Bem-vindo a mais um Guia de Compra da ReviewBox Brasil. Agora é o momento de você entender nos mínimos detalhes como escolher uma esmerilhadeira. Depois de ler este manual há menos chances de você depender dos vendedores para fazer sua compra.

Estes produtos estão disponíveis em diferentes tamanhos. Eles também possuem acessórios que devem ser escolhidos com cuidado. Do contrário a máquina não funciona direito e você tem que dar adeus à obra.

Qual é a média de preços de esmerilhadeira à venda nas lojas físicas ou na internet? Onde comprar? Quais os principais diferenciais das versões? Descubra as informações indispensáveis para comprar sem errar ou gastar muito dinheiro.

Primeiro, o mais importante

  • Bosch, Black & Decker, Makita, Vonder, Stanley e DeWalt são as confiáveis marcas de esmerilhadeiras. Não é difícil encontrar produtos destes fabricantes no mercado nacional.
  • Há esmerilhadeiras potentes que funcionam em tomadas de 220 volts. Já outras versões podem funcionar em 110 volts ou possuem sistema bivolt.
  • É um grande erro comprar uma esmerilhadeira apenas por causa do preço. Antes de escolher o aparelho você precisa saber quais tipos de trabalhos deve fazer com a máquina.

Você também pode gostar:

Ranking: As 6 melhores esmerilhadeiras

Sabia que ao escolher a esmerilhadeira certa ao uso do seu trabalho você termina o serviço mais rápido? Sem contar que os resultados finais ficam com muita qualidade.

Fique de olho nas principais características das melhores esmerilhadeiras para profissionais especialistas ou amadores que trabalham só por hobby.

1° – Esmerilhadeira Bosch

O produto se destaca por causa da potência de 2200 watts e 5799 RPM (Rotações por Minuto). A versão é capaz de trabalhar em diversos tipos de materiais e deve ser conectada na tomada de 220 volts.

Use o aparelho para lixar e preparar diversas superfícies ao acabamento. Esta versão possui 4 kg e oferece uma ótima relação entre peso e potência, de modo que é um aparelho certo para trabalhar o dia inteiro.

É uma produção com a cor azul e design tido como uma tendência nas melhores esmerilhadeiras do mercado mundial.

2° – Esmerilhadeira Black & Decker

Este produto é para você que quer menos custos e mais benefícios. Com esta esmerilhadeira trabalhe em mármore, concreto ou metal, uma opção poderosa para cortes ou desbastes gerais.

O aparelho tem um motor de 810 watts e já vem com discos de desbaste e o manual de instruções em português. É o modelo que pesa 4.5 kg e funciona nas tomadas de 110 volts de qualquer oficina.

A máquina possui 4.1/2 polegadas e serve muito bem para desempenhar trabalhos em estruturas pequenas ou médias.

3° – Esmerilhadeira Makita

Desbastar, aparar e esmerilar metais, estas são apenas algumas funções que este completo aparelho pode executar. Com preço intermediário a máquina apresenta um motor de 850 watts e funciona nas tomadas de 110 volts.

Este produto pesa apenas 2 kg e não tem controle de velocidade! A versão é muito leve para trabalhar e possui uma garantia de 1 ano.

O punho lateral é grande suficiente para se encaixar no tamanho das suas mãos com perfeição.

4° – Esmerilhadeira Vonder

É uma destas esmerilhadeiras potentes de 4 polegadas e 1.100 watts de potência. O produto amarelo tem duas possibilidades de posição ao ajuste de punho emborrachado, tornando a utilização mais flexível.

O aparelho pesa 2.5 kg, tem 110 x 120 cm (altura x largura) e uma garantia de 3 meses contra os defeitos de fábrica. É a versão flexível para realizar trabalhos de cortes, acabamento ou desbaste até em metais

5° – Esmerilhadeira Stanley

Encontre esse produto em Amazon.com.br

Esta esmerilhadeira com motor de 1.000 watts tem como destaque a excelente ergonomia. O produto se encaixa fácil na mão e possui um formato que torna os trabalhos mais produtivos.

A empunhadura grande e sólida ajuda ao alto desempenho nos trabalhos diários. A estrutura está selada para o pó jamais atingir o motor, um diferencial que também amplia a vida útil no interruptor. É uma versão ideal para manutenção e reparos gerais.

6° – Esmerilhadeira DeWalt

O poderoso motor chega a 1.500 watts e mantém a rotação constante inclusive nos trabalhos mais duros. Este aparelho apresenta um sistema que desliga de forma automática quando detecta contragolpes.

Para garantir a segurança no uso diário existe até um arranque progressivo no modelo, que começa de leve e só depois de alguns segundos fica rápido, o que torna os trabalhos mais seguros.

