após lavar o rosto, pode estar precisando de um esfoliante facial. E, como todo produto cosmético, sua compra costuma ser rodeada de dúvidas. Que tal acabar com todas elas agora mesmo? Siga com a gente!

pote com esfoliante facial azul em bancada com lascas de coco e sal grosso

O esfoliante facial é um cosmético necessário para a remoção de células mortas das camadas mais superficiais da pele. (Fonte: Olga Yastremska / 123rf.com)

O que é e para que serve o esfoliante facial?

O esfoliante facial é um produto cosmético que tem como principal objetivo ajudar na esfoliação e limpar profundamente a pele do rosto. Mesmo para quem tem à disposição uma infinidade de produtos para limpeza de pele, ele é indispensável.

A composição pode ser variada mas todos os esfoliantes trazem pequenos grânulos de limpeza. Essas micropartículas ajudam a remover células mortas e impurezas que deixam o rosto desidratado, poros obstruídos e aspecto envelhecido e ressecado, auxiliando na renovação celular.

Quais os tipos de esfoliante facial?

Na indústria cosmética e entre profissionais de dermatologia e estética, são conhecidos três tipos diferentes de esfoliantes faciais, de acordo com a sua composição e utilização:

  • Físicos: contêm esferas que podem ser vegetais (como sementes refinadas), minerais (sal ou sílica) ou sintéticas (grânulos de polietileno). Promovem a remoção mecânica das células mortas, pelo atrito dessas esferas com a pele;
  • Químicos: produtos à base de ácidos (glicólico, lático, salicílico e pirúvico, são os mais comuns), usados nas técnicas de peeling. Em contato com a pele, estes compostos removem as camadas mais externas e estimulam a renovação celular (1);
  • Enzimáticos: também podem ser usados no peeling, eles são compostos por enzimas que quebram proteínas como a queratina e assim, afinam a pele e promovem sua regeneração.
Os esfoliantes faciais químico e o enzimático podem ser usados sem a supervisão de um profissional desde que em baixas concentrações de ácidos e enzimas.

Qualquer pessoa pode usar o esfoliante facial?

Sim, a limpeza profunda da pele proporcionada pelo esfoliante facial ajuda a manter a saúde e suavidade em todos os tipos de pele. Mas é preciso escolher o produto ideal para as suas condições e respeitar a frequência de uso mais indicada para cada situação:

Textura indicada Efeito Como age Frequência ideal
Pele normal Todas as texturas Limpeza Limpa profundamente, mantendo as condições da pele 2x por semana
Pele mista a oleosa Gel ou sérum Adstringente Limpa e desobstrui os poros, controlando a produção de oleosidade até 3x por semana
Pele seca Loção ou creme Restauração Limpeza intensa, removendo as células mortas e estimulando a oleosidade natural no máximo 2x por semana

As peles sensíveis podem não receber bem a esfoliação. Por isso, se este é o seu caso, vale a pena consultar um dermatologista antes de iniciar o uso deste tipo de produto.

jovem usando esfoliante facial

Existe um esfoliante facial adequado para cada tipo de pele. (Fonte: sonjachnyj / 123rf.com)

Quais os compostos ativos mais comuns em esfoliantes faciais?

Como destacamos há pouco, cada tipo de pele tem uma exigência específica. E isso se estende não apenas à textura do esfoliante facial ou tipo de esfera, mas também aos seus compostos. Além de limpar, ele prepara a pele para outros produtos como o tônico facial. Para tanto, traz ativos que podem variar segundo sua ação:

  • Hidratantes: aloe vera, calêndula, semente de uva;
  • Adstringentes: ácido lático e plantas como hamamelis, eucalipto, mentol;
  • Reparadores: ácido glicólico, ácido hialurônico;
  • Clareadores: ácido Málico, camomila;
  • Antioxidantes: vitaminas (E, C e complexo B), coenzima (Q10).

Quais as vantagens de usar esfoliante facial?

