Foto uma esponja de maquiagem roxa, ao lado de um pincel, uma paleta de sombras e um blush.
Ultima atualização: 19 de maio de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

60Comentários coletados

Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos falar sobre um produto clássico, que não pode faltar na sua nécessaire: a esponja de maquiagem!

Caso você ainda não a conheça e esteja se perguntando qual a sua finalidade, a resposta é simples: ela serve para aplicar algumas makes de forma a deixar um aspecto mais uniforme na pele.

Neste guia vamos te explicar qual a esponja ideal para cada produto, além de te contar porque vale a pena investir em seu uso.




Primeiro, o mais importante

  • A esponja de maquiagem é um desses produtos que facilita a rotina de make! Ela é usada para aplicar bases, corretivos, pós e até blushes de forma bastante uniforme!
  • A sua principal vantagem é a garantia de uma pele natural, e isso é ainda mais notável quando a esponja é umedecida antes de ser utilizada.
  • Ela possui diversos formatos e cada um deles é especifico para um tipo de cosmético.

Melhores esponjas de maquiagem

Kit com duas esponjas de qualidade

Este é um produto que ganha não só em qualidade, mas também em custo benefício. Trata-se de um pack com duas esponjas de maquiagem perfeitas para aplicação de bases e corretivos.

Uma delas possui formato anatômico e a outra formato de gota, sendo que ambas possuem excelente funcionalidade. Elas podem ser usadas secas ou úmidas, de acordo com a preferência de cada um.

Por fim, são livres de látex e feitas de material facilmente lavável, além do precinho que vale super a pena!

Esponja para bases, corretivos e pós

A esponja de maquiagem da Océane garante uma make bem espalhada, uniforme e aderida à pele de forma natural. Ela é ideal para bases, corretivos e até pós.

Ela imita os poros da pele e ainda possui formato ergonômico com pontas diferentes para facilitar a aplicação do produto em todos os cantos do rosto.

Excelente esponja clássica

Se você ama a esponja clássica, em formato de gota, esta é uma ótima escolha. Ela é feita de material lavável, de alta qualidade, e também pode ser usada com bases e corretivos.

Além de oferecer acabamento perfeito, ela ainda possui um preço super acessível! Demais, né?

Guia de compra

Agora que nós já conhecemos as melhores opções de esponjas de maquiagem do mercado, vamos conversar sobre a utilidade deste produto.

No guia abaixo você irá encontrar todas as informações necessárias sobre o seu uso, além de dicas incríveis para garantir a make perfeita!

Foto com blur, que mostra uma mulher com blusa de gola alta vermelha se olhando em um pequeno espelho de maquiagem, enquanto segura algum objeto.

A esponja de maquiagem é a ferramenta mais prática para espalhar bases e corretivos, e uniformizar o tom da pele. (Fonte: Rawpixel.com/ Pexels)

O que é uma esponja de maquiagem?

A esponja de maquiagem é um aplicador de produtos cheio de benefícios. Trata-se, basicamente, de uma pequena esponja idealizada para aplicar bases líquidas e cremosas, corretivos e até alguns pós compactos e blushes.

Elas são encontradas em formatos diversos, com pontas arredondadas ou retas, variando de acordo com o produto o qual seu uso é indicado.

As esponjas possuem manuseio simples e bom custo benefício. Elas podem ser utilizadas secas, mas quando úmidas oferecem melhor acabamento e ainda dificultam que o produto seja desperdiçado e absorvido pela própria esponja.

Quais as vantagens da esponja de maquiagem?

Apesar do pincel de maquiagem ser um velho conhecido das apaixonadas por make, a esponja oferece um resultado mais homogêneo e aspecto mais natural à pele.

Ela é muito fiel ao que cumpre e uniformiza os produtos utilizados para o preparo da pele, garantindo que os tons fiquem bem equilibrados.

Além disso, é bastante simplista! Não é necessário tem conhecimentos profundos sobre maquiagem para se dar bem com a esponja. Basta utiliza-la dando leves batidinhas ao rosto que você notará o resultado!

De maneira geral, é um produto prático, funcional e reutilizável, no entanto, é importante que você saiba que a esponja deve ser higienizada frequentemente para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Inclusive, apesar de ter excelente durabilidade e poder ser usada muitas vezes, é importante que você saiba que ela deve ser trocada de tempos em tempos, de acordo com o desgaste, uma vez que ela pode perder a aderência.

Para facilitar o entendimento, montamos uma tabela pontuando quais as vantagens e as desvantagens da esponja de maquiagem:

Vantagens
  • Resultado homogêneo e pele uniforme
  • Pele com aspecto mais natural
  • Fácil de usar
  • Bom preço
  • Reutilizável
Desvantagens
  • Precisa ser higienizada com frequência
  • Deve ser substituída de tempos em tempos

Quais os tipos de esponjas de maquiagem?

Versatilidade tem tudo a ver com a esponja de make! Existem opções em vários formatos diferentes, e cada um deles é indicado para ser usado com um produto específico.

Pra não te restar nenhuma dúvida, vamos explicar melhor quando você deve usar cada um dos principais tipos de esponjas!

Gota

Uma das mais amadas e usadas entre as esponjas. Ela é perfeita para a aplicação de bases justamente por possuir duas extremidades diferentes: uma bem larga e outra bem fina.

A parte inferior, que é mais larga, é ótima para espalhar a base pelas maiores áreas do rosto, como bochechas e testa. Já a ponta, que é mais fininha, é ideal para alcançar os locais mais difíceis, como o cantinho do olho.