A esmerilhadeira funciona em 11.000 RPM. É uma versão que assegura a constante rotação inclusive nos serviços que ocorrem sob carga pesada.

Guia de Compra

Talvez você seja uma daquelas pessoas que fazem questão de desenvolver um serviço profissional até nos trabalhos por lazer. Ou, quem sabe, você está pensando em começar a ganhar dinheiro com alguns serviços que exigem uma boa esmerilhadeira?

Independente do que motiva você a comprar uma esmerilhadeira, existe uma necessidade de conhecer alguns pontos definitivos para ter a melhor experiência de compras. Vamos conhecê-los na leitura desta seção.

Um homem com óculos de proteção trabalhando com uma esmerilhadeira em um ferro

Ao comprar a esmerilhadeira certa ao seu tipo de trabalho é possível trabalhar com mais qualidade e segurança (Fonte: Odwarific / Pixbay)

O que é uma esmerilhadeira?

Em uma definição geral a esmerilhadeira é um instrumento elétrico que serve para polir ou realizar acabamentos. Este aparelho trabalha com concreto, aço, metal, ferro, mármores, latarias, entre outros materiais sólidos.

Seja ao uso profissional ou apenas como hobby esta ferramenta faz sucesso por causa do potencial de trabalho dos motores. No mercado também existem outros nomes para uma esmerilhadeira, como retificadora ou esmeriladora.

Peças automotivas metálicas e diferentes tipos de componentes de aço são alguns dos produtos que podem ser acabados com uso da esmerilhadeira. Esta é uma ferramenta elétrica portátil e leve, o que facilita na execução de trabalhos em diferentes locais. O peso de uma esmerilhadeira pode ir de 3 a até 6 kg.

No trabalho com concreto a ferramenta é muito boa aos desbastes. Normalmente, nos serviços em metais este aparelho tem sido utilizado para desbastar ou cortar. Também vale a pena usar esmerilhadeira para rebarba de peças.

Existem muitos tipos de oficinas que trabalham com esmerilhadeira. Alguns exemplos:

  • Lanternagem;
  • Metalúrgicas;
  • Funilarias;
  • Departamentos de manutenção industrial;
  • Fundições;
  • Serralheiras;
  • Caldeirarias.

Quais as vantagens da esmerilhadeira?

Uma esmerilhadeira tem muita fama por ser o poderoso produto portátil. Em um dia de trabalho você pode levar a máquina para diferentes locais e obter o mesmo desempenho para cada trabalho.

Poucas ferramentas no mundo realizam um desbaste com tanta qualidade, em concretos visíveis, como a esmerilhadeira.

Até existem versões que funcionam sem tomada, mas após certo tempo de uso estes produtos perdem o poder de trabalho por estarem descarregados. Estas produções precisam recarregar a bateria ou realizar recarregamento à base de ar-comprimido.

Para você ter uma noção melhor sobre as vantagens e desvantagens das esmerilhadeira observe o quadro abaixo:

Vantagens
  • Portátil
  • Trabalha em concreto, metal e outros materiais duros
  • Há variações de potência para executar diferentes tipos de trabalhos
  • Existem versões que funcionam sem precisar de conexão na tomada
Desvantagens
  • A grande parte dos modelos potentes funciona em 220 volts
  • Para o produto funcionar bem os discos de cortes devem ter perfeitas condições
  • Algumas versões precisam de compressores de ar para funcionar
  • O uso da máquina exige diversos acessórios de segurança

Quais os diferentes tipos de esmerilhadeira?

Em termos gerais existem 3 formas básicas e diferentes de esmerilhadeira: angular, à bateria e pneumáticas. Veja a definição de cada uma delas:

  • Esmerilhadeira angular: Esta é a versão mais popular que funciona à base de conexão nas tomadas de 110 volts e (ou) 220 volts.
  • Esmerilhadeira à bateria: Este é um produto cujo uso se destina aos locais que não possuem rede elétrica. As baterias são recarregáveis.
  • Esmerilhadeira pneumática: Aparelhos deste tipo precisam de compressores de ar para funcionar com perfeição.

Quais os tamanhos das esmerilhadeiras?

As esmerilhadeiras têm diferentes tamanhos. É importante usar a ferramenta com os diâmetros corretos para você trabalhar com bastante desempenho.

