Espremedor de laranja manual e pequeno, em aço inox, com laranja sendo espremida e vários pedaços cortados de laranja ao redor.

Imagine poder tomar um suco de laranja natural e fresquinho a qualquer hora do dia. Sem esforço, sem sujeira e sem perder tempo. Se esse é o seu desejo, seja bem-vindo ao ReviewBox! Hoje vamos te apresentar as últimas novidades de um utensílio já conhecido por todos: o espremedor de laranja.

Substituído pelos sucos de caixinha por muito tempo, agora o suco natural volta aos lares brasileiros. A tecnologia e a procura por hábitos mais saudáveis ajudaram nesse retorno. E, por isso, hoje é possível encontrar diferentes modelos de espremedor de laranja, com diferentes funções e facilidades. Para ajudar você a fazer a escolha certa, vamos mostrar neste artigo todos os fatores que você deve considerar antes de realizar sua compra.



Primeiro, o mais importante

  • Pensando nos benefícios para a saúde, cada vez mais as pessoas retomam o antigo hábito de fazer o próprio suco com o espremedor de laranja.
  • Apesar de existirem utensílios modernos que preparam variados tipos de sucos, os espremedores ainda são os mais eficientes para fazer suco de frutas cítricas.
  • A tecnologia avançou e hoje é possível fazer o seu suco com espremedor de frutas manual ou automático, de forma simples, rápida e sem bagunça.

Você também pode gostar:

Os melhores espremedores de laranja: Nossos favoritos

Com a variedade de modelos, tecnologias e modos de funcionamento dos utensílios, vamos mostrar a você o que considerar antes de comprar o seu espremedor de laranja. Antes, confira a lista dos melhores modelos do mercado:

O mais acessível da categoria

O espremedor Mondial Turbo de aço inox é o que há de mais moderno. Com potência de 250W, espreme as frutas com maior rapidez poupando o seu tempo. O Mondial Turbo é automático e acionado através da tecla de liga e desliga. A partir daí o suco é direcionado para o copo, com coador integrado, que tem capacidade de até 1 litro.

Review em Vídeo
Confira no vídeo abaixo como é funcionamento deste modelo:

Espremedor de laranja com capacidade de 1,2 litros

O espremedor Candence Citro Plus é ideal para quem gosta de variar a consistência do suco em relação à polpa e gomos. Como ele vem com duas peneiras diferentes, você pode regular a quantidade de polpa que se juntará ao suco. A jarra comporta até 1,2 litros de suco e possui tampa e sistema para travar a jarra durante o processo de funcionamento. Dessa forma, você garante organização e uma limpeza mais fácil.

Um modelo diferenciado

O Tramontina Express é um dos mais luxuosos. Feito de alumínio fundido fosco, este modelo é super resistente e possui um designer moderno. Além disso, este espremedor de laranja possui potência de 110W, acelerando o preparado de sucos. Feito em aço inox, o extrator foi projetado para espremer até a última gota de qualquer fruta cítrica, da maior à menor. O design inclinado também facilita o escoamento do suco para a jarra, evitando que pingue.

Ótimo custo-benefício

O Oster Automático tem acabamento em aço inox, conferindo a ele alta durabilidade. Com design compacto, este espremedor de laranja ocupa menos espaço na bancada da sua cozinha. Este modelo possui 75W de potência e um sistema automático turbo, que permite espremer a fruta com apenas um toque. Além disso, o Oster Automático vem com uma jarra com capacidade para fazer até 500 ml de suco.

Guia de Compra

Nada substitui um suco fresco numa tarde de calor. Poder preparar um suco de laranja com rapidez, facilidade e sem fazer muita sujeira é uma das vantagens de se ter um espremedor de laranja em casa.

Pensando nisso preparamos um Guia completo para que você saiba tudo sobre o espremedor de frutas e possa sair desse artigo sabendo escolher o melhor modelo para sua casa.

Imagem de uma mão espremendo laranja em um espremedor automático, enquanto outra mão segura um copo cheio de suco, há laranjas cortadas ao lado do espremedor.

O espremedor de laranja permite que você faça seu próprio suco natural com rapidez e sem fazer muita sujeira. (Fonte: Piotr Adamowicz / 123RF)

O que é um espremedor de laranja?

