Praticar esportes é algo que faz parte da rotina da humanidade há séculos, e existem diversos motivos que levam uma pessoa ou um grupo delas a dedicar parte de seu tempo a atividades físicas diversas. Seja apenas para manter a boa forma ou para sentir o gostinho da competição, todos os dias bilhões de pessoas saem de casa no intuito de jogar bola, correr, levantar peso ou praticar uma modalidade que nem sequer é conhecida no mundo inteiro.

Artigos

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Mountain bike
Lucas Ayres em Bicicletas e acessórios

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O texto de hoje é sobre mountain bike, também conhecido como MTB, a bicicleta própria de uma das modalidades mais populares de pedalada do Brasil. Além de poder entrar no mundo e nas […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Ômega 3-6-9
Lucas Ayres em Suplementos

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje falaremos sobre o ômega 3-6-9, o suplemento com três das mais importantes substâncias que atuam no corpo humano. O suplemento de ômega 3-6-9 acumula os benefícios dos três compostos e fundamentalmente auxilia […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Colete esportivo
Lucas Ayres em Esportes

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar tudo sobre o colete esportivo, o acessório que agrega organização, praticidade e conforto à prática esportiva, de peladas de fim de semana a competições variadas. O produto é a solução […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Bomba de encher bola
Lucas Ayres em Esportes

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje é dia de falarmos da bomba de encher bola, o acessório esportivo que é praticamente obrigatório em qualquer bate-bola, seja a bola que for. Com uma bomba de encher bola, você tem um […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Bola de rugby
Andrey Duarte em Esportes

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre a bola de um esporte que embora não seja o mais popular por aqui, chegou ao Brasil no século XIX: a bola de rugby. Quem vê pela primeira vez, pode […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Luva esportiva
Paula Diniz em Esportes

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Se você está pretendendo comprar uma luva esportiva, mas não sabe por onde começar para escolher a melhor marca, tipo e modelo para suas necessidades, esse artigo é para você. Muito utilizadas em […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Bicicleta BMX
Danielle Assis em Bicicletas e acessórios

Quem gosta de esportes radicais já ouviu falar do BMX e da pequena bicicleta BMX, que é capaz de atingir altas velocidades e realizar uma infinidade de manobras. Pois é ela a estrela do texto de hoje, seja bem-vindo ao […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Kit funcional
Paula Diniz em Academia

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher o kit funcional, um conjunto de equipamentos fundamentais para quem pretende treinar ou ministrar treinos desta modalidade. Mesclando itens para desenvolver agilidade, força, resistência […]

Abrir artigo
26 de outubro de 2020
Bola de tênis
Andrey Duarte em Esportes

A ReviewBox Brasil te dá boas vindas e traz hoje uma seleção incrível dos melhores modelos de bola de tênis do mercado para você marcar um ace nas quadras! O tênis é muito mais do que uma bolinha para lá […]

Página 1

Mais do que praticar, assistir a competições esportivas também é uma tradição desde sempre e em todas as partes do globo. Onde há uma disputa, há sempre alguém interessado em saber quem vai ganhar e quem vai perder. No Brasil, o futebol segue sendo o principal dono dos corações esportistas, mas modalidades como o basquete, a corrida e as lutas também têm seu espaço nesse universo.

Nesta página, vamos esclarecer dúvidas sobre os esportes mais populares e explicar porque eles são a maneira mais divertida de manter a boa forma. Além disso, aqui você também vai encontrar artigos sobre os principais acessórios necessários para uma prática saudável e confortável das principais modalidades esportivas e exercícios físicos em geral.

Primeiro, o mais importante

  • Ainda que o esporte mais praticado no Brasil siga sendo o futebol, outras modalidades, como corrida e ciclismo, vêm ganhando cada vez mais adeptos no país.
  • O esporte traz benefícios para qualquer pessoa, e essas vantagens podem ser divididas em dois grandes grupos: benefícios para o corpo e para a mente.
  • Manter-se em forma é mais importante – e mais difícil – do que alcançar uma boa forma. Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar nessa missão.

Tudo sobre seus esportes favoritos

Falar sobre esportes em geral significa tratar de um universo enorme, quase imensurável. Dezenas de modalidades, centenas de competições, milhões de atletas, bilhões de dólares… Os números envolvendo o esporte no Brasil e no mundo não param de crescer. Mesmo assim, nas linhas a seguir, vamos responder a algumas das perguntas mais comuns do brasileiro quando o assunto é esporte.

