Mulher com esfoliante no rosto.
Ultima atualização: 28 de setembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

82Comentários coletados

Seja muito bem-vindo (a) ao ReviewBox Brasil, seu site de resenhas! Neste artigo, vamos falar de um grande aliado para quem busca uma pele do rosto mais saudável, iluminada e macia: o esfoliante facial.

Continue conosco para dar uma olhada em dicas de produtos e também para tirar dúvidas comuns, como frequência de uso, como definir o esfoliante facial ideal para seu tipo de pele, entre outras coisas. Também vamos ver as principais características que você deve levar em consideração para fazer a melhor compra. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • É muito importante levar em conta seu tipo de pele na hora de investir em um esfoliante facial.
  • A menos que expressamente escrito na embalagem ou determinado por seu dermatologista, a pele do rosto não deve ser esfoliada mais que três vezes na semana.
  • Confira a embalagem e rejeite produtos com microesferas de plástico na composição, pois elas acabam indo parar nos oceanos e no estômago dos animais marinhos.

Você também pode gostar:

Os melhores esfoliantes faciais: Nossas recomendações

Está buscando um bom esfoliante facial? Confira alguns produtos aprovados pela nossa redação e consiga uma pele com textura mais uniforme e iluminada:



O esfoliante facial ideal para quem sofre com as espinhas

Este esfoliante facial da Neutrogena vem em uma embalagem de 100 g e é formulado para quem tem pele acneica. Com ácido salicílico, que desobstrui os poros e remove impurezas, os cravos e espinhas diminuem e a pele fica com uma leve sensação refrescante.

O esfoliante facial para todos os tipos de pele com ingredientes naturais

A Weleda tem quase 100 anos de expertise em cosméticos naturais, e esse esfoliante facial foi desenvolvido para remover células mortas e impurezas de todos os tipos de pele. Com fórmula biodegradável, fórmula natural com ingredientes orgânicos e não testado em animais, é a escolha ideal para quem acha que bem estar e cuidado com o meio ambiente andam juntos.

O esfoliante facial perfeito para quem tem pele sensível

É possível esfoliar a pele sensível e este esfoliante facial da Nuxe é um ótimo exemplo. À base de rosas, remove suavemente as impurezas e células mortas, sem agredir a pele. A marca é famosa pela composição natural dos produtos, livre de parabenos, corantes ou óleos artificiais, tornando-a a escolha certa para quem tem a pele muito delicada.

O esfoliante facial certo para a pele masculina

Quem disse que homem não precisa esfoliar a pele? Precisa sim, principalmente para desencravar pelos e preparar a pele para barbear. Este esfoliante facial da Dr. Jones, marca especializada em beauté masculina, tem agradável efeito refrescante, protege a pele de agressões como calor, frio e poluição e auxilia na hidratação.

Guia de Compra

Ainda não encontrou o esfoliante facial perfeito para as suas necessidades? Podemos te ajudar a fazer a melhor escolha!

A seguir, confira nosso Guia de Compras respondendo as principais dúvidas que você possa ter sobre um esfoliante facial: o que ele faz, dicas para definir o melhor esfoliante facial para a sua pele, frequência de uso, como aplicar, cuidados que você deve ter ao fazer uso do produto, entre outras coisas. Vamos lá?

Mulher fazendo limpeza no rosto.

O esfoliante é um dos passos de uma rotina completa de beleza que vai deixar sua pele bonita e saudável (Fonte: Olena Kachmar / 123RF)

O que um esfoliante facial faz?

O esfoliante facial é o seu aliado para uma pele saudável e com vida, melhorando a textura da tez, removendo células mortas e impurezas que podem entupir os poros. O resultado é uma pele mais iluminada, uniforme, macia e com viço.

Além disso, a esfoliação facial estimula a produção de colágeno, diminui a oleosidade, melhora a circulação do sangue, aumenta a capacidade da pele de absorver outros produtos como tônicos, séruns e hidratantes e combate o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Qual o esfoliante facial ideal para o meu tipo de pele?

A esfoliação facial é indicada para todos os tipos de pele, até as mais sensíveis. De qualquer forma, o ideal é adquirir um produto formulado especificamente para o seu tipo de pele. Há esfoliantes faciais para peles oleosas, mistas, secas, sensíveis e até pensados especialmente para a pele masculina.

