Imagem de espirulina em diferentes apresentações.
Ultima atualização: 20 de outubro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

52Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a espirulina, um suplemento rico em proteínas, vitaminas e minerais, que beneficia tanto atletas, quando pessoas que buscam uma alimentação balanceada.

Você encontra a espirulina em diferentes apresentações, independente da escolha é preciso saber como tomar espirulina da forma correta. Quer conhecer mais sobre este superalimento? Continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra a espirulina em pó, cápsulas ou comprimidos, cada um desses suplementos é indicado para determinadas finalidades. Para saber qual escolher e como consumir, continue a leitura.
  • A espirulina é um excelente suplemento para atletas, pois ajuda a recuperar a vitalidade, aumentar o rendimento em treinos e competições e conquistar boa forma física.
  • A espirulina ajuda a combater a anemia, pois o suplemento aumenta o índice de hemoglobina nos glóbulos vermelhos, proteína responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para as células.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de espirulina: Os favoritos da redação

A Espirulina é um superalimento, com benefícios para a saúde, boa forma e beleza. Para aproveitar esses benefícios, você precisa consumir a substância regularmente através de um suplemento. Para ajudá-lo a encontrar um produto de excelente qualidade, preparamos algumas sugestões de compra abaixo:

Um suplemento rico em vitamina B12

A Espirulina da Maxinutri é um suplemento em cápsulas, ideal para quem deseja aumentar o aporte de vitamina B12 no organismo – duas cápsulas fornecem 2,5mcg, 100% da recomendação diária. O frasco vem com 100 cápsulas, suficiente para um mês de tratamento.

A preferida dos consumidores

A espirulina da Now Foods fornece 1000mg deste ativo por cápsula – a dose diária recomendada é de três cápsulas. O suplemento promove benefícios para o sistema cardiovascular e imunológico, além de cuidar da saúde dos olhos e cérebro. Cada frasco vem com 120 cápsulas.

Uma opção para quem prefere suplemento em pó

A espirulina da Mais Nutrition é um suplemento dietético em pó, que serve como fonte alternativa de proteína – a espirulina fornece mais proteína do que a carne vermelha – ideal para complementar a dieta de vegetarianos e veganos. Sugestão de consumo: Dissolva 5g em 300ml de sua bebida preferida.

Guia de Compra

A espirulina está cada vez mais popular entre aqueles que buscam qualidade de vida, principalmente atletas e pessoas fisicamente ativas, pois o consumo está associado a vários benefícios à saúde e boa forma.

Quer saber quais são esses benefícios e como incluir o suplemento em seu cotidiano? Continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher tomando um smoothie de espirulina.

A espirulina traz benefícios à saúde, boa forma e beleza. (Fonte: Dolgachov / 123RF)

O que é espirulina?

A espirulina é uma cianobactéria em forma de espiral – daí o nome – que possui uma tonalidade azul esverdeada, devido à ficocianina e à clorofila presentes em sua constituição.

A espirulina é rica em proteínas.

É utilizada como suplemento em dietas de ganho de massa muscular e emagrecimento, pois é fonte de proteínas – 57% de sua constituição é formada por esse nutriente– fibras, lipídios, ácidos graxos poli-insaturados, vitaminas e minerais.

Só para você ter uma ideia, uma colher de espirulina em pó (cerca de 7g) contém:

  • 4g de proteínas.
  • 11% da recomendação diária de vitamina B1.
  • 15% da dose diária recomendada de vitamina B2.
  • 4% da recomendação de vitamina B3.
  • 21% da recomendação diária de cobre.
  • 11% da dose recomendada de ferro.

Além de magnésio, potássio, manganês, vitamina B12, vitamina E e pequenas doses de quase todos os nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.

É importante mencionar, que há diversas espécies dessa cianobactéria, destacam-se a Spirulina Platensis e Spirulina Maxima, ambas são adequadas consumo humano como suplemento alimentar.

Conheça um pouco mais sobre a espirulina com a doutora Patrícia Leite, em um vídeo em seu canal no Youtube, que conta com mais de um milhão de inscritos:

Consumir espirulina reduz os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares?

Consumir espirulina regularmente reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, pois o suplemento auxilia no controle do colesterol LDL, triglicérides, glicose e pressão arterial.

A espirulina é capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue devido à ação da ficocianina e ácidos-graxos poli-insaturados. Essas substâncias são capazes de combater a deficiência de insulina.

foco

Você sabia que a espirulina protege o colesterol LDL? Isso ocorre, pois os antioxidantes presentes no suplemento reduzem o processo de peroxidação lipídica, condutor de várias doenças cardiovasculares.

A espirulina ajuda a controlar o colesterol ruim por causa da ação antioxidante. O suplemento também atua no controle da pressão arterial pois possui propriedade vasodilatadora.

O consumo ideal de espirulina varia de acordo com o objetivo desejado. Você pode consumir o suplemento – em pó, cápsulas ou comprimidos – uma vez ao dia ou em doses fracionadas.

  • Controle de colesterol: 1 a 8g por dia
  • Controle de glicemia: 2g ao dia
  • Controle de pressão: 3,5 a 4,5g ao dia

Essas são apenas algumas sugestões de consumo, o ideal é que você procure a orientação de um endocrinologista ou nutricionista, para que ele indique a dose recomendada de acordo com suas necessidades.

Como a espirulina fortalece o sistema imunológico?

Pessoas com baixa imunidade podem se beneficiar do consumo da espirulina, pois o suplemento estimula a atividade dos linfócitos T, que fortalecem as defesas do organismo.

Portadores de doenças autoimunes, devem consultar o médico sobre a possibilidade de consumir o suplemento de espirulina, pois ele pode interagir negativamente com alguns medicamentos.

Espirulina ajuda a tratar candidíase?

Mulheres que desenvolvem candidíase com frequência, vão se beneficiar do consumo regular da espirulina, pois o suplemento possui atividade antifúngica – a doença é causada por um fungo denominado Cândida.

Isso ocorre, pois além do fortalecimento do sistema imunológico, há um crescimento da flora intestinal, ou seja, das bactérias benéficas ao organismo, que ajudam a conter o desenvolvimento do fungo.

Imagem de mulheres de roupa íntima.

A espirulina mata o fungo causador da candidíase. (Fonte: Anna Bizon / 123RF)

É verdade que a espirulina combate a rinite?

A rinite alérgica é causada pela inflamação das vias aéreas, desencadeada por alérgenos. Nesse caso, a espirulina pode atuar como um tratamento alternativo nas crises de rinite.

Um estudo comprovou que o consumo diário de 2g de espirulina reduz a congestão nasal, prurido e espirros alérgicos.

Espirulina é um bom suplemento para quem pratica atividades físicas?

Quem pratica atividades físicas pode consumir espirulina, pois o suplemento aumenta a força muscular e a resistência, enquanto os antioxidantes minimizam o estresse oxidativo induzido pela pratica dos exercícios.

Diogo CíricoNutricionista

“A suplementação melhora consideravelmente a resposta orgânica na recuperação dos tecidos depois dos exercícios.”

Além disso, o alto teor de proteínas faz da espirulina, o suplemento ideal para quem deseja ganhar massa muscular – o macronutriente é fundamental para a reparação e construção do tecido muscular.

Além disso, o suplemento é fundamental para quem busca uma dieta equilibrada e saudável. Com o consumo regular de espirulina, você vai conquistar um físico forte e esbelto.

A dose diária recomendada varia de 2 a 7,5g e o consumo deve ser feito no pós-treino, acompanhado de uma fonte de carboidrato. Dessa forma, você consegue otimizar o aumento de massa magra.

Imagem de uma moça com roupas de academia.

O suplemento de espirulina é um excelente pós-treino. (Fonte: Nathan Cowley / Pexels)

É verdade que espirulina ajuda a emagrecer?

A deficiência de nutrientes estimula a fome, como uma tentativa do próprio organismo de equilibrar a carência. Consumir o suplemento de espirulina irá suprir boa parte das necessidades nutricionais diárias.

Esse já é um dos motivos de consumir espirulina para evitar o ganho de peso. Outra razão é que a espirulina age como um inibidor de apetite natural, pois proporciona sensação de saciedade (a digestão das proteínas é lenta).

Outra vantagem relacionada ao consumo da espirulina é a redução de peso devido ao aumento da atividade de lipase lipoproteica (LPL), que atua na modulação das reservas de gordura do organismo.

Para quem quer emagrecer, a dose diária recomendada é de 2,8g, independente da apresentação do suplemento. Você pode fracionar a dose e ingerir o suplemento antes das principais refeições.

Imagem de uma mulher medindo a cintura.

A espirulina atua como um inibidor de apetite natural. (Fonte: Deedee86 / Pixabay)

É importante mencionar que a espirulina é um complemento alimentar, portanto não substitui as refeições. E você só vai emagrecer, se aliar o consumo do suplemento com a prática regular de exercícios físicos e reeducação alimentar.

Quais são os benefícios estéticos da espirulina?

Além de todas as propriedades da espirulina para a saúde e boa forma, o suplemento também apresenta propriedades na área da beleza.

Por ser rica em minerais, vitaminas e aminoácidos, a espirulina auxilia no fortalecimento e crescimento capilar. O consumo do suplemento também é recomendado para quem sofre de queda de cabelo.

O suplemento também fortalece as unhas e age como um creme antirrugas devido à concentração de clorofila, ácido linoleico e vitamina E.

O suplemento de espirulina é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças, pessoas alérgicas a frutos do mar e fenilcetonúricos.

Critérios de compra: Fatores para comparar os suplementos de espirulina

Depois de conhecer todos os benefícios da espirulina, você só precisa introduzir o suplemento em seu cotidiano. Para encontrar um produto que atenda às suas necessidades, analise as seguintes características:

  • Cápsulas, comprimidos ou pó
  • Platensis ou Maxima
  • Volume da embalagem
  • Certificação de qualidade

Vamos explicar cada um dos critérios ao longo desta seção, acompanhe.

Cápsulas, comprimidos ou pó

Se o seu objetivo é adicionar a espirulina como um suplemento nutricional natural, você deve investir na versão em cápsulas ou comprimidos. A diferença entre elas é a absorção, que é mais rápida no caso das cápsulas.

Algumas sugestões de consumo: De duas a quatro cápsulas por dia, preferencialmente antes das principais refeições, se você quer emagrecer. Uma cápsula após o café da manhã e outra após o jantar, como complemento alimentar na prática de exercícios físicos.

Outra opção é consumir a espirulina em pó. Para quem pratica musculação é indicado ingerir de 2 a 7,5 gramas ao dia, isso equivale a uma colher de espirulina, que pode ser dissolvida em suco ou vitamina, para deixar o sabor mais atrativo ao paladar.

Ainda em dúvida sobre qual apresentação é ideal para você? Confira a tabela comparativa abaixo:

Espirulina em pó Espirulina em cápsulas/ Comprimidos
Recomendação de uso Suplemento dietético Suplemento nutricional
Dose diária recomendada De 2 a 9g De duas a quatro cápsulas
Diferencial Você pode dissolver em alimentos e bebidas Facilidade de consumo

Platensis ou Maxima

Você encontra suplementos de espirulina derivados de duas espécies: Arthrospira Maxima, originada da América Central, ou Arthrospira Platensis, espécie comum na África, Ásia e América do Sul.

As diferenças entre as duas espécies é a que a Spirulina Platensis possui grau de pureza maior e uma quantidade de aminoácidos superior à Spirulina Maxima.

Volume da embalagem

Você encontra a espirulina em pó em embalagens com 500g ou 1Kg, que rendem 50 e 100 porções, respectivamente. Já a espirulina em cápsulas/ comprimidos é vendida em embalagens com 30 a 1.000 comprimidos.

A quantidade de cápsulas por frasco varia de acordo com a marca. Antes de escolher um suplemento, avalie a quantidade de cápsulas por dose.

Certificação de qualidade

Independentemente da apresentação que você escolher, é importante certificar-se sobre a qualidade e pureza da espirulina que você consome, pois assim como qualquer suplemento com matéria-prima originária do oceano, é importante comprar um produto livre de contaminação.

De modo geral, quando o suplemento é de boa procedência, traz diversos benefícios para a saúde.

(Fonte da imagem destacada: Tashka2000 / 123RF)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.