Foto que mostra duas mãos femininas segurando um pequeno potinho do que parece ser um esfoliante labial. Um dos dedos toca diretamente o produto, como se fosse aplica-lo.
Ultima atualização: 27 de março de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

54Comentários coletados

Olá! Seja bem-vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre o esfoliante labial, produto de beleza cuja finalidade é garantir a maciez e a hidratação dos lábios.

Por não ser um cosmético tão famoso, é natural que você tenha algumas dúvidas sobre ele, certo? E o nosso objetivo é justamente atendê-las. No guia abaixo iremos te apontar seus benefícios, formas de uso, preço e todas as informações necessárias para uma compra consciente e segura.




Primeiro, o mais importante

  • A função do esfoliante labial é remover as células mortas da boca, além de hidratá-la, ativando a sua circulação sanguínea, e deixando-a macia e suave.
  • É comum que esfoliantes naturais, mesmo os industrializados, sejam feitos de substâncias naturais e orgânicas, como açúcar, café, óleos e essências.
  • É possível fabricar seu próprio esfoliante labial em casa, no entanto, isto exige que você tenha todos os ingredientes nas proporções corretas.

Você também pode gostar:

Os melhores esfoliantes labiais: Nossas recomendações

Encontrar o esfoliante labial dos sonhos nem sempre é tarefa fácil, afinal, não é um produto com tanta visibilidade no mercado, fazendo com que nem sempre saibamos qual opção é a melhor. Sabendo disso, fizemos uma pequena seleção e aqui está o que recomendamos quando o assunto é esfoliante labial:

O esfoliante labial preferido dos usuários online

Esse esfoliante labial da Queen Fashion é um dos mais bem avaliados na internet por quem já o utilizou, sendo ideal para manter os lábios sempre protegidos e hidratados. Feito com noz, esse esfoliante é um must nas épocas mais frias do ano, quando os lábios ressecam mais. O produto também remove as células mortas dos lábios.

O esfoliante labial com o melhor custo benefício

Se você busca bom preço, o esfoliante Sugar Sugar, da Koloss, não irá te decepcionar. Fabricado à base de açúcar e óleos hidratantes, ele promove remoção das células mortas e faz uma limpeza profunda dos lábios. Além disso, garante maciez, hidratação e suavidade, sendo a forma perfeita de preparar a boca para receber o batom.

Guia de Compra

O esfoliante labial é um desses produtos não obrigatórios em uma rotina de limpeza do rosto, mas que acaba sendo um agradável bônus! Se você está afim de levar a saúde dos seus lábios mais a sério, aqui estão todas as informações que você precisará na hora da sua compra.

Foto de mulher aplicando hidratante labial nos lábios. Na imagem é possível ver somente parte do seu rosto e uma de suas mãos.

O esfoliante labial é capaz de remover células mortas e hidratar. (Fonte: Burst/ Pexels)

Para que serve o esfoliante labial?

Assim como os produtos para esfoliação do corpo e do rosto, o esfoliante labial tem uma simples e clara função: remover as células mortas, impulsionando a circulação sanguínea e promovendo hidratação.

Segundo especialistas, o esfoliante deixa a mucosa labial mais propensa a absorver os nutrientes e componentes rejuvenescedores existentes em produtos como hidratantes e protetores labiais, ou seja, ele prepara o lábio para tais cosméticos.

foco

Você sabia que manter o corpo hidratado é uma forma de evitar o ressecamento dos lábios? Beba a quantidade de água recomendada de água e seus lábios também ficarão mais macios e saudáveis.

Quais são os benefícios de usar um esfoliante labial?

Como dissemos no tópico anterior, a esfoliação dos lábios remove aquelas peles desagradáveis e ainda hidrata a boca, uma vez que costuma ser realizada com produtos cuja composição inclui óleos nutritivos.

O resultado da aplicação do esfoliante é uma boca macia, suave, rosada e mais propensa a absorver os nutrientes de um hidratante labial, por exemplo.

A esfoliação também é uma excelente escolha se você faz maquiagem com frequência, principalmente se usa muito batom. Ela ajuda a remover resquícios da make que podem se acumular, e cuida para que sua boca não sofra com o ressecamento.

No entanto, é importante que você use o seu esfoliante labial sem excessos, uma vez que o uso diário pode acabar provocando o efeito contrário, contribuindo para o aspecto desidratado dos lábios.

O ideal é esfoliar a boca entre uma e duas vezes na semana, preferencialmente no mesmo dia em que for esfoliar outras partes do rosto, ok?

Por fim, vale lembrar que o esfoliante labial é de super simples aplicação, pode ser facilmente carregado na bolsa e ainda costuma possuir aroma e gosto bem agradáveis.

Agora que você já está por dentro dos benefícios do cosmético, destacamos uma tabela pontuando as suas vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Garante boca macia, hidratada e suave
  • Colabora para a ativação da circulação sanguínea e aspecto rosado
  • Possui aplicação simples
  • Possui aroma e gosto agradáveis
Desvantagens
  • Não deve ser usado todos os dias, pois pode provocar ressecamento

Eu posso fazer meu próprio esfoliante labial?