É bacana prestar atenção aos componentes do produto e procurar saber mais sobre seus efeitos na pele. Para dar uma ajudinha, criamos uma tabela com alguns dos componentes mais usados e suas propriedades. Confira:

Componente Propriedades
Melaleuca Antisséptico e bactericida, melhorando a acne
Óleo de semente de uva Antioxidante que regenera e nutre a pele
Algas marinhas Removem o excesso de oleosidade
Óleo de jojoba Hidrata e protege a pele
Vitamina C Deixa a pele mais radiante e suave
Cinza vulcânica Remove impurezas e tem efeito antioleosidade
Argila (há vários tipos, cores e procedências) Absorve toxinas

Com qual frequência devo utilizar esfoliante facial?

A frequência que o esfoliante facial deve ser aplicado pode variar de acordo com o seu tipo de pele.

Não é recomendável esfoliar todos os dias.

De qualquer forma, não é recomendável esfoliar todos os dias, pois a abrasividade do produto pode danificar a camada mais superficial da pele, deixando-a sensível e até lesionada.

Para as peles mistas e oleosas, o ideal é esfoliar o rosto 2 vezes por semana. As peles sensíveis devem ser esfoliadas 1 vez por semana, bem como as secas.

Por que não é indicado usar esfoliante corporal no rosto?

A pele do nosso rosto é bem mais delicada e sensível que a pele do nosso corpo. Por isso, não é indicado usar esfoliante corporal no rosto. Os esfoliantes corporais são formulados com grânulos mais abrasivos, que dão conta de tirar as células mortas e impurezas dessa pele mais grossa e utilizá-los na pele delicada do rosto pode criar lesões.

Além disso, os esfoliantes faciais possuem componentes que tratam a pele do seu rosto, como ácido salicílico para quem tem pele acneica, ou extratos de plantas para acalmar peles sensíveis.

Dessa forma, o melhor é investir no esfoliante facial que irá atender as necessidades específicas da sua pele. Afinal, um bom esfoliante faz muito mais que somente remover células mortas – pense nele como uma parte de uma rotina de cuidados com o rosto.

Quais as vantagens e desvantagens do esfoliante facial?

A maior vantagem do esfoliante facial é que ele limpa de maneira profunda e remove células mortas e impurezas de uma maneira que o sabonete facial comum não consegue. Isso faz com que a pele tenha uma aparência saudável, limpa e viçosa.

Esfoliar frequentemente reduz rugas e linhas de expressão e ajuda a desobstruir poros entupidos e pelos encravados.

O esfoliante prepara a pele para receber outros tratamentos, potencializando o efeito de cremes e séruns.

A desvantagem é que a esfoliação acaba se tornando um passo a mais na sua rotina de beleza, além de alguns produtos terem um preço elevado, principalmente os queridinhos das blogueiras e celebridades, que acabam ganhando status de produto-desejo.

Vantagens
  • Limpa de maneira profunda, removendo impurezas e células mortas
  • Uso frequente reduz rugas e linhas de expressão
  • Desobstrui poros entupidos e pelos encravados
  • Melhora o poder de absorção da pele, preparando-a para outros tratamentos
Desvantagens
  • É mais um passo na rotina de beleza e ocupa mais tempo
  • Ocupa tempo
  • Alguns produtos têm valor elevado

Como usar esfoliante facial?

Cada esfoliante tem suas particularidades e o ideal é ler as instruções do fabricante. No entanto, a maioria dos produtos deve ser usada da mesma forma que um sabonete líquido.

Basta molhar o rosto e aplicar um pouco de esfoliante nas mãos. Em seguida, aplique o produto no rosto, massageando em movimentos circulares sem usar muita força para não causar lesões.

Concentre-se nas áreas mais problemáticas, principalmente testa, bochechas e queixo, evitando a área dos olhos. Finalmente, enxágue o rosto com água abundante e seque com uma toalha.

 Homem lavando o rosto com água abundante.

Lembre-se de enxaguar bem o rosto para tirar bem o esfoliante facial Fonte: vargazs / Pixabay)

Quais os cuidados que devo ter ao usar esfoliante facial?

O primeiro cuidado que você deve ter ao usar o esfoliante facial é obedecer a frequência de uso de acordo com o seu tipo de pele.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, volte ao tópico “Com qual frequência devo utilizar esfoliante facial?”. Lembre-se: exagerar nas aplicações pode acabar machucando o rosto. Outra coisa importante: não esfregue com força!

