Foto de seis vidros de esmalte de diferentes cores, um ao lado do outro, em um fundo branco.
Ultima atualização: 16 de julho de 2019

Como escolhemos

23Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

121Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você é um amante de temas que envolvem beleza e cuidado pessoal, vai gostar de saber que o texto de hoje é dedicado ao esmalte.

Este produto tão conhecido e usado pelas mulheres vai muito além de um simples pigmento. O esmalte representa estilo, personalidade, poder e até mesmo higiene. Usado nas unhas das mãos e dos pés, ele é presença garantida nos salões de beleza.

Caso você tenha se interessado pelo tema, é só acompanhar com a gente o nosso Guia recheado de dicas e informações sobre o uso do esmalte. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • O esmalte é um cosmético produzido a partir de solventes, diluentes, agentes formadores de filmes, corantes e pigmentos, que tem como objetivo tingir as unhas temporariamente.
  • Ele pode ser encontrado em diferentes cores, estilos e texturas, e dura cerca de sete dias sem lascar nas unhas.
  • Muitas pessoas possuem alergia aos esmaltes tradicionais, compostos por formol, tolueno e dibutilftalato, e por isso deve-se dar preferência às opções hipoalergênicas.

Você também pode gostar:

Melhores esmaltes: Nossos preferidos

Quando chega a hora de pintar as unhas sempre bate aquela dúvida sobre o esmalte. Para te ajudar a se livrar dessa indecisão, selecionamos alguns dos melhores esmaltes do mercado.

O esmalte que seca em um minuto

A linha Insta-Dri, da marca Sally Hansen, é sucesso entre as mulheres por ter um diferencial valioso: os esmaltes secam completamente em 60 segundos após a passagem, o que é ótimo para as que sempre acabam esbarrando as mãos e borrando.

Além disso, ele é endurecedor e fortalecedor, pois sua fórmula contém micropartículas de diamantes que cobrem as unhas com uma camada protetora, evitando a quebra e favorecendo o crescimento.

Aliado a isso, há ainda a presença da nitrocelulose, que é um ativo que cria nas unhas uma película resistente e brilhante. O resultado disso tudo é um esmalte durável, brilhoso e prático!

O melhor esmalte vegano

Os esmaltes da linha Mavala Mini Colors são lindos, brilhosos e vivos. A fórmula dos esmaltes é livre de formaldeído, xileno, colofanito, tolueno, ingredientes de origem animal, metais pesados e parabenos.

Trata-se de um esmalte vegano, que não agride as unhas, é de longa durabilidade, e apresenta cores perfeitas. Ele possui longa durabilidade e secagem rápida.

A desvantagem é que o frasco possui somente 5 ml, não sendo indicado para o uso em salões, no entanto, é ideal para carregar na bolsa caso um retoque seja necessário.

Esmalte Revlon com proteínas da seda

A linha básica da Revlon na verdade não tem nada de básica. Ela é composta por cores intensas e envolventes, que vão desde as mais claras às mais escuras.

A qualidade fica evidente durante a aplicação, e após dias de uso. Sua exclusiva fórmula com Silk-Silicone reveste a superfície da unha com uma camada de proteínas da seda, evitando o surgimento de bolhas e manchas indesejáveis.

Além disso, os esmaltes reduzem os riscos de alergia por não conter tolueno, formaldeído e substâncias irritantes.

O esmalte com o brilho mais duradouro

Toda mulher já ouviu falar dos esmaltes da Impala, e a fama boa é real: eles são mesmo ótimas escolhas. A variedade de cores é inquestionável e a durabilidade é bastante alta.

Todos são dermatologicamente testados, possuem alta cobertura e brilho que dura por mais de sete dias. Além disso, a secagem é rápida e o custo é bem em conta.

Guia de Compra

O esmalte faz parte da rotina de beleza de muitas mulheres. Ele confere às unhas um aspecto mais bonito, feminino e limpo.

Hoje em dia, com tantos processos para alongamento e manutenção das unhas em alta, o esmalte tem se feito ainda mais importante e tem ganhado cada vez mais o seu espaço no mercado.

O que é o esmalte?

Tecnicamente falando, o esmalte é um produto de beleza composto por solventes, diluentes, agentes formadores de filmes, corantes e pigmentos que quando juntos e em contato com a unha, formam uma película plástica brilhosa.

Ele possui textura cremosa, mas após a aplicação, se solidifica na unha, criando uma delicada camada pigmentada de difícil remoção.

Em resumo, trata-se de uma substância cosmética utilizada por mulheres do mundo inteiro para pintar as unhas temporariamente.

