Foto de uma mão segurando uma porção de espaguete, com uma panela de inox ao fundo. Dentro da panela, tem água borbulhando.
Ultima atualização: 25 de março de 2020

Como escolhemos

Products

7Produtos analisados
Hours

13Horas investidas
Studies

2Estudos avaliados
Comments

31Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O texto de hoje irá despertar a sua fome, pois nós vamos falar de um dos utensílios domésticos mais utilizados na culinária italiana, a espagueteira.

Este prático artigo de cozinha une em um só item as duas necessidades na hora de cozinhar um espaguete de respeito: a panela e o escorredor.

A espagueteira é um desses objetos que facilita até mesmo os processos mais simples na hora de cozinhar, e por isso você deve cogitar ter uma em casa.

Caso ainda não conheça muito bem sobre as suas vantagens, te convidamos para ler o nosso Guia logo abaixo, que está recheado de informações e dicas de uso.



Primeiro, o mais importante

  • Espagueteiras são panelas especiais com um sistema de escoamento da água já acoplado, que te permite cozinhar espaguete ou outros tipos de massa com mais segurança, sem o risco de se queimar.
  • O escorredor pode ser facilmente retirado da panela, e assim, transforma-la em um modelo tradicional, permitindo que você a use para qualquer outra receita, como legumes ou carnes.
  • A espagueteira não é um produto muito barato, no entanto, tem se popularizado bastante e não é difícil de encontrar em lojas de utensílios domésticos.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores espagueteiras

A espagueteira é uma grande facilitadora. Ela permite que você cozinhe com mais segurança e ainda agiliza alguns processos na hora de fazer aquela massa especial.

Selecionamos quatro opções de espagueteiras que se destacam no mercado e podem ser a escolha perfeita para a sua cozinha.

1º – Jogo Cozi-Pasta Tramontina

O jogo Cozi-Pasta propõe uma cozinha segura e prática. Ele é constituído por duas peças: a panela principal e o escorredor, ambos em inox e com alças revestidas em silicone antitérmico, que dão maciez ao manejo e evitam o aquecimento.

Além disso, a panela possui fundo triplo, constituído de uma camada de alumínio, entre duas de inox, que distribui o calor uniformemente, proporcionando um cozimento mais rápido e economizando energia.

A panela principal tem a vantagem de poder ser usada separadamente para o cozimento de outros alimentos, como legumes e carnes. Trata-se de um kit funcional, útil e bastante seguro.

2º – Espagueteira 4 divisões Savoy Brinox

Produzida em aço inox, ela é resistente, tem capacidade para 10 litros e possui um grande diferencial: quatro divisórias que te permitem cozinhar mais de um tipo de massa ao mesmo tempo.

Os cestos escorredores são facilmente acoplados e desacoplados da panela principal, de forma a facilitar e garantir segurança no processo de retirar a massa da panela.

3º – Espagueteira Mônaco Tramontina

Apesar de cara, a espagueteira Mônaco vale cada centavo! Ela é composta não só pelo escorredor e a panela principal, mas também por um pegador de espaguete.

Além disso, ela é feita de alumínio, e possui revestimento interno totalmente antiaderente, o que garante que a sua receita não grude no fundo e ainda facilita muito a limpeza.

A tampa de vidro temperado com saída para vapor dá um toque moderno na peça, que é revestida em um tom de laranja vivo. Além de funcional, o modelo Mônaco é também sofisticado.

4º – Espagueteira Brava Tramontina

Esta é uma versão mais simples, mas não menos eficaz, da espagueteira tradicional. Trata-se de uma panela que suporta até seis litros, com tampa de furinhos, para ser usada como escorredor.

Feita totalmente de aço inox, ela possui fundo triplo, que distribui o calor de forma uniforme e dispensa o uso do fogo alto. Além disso, ela é composta de peça única e pode ser usada no cozimento de outros alimentos.

Guia de Compra

A espagueteira pode deixar o preparo das massas mais seguro e prático, além de ser uma panela que pode cozinhar também outros alimentos. A culinária italiana é muito apreciada no Brasil e esse é um utensílio que vem somar no seu dia a dia.

Agora que você já conhece boas opções de espagueteiras, vamos te apresentar um Guia recheado de informações sobre o uso do produto. Vamos lá?

Foto de um casal atrás de uma bancada cozinhando. Ela segura uma colher dentro de uma panela com macarrão, e ele corta legumes. Em cima da bancada há também uma frigideira, tábuas, outros legumes, temperos e uma taça de vinho.

Usar a espagueteira é uma forma prática de preparar uma macarronada. (Fonte: Pixabay / Pexels)

O que é uma espagueteira?

A espagueteria é um utensílio de cozinha muito útil na hora de preparar uma macarronada ou alguma outra massa semelhante ao espaguete.

Ela é, basicamente, composta por duas peças: uma panela tradicional, um pouco mais funda que a maioria, e uma outra peça cheia de furinhos que se assemelha a um escorredor.

Essa segunda peça cabe perfeitamente dentro da panela, onde fica acoplada durante o cozimento do seu macarrão. Após essa parte finalizada, basta desacoplar o escorredor e assim retirar o seu macarrão de dentro da panela.

A água irá escorrer pelos furos, e o macarrão sairá junto com o escorredor. Prático, né?

Quais as vantagens e desvantagens da espagueteira?

A grande vantagem deste produto é que ele propõe mais facilidade nos processos, e dispensa o uso de algum outro método para escorrer a água da massa, como fazer uso de um escorredor.

Com este utensílio, não há necessidade de você despejar a água fora panela, uma vez que a massa irá se separar da água assim que você desacoplar as duas partes, isso garante mais segurança na cozinha e evita que você se queime.