Não se esqueça que esfoliar a pele é um dos passos para uma pele saudável. Você deve manter uma rotina completa de beleza, utilizando sabonete facial específico para o seu tipo de pele, tônico, máscaras faciais e séruns.

O hidratante merece um parágrafo à parte: mesmo que sua pele seja oleosa ou acneica, é essencial ter um bom hidratante facial. Primeiro, porque ter uma pele oleosa não significa que ela esteja hidratada. Segundo, porque a esfoliação pode criar um efeito rebote.

A gente explica: sua pele percebe que a oleosidade é removida com frequência e passa a trabalhar mais ainda para repor o que lhe foi tirado. Para que isso não aconteça, basta aplicar um hidratante específico para o seu tipo de pele duas vezes ao dia.

Por fim, invista em um bom protetor solar facial – afinal, a camada superficial da sua pele está mais sensível e exposta aos raios solares. O uso do protetor solar evita queimaduras e manchas.

Onde comprar e quanto custa um esfoliante facial?

É possível encontrar esfoliantes faciais de marcas consagradas, como Neutrogena, por cerca de R$ 30 em grandes redes de farmácia ou nos corredores de higiene de grandes mercados.

Há muitas opções de esfoliantes faciais de laboratórios de dermocosméticos, geralmente encontrados em farmácias ou perfumarias. Essas opções podem ser mais caras, na faixa dos R$ 60, mas são de ótima qualidade. Por fim, temos opções importadas em perfumarias, que podem ultrapassar os R$ 200.

Agora, se você prefere praticidade e muitas opções de compra, pode encontrar vários esfoliantes faciais em lojas virtuais como Amazon e Submarino. Atente ao frete, que pode encarecer o preço final.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os tipos de esfoliante facial

Agora, vamos dar uma olhada nos pontos mais importantes que você deve analisar antes de fazer sua decisão de compra. Dessa forma, você conseguirá o melhor esfoliante facial para as suas necessidades. Os principais fatores para comparar os tipos de esfoliante facial são:

  • Tipo de pele
  • Poder de esfoliação
  • Textura
  • Composição do produto

Vamos explicar melhor cada um deles a seguir:

Tipo de pele

Para não errar na hora de escolher o esfoliante facial, leve em consideração seu tipo de pele.

Há esfoliantes faciais próprios para peles oleosas, acneicas, mistas, sensíveis, secas e até produtos formulados especialmente para a cútis masculina que ajudam no pós-barba.

 Frutas, ervas, óleos essenciais em uma mesa de madeira.

Quanto mais ingredientes naturais seu esfoliante tiver, melhor! (Fonte: kerdkanno / Pixabay)

Poder de esfoliação

O poder de esfoliação de um esfoliante facial tem a ver com os seus grânulos. Há grânulos maiores e mais abrasivos e grânulos mais suaves.

É questão de gosto, mas uma boa dica é evitar esfoliantes muito abrasivos se sua pele for sensível. A pele masculina aguenta esfoliantes mais fortes e os grânulos maiores ajudam a desencravar pelos.

Textura

Um esfoliante facial funciona basicamente como um sabonete líquido com pequenas pedrinhas, que são os grânulos. E aqui, a textura também vai depender do tipo de pele. Geralmente, os produtos indicados para peles oleosas, acneicas ou mistas tendem a ser um gel ou sabonete de textura aquosa.

Já os esfoliantes faciais para peles secas ou sensíveis são mais hidratantes, e sua textura pode se parecer com um creme mais denso e alguns podem até ter um fundo oleoso.

Composição do produto

Quando estiver escolhendo seu esfoliante facial, vale muito a pena prestar atenção nas letrinhas pequenas da composição do produto. Isso porque cada produto é formulado para atender as necessidades específicas de cada tipo de pele.

Geralmente, os fabricantes colocam a informação dos princípios ativos mais significativos no rótulo.

foco

Você sabia que é sempre melhor investir em produtos com a maior porcentagem de ingredientes de origem natural? Outra coisa: fique bem longe de produtos com microesferas de plástico. As bolinhas não são biodegradáveis e acabam indo parar no estômago dos animais marinhos quando a água é descartada nos rios e oceanos.

(Fonte da imagem destacada: puhhha / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.