É difícil encontrar uma marca de cosméticos que ainda não tenha aderido à onda dos esfoliantes labiais.

Comprar o produto já pronto é uma opção prática e que dificilmente te decepcionará, no entanto, é possível fabricar a sua própria receitinha caseira para esfoliar os lábios.

Na internet, você encontrará com facilidade uma série de receitas interessantes para fazer o esfoliantes, usando somente produtos naturais e de fácil acesso.

O mais importante na hora de produzir o seu esfoliante, é ter em mente que serão necessários dois ingredientes base com texturas diferentes: um granulado (açúcar, café, açúcar mascavo), e um oleoso, que contribua para hidratação (óleo diversos e mel).

Juntos, os ingredientes deslizam pela pele, sendo capazes de esfoliar, nutrir e amaciar.

Quando usar o esfoliante labial?

Muita se engana que o esfoliante labial deve ser usado somente naqueles dias em que você acordar com a boca ressecada devido a alguma mudança climática.

A esfoliação mantém os lábios saudáveis, hidratados e rosados.

A esfoliação é uma forma de tratamento. Ela mantém os lábios saudáveis, hidratados e rosados, e por isso, deve ser feita com uma certa regularidade, mas nunca em excesso.

O ideal é apostar no procedimento cerca de uma vez por semana, assim, você não corre o risco de ter lábios secos e desidratados, seja por excesso ou falta de esfoliação.

Foto da boca de uma mulher loira. Os lábios estão levemente abertos deixando os dentes frontais aparentes.

Há quem prefira produzir seu próprio esfoliante natural, de forma caseira, usando óleos e alimentos de textura granulada. (Fonte: Otschoo/ Pixabay)

Quanto custa e onde comprar um esfoliante labial?

Assim como todo cosmético, o valor do esfoliante labial está bem atrelado à marca e seu preço pode variar bastante. A boa notícia é que há possibilidades para todos os bolsos, podendo custar de R$ 20 até R$ 80 ou mais.

Quanto à compra, lojas que vendem artigos de beleza oferecem boa variedade. Nesse caso, podemos te indicar a Sephora, a The Beauty Box, e a Época Cosméticos. Lá você encontrará uma boa quantidade de opções.

Existem também algumas grandes redes de farmácia que possuem seções especializadas em makes e beleza de maneira geral.

Mas se você gosta mesmo é das facilidades da compra online, além dos próprios sites das marcas, você pode comprar seu esfoliante labial na Amazon, na Beleza na Web ou no Mercado Livre.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de esfoliantes labiais

Não há muito mistério na escolha do esfoliante labial dos sonhos, no entanto, existem algumas questões que devem ser observadas na hora da sua compra, como por exemplo:

A seguir, vamos te explicar cada um deles detalhadamente.

Textura

O esfoliante labial é um cosmético cuja textura granulada se sobressai, e por isso, é muito importante que ela seja equilibrada.

Esfoliantes altamente granulados ou com grãos muito grandes podem ser bastante desconfortáveis e desagradáveis ao toque. Por outro lado, os que possuem poucos grãos e muito óleo não são tão eficientes.

Prefira as opções equilibradas, com grãos delicados e suaves, que sejam confortáveis em contato com a pele, mas que cumpram seu papel de remover as células mortas.

Composição

Uma das vantagens do esfoliante labial é que ele normalmente é composto por uma grande variedade de elementos naturais, como açúcar comum, açúcar mascavo, café, cacau, além de óleos e essências diversas.

Mesmo os produtos industrializados costumam possuir boas doses de substâncias naturais e orgânicas, o que é uma boa notícia.

Na hora da compra, fique de olho na embalagem e prefira os que seguem este padrão, afinal, trata-se de um produto que estará em contato direto com sua boca.

Nunca compre esfoliantes que possuam elementos tóxicos, pois você pode acidentalmente engoli-los na hora da aplicação, e isto pode te causar problemas de saúde, ok?

Foto de duas mãos femininas segurando o que parece ser um hidratante ou esfoliante labial. Ao fundo, uma parede cinza com textura.

A composição do esfoliante labial normalmente envolve ingredientes naturais, como cacau, café, açúcar e óleos. (Fonte: Burst/ Pexels)

Sabor e aroma

A ideia é que o esfoliante labial tenha contato apenas com a parte externa do seu corpo, no entanto, nada impede que você escolha uma opção cujo sabor e aroma são agradáveis.

Hoje em dia, o que não falta no mercado são esfoliantes de morango, chocolate, menta e tantas outras substâncias principais.

Escolha um cujo cheirinho e sabor sejam do seu gosto, afinal, é super gostoso se sentir bem ao cuidar do seu corpo.

Técnica de aplicação

Antes de comprar o seu esfoliante labial dos sonhos, tenha certeza que você conhece a técnica de aplicação.

Recomenda-se que o uso do esfoliante seja feito de maneira cuidadosa, sempre em movimentos circulares por toda a boca e aplicando pressão equilibradamente, sem fazer força em excesso. É essencial que você se sinta confortável durante o procedimento, ok?

(Fonte da imagem destacada: Bust/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?