Vamos agora conhecer os principais tamanhos de esmerilhadeiras angulares, bem como o tipo de uso para cada opção. Mãos à obra:

  • Esmerilhadeira 9 polegadas: É a ferramenta certa se você pretende desbastar ou realizar cortes em pedras e metais. O produto exige bastante potência no motor para alcançar os melhores resultados.
  • Esmerilhadeira 7 polegadas: Este modelo é para limpar superfícies enferrujadas, desbastar metal, remover rebarbas de componentes fundidos e acabar por cima das soldas.
  • Esmerilhadeira 5 polegadas: Esta produção permite limpar partes pintadas ou enferrujadas de materiais. Com o modelo também é possível remover rebarbas de peças fundidas, realizar acabamento em soldas ou desbaste nas pedras e metais.
  • Esmerilhadeira 4.1/2 polegadas: É um padrão comum para este tipo de aparelho. Junto com o uso do disco diamantado o produto serve para alvenaria e cortes nos concretos. Também dá para trabalhar em superfícies pintadas ou enferrujadas com esta versão.

Entenda mais um pouco sobre as diferentes esmerilhadeiras no vídeo do Canal Oficinando:

Não podemos esquecer também da eficiente esmerilhadeira-serra que possui um potencial para cortar e acabar alvenaria, tijolos, ardósias, madeira, mármores e pisos.

Qual a diferença entre esmerilhadeira, lixadeira e politriz?

Aos compradores iniciantes é muito comum existirem dificuldades na hora de realizar a compra dos produtos para as obras. Um destes principais enganos está na confusão que acontece entre 3 aparelhos específicos: Politriz; lixadeira e esmerilhadeira.

Vamos entender a diferença entre estes 3 modelos parecidos até certo ponto:

Politriz

Um equipamento de baixa rotação. O aparelho também tem controle de velocidade. Como o próprio nome leva a crer este produto é útil para polimento. Com politriz é fácil realizar trabalhos leves apenas usando um equipamento específico.

As rotações por minuto (RPM) desta máquina podem ir de 600 a 3.300, na média geral. O tamanho deste aparelho vai de 5 polegada a até 7 polegadas. Dá até para cortar metais com politriz, embora isto seja contraindicado por duas razões:

  1. Demora muito para realizar o trabalho;
  2. Há desgaste no motor e nos discos abrasivos da esmerilhadeira.

Lixadeira

Estes aparelhos angulares trabalham na rotação média e não possuem controle de velocidade. O valor em RPM dos modelos pode ir de 4.000 a 6.600.

Uma lixadeira angular possui o objetivo de lixar rochas, mármore, madeira, metal e muitos outros materiais. Algumas opções possuem um sistema interno que aspira o pó e protege o motor de detritos.

Esmerilhadeira

Este é um poderoso instrumento que trabalha em alta velocidade e possui motor potente. As polegadas do produto podem ir de 4 a até 9, geralmente, mas há aparelhos personalizados que têm números superiores.

A rotação de esmerilhadeira varia de acordo com as polegadas de cada aparelho. As versões de 4 a até 6 polegadas apresentam RPM que vai de 9.500 a até 12.000.

Já as esmerilhadeiras que possuem 7 polegadas chegam a 9.000 RPM. Modelos com 9 polegadas alcançam 6.500 RPM. Nas produções de marcas mais famosas há um controle de velocidade para tornar o trabalho mais contínuo.

foco

As esmerilhadeiras que possuem controle de velocidade funcionam como produto 3 em 1. Estas versões além de trabalharem como esmerilhadeira também têm funcionamento nas funções de lixadeira e politriz.

Agora uma dica importante. Se você trabalha muito com a esmerilhadeira é melhor comprar os modelos que possuem 4 polegadas. Isto porque as versões maiores também são muito pesadas para o trabalho no dia a dia.

Contudo, se a estrutura a ser trabalhada com o aparelho é muito grande não tem jeito. Você deve optar pelo uso de esmerilhadeiras de 6 polegadas ou mais. Na prática, tudo dependente dos tipos de serviços realizados com esta ferramenta.

Para você compreender melhor a diferença dos 3 modelos reunimos abaixo uma tabela comparativa com informações resumidas:

Politriz Lixadeira Esmerilhadeira
Uso Polimento e lixamento Lixa madeira, aço, entre outros materiais Corta diferentes materiais e faz desbastes em composições duras
Velocidade Baixa Média Alta
Tamanho 5 polegadas a até 7 polegadas 7 polegadas 4 polegadas a até 9 polegadas
Controle de velocidade Não há
RPM De 600 a 3.300 De 4.000 a 6.600 De 6.500 a até 12.000

O Adilson Pinheiro explica todos os detalhes das três ferramentas no vídeo abaixo:

Quanto custa?

As marcas são coisas determinantes, tendo em vista que produtos de fabricantes confiáveis custam mais caro. A velocidade do aparelho, assim como seu tamanho, também são critérios importantes de preços.

Os produtos menores e com mais potência em watts são aqueles que custam caro no varejo tradicional ou online. As esmerilhadeiras grandes, pesadas e lentas são baratas.