A limpeza proporcionada pelo esfoliante facial vai além da superficial, de todos os dias. Esta é uma das vantagens de usar esse produto. Mas é possível encontrar outros benefícios no uso regular deste cosmético. Vamos a elas:

Vantagens
  • Limpa profundamente a pele
  • Remove as células mortas, que deixam a pele com aspecto envelhecido
  • Controla a dilatação dos poros
  • Estimula a renovação celular
  • É fácil de usar, podendo ser aplicado durante o banho
  • Tem custo acessível
Desvantagens
  • Pode irritar a pele, se não for respeitada a indicação de uso
  • Alguns deixam a sensação inicial de “pele esticada” ao remover excessivamente a oleosidade

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher um esfoliante facial

A esfoliação faz parte da rotina de beleza e saúde da sua pele. Como você viu ao longo deste artigo, para ter os melhores resultados com o seu esfoliante facial, é importante escolher bem o produto. Por isso, destacamos alguns pontos que merecem atenção na hora da compra.

Tipo de pele

O esfoliante pode ser utilizado por qualquer pessoa que necessite de uma limpeza mais completa do rosto. No entanto, é preciso que as necessidades de cada tipo de pele sejam respeitadas.

Só assim, além de garantir os melhores resultados, você estará protegendo sua face de danos indesejados. Como o esfoliante age contra a oleosidade, ele pode não ser indicado para pessoas com pele muito ressecada.

Finalidade

Este é um produto que promove a esfoliação da pele. Sendo assim, a sua finalidade pode parecer óbvia. Mas estamos falando aqui sobre o que sua pele precisa que o produto garanta além deste processo.

Mostramos que a pele oleosa necessita de esfoliante com ação adstringente. A seca, que seja hidratante e restaurador. Assim, procure escolher o esfoliante de acordo com as exigências do seu tipo de pele.

homem usando esfoliante facial

O esfoliante facial é pode ser usado como sabonete de limpeza cerca de duas vezes por semana. (Fonte: georgerudy / 123rf.com)

Formulação

Os compostos que fazem parte do seu esfoliante facial podem ser decisivos para que ele proporcione os resultados esperados. Por esta razão, mostramos há pouco uma lista resumida de o que procurar de acordo com a ação necessária.

No entanto, os agentes de um produto também podem trazer danos e provocar reações alérgicas em pessoas com essa predisposição. Então, se você tem sensibilidade conhecida a alguma substância, verifique com atenção a sua presença na fórmula do esfoliante.

Resultados adicionais

Além de proporcionar limpeza e renovação da pele, o seu esfoliante facial pode trazer a combinação de princípios ativos que levem a outros resultados adicionais. Assim, de acordo com seus objetivos, você pode optar por um produto que combine a esfoliação com:

  • Suavização de marcas de expressão;
  • Controle da oleosidade;
  • Tratamento de acne e espinhas;
  • Aumento da elasticidade e firmeza;
  • Clareamento de manchas.

Produção e testagem

Sempre que estamos utilizando um produto para a pele, todo cuidado é pouco. Pensamos nas reações alérgicas, nos efeitos esperados e em uma série de outros fatores. Mas muitas vezes esquecemos de pontos importantes. Se você é adepto ao veganismo, esse é um deles.

Existem várias opções de produtos 100% vegetais ou minerais, sem testes em animais e com manejo ecológico. Os fabricantes costumam destacar essas informações na embalagem e na descrição do produto. Mas é sempre bom conferir a formulação no rótulo.

Resumo

Chegamos ao fim deste guia com muitas informações sobre a função de um esfoliante facial, suas principais características e cientes das vantagens de ter um produto como este sempre à mão.

Neste artigo, falamos sobre os princípios ativos e a ação do esfoliante facial em cada tipo de pele, com dicas para escolher o mais adequado para as condições do seu rosto. Para facilitar sua busca, trouxemos também uma lista com os mais vendidos da Amazon.

Esperamos que você tenha gostado deste material e compartilhe com amigos e familiares. Um grande abraço!

(Fonte da imagem destacada: David Izquierdo Roger / 123rf.com)

Referências (1)

1. Estudo Comparativo entre Esfoliante Químico e Enzimático no Processo de Esfoliação Facial. Estudo Comparativo. CAREGNATTO, Bianca. GARCIA, Giselle. FRANCA, Ana. Universidade do Vale do Itajaí. 2010.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
Estudo Comparativo entre Esfoliante Químico e Enzimático no Processo de Esfoliação Facial. Estudo Comparativo. CAREGNATTO, Bianca. GARCIA, Giselle. FRANCA, Ana. Universidade do Vale do Itajaí. 2010.
Ir para a fonte
Resenhas