Imagem mostra meninos jogando futebol com colete esportivo.

Do futebol ao tênis de mesa, milhões de brasileiros praticam esportes todos os dias. (Fonte: matimix / 123rf)

Quais os esportes mais praticados no Brasil?

Essa pergunta pode parecer óbvia, já que o futebol segue sendo o grande queridinho dos esportistas no país. Mas quais são as outras modalidades mais praticadas? No último grande diagnóstico realizado pelo Ministério dos Esportes, em 2013 , nove modalidades receberam mais do que 2% das respostas à pergunta “Quais esportes você pratica?”. São eles:

  1. Futebol: 42,7%
  2. Caminhada: 8,4%
  3. Vôlei: 8,2%
  4. Academia: 5,1%
  5. Natação: 4,9%
  6. Corrida: 4,1%
  7. Futsal: 3,4%
  8. Musculação: 3,2%
  9. Ciclismo: 2,9%

Estima-se que mais de 30 milhões dos brasileiros praticam futebol regularmente, seja em campos de grama ou quadras society. Ainda assim, o aumento no número de praticantes de modalidades como corrida, caminhada e ciclismo pode ser notado nas ruas a cada ano, no país inteiro.

Quais os portais de esportes mais acessados?

Grande parte das pessoas que buscam pelo termo “esportes” na internet está procurando notícias sobre competições, resultados de jogos e novidades sobre seu time e modalidade preferidos. Tanto é que, no Google, o principal buscador da internet, a busca pela palavra “esportes” traz, na primeira página, resultados com os principais portais de notícias esportivas do país. São eles:

  • GloboEsporte.com
  • Terra Esportes
  • UOL Esporte
  • MSN Esportes
  • R7 Esportes
  • Lance

Quais os principais aplicativos para acompanhar os esportes?

Antigamente, para ficar sabendo do resultado de um determinado jogo, às vezes era necessário esperar o telejornal da noite ou o jornal de papel do dia seguinte. Hoje, a tecnologia nos faz ter qualquer resultado ao alcance de um celular. Nesse sentido, os aplicativos voltados para o esporte informam sobre competições do mundo inteiro, de todas as modalidades.

Esses são alguns dos principais aplicativos para quem quer ficar ligado em tudo o que acontece no mundo dos esportes:

App Resultados de Disponível para
365 Scores Futebol e outros 8 esportes IOS e Android
ESPN 10+ esportes, principalmente americanos IOS e Android
One Football Futebol IOS e Android
Futebol Interior Futebol Brasileiro e Internacional IOS e Android

Quais os principais benefícios da prática de esportes?

A lista de benefícios da prática esportiva para pessoas de todas as idades é praticamente incontável. Se fosse preciso resumir essa lista em um só ponto, uma boa maneira de começar seria citando uma frase cunhada pela OMS, a Organização Mundial da Saúde:

OMSOrganização Mundial da Saúde

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade.”

Mas por que citamos uma frase da OMS que nem sequer fala de esportes?

Porque a frase fala sobre saúde, e com certeza praticar esportes faz bem à saúde. Como dito pela Organização, para estar saudável, é preciso conciliar o bem-estar do corpo e da mente. Dividimos, portanto, as vantagens da prática esportiva em dois grandes grupos:

  • Benefícios para o corpo
  • Benefícios para a mente

Abaixo, vamos falar sobre cada um desses grupos em detalhes.

Benefícios do esporte para o corpo

  • Adeus colesterol ruim. A prática de exercícios em geral aumenta o colesterol HDL, chamado de colesterol bom, e diminui os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim.
  • Músculos fortalecidos. Atividades físicas regulares mantêm os músculos fortalecidos. Estes, por sua vez, fazem com que a pessoa se movimente melhor e sinta uma menor sensação de cansaço.
  • Ossos fortes. Praticar esportes constantemente ajuda o corpo a construir e fortalecer a massa óssea, bem como as articulações.
  • Coração e pulmão em dia. Praticando esportes, seu fôlego vai aumentar e muito. Isso significa que seus pulmões estarão trabalhando com mais qualidade e que o coração, por sua vez, será que capaz de bombear o sangue na quantidade e qualidade devida.
  • Sono de qualidade e preguiça para longe. Vários estudos, incluindo alguns de renomadas faculdades americanas e europeias, garantem que a prática de pelo menos 30 minutos de exercícios por dia garantem um sono melhor. Além disso, quem pratica esportes sabe que quanto mais você se exercita, menos preguiça sente.

Benefícios do esporte para a mente

  • Melhora no humor. A prática de esportes faz o corpo liberar substâncias químicas que fazem a pessoa sentir-se mais feliz e relaxada.
  • Mais concentração, mais memória. Muitos estudos já mostraram que a prática esportiva regular (pelo menos 30 minutos por dia, 3 a 5 vezes por semana) estimula o cérebro a ponto de deixar a pessoa mais concentrada e com a memória mais afiada.
  • Redução no estresse. Mais um fato comprovado por diversos estudos. O exercício físico reduz o estresse no corpo porque estimula a produção de endorfina, o chamado “hormônio da felicidade”.
  • Autoestima e autoconfiança. A prática de esportes melhoram a confiança e a autoestima. Quando mais você pratica esportes e suas habilidades e resistência aumentam, você confia mais em si mesmo, e leva essa sensação para as outras tarefas diárias, seja no trabalho ou em casa.
  • Convívio com outras pessoas. No caso dos esportes coletivos, um benefício extra é o convívio regular com outras pessoas, que faz bem para a mente de diversas formas: você se distrai, faz novos amigos e para de pensar nos problemas pelo menos durante a prática da atividade.
Corredor amarrando o cadarço do tênis.

Atletas de vários esportes, se beneficiam com os efeitos prática esportiva. (Fonte: Alexander Redl / Unsplash)

Quais são os esportes olímpicos?

A edição de 2020 dos jogos Olímpicos será realizada em Tóquio, no Japão, e vai contar com 36 modalidades, sendo que algumas serão em modo apresentação (sem contar pontos no quadro de medalhas) e outras farão sua estreia nas Olimpíadas. Confira a lista completa:

Atletismo Badminton Basquete Beisebol/Softball
Boxe Canoagem Caratê Ciclismo
Esgrima Escalada Futebol Ginástica
Golfe Halterofilismo Handebol Hipismo
Hóquei Judô Wrestling Natação Artística
Natação Pentatlo moderno Polo Aquático Remo
Rugby Saltos Ornamentais Skate Surfe
Taekwondo Tênis Tênis de Mesa Tiro
Tiro Trialto Vela Vôlei

Quais são os esportistas mais bem pagos do mundo?

Todos os anos, a Forbes, uma das principais publicações de economia do mundo, divulga uma lista com os 100 atletas mais bem pagos dos últimos 12 meses. Esses valores levam em conta salários, bônus, prêmios em dinheiro e uma estimativa dos patrocínios recebidos por cada um. Na última lista, divulgada em 2019, esses foram os 8 atletas ocupantes das primeiras colocações no ranking:

Atleta Esporte País Equipe Ganhos totais em US$
Messi Futebol Argentina Barcelona 127mi
Cristiano Ronaldo Futebol Portugal Juventus 109mi
Neymar Futebol Brasil PSG 105mi
Canelo Alvarez Boxe México - 94mi
Roger Federes Tênis Suíça - 93,4mi
Russel Wilson Futebol Americano EUA Seattle Seahawks 89,5mi
Aaron Rodgers Futebol Americano EUA Green Bay Packers 89,3mi
LeBron James Basquete EUA Los Angeles Lakers 89mi

Quem pode praticar esportes radicais?

Na prática, não há impedimentos claros para que alguém possa ou não praticar uma modalidade considerada radical. Primeiro, é importante ressaltar que a definição do que é ou não um esporte radical tampouco é exata. O termo surgiu nos anos 90, e foi popularizado com a criação dos X Games, um evento que reúne modalidades alternativas.

O termo “esporte radical” ganhou força com a criação dos X Games, na década de 90.

Ainda que não exista uma lista exata do que é ou não esporte radical, consideram-se modalidades desse grupo aquelas em que existem mais fatores que não podem ser controlados por pessoas, principalmente fatores naturais, como vento, ondas ou as condições de um terreno.

A média de idade dos amantes e praticantes dos esportes radicais costuma ser menor do que a média geral, mas jovens, adultos e até idosos podem se aventurar, é claro, sempre sob a vigilância de um médico e com exames em dia, já que o ritmo cardíaco e as injeções de adrenalina geralmente são muito altas nessas modalidades.