A remoção deve ser feita através da acetona, e ele costuma aguentar até uma semana sem apresentar grandes estragos.

O esmalte é um produto de simples aplicação, bom custo benefício, que está presente em todos os salões de beleza, e confere às mãos elegância, brilho e destaque.

Quais as vantagens do esmalte?

As vantagens dos esmaltes estão atreladas à estética das mãos. Eles colorem e dão destaque às unhas, além de agregarem brilho e feminilidade.

Antes de aplicarmos o esmalte, é comum limparmos as unhas, cortando-as, limpando-as e tirando o excesso de cutícula. O cosmético destaca ainda mais esse processo e garante às mãos um aspecto de limpeza, sabe?

Quantos as cores, elas são diversas e variam de acordo com a sua preferência. Existem opções em tons coloridos, vivos, intensos, assim como você também encontra os esmaltes mais claros, discretos e delicados.

Há, ainda, opções de esmaltes transparentes, como a base, ou aqueles que possuem somente glitter. Variedade não é um problema na hora de fazer as unhas.

Uma desvantagem é a questão relacionada a pele. Algumas mulheres possuem alergia, e por esse motivo, precisam comprar esmaltes específicos que custam um pouco mais caro.

Vantagens
  • Deixam a unha mais bonita e limpa
  • Existe uma imensa variedade de cores e texturas
  • É um produto muito barato
  • Dura cerca de 7 dias na unha
Desvantagens
  • Pode causar alergia
  • Esmaltes hipoalergênicos custam mais caro

Como manter o esmalte nas unhas por mais tempo?

Apesar da maioria dos esmaltes ter duração de cerca de sete dias nas unhas, muitas moças sofrerem para mantê-los brilhosos e sem lascas.

É claro que ter cuidado com as suas unhas é a melhor forma de prevenir que ele estrague, no entanto, existem alguns truques bem interessantes que podem te ajudar:

  • Hidrate as cutículas diariamente: Use óleo de jojoba ou cremes hidratantes para as mãos. Isso preserva os cantinhos intactos e previne a escamação.
  • Opte por bases cremosas: As bases cremosas tendem a segurar mais o esmalte se comparado àquelas líquidas demais.
  • Abuse do extra brilho: Esta é uma forma de aumentar a durabilidade do esmalte. Use-o novamente, inclusive, uns dois dias depois de ter feito as unhas.
  • Limpe as unhas antes de pintar: Mesmo que você já esteja sem esmalte, é muito importante passar o removedor para retirar toda sujeira ou impureza. Elas prejudicam e muito a aderência do cosmético.
  • Evite o calor: Nas 12 horas que irão se seguir depois de ter feito as unhas, evite ambientes muito quentes para manutenção da cor.
foco

Você sabia que as primeiras mulheres a tingirem as unhas foram as egípcias? Desde 3500 a.C elas possuíam o hábito de pintar as unhas com um pigmento preto ou até vermelho escuro, o preferido da Cleópatra no Egito Imperial.

No século 3 a.C, as chinesas usavam a tintura nas unhas como forma de distinção entre as classes sociais. Mulheres que usavam tons vermelhos ou metálicos (feitos com soluções de prata), possuíam maior destaque na hierarquia social.

Quais os principais tipos de esmalte?

A moda no universo do esmalte está constantemente se reinventando e há sempre uma novidade. Atualmente, existem muitas opções que vão além do esmalte tradicional, como o efeito fosco, o cintilante, o chrome e o glitter.

Cremoso

Este é o tipo mais comum. Com textura cremosa, ele possui acabamento discretamente brilhoso e cai bem em simplesmente qualquer situação. Apesar de ser a opção das mulheres mais clássicas, ele pode ser encontrado em todas as cores.

Fosco

O fosco tem o efeito exatamente oposto ao cremoso, uma vez que, assim como o próprio nome diz, seu acabamento é fosco. Sua grande vantagem é possuir secagem rápida.

Cintilante

Se você gosta de pontos de brilho mais intensos que o cremoso, mas ainda assim não quer algo muito chamativo, vá de cintilante. Ele costuma possuir fundo levemente transparente e por isso é ideal utilizá-lo em conjunto com outro tom.

Foto das mãos de uma mulher em cima de um livro, segurando uma caneta entre os dedos. Ela possui dois anéis nos dedos e unhas vermelhas cintilantes.

O esmalte cintilante pode ser misturado com o esmalte cremoso para um efeito mais bonito. (Fonte: Lisa Fotios / Pexels)

Chrome

Para as mais descoladas, o chrome. Trata-se de um esmalte com bastante brilho, furta-cor, que reluz de acordo com a luz do ambiente. É uma ótima escolha para datas como o carnaval.

Glitter

O esmalte com glitter, como o próprio nome já diz, é puro glitter. Diferente do chrome, nota-se claramente as partículas de brilho em sua composição. A maioria possui fundo transparente e por isso é legal usá-lo juntamente com uma opção cremosa.

Tipo de esmalte Aspecto Quando usar Fundo
Cremoso Normal, naturalmente brilhoso e sem glitter Qualquer ocasião Colorido
Fosco Totalmente sem brilho Qualquer ocasião Colorido
Cintilante Com pequenos pontinhos de glitter Qualquer ocasião Transparente
Chrome Bastante brilhoso, furta-cor Evitar em eventos mais sérios ou formais Colorido
Glitter Super brilhoso e com pedrinhas de glitter Evitar em eventos mais sérios ou formais Transparente

Quanto custa?

Quando o assunto é esmalte, o preço varia bastante, principalmente de acordo com a marca. No entanto, a notícia boa é que você encontra opções que agradam todos os bolsos, desde os mais baratos até os mais caros.

Existem esmaltes que custam cerca de R$ 5, no entanto, também há aqueles que ultrapassam a casa do R$ 40. Como dissemos, o custo é variável.

Onde comprar?

Não há mistério ou dificuldade na hora de comprar o seu esmalte. Normalmente, você encontra uma grande variedade deste produto em farmácias, mesmo as mais simples e menores.

Em lojas de cosméticos, como a Sephora e a Época Cosmésticos, você também encontrará uma variedade legal de esmaltes para suas unhas.

Se você prefere ir até uma loja de departamento, como as Lojas Americanas, ou até mesmo o Extra, também conseguirá comprar o produto.

Por fim, existe a opção da compra online. Nesse caso te recomendamos a Amazon, a Beleza na Web, o Submarino, o Buscapé e o Mercado Livre. Comprando online você encontra exatamente o esmalte que quer, e ainda recebe no conforto da sua casa.

Critérios de compra: Fatores para comparar e qualificar os diferentes tipos de esmalte

O esmalte é um produto de beleza que parece muito simples, mas que possui alguns detalhes que devem ser notados na hora da compra.

Para te ajudar nesse processo, montamos uma lista com fatores que não podem passar batidos na hora de escolher o seu esmalte.

  • Cor
  • Textura
  • Composição e irritabilidade
  • Tamanho do frasco

Agora, iremos explicar com mais detalhes cada um desses pontos.

Cor

A tonalidade do esmalte é o que desperta sua atenção pra ele, certo? E exatamente por isso você deve fazer essa escolha baseada no seu gosto pessoal.

A cor da unha não precisa necessariamente combinar com a roupa.

A cor da sua unha não precisa necessariamente combinar com a sua roupa, então aproveite os tons que mais gostar. Existem opções para as mais clássicas, como o branco e o vermelho, assim como existem os esmaltes mais diferentes, como os que possuem tons de azul e amarelo.

E claro, você não precisa escolher apenas um. É normal que uma mulher tenha uma coleção deles, dos mais variados tons.

Textura

Você prefere textura fosca ou brilhosa? É importante prestar atenção nas indicações do frasco para não correr o risco de comprar um esmalte com textura diferente da esperada.

Existem até mesmo texturas que craquelam após a secagem. Você encontra diferentes opções de textura no mercado. Então, confira atentamente na embalagem.

Composição e irritabilidade

Muita gente não sabe, mas alergia à esmalte é muito comum. Ele pode causar vermelhidão, coceira e descamação da pele. Devido a isso, é muito importante ficar de olho na composição do produto.

Hoje em dia, já existem as versões hipoalergênicas, que são livres de três compostos muito comuns na maioria dos esmaltes: tolueno, formol e dibutilftalato.

Esses compostos são perigosos para saúde humana até de quem não possui alergias, e por isso é muito importante que você observe a composição dos produtos e priorize os hipoalergênicos.

Tamanho do frasco

Os frascos de esmaltes costumam conter entre 5 ml e 15 ml. Antes de escolher o seu, observe se ele irá render bem, e cruze esse fator com o seu preço.

Foto de vários frascos de esmaltes sobre mesa.

O frasco pode variar entre 5 a 15 ml. (Fonte: 5second / 123RF)

Caso você seja uma pessoa que use bastante seus esmaltes, é ainda mais importante que você priorize opções que rendam bastante.

(Fonte da imagem destacada: Ellenlly / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.