O espremedor de laranja é um utensílio de cozinha que serve, como diz o nome, para espremer frutas. São mais indicados para produzir suco de frutas cítricas como o limão e a laranja, com o objetivo de retirar o sumo e manter os seus nutrientes.

São chamados de espremedores porque imitam mastigação humana. O processo deste utensílio faz com que as paredes celulares da célula vegetal, que são resistentes, sejam quebradas.

Mão espremendo laranja em um espremedor elétrico, com pedaços de laranja cortados e faca sobre tábua de madeira.

O espremedor de laranja é um utensílio insubstituível pela sua praticidade e rapidez no preparo de sucos cítricos. (Fonte: Aitor Muñoz Muñoz / 123RF)

Dessa forma, é liberada uma maior quantidade de nutrientes e líquidos, essencial para a sua saúde. Como você já deve saber o suco de laranja contém, além da vitamina C, flavanonas e carotenóides.

Essas duas últimas substâncias transformam o suco de laranja em um ótimo anti-inflamatório, além de melhorar a nossa microbiota intestinal. Por conta desses benefícios, cada vez mais as pessoas retomaram o hábito de fazer suco natural em casa com a ajuda do espremedor.

Pela sua dinâmica, o espremedor torna o preparo dos sucos naturais uma tarefa fácil e ajuda você a deixar de lado bebidas como refrigerante e sucos de caixinha.

Ainda que hoje em dia seja comum ter máquinas modernas e capazes de fazer os mais variados tipos de sucos, nada substitui um espremedor de laranja e frutas cítricas.

E o grande motivo é a praticidade. Afinal, com o espremedor de laranja você apenas precisa cortar a fruta ao meio, encaixá-la no cone extrator e pronto. Em poucos minutos você terá um suco natural e fresco.

Qual a diferença do espremedor de laranja para outros utensílios de fazer suco?

Hoje em dia, existem diversos tipos de equipamentos que permitem criar sucos variados. A centrífuga, o multiprocessador e o liquidificador são os mais comuns.

A centrífuga é um espremedor de frutas que separa o líquido da polpa. É ideal para quem deseja fazer os mais variados sucos, utilizando inclusive as cascas e sementes.

O multiprocessador é capaz de triturar frutas, verduras e legumes por inteiro. Enquanto que o liquidificador tritura e mistura tudo, líquido e polpa.

Em comum, esses três equipamentos são muito práticos para fazer sucos com frutas mais duras, como maçãs, e também com legume e hortaliças.

Mas, quando se trata de fazer suco de frutas cítricas, esses utensílios acabam tornando o processo mais trabalhoso e demandando mais tempo.

Frutas cítricas em fileira: limão siciliano, pedaço cortado de laranja, gomos de mexerica e metade de um limão.

O espremedor ainda é o utensílio mais eficaz na hora de fazer suco de frutas cítricas como laranja, limão e tangerina. (Fonte: kerdkanno / Pixabay)

Seja na centrífuga, no multiprocessador ou no liquidificador, é preciso tempo e paciência para se fazer um suco de laranja.

Você terá que descascar toda a laranja e também retirar aquela parte branca que fica entre a casca e a polpa. No caso do liquidificador, dependendo do seu gosto, ainda será preciso passar o suco por um coador. Ou seja, mais trabalho para fazer e para limpar.

Já com o espremedor de laranja o processo é simples, mais rápido e você garante um suco natural, fresco e com a preservação dos nutrientes.

Confira na tabela abaixo as principais diferenças entre os tipos de máquinas de fazer suco e o espremedor de laranja:

Espremedor de laranja Centrífuga Multiprocessador Liquidificador
Processo Separa o líquido da polpa Separa o líquido da polpa Tritura frutas duras, legumes e hortaliças Mistura e tritura líquido e polpa
Modo de utilização da fruta Não é preciso descascar a laranja, nem retirar as sementes É preciso descascar a laranja e a parte branca entre a casca e a polpa É preciso descascar a laranja, a parte branca entre a casca e a polpa e retirar as sementes É preciso descascar a laranja, a parte branca entre a casca e a polpa e retirar as sementes
Coagem Coa o suco Coa o suco Coa o suco Não côa o suco

Quais as vantagens e desvantagens do espremedor de laranja?

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existem diversos modelos e formatos de espremedor de laranja e até mesmo diferentes modos de funcionamentos.

Você irá encontrar opções que vão desde o tradicional espremedor de laranja manual até o espremedor elétrico. Falaremos mais detalhadamente sobre os diferentes tipos em Critérios de Compra.

Além de sua versatilidade e praticidade, o espremedor de laranja possui outras vantagens. Como nós já mencionamos neste artigo, com o espremedor você substitui os sucos industrializados por um suco natural e mais saudável.

Mesa montada de café da manhã para duas pessoas, com suco de laranja em taças de vidro, pratos, pães, queijo e presunto aos centro.

Com o espremedor de laranja, você e sua família adquirem hábitos mais saudáveis, deixando de lado sucos de caixinha e refrigerantes. (Fonte: mariamza / Pixabay)

Além de fazer suco, o espremedor também te ajuda na hora de fazer bolos e molhos. Isso porque, o suco feito no espremedor pode ser utilizado para substituir o leite na receita de bolos e ainda como molho para saladas.

Outra vantagem é que este é um utensílio geralmente compacto e, por isso, não ocupa tanto espaço na bancada da sua cozinha ou no armário.

Por ser menor, a limpeza também é mais rápida e fácil. E como não existe gordura no preparado não é preciso usar detergente. O recomendável é limpar apenas com esponja macia e pouca quantidade de sabão.

As desvantagens de um espremedor de laranja são menores, mas, ainda assim, elas existem. Se você optar por um espremedor de laranja manual, terá que utilizar um pouco de esforço para espremer as frutas. Por isso, ele não é recomendado para fazer grande quantidade de suco.

Para produzir uma quantidade maior de suco, o recomendado é o espremedor automático, apesar do barulho que faz durante o seu funcionamento.

Abaixo você confere a tabela que mostra as vantagens e desvantagens de um espremedor de laranja:

Vantagens
  • Suco fresco e natural, mais saudável
  • Versátil: vários formatos e modos de funcionamento
  • Prático para fazer suco de frutas, usado também em bolos e molhos de salada
  • Limpeza fácil e rápida
Desvantagens
  • Suco precisa ser consumido na hora para aproveitar os nutrientes
  • O modelo elétrico faz barulho
  • O manual requer esforço físico
  • Serve apenas para fazer suco de frutas cítricas

Qual o melhor espremedor de laranja: manual e elétrico?

Existem vários tipos de espremedor de laranja, desde os mais simples, como o espremedor manual, até os automáticos e elétricos. Vamos comparar essas duas formas de funcionamento:

Manual

O mais antigo e tradicional é o manual. Este modelo é encontrado em, basicamente, dois formatos: pequeno, com uma base rasa; e maior, com jarra ou copo. Com o espremedor manual, é preciso utilizar a força física para espremer as frutas.

Você precisa cortar a laranja ao meio e espremer a fruta na estrutura indicada. Ainda assim, este tipo de espremedor possui grandes vantagens.

Imagem de mulher espremendo laranja manualmente.

O espremedor de laranja manual é o mais antigo e tradicional. (Fonte: dolgachov / 123RF)

A primeira vantagem do espremedor manual é que ele serve para fazer pequenas quantidades de suco, para uma ou duas pessoas. É o ideal para preparar apenas um copo de suco antes de sair de casa, de maneira rápida e prática.

Porém, se você quiser fazer muitos litros de suco, o espremedor manual pode gerar um cansaço nos braços. Outra vantagem do espremedor manual é que, por ser pequeno, você não precisa se preocupar com o local onde irá guardá-lo.

Por seu tamanho compacto, a limpeza também é facilitada. Confira abaixo a tabela de vantagens e desvantagens de um espremedor de laranja manual:

Vantagens
  • Produz suco de forma rápida
  • Muito barato
  • Não precisa de energia elétrica
Desvantagens
  • É preciso força física
  • Produz pequena quantidade de suco

Elétrico

Já com o modelo elétrico, o processo de espremer é automático e não requer força física. Você só precisa segurar a fruta no extrator, já que o espremedor gira sozinho.

Geralmente, esses utensílios são formados por uma base com motor e um reservatório onde é encaixado o extrator. O ideal é que este reservatório seja alto e profundo. Dessa forma, evita-se que a polpa respingue para fora.

Além disso, o espremedor elétrico também acompanha um copo ou jarra com a peneira acoplada.

Espremedor de laranja elétrico com base branca e peneira de aço inox, sobre mesa de madeira.

Os espremedores de laranja elétricos são mais rápidos e produzem maior quantidade de suco. (Fonte: PIRO4D / Pixabay)

Os modelos elétricos mais simples giram automaticamente o extrator quando você encosta a laranja na peça. Mas existem também os espremedores em que é preciso acionar o botão de liga/desliga para que o extrator inicie o processo.

Por ser automático, este é um modelo recomendado para se fazer uma maior quantidade de suco, ideal para famílias maiores.

Vale lembrar que, para o modelo automático, é preciso reservar um espaço maior para guardar o utensílio quando você não estiver usando.

Mas se você planeja usar o seu espremedor com maior frequência, você vai querer deixá-lo em cima da bancada da cozinha. Também neste caso, quanto menor o modelo, melhor.

Além disso, o espremedor elétrico é mais caro do que o manual e a limpeza é um pouco mais demorada devido ao seu tamanho. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens de um espremedor de laranja elétrico:

Vantagens
  • Maior capacidade de produção
  • Automático, não precisa de esforço físico
  • Faz sucos rapidamente
Desvantagens
  • Mais caros
  • A máquina é grande e requer espaço de armazenamento
  • Limpeza é mais demorada

Não é incomum, porém, que você decida ter um modelo de cada em sua cozinha. Como cada um presta a uma função, muitas pessoas preferem ter um espremedor manual e outro elétrico.

Assim, você fica preparado para qualquer situação seja para fazer um copo de suco apenas ou uma jarra de 1 litro para mais pessoas.

Quanto custa um espremedor de laranja?

Os preços de espremedores de laranja variam bastante de acordo com o formato, modelo e a tecnologia usada. Os valores podem variar de R$ 20 e R$ 2.000.

Para o dia a dia é possível encontrar bons produtos, nem muito caros nem muito baratos. A sua escolha deve considerar alguns fatores como qualidade e capacidade, por exemplo. Assunto que trataremos logo abaixo em Critérios de Compra.

Já para empresários e comerciantes, os espremedores profissionais são os mais indicados e podem chegar a custar até R$ 15.000.

Onde comprar um espremedor de laranja?

O espremedor de laranja está à venda em praticamente todas as lojas de departamento, lojas especializadas em artigos de casa e cozinha e hipermercados, como Lojas Americanas, Extra e Casas Bahia.

Mas se você quiser garantir uma maior variedade de modelos e de preços, o ideal é comprar em lojas online como a Amazon e Mercado Livre. Dessa forma, você poupa seu tempo e escolhe o melhor espremedor de laranja do conforto de sua casa.

foco

Você sabia que além de fornecer a famosa vitamina C, a laranja também oferece outros benefícios? Alguns deles são ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. 

Critérios de Compra: Fatores a considerar antes de comprar um espremedor de laranja

Apesar de os espremedores de frutas parecerem iguais, existem diferenças fundamentais entre eles que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Fato é que, com o avanço da tecnologia, a variedade de modelos disponíveis no mercado cresceu. Hoje é possível encontrar espremedores manuais, elétricos, com materiais de fabricação que aumentam a durabilidade do produto e com capacidade de produção variada.

Para ajudar na sua decisão de compra, listamos aqui os principais fatores que você precisa observar antes de se decidir pelo espremedor de laranja que mais atenda às suas necessidades:

  • Material de fabricação
  • Capacidade de produção
  • Potência
  • Barulho
  • Tipo de extratores

A seguir, vamos explicar em detalhes cada um desses fatores para que você escolha o modelo que será mais útil no seu dia-a-dia.

Material de fabricação

Você deve considerar de qual material é feito seu espremedor por que este fator irá determinar a resistência e durabilidade do utensílio.

Seja manual ou elétrico, os espremedores de laranja são geralmente encontrados em dois tipos: de plástico ou de aço inox. Estes dois materiais se diferenciam pela aparência, limpeza, resistência e durabilidade.

O plástico é uma matéria prima mais barata. Por isso, os espremedores feitos com este material também são mais em conta.

Espremedor de laranja, feito de plástico, com a peneira na cor amarela.

O espremedor de laranja manual é ideal para produzir pequenas quantidades de suco, de forma rápida e prática. (Fonte: Efraimstochter / Pixabay)

A durabilidade deste modelo, porém, é menor. A umidade, o calor e o próprio ácido das frutas podem causar corrosão do plástico e o desbotamento das cores.

Além disso, as superfícies de plástico são ásperas e, por isso, mais fáceis de acumular resíduos e mais difíceis de limpar.

O espremedor de aço inoxidável, por outro lado, é o mais durável. Este material é mais resistente à corrosão, mais fácil de limpar e tem um apelo visual maior, dando um ar decorativo a sua cozinha.

Além desses dois tipos de materiais, também é possível encontrar espremedor de frutas cítricas feito de cerâmica e de vidro. Mais refinados, esses últimos são também usados como peças de decoração.

Espremedor de vidro, sobre pirex braço, e com pedaços cortados de limão siciliano ao redor.

Os espremedores mais comuns são de plástico ou aço inox. Mas é possível encontrar modelos feitos, inclusive, de vidro. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Capacidade de produção

Esta é um dos fatores mais importantes a se considerar antes de escolher o seu espremedor de frutas. Já vimos que o espremedor manual é mais recomendado para a produção de pouco suco. Sua capacidade costuma variar entre 200 ml e 400 ml.

Por outro lado, o espremedor elétrico tem capacidade de produção maior. Você irá encontrar modelos elétricos que são capazes de produzir de 500 ml até 1,5 litros.

Para que você possa produzir mais do que 2 litros de suco, considere os espremedores classificado como industriais. No entanto, por serem bem mais caros são, geralmente, mais indicados para uso em lanchonetes, restaurantes e empresas.

Copo e jarra de vidro com suco de laranja e fatia de laranja decorando o copo.

Os espremedores elétricos têm maior capacidade de produção, chegando a fazer até 1,5 litros de suco. (Fonte: JESHOOTScom / Pixabay)

Potência

Se você optar por um espremedor de laranja elétrico, é fundamental que você considere qual a potência do utensílio.

A potência é um fator importante a se observar porque é ela quem vai determinar a eficiência e rapidez com que as frutas serão espremidas.

Para quem tem pouco tempo, ou para quem precisa fazer uma grande quantidade de suco, quanto maior a potência melhor.

Fique atento também à voltagem do seu espremedor de laranja. Existem modelos de 110V, 220V e, ainda, os bivolts.

Barulho

Como vimos antes, uma desvantagem do espremedor elétrico é que ele faz barulho. Este poderia ser um fator de menor importância, mas não é. Isso porque, dependendo da hora do dia e da quantidade de suco que você fará o barulho pode se tornar um problema.

Vale a pena se atentar a este fato já que alguns modelos são mais barulhentos do que outros. Porém, algumas marcas já oferecem utensílios silenciosos e outros com a garantia de menor ruído durante o funcionamento.

Tipos de extratores

Como os espremedores são utensílios ideais para espremer frutas cítricas, é importante lembrar que o tamanho das frutas varia bastante.

E isso pode ser um problema dependendo do tamanho do extrator, conhecido também como cone ou carambola. Falamos aqui da parte em que apoiamos a fruta para que ela seja espremida.

Copo com suco de laranja em primeiro plano sobre mesa de tábua de madeira e laranjas cortadas espremidas com espremedor manual ao fundo.

O espremedor de frutas tem geralmente apenas um extrator grande. Opte pelos que oferecem também o extrator para espremer frutas menores. (Fonte: stevepb / Pixabay)

O mais comum é encontrarmos modelos únicos, que servem para espremer o tamanho padrão de laranja. No entanto, algumas marcas inovaram e criaram extratores extras, menores e mais pontiagudos, especialmente para espremer limão.

Este é um recurso que facilita a produção de sucos e, por isso, é um fator que vale a pena considerar antes de realizar a sua compra. Considere os modelos que oferecem dois extratores: um para laranja e outro para espremer limão.

(Fonte da imagem destacada: gate74 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.