Triangular

As esponjas triangulares costumam ser menores e algumas são até mesmo descartáveis. Elas são indicadas para aplicação de corretivo, justamente pelo formato com pontas afinadas.

Mini gota

Outra esponjinha ótima para aplicação de corretivos são as mini gotas. Trata-se de uma versão bem reduzida da gota tradicional, porém fincadas em um cabo para facilitar o manuseio.

Devido ao tamanho, elas conseguem acessar com facilidade os cantinhos dos olhos.

Plana

A esponja plana já é utilizada há muitos anos para aplicação de pó compacto de forma a não deixar o rosto ficar muito marcado. Alguns pós, inclusive, já acompanham uma unidade desta esponja.

Redonda e achatada

Apesar de não ser a mais comum, a esponja redonda e achatada vai agradar muito quem ama um bom contorno.

Ela é indicada justamente para fazer o contraste de tons no rosto e marcar áreas como maxilar e nariz, usando bases, pós e até mesmo blushes.

Algumas podem ser encontradas também fincadas em cabos, pois nesse caso há necessidade de maior firmeza no traço.

Gota Triangular Mini gota Plana Redonda e achatada
Indicação Base Corretivo Corretivo Pó compacto Pós, bases e blushes para contorno
Tamanho Grande Pequena Pequena Média Média ou grande

Quanto custa uma esponja de maquiagem?

Como vocês já devem estar imaginando, as esponjinhas oferecem bom custo benefício, até porque, vale lembrar, que praticamente todas elas são reutilizáveis.

Apesar de haver variação de preços de acordo com a marca e com o formato da esponja, não é um produto caro. Uma unidade custa, em média, entre R$15 e R$35. Justo, né?

Onde comprar uma esponja de maquiagem?

Por se tratar de um produtinho super popularizado no universo da maquiagem, encontrar uma boa opção de esponja não é tarefa difícil.

As lojas de cosméticos como a Sephora, a The Beauty Box, e a Época Cosméticos oferecem enorme variedade do produto em diferentes formatos e tamanhos.

Existem também as lojas de departamento, como as Lojas Americanas, que possuem uma sessão especial para produtos de beleza e vendem esponjas de make.

Caso você busque um local de mais fácil acesso, pode ir até alguma farmácia maior. Lá, você deve encontrar algumas opções, mais sem muita variedade.

Se você preferir, pode ir até uma unidade de alguma marca, como a Maybelline, Contém 1g, Natura, MAC Cosmetics, Quem Disse Berenice, Dior, Chanel, O Boticário e tantas outras.

Por fim, se você é do time da compra online, além dos próprios sites das marcas, você pode comprar batons na Amazon, na Beleza na Web e até no Mercado Livre.

Foto de três esponjas de maquiagem na diagonal, nas cores roxo, preto e rosa, em uma superfície com uma divisão também na diagonal, com as cores azul e coral.

Se você gosta de deixar os processos de pele da maquiagem com um aspecto mais natural e homogêneo, o uso da esponja é uma ótima escolha. (Fonte: Ray Piedra/ Pexels)

Critérios da compra: como comparar as esponjas de maquiagem

Por mais simples que um produto seja, é importante que você seja criterioso na sua escolha para não correr o risco de se arrepender da compra. Com a esponja de maquiagem não é diferente.

Selecionamos alguns fatores que devem ser observados pois podem fazer toda diferença na sua esponjinha. Dê uma olhada:

Agora vamos te explicar um pouquinho melhor o que cada um desses pontos significa.

Formato

Já conversamos sobre os diferentes formatos da esponja de make e tudo que isso implica, porém é interessante reforçar que você precisa saber muito bem que produto você quer aplicar na pele antes de comprar sua esponja.

Se você pretende aplicar base e pó, por exemplo, deverá comprar duas esponjas diferentes, cada uma específica para um tipo de cosmético.

Essa é o fator mais importante na hora da sua compra, pois o formato correto faz toda a diferença no resultado final, viu?

Firmeza

É muito importante que sua esponja seja firme. E nesse quesito também devemos destacar que há uma grande diferença entre dura e firme, uma vez que esponjas duras demais podem até te machucar!

A esponja firme garante aplicação uniforme e baixa absorção do produto. Caso você opte por um modelo muito macio, você provavelmente vai acabar desperdiçando seu cosmético, além de correr o risco de não conseguir o efeito esperado.

https://www.instagram.com/p/BwKeJ8PDrOm/

Textura

Estamos lidando com a sua pele, né? E você não deve se esquecer disso nem na hora de comprar a sua esponja de maquiagem dos sonhos.

A textura da sua esponjinha deve ser agradável e em hipótese alguma áspera, pois isso pode acarretar irritações na pele de pessoas mais sensíveis.

Sempre antes da compra faça um teste com a esponja no dorso da mão e observe se ela é confortável. Saúde em primeiro lugar, ok?

Cor

Apesar deste ser um quesito 100% estético, nós achamos importante citá-lo. Hoje em dia é fácil encontrar esponjinhas em cores variadas: tanto em tons mais abertos, quanto em tons mais fechados.

A ideia da maquiagem é se divertir, por isso, se possível, opte por uma cor que te agrade e que você se sinta conectada! Nada como uma penteadeira bem a sua cara!

(Fonte da imagem destacada: Beata Dudová/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.