Outra questão interessante é que a panela principal é uma panela normal, e pode ser usada no preparo de qualquer outra receita, como carnes ou legumes.

O único ponto negativo da espagueteira está no preço, que não está entre os mais baratos, apesar de ser um produto não tão complexo.

Vantagens
  • Não há necessidade de despejar água para fora da panela
  • Evita contato com água fervente
  • Panela principal pode ser usada no preparo de outras receitas
Desvantagens
  • É um produto caro

Espagueteira ou escorredor de macarrão?

Como dissemos, a espagueteira é um facilitador. Ao utilizá-la você não precisa virar a panela em outro utensílio para separar a água da massa, e, consequentemente, correr o risco de se queimar.

Ela já possui um sistema prático de acoplagem de uma peça extra que age perfeitamente bem.

Já com o escorredor, há o risco do contato com a água fervente, uma vez que ela precisa ser despejada no utensílio. Por outro lado, o escorredor é bem mais barato, principalmente se for um modelo de plástico.

De maneira geral, ambos possuem exatamente a mesma função, no entanto, a espagueteira sai na frente nos quesitos praticidade e segurança.

Espagueteira Escorredor
Praticidade Alta Média
Segurança Alta Baixa
Preço Alto Baixo

Como preparar o espaguete perfeito?

O tradicional prato da cozinha italiana não está entre as receitas mais difíceis e tem preparo rápido, no entanto, para atingir o ponto perfeito, algumas regras devem ser seguidas:

  • Cuidado com as proporções: Para cada 100 gramas de massa, use 1 litro de água.
  • Respeite o tamanho da massa: Não a quebre de forma alguma.
  • Atenção com a fervura: O macarrão deve ser adicionado somente após a água já estar fervendo.
  • Ponto al dente: Quando notar que a cor da massa estiver uniforme, já pode retirá-la.
Foto de um garfo retirando macarrão de dentro do prato. A massa é incrementada com queijo, tomate e espinafre.

O espaguete é um prato simples, fácil e saboroso. (Fonte: Lisa Fotios / Pexels)

Quanto custa?

Infelizmente a espagueteira não costuma ser muito barata, apesar de super útil. Os preços costumam variar e estão atrelados às marcas e modelos.

Dificilmente você encontrará uma espagueteria por menos de R$ 160, sendo que ela pode chegar a custar até R$ 400 ou mais. Fique de olho no melhor custo benefício para sua cozinha, ok?

Onde comprar?

As espagueteiras estão cada vez mais populares nas cozinhas brasileiras, e por isso, você não deverá ter dificuldades em encontrar boas opções para compra.

Dentre as várias lojas de eletrodomésticos que vendem este produto, podemos destacar Magazine Luiza, Casas Bahia, Fast Shop, Ricardo Eletro e Ponto Frio.

Algumas lojas de departamento e redes de supermercado também oferecem espagueteiras aos seus clientes, como as Lojas Americanas, Supermercados Extra, Carrefour e Grupo Pão de Açúcar.

Na internet, é claro, também existem boas lojas para compra. Além da versão online de algumas lojas que já citamos, você poderá contar também com a Amazon, Americanas ou Submarino.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos da espagueteira

Preparar o espaguete perfeito requer alguns detalhes, como vimos acima. A Espagueteira facilita esse processo. Mas alguns detalhes fazem toda diferença na sua escolha, por isso é importante que você fique de olho nos seguintes fatores:

  • Material
  • Encaixe
  • Capacidade
  • Sistema de escoamento

A seguir, vamos explicar pontualmente cada um deles.

Material

A maioria das espagueteiras são fabricadas em inox ou alumínio. Nós recomendamos que você prefira o inox, pois além de ser um excelente condutor de calor, ele é altamente resistente.

O inox costuma ser o preferido dos grandes chefs também por não enferrujar e não transferir odor ou sabor para a panela, além de ser fácil de higienizar.

Espagueteira de inox com macarrão.

A espagueteira de inox é resistente e fácil de limpar. (Fonte: nitr / 123RF)

Encaixe

Como dissemos, a espagueteira é composta por duas partes: a panela principal e o escorredor. Eles funcionam por um sistema de encaixe, que deve funcionar perfeitamente bem, por isso, recomendamos que se você se atente a esse fator.

Se possível, faça o teste antes de efetuar sua compra e observe se o encaixe está correto, ou se há problemas na hora de acoplar as duas partes.

Capacidade

O tamanho e a capacidade da sua espagueteira devem estar atrelados à necessidade da sua família. Algumas opções que comportam 4,5 litros, assim como também existem aquelas que comportam 10 litros de água ou mais.

Caso você more sozinho, ou tenha família pequena, opte pelos modelos menores. No entanto, se você está sempre rodeado de pessoas em casa, uma espagueteira com ao menos 7,5 litros deverá ser necessária.

Imagem de mulher escorrendo macarrão com espagueteira.

Escolha uma espagueteira com capacidade para atender toda a família. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

Sistema de escoamento

Qual o sistema de escoamento da sua espagueteira? A maioria possui um escorredor tradicional, que acompanha o formato da panela, no entanto, existem os modelos especiais.

Alguns escorredores possuem duas, três ou até quatro divisórias. Isso permite que você cozinhe mais de um tipo de massa de uma só vez, utilizando a mesma panela.

Caso seja possível, uma opção dessas pode ser muito prática na hora de preparar mais de uma receita, pois libera espaços no fogão e ainda economiza água.

(Fonte da imagem destacada: Jeshoots-com / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.