Ou seja, em resumo, quem pode praticar esportes radicais? Depende da modalidade e do estado de saúde de cada indivíduo. Quer começar em alguma dessas modalidades? Procure um grupo próximo de sua cidade que já a pratique e certifique-se de ir ao médico para garantir que sua saúde está em dia para o exercício desejado.

Imagem em preto e branco mostra uma pista com um skate em destaque e um skatista andando sobre ele.

21 de fevereiro de 2020

Imagem mostra um longboard com duas rodas apoiadas lateralmente no chão, deixando a pintura do shape à mostra.

1 de fevereiro de 2020

O que você precisa saber sobre estar em forma

Estar em forma é o desejo da maioria das pessoas. Ter um corpo sarado e poder praticar exercícios regularmente sem aquela sensação de cansaço está na lista de objetivos de homens e mulheres do mundo inteiro. Mas o que é, de fato, ter uma boa forma? Essa é uma questão de saúde, estética ou os dois?

Abaixo, vamos responder as perguntas mais frequentes sobre boa forma. Além disso, nos artigos desta seção, você vai encontrar dicas e acessórios para conseguir levar uma vida saudável e atingir, de uma vez por todas, a “boa forma” tão desejada.

Na foto três mulheres em cima de plataformas vibratórias.

Para estar em forma, os dois elementos chave são os exercícios e a boa alimentação. (Fonte: kzenon / 123rf.com)

O que é necessário para alcançar uma boa forma?

Alcançar uma boa forma não deve ser seu único objetivo. Mais do que chegar lá, é preciso ter um plano para manter uma forma física saudável. Para isso, os dois principais pontos são muito claros:

  • Prática de exercícios físicos
  • Alimentação saudável

Em ambos os casos, estamos falando de mudanças em sua vida que não podem durar apenas dias ou meses. A chave para alcançar e manter uma boa forma está em criar hábitos saudáveis, como incorporar exercícios na rotina e segurar a onda na alimentação. Vamos a algumas dicas práticas de como chegar lá:

  • Entenda-se. De nada vai adiantar você buscar entrar em forma correndo se você nunca gostou nem de caminhar. Cortar todo o chocolate da dieta será um martírio se você é apaixonado por doces. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para entrar em forma. Você precisa adaptar a alimentação e os exercícios aos seus gostos. Esse precisa ser um caminho que te dê prazer e que se torne um hábito, algo que você faz naturalmente.
  • Planejamento é tudo. De nada ainda pensar em “comer melhor” e “fazer mais exercícios” se você não tiver um plano claro para isso. Pense no que – e em como – você pode melhorar sua alimentação. Você tem tempo de cozinhar em casa? Quem sabe vale a pena procurar um delivery mais saudável? Sobre exercícios, comece a semana sabendo quando e onde você vai praticá-los. Por exemplo: segunda, quarta e sexta, academia; terça e quinta caminhada. Faça chuva ou faça sol, o plano precisa ser levado à risca.
  • Não é preciso ser perfeito o tempo todo. Manter uma alimentação saudável não quer dizer que você nunca vai poder comer uma pizza ou tomar uma cervejinha no final de semana. O segredo está em saber dosar, escolhendo a hora certa para “sair da linha”. O mesmo serve para os exercícios: você não precisa viver dentro da academia ou correr 10 quilômetros por dia. Tinta minutos de exercícios, de 3 a 5 vezes por semana, já podem fazer uma diferença incrível.
  • Acompanhe sua evolução. Números não mentem. Procure estar ciente de sua situação (peso, IMC, etc.) e acompanhe sua evolução ao longo da mudança de hábitos. Além de ajudarem a manter o foco, os números também servem como forma de motivação a cada pequena conquista.
Imagem de um prato com alimentos saudáveis.

A alimentação mais saudável precisa ser um hábito, não um objetivo temporário. (Fonte: Brooke Lark / Unsplash)

Por que é importante estar em uma boa forma física?

Como citamos, estar em uma boa forma é importante para o corpo e para a mente. Confira algumas das principais vantagens de viver uma vida saudável e ter um corpo em forma:

Vantagens
  • Você fica mais disposto
  • Evita dores no corpo
  • A qualidade do sono melhora
  • Previne doenças
  • Melhora índices, como de glicose e colesterol
  • Melhora a autoestima pelo aspecto físico
Desvantagens
  • Não há nenhum problema em estar em forma.