No mercado uma esmerilhadeira pode custar de R$ 150 a até R$ 700 ou mais. As máquinas elétricas custam valores semelhantes das versões à bateira ou recarregadas com ar-comprimido.

Onde comprar?

Seja em lojas de shopping ou em outros pontos de vendas é possível encontrar diferentes versões de esmerilhadeiras. Para comprar o produto visite lojas físicas: Americanas, Leroy Merlin, Telha Norte e Dicico.

A compra online apresenta mais vantagens, seja por economia ou para receber o produto na porta de casa. Amazon é o melhor endereço para quem busca economizar em compras 100% seguras direto dos principais fabricantes.

Economize quase 20% nos valores das esmerilhadeiras ao comprar pela internet, no conforto da sua casa.

foco

Óculos de segurança, capa de proteção, luvas, máscaras e protetor articular.

Todos estes são EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) indispensáveis para usar a esmerilhadeira com segurança. Empresas que permitem o trabalho dos funcionários sem estes acessórios podem receber multas caras de fiscais do governo.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos esmerilhadeira

Com alguns mandamentos na mente você ganha mais capacidade como comprador inteligente. Assim dá para fazer pesquisas rápidas e encontrar as melhores ofertas de esmerilhadeira, sem cair no papo dos vendedores.

Você sabe quais são os 6 mandamentos para não se arrepender depois de adquirir a sua esmerilhadeira? São eles:

  • Fio
  • Kits
  • Garantia
  • Manual
  • Certificado
  • Bateria

A seguir descubra do que se trata cada um dos 6 mandamentos:

Fio

Se você comprar as versões mais tradicionais de esmerilhadeira com fio é bom tomar cuidado. Algumas edições possuem fios muito curtos que atrapalham nos seus trabalhos diários.

Sendo assim, antes da compra procure medir o comprimento entre a sua mesa de trabalho e as tomadas na oficina. Só depois compre uma esmerilhadeira com um fio maior do que a distância medida.

Não se esqueça de que os fios também precisam ser resistentes e flexíveis. Do contrário eles podem ter partes internas partidas facilmente.

Kits

Comprar cada um dos itens de segurança pode ser custoso aos donos das oficinas. As melhores marcas sabem deste problema e oferecem diferenciais para tentar conquistar mais clientes.

Um destes diferenciais é vender a esmerilhadeira no kit que também tem os equipamentos de segurança indispensáveis.

Estes kits custam um pouco mais caro, mas oferecem economia ao comparar com a compra de cada equipamento de segurança, separadamente.

Alguns destes kits oferecem até discos de cortes para você já usar o produto assim que chegar à sua casa ou oficina.

Um homem em uma oficina trabalhando com uma esmerilhadeira gerando faíscas de fogo

A compra de kits ajuda a economizar na aquisição de mais componentes. (Fonte: Skeeze / Pixbay)

Garantia

Só 3 meses de garantia é muito pouco. Os fabricantes possuem a obrigação de oferecer 90 dias garantidos e trocar produto em caso de problemas de fábrica.

Acontece que algumas vezes estes problemas de fábrica podem surgir após 3 meses. Por exemplo, quando você usa uma velocidade específica para cortar certo tipo de material, seguindo as indicações do manual de instruções.

Como critério de compra dê preferência para ofertas que têm de 6 meses a 1 ano de garantia, no mínimo.

Manual

Uma regra é certa, quando você não tem o manual fica muito difícil se beneficiar com o melhor que a máquina pode oferecer.

Não esqueça de que o manual precisa estar em português para você entender 100% do conteúdo e trabalhar melhor com a máquina, caso você não fale outro idioma.

Muitas vezes os fabricantes apenas cobrem a garantia quando o comprador confirma que leu o manual para usar a máquina da forma correta.

Então, atenção, veja se o produto realmente possui manual, caso contrário, pode ser uma venda de aparelho roubado ou que já foi usado.

Certificado

Independente se a esmerilhadeira é importada ou nacional ela precisa estar certificada pelo INMTERO. Esta representa a única garantia de que o aparelho não vai explodir em suas mãos quando estiver ligado.

Entre no site do INMETRO para saber se a ferramenta que você pretende comprar é um produto certificado. Marcas famosas e renomadas possuem essa certificação.

Bateria

Algumas versões de esmerilhadeiras funcionam apenas com uso de uma bateria, sem conectar nas tomadas.

Estes produtos são bons, mas perdem muito desempenho quando a bateira está na metade ou quase descarregada.

A falta de bateria carregada prejudica os seus planos de fazer trabalhos longos.

Ao comprar a esmerilhadeira com bateria não esqueça de verificar a duração da carga. Em geral é possível usar estes produtos em alto desempenho por 3 horas. Porém, os limites de uso variam de acordo com cada marca.

(Fonte da imagem destacada: skeeze / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
21 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX