Imagem mostra o uso de espuma expansiva em uma reforma.
Ultima atualização: 9 de agosto de 2020

Como escolhemos

20Produtos analisados

34Horas investidas

7Estudos avaliados

83Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre um produto que é muito versátil e extremamente útil quando o assunto é construção civil ou reformas: A espuma expansiva. Sua capacidade de vedação, isolamento e preenchimento de espaços é realmente especial!

Relativamente nova no mercado, a espuma expansiva tem tantas utilidades que quase com certeza vai assumir um lugar de destaque em muitas construções. Para entender melhor onde e quando usá-la e quais são seus benefícios, fique conosco e leia atentamente o nosso artigo!




Primeiro, o mais importante

  • Cada vez mais usada em áreas diversas da construção civil, a espuma expansiva se destaca muito pela sua versatilidade e praticidade.
  • É possível usar espuma expansiva para preencher espaços vazios, selar portas e janelas, fechar canos e instalações elétricas e até mesmo gerar isolamento térmico ou acústico.
  • O rendimento de uma embalagem de espuma expansiva é diferente da quantidade de produto anunciada. Você precisa ler essa especificação técnica para saber o quanto de superfície é possível cobrir com cada lata.

Você também pode gostar:

As melhores espumas expansivas: Nossa opinião

São várias as características que elevam a qualidade de uma espuma expansiva. Para te ajudar no momento da escolha, nós selecionamos alguns modelos que se destacam demais!

Uma espuma expansiva de alto nível

A Tekbond é uma das principais marcas no Brasil quando o assunto é espuma expansiva. Essa é a versão em embalagem de 740 g com excelente rendimento. Pode ser aplicada em rachaduras ou servir como isolante sonoro, térmico ou bloqueador de entrada de animais indesejados. É compatível com muitos materiais.

O melhor custo-benefício

Se o que você busca é um maior custo-benefício, a Nove54 tem a espuma expansiva ideal: A embalagem de 500 g tem um rendimento de 11 litros e é perfeita para vedar, chumbar ou selar objetos, materiais e superfícies. O tempo total de secagem varia entre quatro e sete horas.

Uma espuma expansiva importada

Com cura rápida e expansividade de até três vezes, a embalagem de 470 gramas da espuma expansiva da Amazonas é uma excelente ideia para vedações e selagens tanto domésticas, como profissionais. Pode ser usada em portas, janelas e apresenta uma ótima capacidade de bloqueio de sons e temperaturas.

Guia de compra

Você tem muitas dúvidas sobre espuma expansiva e quer entender melhor tudo que esse incrível produto tem a oferecer?

Não se preocupe! O guia de compra é o setor que irá te tornar um especialista no assunto!

Imagem mostra um homem usando espuma expansiva na colocação de uma porta.

Espuma expansiva é excelente para a colocação de portas e janelas. (Fonte: sima/ 123rf.com)

O que é uma espuma expansiva e para que ela serve?

Você já precisou vedar um espaço pelo qual insetos e roedores chegam à sua casa? Criar uma barreira para formar isolamento acústico ou térmico? Fixar janelas, portas, batentes e outros acessórios domésticos? Fechar buracos indesejados na estrutura de uma construção?

Por incrível que pareça, um único material é capaz de fazer todas essas funções. Estamos falando da espuma expansiva de poliuretano, normalmente vendida em spray. Após ser aplicada em um determinado local, ela cresce e pode fazer servir como vedação, selagem, preenchimento e muito mais!

Devido às suas características físicas, com alta resistência a temperaturas e propriedade de insulação, a espuma expansiva é usada muitas vezes como isolante térmico ou sonoro, principalmente quando não há dinheiro ou necessidade para investimento em soluções maiores e mais complexas.

A espuma expansiva é um dos materiais mais versáteis que existem no mercado de construção civil!

foco

Você sabia que o isolamento térmico se tornou uma possibilidade conhecida pela humanidade apenas no século XIX? Antes disso, a única forma possível era construir casas adequadas ao clima local a partir dos materiais usados.

Em quais situações é uma boa usar espuma expansiva?

Mencionamos acima a versatilidade da espuma expansiva. Mas, afinal, quais são os principais usos desse material?

  • Selagem: Em construções, pode haver buracos que levam à rua, facilitando a entrada de animais indesejados, ou ainda problemas nos encanamentos e na rede elétrica. A espuma expansiva é excelente para tampá-los definitivamente e no formato desejado.
  • Assentamento: Muitas partes importantes de uma construção, como casas, janelas e batentes, precisam ser fixadas em seus lugares. O uso da espuma expansiva nessas situações também é cada vez mais comum.
  • Preenchimento: Tem um espaço vazio na construção ou na sua casa que precisa ser preenchido, reforçando a segurança? Uma ideia simples e barata é usar a espuma expansiva!
  • Insulação: O isolamento térmico e acústico é uma das principais funções da espuma expansiva. Ela é bastante procurada para esses serviços devido ao grande custo-benefício que proporciona, além da ótima eficiência.

Em quais materiais é possível usar espuma expansiva?

A versatilidade da espuma expansiva também aparece quando falamos sobre os materiais nos quais ela pode ser aplicada.

A espuma expansiva pode ser aplicada em alvenaria, metais, madeira, plástico e mais.

Além de em alvenaria, que mostra o quanto a espuma expansiva é ideal para uso em construção civil, a espuma expansiva também pode facilmente ser aplicada em madeira, metais, plásticos e outros compostos sintéticos.

É por isso que você pode usá-la em uma enorme gama de situações domésticas, desde para isolamento térmico, quando lida diretamente com a alvenaria, até, por exemplo, a vedação de canos, oportunidade na qual fica diretamente em contato com plástico.

Quais as vantagens da espuma expansiva?

A versatilidade é uma das principais vantagens da espuma expansiva, mas está longe de ser a única. A praticidade no uso, com aplicação fácil e eficiente, e a velocidade de curagem, com o estágio final alcançado em pouquíssimo tempo, também se destacam.

Uma vez que chega à sua forma final, já aplicada, a espuma expansiva é muito resistente. Ela resiste a altas temperaturas (normalmente o número é indicado nas especificações técnicas), à pressão e a vários elementos naturais como chuva, neve, poeira e vento.

Para quem se preocupa com o meio ambiente, a espuma expansiva também é ideal. Ela não é poluente e pode até mesmo ser colocada em aterros sanitários. O custo-benefício se destaca demais: É raro encontrar um produto tão útil e versátil por um preço tão baixo.

Apenas preste atenção se está fazendo o uso correto da espuma expansiva e se está seguindo todas as instruções, caso contrário, problemas podem ser encontrados depois!

Veja na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens da espuma expansiva:

Vantagens
  • Versátil e capaz de ser usada em várias situações
  • Muito prática e fácil de usar
  • Durável e resistente
  • Excepcional custo-benefício
Desvantagens
  • Precisa ser aplicada com cuidado para que problemas não surjam mais tarde

Como aplicar espuma expansiva?

A aplicação de espuma expansiva é bastante simples. O primeiro passo é preparar o local corretamente: Ele precisa estar totalmente limpo para recebê-la, mas também úmido. Passar um pano molhado antes é uma boa opção.

Você deve preencher com espuma toda a superfície, sem deixar falhas.

Em seguida, agite bem a embalagem e pressione o gatilho, de preferência com ela de ponta cabeça. Você deve cobrir toda a superfície que será selada, isolada ou preenchida sem deixar nenhuma falha, por isso, tenha certeza de prestar atenção se há buracos ao final do processo.

Por fim, é preciso deixar a curagem acontecer. Leia na embalagem em quanto tempo o modelo escolhido seca completamente e não mexa no local até que esse período de tempo tenha passado.

Seguindo todas as orientações, não deve haver problemas com a aplicação da espuma expansiva!

Espuma expansiva ou chumbamento?

Um dos principais usos da espuma expansiva é o fixamento de portas, janelas e batentes. Aos poucos, ela vem substituindo o antigo método, o chamado chumbamento, e ganhando força no ramo de construção civil.

Mas será que vale mais a pena buscar a espuma expansiva para essa tarefa ou usar o clássico chumbamento? Qual método tem mais vantagens?

A espuma expansiva leva vantagem em praticamente todos os aspectos sobre o chumbamento. Ela é mais barata, mais rápida, permite uma remoção mais fácil caso haja necessidade e ainda proporciona um excelente nível de isolamento acústico, ótimo para residências.

Nós comparamos as duas opções na tabela abaixo. Confira:

Espuma expansiva Chumbamento
Vantagens Aplicação de espuma expansiva para fixação dos batentes Aplicação manual de argamassa para fixação dos batentes
Vantagens Mais barata, mais prática, proporciona isolamento acústico Método mais conhecido e dominado pela maior parte dos trabalhadores
Indicações Obras modernas que exigem velocidade, praticidade e acabamento Situações que pedem por um tipo específico de acabamento

Quanto custa e onde comprar espuma expansiva?

Espuma expansiva costuma ser vendida em embalagens em formato de spray que contêm entre 500 ml e 1 litro de material. Os valores podem variar entre aproximadamente R$ 20 e R$ 50.

Lojas de materiais de construção são excelentes para a compra de espuma expansiva. Você também pode fazer a sua aquisição pela internet: A Amazon brasileira vende modelos de altíssimo nível, e Amazon internacional e Mercado Livre merecem uma menção.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma espuma expansiva

Agora que você já conhece todas as vantagens da espuma expansiva, precisa entender como escolher o modelo ideal. Selecionamos quatro critérios técnicos que podem te ajudar:

A seguir, você lê mais sobre cada um deles!

Possibilidade de reuso

A maior parte das embalagens de espuma expansível exige que o uso de seu conteúdo seja feito de uma só vez. Isso porque ela endurece ao chegar no gatilho, fazendo com que não seja possível passar mais produto por ali após a interrupção da atividade.

Se você pretende fazer serviços de pequeno porte com a espuma expansível, deve optar por modelos que sejam reutilizáveis. Leia atentamente a embalagem e as descrições do fabricante para encontrar essa informação.

Imagem mostra um homem preenchendo uma parede com espuma expansiva.

O uso de espuma expansiva como isolante térmico e sonoro é cada vez mais comum. (Fonte: Igor Meshkov/ 123rf.com)

Rendimento

A medida de 500 ml ou 1 litro de uma embalagem de espuma expansível não tem conexão direta com o quanto ela vai, de fato, render. Para isso, é preciso observar o que a embalagem diz sobre o rendimento.

O rendimento é medido em litros e muito maior do que a quantidade de produto na lata.

Cada marca usa espuma com capacidades diferentes de expansão e é por isso que o rendimento é diferente. Medido também em litros, o número com certeza será muito maior do que a quantidade de produto dentro da lata.

Você pode observar uma embalagem de espuma expansiva e pensar que precisa de várias para um serviço simples. Na verdade, não é o que acontece: Modelos de bom rendimento conseguem fixar quatro ou cinco portas com 500 ml, por exemplo.

Resistência térmica

Espuma expansiva é excelente como isolante térmico. Porém, a resistência às temperaturas mais altas pode variar de modelo para modelo. É importante prestar atenção nesse detalhe para não fazer uma compra equivocada.

Quando a espuma expansiva é usada com fins de selagem, preenchimento ou isolamento acústico, esse número não é tão importante, mas para isolamento térmico é necessário que a resistência seja maior do que a temperatura média do lugar que precisa ser isolado.

A exposição a situações de calor intenso, como água quente ou sol extremo, também precisa ser levada em conta.

Custo-benefício

O procedimento normal ao observar o preço de uma espuma expansiva é comparar com a quantidade disponível na embalagem. Porém, faz muito mais sentido se, em vez disso, você pensar no rendimento.

Dividindo o rendimento pelo preço você chega à conclusão do quanto pode usar a sua espuma expansiva com cada real. Assim, terá uma ideia bem melhor se está pagando caro ou barato e sobre o quanto o produto pesará em seu bolso.

(Fonte da imagem destacada: yarlander/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.