Como voltar à boa forma depois da gravidez?

Sem dúvida alguma a gravidez é um dos momentos mais desafiantes na vida das mulheres. E uma das questões mais recorrentes após o parto é: como vou ter meu corpo de volta?

Isso acontece porque uma gestação muda completamente o corpo e o metabolismo feminino, e ambos não voltam a ser o que eram do dia para a noite quando a criança nasce. No entanto, existem maneiras de acelera a volta da boa forma depois da gravidez. Vamos listar as principais a seguir:

  • Comece a se cuidar durante a gravidez. Controle seus hábitos e o ganho de peso durante a gestação. Os médicos recomendam um ganho de 11 a 15 quilos durante esse período. Além disso, ingerir 300 calorias a mais por dia já é suficiente. Ou seja: não é preciso comer tudo x2.
  • Exercício durante a gravidez SIM! Você não precisa parar de se exercitar enquanto estiver com seu pequeno no ventre. Claro, o exercício precisa ser moderado e sempre acompanhado de perto pelo seu médico, mas manter a rotina de movimentação do corpo ajuda e muito a voltar à forma depois do parto.
  • Amamente. O ato de amamentar tem inúmeras vantagens para a criança e sua relação com a mãe. Mas, tratando especificamente do corpo e da saúde da mulher, amamentar faz com que a mulher gaste uma média de 750 calorias por dia. Sabe aquela aula na academia em que você sai toda suada? Amamentar emagrece ainda mais!
  • Beba água. Hidratar-se é fundamental em qualquer estágio da vida, mas após o parto e durante a amamentação, tomar água ajuda na produção de leite, melhora o funcionamento dos rins e, de quebra, ajuda a melhor o aspecto inchado da barriga.
  • Controle a ansiedade. As mudanças hormonais podem ser um vilão e tanto na busca pela volta à forma ideal depois da gravidez. A ansiedade é um dos sintomas mais recorrentes, mas apelar à geladeira nessas horas não pode ser uma opção. Busque conversar mais com suas amigas, faça uso de práticas como yoga ou meditação e, se preciso, procure a ajuda de um psicólogo.
foco

Você sabia que é mito o fato de que grávidas não podem comer peixe cru?

Não há nenhum estudo ou recomendação que restrinja complemente a ingestão deste alimento por gestantes. Claro, sempre que se come peixe cru, existe a preocupação com a salmonela e E. coli, causas comuns de infecções intestinais. Mas esse risco vale para todas as pessoas, não só para as grávidas.

Ou seja, a recomendação para as gestantes é a mesma recomendação geral: quando quiser comer um sushi ou sashimi, procure lugares confiáveis, onde o peixe e todos os alimentos sejam muito bem lavados e frescos.

Como se manter em forma depois dos 40 anos?

A idade não pode ser uma desculpa. Manter a forma depois dos 40 anos é tão importante quanto se preocupar com isso aos 20 ou aos 30. O que muda, é claro, é a intensidade dos exercícios e os cuidados com a saúde, como a presença mais constante nos consultórios médicos para ter certeza de que os exames estão em dia.

Saber lidar com o estresse, maneirar na bebida e nos alimentos gordurosos e manter uma rotina de exercícios, ainda que não tão intensa, são as principais maneiras de se manter em forma depois dos 40 anos.

Lembre-se: a expectativa de vida do brasileiro, atualmente, chega perto dos 80 anos. Por tanto, chegar aos 40 não pode ser motivo de desespero: você está só na metade do caminho!

Imagem de homem em academia verificando informações em pulseira mi band.

Cuidar da saúde precisa ser uma prioridade depois dos 40. (Fonte: kantver / 123RF)

Qual a importância dos suplementos para manter a forma?

Dependendo de seu objetivo (perder peso, ganhar músculos, etc.) a ingestão de alguns suplementos alimentares pode ser um aliado e tanto na missão. Os suplementos são maneiras de ingerir todos os nutrientes necessários quando não é possível fazê-lo apenas com a alimentação “comum”.

Essas são algumas das principais tarefas em que uma suplementação adequada pode ajudar:

  • Melhora do humor;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Melhora do desempenho físico;
  • Mais rapidez na recuperação muscular;
  • Aumento do metabolismo;
  • Melhora na absorção de minerais e vitaminas;
  • Melhora na proteção aos ossos e ligamentos.